O que seria do Carnaval sem música?

Compartilhe conhecimento

 

É a partir dessa provocação (O que seria do Carnaval sem música? ) que o Ecad lança sua campanha de Carnaval 2026, estrelada pelo segundo ano consecutivo por Milton Cunha, um dos maiores símbolos da festa brasileira.

A campanha, intitulada “Seu Milton”, aposta em um contraste visual marcante. De um lado, um Milton de terno e gravata, apagado e sem brilho, representando um mundo sem samba e sem música. Do outro, o personagem vibrante e exuberante que o público conhece, traduzindo a essência do Carnaval. A mensagem é direta: sem compositores, não existe Carnaval.

A campanha chama atenção para o papel fundamental dos compositores e demais artistas da música, responsáveis por criar as canções que embalam a folia e sustentam a maior manifestação cultural do país. Ao imaginar um cenário onde o samba não existe, o Ecad reforça a importância do direito autoral e dos compositores para a sustentabilidade da música brasileira.

Os números mostram a relevância do tema: apenas no Carnaval de 2025, o Ecad distribuiu R$ 30,8 milhões em direitos autorais de execução pública, beneficiando mais de 11 mil titulares em todo o país, muitos deles artistas que concentram sua renda justamente nesse período do ano.

“A música é o coração do Carnaval e o trabalho dos compositores precisa ser respeitado. O direito autoral garante que esses profissionais sejam remunerados sempre que suas obras são utilizadas e é essencial para que a música continue viva e presente em todos os carnavais”, afirma Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

Nesse contexto, a instituição reforça que o pagamento do direito autoral é uma obrigação legal, prevista na Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98), e deve ser efetuado por organizadores de eventos públicos e privados, inclusive eventos gratuitos.

Veja aqui a campanhahttps://www4.ecad.org.br/carnaval/

Ficha técnica da campanha “Seu Milton”

Agência: Camisa 10

Direção de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente

Redação: Victor Vicente e Bruno Castor

Direção de arte: Bruno Richter e José Pedro Pereira

Mídia ON: Diogo Azevedo e Caio Imenes

Mídia OFF: Jussara Barbosa

Diretora de Planejamento, Contas e Mídia: Erika Millan

Executiva de Contas: Julia Jardim

Produtor de Fotos: Studio H.

Produção de Filmes: Ilha Crossmídia

Produtora: NaPilha – Ideias Sonoras

Diretor de Áudio: Leonardo Fontoura

Aprovação: Paula Novo e Susana Batista

MassMedia
Tels: (21) 99175-2166 (Flavia Flores) | (21) 97645-8854 (Luciana Dantas) | [email protected]


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.