More Ras MC Léo Carlos »"/>More Ras MC Léo Carlos »" /> Ras MC Léo Carlos - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Ras MC Léo Carlos

Compartilhe conhecimento

O compositor, cantor, ativista baiano Ras Mc Léo Carlos, abraçou as belas-artes com a finalidade de dialogar com todos os segmentos das comunidades.

Politizando, profissionalizando e espiritualizando os envolvidos no projeto de vida em que acessibilidade é a força motriz da caminhada. E por uma questão de segurança, suprir as necessidades dos outros, elaborando debates, seminários encontros, formando parcerias e sempre usando a cultura; principalmente a música.

Qualificando os poetas DUB poético fazendo apresentações nas instituições de ensino e promovendo festivais de música na comunidade, sala de liberdade no bairro da Paz, o palácio da música de Jah Jah. O gueto é o seu alvo, embora seja do gueto para o mundo, esta é sua história.

Ras Mc Léo Carlos ficou conhecido pelo seu vídeo de protesto: Violentamente pacífico, gravado na sua comunidade que fica no bairro da Paz em Salvador – BA. Ele se autointitula: empresário de si mesmo.

Ele ressalta que não tem fãs, tem irmãos e irmãs, que comungam com os mesmos desejos de felicidade, de liberdade, igualdade e a revitalização do amor incondicional divino na busca deste alvo: a paz, pois a guerra não é a solução.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Ras Mc Léo Carlos para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 26/09/2022:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal? 

Ras MC Léo Carlos: Nasci no dia 11/05/1960 em Salvador – BA. Registrado como Elienaldo Carrilho Magalhães de Deus. 

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música. 

Ras MC Léo Carlos: Foi em 1992 com o apoio do Ras Ciro Lima. 

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Ras MC Léo Carlos: Sou Autodidata em tudo na vida.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Ras Mc Léo Carlos:  Bob Marley & The Wailers, Black Uhuru, Pablo Moses, Lee “Scratch” Perry, Prince-Fary, Mutabaruka, Linton Kwesi Johnson, Steel Pulse, Joe Higgs, Meditation, The Congos, The Gladiatotrs, Jimmy Cliff, Hugh Mundell, Jacob Killer Miller, Rita Marley, Juddy Mowatt.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira profissional?

Ras MC Léo Carlos:  Comecei atuar na música em 1992 sendo convidado por Ras Ciro Lima, para uma apresentação no Centro Histórico de Salvador – BA.

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Ras MC Léo Carlos:  Nenhum álbum lançado… Algumas músicas minhas foram lançadas em singles: “Homem místico”, “Dom de ser feliz”, “A paz do senhor”, “A solução é”, “Baseado na lei”, “Na babilônia é assim”.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

 

Ras MC Léo Carlos: DUB Wise Reggae, DUB-Poetry, Style Roots, Street Divine.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Ras MC Léo Carlos:  Não.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Ras MC Léo Carlos:  É muito importante está sempre se aprimorando nos estudos.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira? 

Ras MC Léo Carlos:  Malika Madremana, Dezarie, Reemah, Queen Ifrica, Queen Omega, Sade, Rita Marley, Jah9, Isa Dido, entre outras.

11) RM: Como é o seu processo de compor?

Ras MC Léo Carlos:  Revelação, Jah, Jah me dá uma frase, um verso, uma letra, e as bases das harmonias ou a música e letra nascem do nada, totalmente intuitivo.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Ras MC Léo Carlos:  Eu não tenho parceiros musicais.

13) RM: Quem já gravou as suas músicas?

Ras MC Léo Carlos:  Muitos anônimos, bandas que me acompanha. A minha música que mais é gravada é “Homem místico”, depois: “Dom de ser feliz”, “A paz do senhor”, “A solução é”, “Baseado na lei”, “Na babilônia é assim”.

14) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Ras MC Léo Carlos:  São contras sempre: falta de recursos, de apoio, por você não ter o poder financeiro.

15) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Ras MC Léo Carlos:  No meu caso, eu assumo um trabalho libertário, humanitário, filantrópico e aberto à cooperação.

16) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Ras MC Léo Carlos:  Fraternidade e partilha. Vivendo da caridade para caridade, igual a Jesus Cristo quando andou na Terra: 1 coríntios 4: 32 ao 38 esta é a estratégia.

17) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Ras MC Léo Carlos:  A internet é uma ferramenta é de suma e vital importância para nós os pobres da periferia. E, sabendo lidar com sabedoria é a ponte para passar a mensagem libertária e a cura pela comunicação, ou seja, a palavra reta. No meu caso, a internet não me prejudica em nada.

18) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Ras MC Léo Carlos:  Só vejo vantagens com o uso do homem estúdio e para um bom administrador, o home estúdio transforma a dificuldade em facilidade e é um adianto para nós sermos empresários de nós mesmos.

19) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Ras MC Léo Carlos: Na minha história a estratégia é trabalhar, fazer o melhor e alcançamos as pessoas certa no momento certo.  Eu, não vivencio o business, não sou gigolô das belas artes sodomizando a cultura. Eu faço um trabalho de qualidade sem buscar o que capitalistas buscam. Eu procuro servir melhor…

20) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas duas últimas décadas? Quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Ras MC Léo Carlos: Avalio de maneira antissistema, valorizo todos, sabendo que a caminhada é estreita e toda obra, tem o lugar na história, é marcante para quem tem sentimento.

21) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Ras MC Léo Carlos: Todos são de suma importância, principalmente os que são pela cultura querendo os malotes para investir na construção de uma sociedade justa e de inclusão.

22) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)? 

Ras MC Léo Carlos: Sempre toquei para as comunidades e muitas vezes bancando financeiramente do meu bolso para fazer o espetáculo acontecer, pois as nossas comunidades precisam de entretenimento, lazer, cultura, educação.

As nossas apresentações consistem em lucidamente preparar conscientemente nossos irmãos e irmãs. Quando fazemos algo, somos explorados, roubados, desvalorizados e praticamente pagamos para sermos excluídos.

23) RM: O que te deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Ras MC Léo Carlos: O que me deixa feliz é o resgate dos jovens e o que mais me entristece é a ganância, a competição, o estrelismo, o elitismo, a deformação e o mercenarismo.

24) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Ras MC Léo Carlos: Para o povo da periferia que faz música, só se for um milagre ter sua música tocando na grande mídia e mesmo pagando, os donos do poder não quer letras como as minhas e de outros periféricos conscientizando as pessoas. É proibido esclarecer a massa oprimida, não é útil nem rentável para a casta de poderosos.

25) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Ras MC Léo Carlos: Avante, saibam que tem bilhões de contras, mas siga em frente, creia no seu sonho, concretize, realize persevere…

26) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira? 

Ras MC Léo Carlos: Para o artista rentável, os empresários se esmeram, mas o interesse é alienar a massa, visando o lucro financeiro das bilheterias. A grande mídia não tem compromisso com a verdadeira cultura. A grande mídia e empresários investem no entretenimento e no lazer sem conteúdo…

27) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Ras MC Léo Carlos: Para mim estas instituições: SESC, SESI, Itaú Cultural, Caixa Cultural, Banco do Brasil, não contribuem em nada, desconheço os benefícios para os artistas da periferia.

28) RM: Como você analisa o cenário do reggae no Brasil. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Ras MC Léo Carlos: Não emito parecer destas lanças (artistas), pois não me detenho nas suas ideias.

29) RM: Alguns adeptos da religião Rastafári afirmam que só eles fazem o reggae verdadeiro. Como vocês analisam tal afirmação?

Ras MC Léo Carlos: Religião? Rastafári é viver para viver, as competições e rivalidades já denotam as fraudes. Verdadeiro é o Deus eterno e não afirmações presunçosas e cheias de intenções ruins…

30) RM: Na sua opinião quais os motivos da cena reggae no Brasil não ter o mesmo prestígio que tem na Europa, nos EUA e no exterior em geral?

Ras MC Léo Carlos: Os motivos é que poucos botam fé em si próprio e acham que a emancipação vem de fora (de outro país). Artistas estão sempre desunidos guerreando entre si. A maioria valoriza os cabeças caras e se sentem impotentes…

31) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Ras MC Léo Carlos: Você já meditou no Salmos 150:1-6 (Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes). Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor. Tudo que respira tem fôlego louvem ao senhor, é preciso dedicação, entrega, compromisso com a música estando harmonia…

32) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Ras MC Léo Carlos: Os festivais de música que participo servem de vitrine, intercâmbio, confraternização, visibilidade, revelação de talentos, é divino…

33) RM: Quais os prós e contras de se apresentar com o formato Sound System?

Ras MC Léo Carlos: Para quem domina o formato Sound System, tendo habilidades, é uma forma de simplificar uma apresentação que seria mais complexo com uma banda, por isso, eu vejo como adianto para os artistas da periferia…

34) RM: Quais as diferenças de se apresentar com banda em relação ao formato com Sound System?

Ras MC Léo Carlos: Apresentação com banda dar mais trabalho, preocupação, mais custo financeiro. O formato Sound System é mais de boa, se tem o feeling a apresentação do artista acontece de boa…

35) RM: Quais os seus projetos futuros?

Ras MC Léo Carlos: Trabalhar mantendo as atividades, a luta continua, o movimento, a acessibilidade para as crianças e os adolescentes, os jovens terem as belas artes sempre como prioridade…

36) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Ras MC Léo Carlos: (71) 98218 – 0258 | https://www.instagram.com/rasmcleocarlos

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCUbigs7UA4jaEVLko5K10rA 

“Baseado na lei”: https://www.youtube.com/watch?v=cSrPpzqAJlg

“A solução é” : https://www.youtube.com/watch?v=X9hMwLt7Hyg 

“Dom de ser feliz”: https://www.youtube.com/watch?v=biBVOcqg3Nw 

“A paz do senhor”: https://www.youtube.com/watch?v=YwipEGl7GTo 

Homem Místico – Ras MC Léo Carlos e Alldeia: https://www.youtube.com/watch?v=FNX1wY8PEgY 

O Gueto – Futuro do Reggae/Luciano Roots participação Ras mc Léo Carlos: https://www.youtube.com/watch?v=G4qv81S_Jkc 

Carnaval com Ras MC Léo Carlos: https://www.youtube.com/watch?v=HzN9ed3PGfc 

Ras MC Léo Carlos – Labirinto Violentamente Pacífico: https://www.youtube.com/watch?v=BcKC6JWS-OE 

Ras MC Léo Carlos – Violentamente Pacífico (Na Íntegra): https://www.youtube.com/watch?v=zlaJBBBKkCA 

Papo Cabeça – Cultura Rastafari – Violentamente Pacifico por Ras Mc Leo Carlos: https://www.youtube.com/watch?v=_Q2i2q2Qvvg 

KEBRA NAGAST & RAS Mc LÉO CARLOS – Programa Soteropolis TVE-BA: https://www.youtube.com/watch?v=_Be7htQhUfI

 


Compartilhe conhecimento
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.