More A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró »"/>More A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró »" /> A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

A RitmoMelodia é contemplada em duas categorias no Prêmio Anastácia de Forró

Compartilhe conhecimento

“Se avexe não / Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada / Se avexe não / Que a lagarta rasteja até o dia em que cria asas / Se avexe não / Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa / Se avexe não / Amanhã ela para na porta da sua casa Se avexe não / Toda caminhada começa no primeiro passo / A natureza não tem pressa, segue seu compasso / Inexoravelmente chega lá / Se avexe não Observe quem vai subindo a ladeira / Seja princesa ou seja lavadeira / Pra ir mais alto, vai ter que suar” – A Natureza das CousasJosé Accioly Cavalcante Neto

Eu fui para a solenidade escutando essa música que é uma síntese dos 21 anos de existência e resistência da revista RitmoMelodia. Quando chegava dezembro, eu pensava em parar com a atividade da revista, mas chegava em janeiro, uma bela entrevista que fazia eu continuar tomando a minha “cachaça”. Uma revista sem um nicho (Rock, Forró, Samba, Sertanejo, Reggae, etc), mercadologicamente morre no parto. Mas eu acreditava na diversidade musical brasileira e na sua antropofagia musical. No dia 21/10/2022 será publicada a milésima entrevista e após duas décadas, a afirmação do senso comum, se tornou uma tese irrefutável, a revista que canta o Brasil comprovou a diversidade musical brasileira em vários ritmos. O que validou a salva de prata, o primeiro lugar categoria Pesquisa e o segundo lugar na categoria Comunicação teve gosto de primeiro lugar pelas mais de mil entrevistas publicadas.

A Câmara Municipal de São Paulo realizou no dia 14/10/2022 uma sessão solene para premiar os contemplados da primeira edição do Prêmio Anastácia de Forró, que homenageia pessoas e entidades que participam ativamente do cenário do Forró na capital. A solenidade foi presidida pelo vereador Alfredinho (PT), co-autor do Prêmio Anastácia de Forró aprovado pela da resolução n° 10/2021. Lucinete Ferreira, que nasceu no dia 30 de maio de 1940 em Recife – PE e ficou conhecida como Anastácia, nome artístico escolhido pela gravadora Chantecler em alusão a princesa russa Anastásia Nikolaevna. A cantora e compositora tem mais de 60 anos de carreira e já gravou mais de 30 álbuns emplacando grandes sucessos, entre eles, “Eu só quero um Xodó”, umas das mais de 200 parcerias musicais com Dominguinhos. A Rainha do Forró fez uma apresentação especial no Salão Nobre do Palácio Anchieta.

Eu conheci Anastácia (mais sobre a sua trajetória acesse http://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/anastacia) em 2002 e após publicar sua entrevista, fui convidado por ela para escrever seu perfil biográfico, de 2003 a 2005, eu gravei em fitas K7, horas de relatos de sua trajetória profissional e pessoal, transcrevi e os entreguei para a artista. Nesse período de contato pessoal, ela me passou uma lista de artistas do Forró para eu entrevistar e colher depoimentos sobre o contato pessoal e profissional que tiveram com a mesma. Hoje, são mais de 220 entrevistas com artistas do Forró que proporcionou a série Forró do Gogó ao Mocotó com cinco e-books publicados pela www.amazon.com.br: Referencias do Forró, Respeite meu fole, Flores do mandacaru, São Paulo é Forró do Gogó ao Mocotó, volumes 1 e 2 (mais sobre o projeto acesse https://www.ritmomelodia.mus.br/carreira-musical/forro-do-gogo-ao-mocoto-e-a-maior-serie-de-entrevistas-com-forrozeiros-em-e-books).

A minha relação com a música começou antes dos dez anos de idade dançando Forró levado pelos meus avós paternos José Barbosa e Amélia Barbosa nos forrós de latada, de palhoça de chão batido no final dos anos 70 em Campina Grande – Paraíba. Ser contemplado em duas categorias: Comunicação e Pesquisa coroam o trabalho realizado através da RitmoMelodia em prol da coletividade, tratando de forma igual os artistas famosos e os invisíveis para a grande mídia. Um vasto material disponível para pesquisa primária que expõe o lugar de fala dos artistas.

O Prêmio Anastácia de Forró mantendo o rigor na avaliação do trabalho realizado pelos inscritos, se tornará um Selo de Qualidade Imaterial nas categorias: Dança, Música, Produção Cultural, Comunicação e Pesquisa. Que os profissionais percebam a importância de participar das futuras edições e fortaleçam, propaguem, multipliquem em outras cidades a bela iniciativa dos forrozeiros do Fórum Forró de Raiz de São Paulo, sob a liderança sóbria e incansável de Isabel Santos em prol da Nação Forrozeira e que os coletivos de Forró se conscientizem da força que tem a unidade.

Que “Juntos Somos mais Fortes”, simbolize a resistência dos coletivos e dos artistas e que a união construa as pontes nos fortalecendo no combate aos inimigos da cultura que querem nos aniquilar.

O Recado do Gonzaguinha, tenho como sendo minha autobiografia: “Se me der um beijo, eu gosto / Se me der um tapa, eu brigo / Se me der um grito, não calo / Se mandar calar, mais eu falo / Mas se me der a mão, claro, aperto / Se for franco, direto e aberto / Tô contigo, amigo, e não abro / Vamos ver o diabo de perto / Mas preste bem atenção, seu moço / Não engulo a fruta e o caroço / Minha vida é tutano, é osso / Liberdade virou prisão / Se é amor, deu e recebeu / Suor, o meu e o teu / Verbo eu, pra mim já morreu / Quem mandava em mim, nem nasceu / Viver e aprender / Viver e entender, malandro / Compreender, vá tratar de viver / E se tentar me tolher é igual / Ao fulano de tal que tá aí / Se é pra ir, vamos juntos / Se não é, já não tô nem aqui”

Links: Registro da entrega do Prêmio Anastácia de Forró nas categorias Comunicação e Pesquisa para RitmoMelodia – 14.10.2022: https://www.youtube.com/watch?v=vmRw99l31G4&feature=youtu.be

Abaixo a relação dos contemplados em 2022 desta primeira edição. Os primeiros colocados receberam a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo:

Categoria Dança: 1º lugar: Evandro Paz (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/evandro-paz), 2º lugar: Roberto Motta, 3º lugar: Iris de Franco (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/iris-de-franco).

Categoria Música: 1º lugar:  Fatel Barbosa (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/fatel-barbosa) , 2º lugar: Luiz Wilson – O Forrozeiro-Poeta (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/luiz-wilson), 3º lugar: Remelexo Brasil.

Categoria Comunicação: 1º lugar:  Zé Geraldo, 2º lugar:  Antonio Carlos, 3º lugar: Remelexo Brasil.

Categoria Produção Cultural: 1º lugar:  Alfredo Bello (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/dj-tudo), 2º lugar: Fatel Barbosa, 3º lugar: Will Santos (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/will-santos).

Categoria Pesquisa: 1º lugar: Antonio Carlos (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/ritmomelodia-a-revista-que-mais-entrevistou-forrozeiros), 2º lugar: Alfredo Bello, 3º lugar: DJ Ivan (https://www.ritmomelodia.mus.br/entrevistas/dj-ivan-dias).

Link da Sessão Solene para a Entrega do Prêmio Anastácia de Forró | 14/10/2022: https://www.youtube.com/watch?v=KWqSWg7IPpM&t=0s

Prêmio Anastácia homenageia destaques do forró em São Paulo por Kamila Marinho: https://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/premio-anastacia-homenageia-destaques-do-forro-em-sao-paulo


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.