O relacionamento do músico com a mídia pode ser harmonioso ou com ruídos. Alguns músicos e jornalistas entram em rota de colisão por conta da fogueira da vaidade e do egocentrismo, uma vala comum da inutilidade. O trabalho jornalístico existe em função da obra do músico e o músico precisa da imparcialidade e seriedade do jornalista no momento de avaliar a sua estética musical. A obra fala pelo artista.
Desde 2001 como editor/repórter da revista RitmoMelodia criei formas de me relacionar com o músico em que ambos ficassem felizes com o resultado. Existe o músico que faz o passo a passo da simplicidade e tudo dá certo. O músico entra em contato comigo por e-mail, redes sociais e WhatsApp. Eu peço para enviar o release ou biografia da sua trajetória por e-mail, pois, como meu trabalho tem um perfil de pesquisa, escuto a obra musical de quem entrevistei. Os álbuns físicos quem sabe no futuro, além da audição ou possa servir para uma exposição sobre o trabalho da RitmoMelodia.
Envio as perguntas da entrevista sem prazo de entrega, mas quando entregar que seja com o máximo de informações, ao contrário de alguns meios de comunicação na RitmoMelodia tem espaço ilimitado para conteúdo. Não é simples o processo? Mas tem os que complicam. Tem o músico que questiona todo o processo citado acima, já que estamos em tempo de comunicação rápida. Cada meio de comunicação (Revista, Jornal, TV e Rádio) tem a sua forma de se relacionar e publicar baseada no seu formato e editorial, não existe um único padrão. O músico pode não aceitar o processo proposto pelo meio de comunicação. Mas, não pode esperar que o meio de comunicação se adapte à sua necessidade.
É comum, o músico, após, enviar a entrevista respondida, ficar ansioso para que a mesma seja publicada imediatamente. Cada meio de comunicação tem a sua periodicidade e a sua “fila” de publicação. Pedi uma previsão da publicação é razoável, mas se chatear por não ser na data que gostaria, é imaturidade.
O jornalista escolhe quem quer entrevistar e é legítimo o músico não querer ser entrevistado. Mas, é deselegante aceitar e depois desistir sem avisar. Atenda a todos os meios de comunicação da mesma forma. Você pode um dia precisar no presente de quem esnobou no passado.
Após ter a entrevista ou matéria publicada, divulgue e mantenha o contato com o jornalista; gentileza gera gentileza. Quem ignora, um dia pode ser ignorado. Quando o jornalista entra em contato com o músico, e ele passa “a bola” para o seu assessor ou produção acompanhe o processo. E se por acaso, o assessor for demitido, entre em contato com o jornalista. Assessor que atrasa prazo não adianta e se deslumbrado passa uma imagem negativa do Artista.
Existe curso de Media Training para artista que orienta o mesmo como se relacionar com os meios de comunicação. Vale a pena investir neste aprendizado. A oferta de quem quer ser entrevistado é maior que a procura dos meios de comunicações e tudo que o músico puder fazer para que a sua obra seja bem recebida é valido para sua carreira.