More Marcos Quinan »"/>More Marcos Quinan »" /> Marcos Quinan - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Marcos Quinan

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Marcos Quinan foi bancário em Goiânia/GO: Banco da Bahia e Banco Auxiliar de São Paulo. Voluntário na obra social e educacional Pequena Casa da Criança em Porto Alegre/RS.

Industrial em Goiânia/GO: Gimpel- Fabricas de Papel Ltda. Representante Comercial de diversas empresas goianas, além da Copalimpa desde a sua fundação e da Arisco Produtos Alimentícios durante toda sua existência onde também ocupou o cargo de Diretor de Vendas na fusão das indústrias Beira Alta e Colombo (RJ) adquiridas por ela.

Nascido em Ipameri-GO, vive na Amazônia onde é aplaudido produtor, compositor, teatrólogo, artista plástico, fotógrafo, agitador cultural e escritor. Teve ainda uma passagem pelo teatro, no despertar de sua vocação artística ainda jovem em Goiânia onde fez parte da Agremiação Goiana de Teatro, participando ativamente na administração do Teatro Inacabado, na época o único teatro construído por um grupo amador no Brasil, onde também foi ator e iluminador.

Fundou, com Paulo Roberto Vasconcelos nos anos 70, a “Companhia de Teatro do Autor Brasileiro”. Com Roseli Naves e Nilson Chaves, nos anos 80 a “Gravadora e Editora Outros Brasis”. Junto com Nilson Chaves, Walbert Monteiro, Conceição Elarrat e Fátima Silva em 2002 criaram a “ACAM – Associação Cultural da Amazônia” e foi um dos coordenadores do primeiro Seminário Cultural da Amazônia realizado por ela no ano seguinte.

Foi Secretário Executivo do Programa de Incentivo à Cultura do Estado do Pará – SEMEAR e Assessor da Presidência da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Chefiou a delegação da Amazônia no Fórum Mundial de Cultura realizado em SP. Participou desde as primeiras iniciativas junto com a Fundação Joaquim Nabuco de Recife na formulação das demandas apresentadas.

Participou do Festcine Amazônia na comemoração de sua décima edição em Porto Velho como palestrante. Também como palestrante no Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural promovido pelo MINC/UFPA.

Marcos Quinan esteve presente como membro convidado da comissão na última edição do Acorde Brasileiro em Porto Alegre e na mesa promovida pela Funarte no Fórum Social em Belém. Em 2006 junto com o filho Marco Antônio Quinan criou a Lado de Dentro, loja virtual dedicada à divulgação e comercialização da produção cultural brasileira, incluindo nossa cultura científica.

Marcos Quinan também assinou durante alguns anos a coluna “O Que Vem do Norte” no site Festivais do Brasil. Foi colaborador do jornal Só Cultura de Jaguarão -RS. Criou o blog ABARIBÓ onde publicava seu trabalho fotográfico depois de, durante longo tempo, apresentar material de artistas novos e obras consagradas da arte e cultura brasileira.

Participa, como jurado de festivais de música e interage com grupos de artistas em oficinas e palestras sobre os mais variados assuntos da cultura brasileira, desde a produção até os aspectos práticos que a envolvem. Em 2019 coordenou junto com Deborah Miranda, Fatinha Silva, Elizabeth Orofino, Andréa Cozzi e Delson Luís a I FLIB – Feira Literária Infanto-juvenil de Belém.

Contudo, esse “sertanista da vida, das ideias, dos sonhos” conforme o define o jornalista, compositor, escritor e teatrólogo Edyr Augusto Proença, só resolveu mostrar-se ao público ao atingir seu meio século de vida. Antes disso, associava sua atividade empresarial a eventos artísticos como agitador, produtor e divulgador, mas sem expor sua própria criação que hoje está indelevelmente registrada em livros, pinturas, esculturas, fotografias, músicas e letras editadas em cds, uma bela produção da nossa brasilidade.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Marcos Quinan para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 09.12.2023:

01)  Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Marcos Quinan: Nascido no dia 24/03/1949 em Ipameri – GO.

02)  RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Marcos Quinan: Foi ouvindo rádio. Os maiores encantamentos; quando ouvi Samba da Benção pela primeira vez e no primeiro contato com a obra de Heitor Villa-Lobos também pelo rádio. Depois no Coro Orfeônico do colégio onde estudei, cantávamos a obra do maestro Waldemar Henrique que conheci pessoalmente e nos tornamos amigos até o fim de sua vida.

03)  RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Marcos Quinan: Não tenho nenhuma formação musical ou acadêmica. Fui alfabetizado em casa e cursei apenas os quatro anos do ginasial.

04)  RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Marcos Quinan: Nenhuma influência musical deixou de ter importância.

As minhas influências são inúmeras: Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado, Villa Lobos, Luiz Gonzaga, Waldemar Henrique, Dorival Caymmi, Radamés Gnattali, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Dolores Duran, Nelson Cavaquinho, Orestes Barbosa, Pixinguinha, Dunga, Rosinha de Valença, Noel Rosa, Johnny Alf, Maysa, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Ataulfo Alves, Cartola, Heitor dos Prazeres, Herminio Bello de Carvalho, Clementina de Jesus, Zé Keti, Luiz Vieira, Paulo Vanzolini, Luperce Miranda, João Pernambuco, Sueli Costa, Ivan Lins, Vitor Martins, Torquato Neto, Adoniran Barbosa, Antonio Adolfo, Aldir Blanc, Hermeto Pascoal, Sidney Miller, Chico Mário, Pena Branca e Xavantinho, Capiba, Sivuca, Rolando Boldrin, Carlos Lyra, Zé Ramalho, Décio Marques, Doroty Marques,  Jackson do Pandeiro, Catulo da Paixão, Chico Sena,  Ruy Barata, Paulo André  Barata, Ivone Lara, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Paulo Cesar Pinheiro, Noveli, Evaldo Golveia, Sebastião Tapajós Jair Amorim, Toquinho, Sergio Ricardo, Elton Medeiros, Martinho da Vila, Edu Lobo, João Bosco, Dori Caymmi, Elomar Figueira de Melo, Cussy de Almeida  e todo o Movimento Armorial, Milton Nascimento, Tavinho Moura e todos do clube da esquina, Gilberto Gil, Marisa Monte, Gismonti, Alceu Valença, Vital Farias, Tonico e Tinoco, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Heraldo Monte, Cátia de França, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, João Donato, Walter Freitas, Nazaré Pereira, Albery Jr, Joãozinho Gomes, Celso Viáfora, Eudes Fraga, Nilson Chaves, Vital Lima, Xangai, Genésio Tocantins, Sergio Souto, Célio Cruz, Lenine, Juraíldes da Cruz, Jean e Paulo Garfunkel, Chico Lobo, Celso Adolfo, Flavio Venturini, Almir Satter, Luli e Lucina, Breno Ruiz, Jr Soares, Ronaldo Silva e muitos, muitos outros…

05)  RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Marcos Quinan: Nos anos 80 em Belém-PA quando fundamos a Gravadora e Editora Outros Brasis; com a convivência com compositores e músicos comecei a compor.

06)  RM: Quantos CDs lançados?

Marcos Quinan: São seis trabalhos de compositor interpretados por diversos músicos, cantoras e cantores além de algumas músicas gravadas em obras de meus parceiros.

CANÇÃO DOS POVOS DA NOITE – Instrumental. Várias músicas que compõem este cd, foram utilizadas em trilhas sonoras de programas educativos da Fundação Padre Anchieta, em curtas metragens e documentários de importantes instituições e programas do Ministério da Educação e Cultura, Embrapa, ESPN Brasil, Globo Rural, Andreato Comunicação e Cultura, Tom da Amazônia. TV Cultura-SP. Interpretes: Fernando Carvalho, Fernando Merlino, Roberto Stepheson e Eudes Fraga, que assina também a direção musical.

DENTRO DA PALAVRACanções com diversos parceiros e intérpretes, entre eles Nilson Chaves, Marco Antonio Quinan, Jane Duboc, Flávio Venturini, Celso Viáfora, Simone Guimarães, Henrique Pereira Alves, Selma Reis, Edmar da Rocha (Mosaico de Ravena) e Vital Lima. Produção musical de Eudes Fraga.

RIO DO BRAÇOMescla instrumental e canções, com sotaque bem goiano, contém 15 faixas com produção e direção musical de Eudes Fraga, arranjos de Roberto Stepheson, Fernando Merlino. Fernando Carvalho, e as interpretações de Nilson Chaves, Vital Lima, Fernando Carvalho, Chico Aafa, Eudes Fraga, Jean Garfunkel, Marco Antônio Quinan, Marina Quinan e Marcelo Quinan, Ladton Nascimento, Eli Camargo, Murilo Fonseca e Pádua.

ABRIGO PARA UM VIOLEIRO ANDANTE – Canções com diversos parceiros e intérpretes, entre os quais Zé Renato, Senzalas, Renato Gusmão, Camilo Delduque, Luli e Lucina, Aidenor Aires, Henrique Pereira Alves, Macaréu, Vetinho, Walter Freitas, Pedrinho Cavalero, Ronaldo Silva, Cláudio Nucci e Eudes Fraga que também assina a produção e direção musical.

SÃO JOSÉ DILIGENTE – Com peças musicais inspiradas na tragédia do Brigue Palhaço, ocorrida em Belém – PA, durante as revoltas que motivaram a Cabanagem. Parcerias com Marco Antonio Quinan, Eudes Fraga, Fernando Merlino e Henrique Pereira Alves. Interpretes Fernando Merlino, Fernando Carvalho, Roberto Stepheson, Marco Antonio Quinan, Paulo César Pinheiro, Luciana Rabelo, Pedro Amorim, Waldonis, Pantico Rocha. Direção musical de Eudes Fraga.

UM LUGAR CHAMADO RONCADOR – Canções com diversos parceiros e intérpretes, Jean Garfunkel, Marco Antonio Quinan, Zé Alexandre, Camilo Delduque, Sergio Souto, Vital Lima, Daniela Lasalvia, Paulo César Pinheiro, Mário Mesquita, Marcus Brito, Kay Lira, Fernando Carvalho, Renato Braz, Chico Sena, Nilson Chaves, Zé Luiz Mazziotti, Paulo Fraga, Simone Almeida, Nazaré Pereira, Enrico di Micelli, Paulo Façanha, Francesca Ancarola, Antonio Vicente Mendes Maciel, Edmar Gonçalves, Waldonys e Eudes Fraga que também assina a produção e direção musical.

COLHO CURA – Suíte popular em gravação caseira disponível no You tube, parceria com Sérgio Souto e Joãozinho Gomes. Baseada no feixe de contos do livro Sertão do Reino – voz e violão de Sérgio Souto. Pode ser ouvido aqui: http://colhocura.blogspot.com

07)  RM: Como você define seu estilo musical?

Marcos Quinan: Como música brasileira e seus sotaques.

08)  RM: Você estudou técnica vocal?

Marcos Quinan: Não, nunca estudei música e nem técnica vocal, toda minha criação é baseada apenas na intuição, todo meu trabalho de compositor foi gravado por parceiros e amigos.

09)  RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Marcos Quinan: Acho que esse aprimoramento e outros cuidados são importantes para o domínio da interpretação.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Marcos Quinan: Principalmente os que cantam suas composições.

10)  RM: Como é seu processo de compor?

Marcos Quinan: Não tenho um processo formal, as vezes a melodia sai pronta em outras um tema fica anos até ser concluído. Acontece o mesmo com as letras.

11)  RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Marcos Quinan: Com Eudes Fraga, meu filho Marco Antônio Quinan e Joãozinho Gomes temos o maior número de músicas feitas.

12)  RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Marcos Quinan: É complexo demais para fazer uma análise, a maioria das vezes isso fica fora de prós e contras, é só uma questão de oportunidades.

13)  RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Marcos Quinan: Nenhuma, nunca me apresentei, não sou intérprete e o registro das minhas criações feito por parceiros e amigos seguem o caminho de contatos e divulgação nos meios alternativos.

14)  RM: Quais as ações empreendedoras que você prática para desenvolver a sua carreira musical?

Marcos Quinan: Basicamente via internet; no YouTube, blogs e nas emissoras que ainda tem um olhar para a música brasileira sem a dependência de como foi produzida.

15)  RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Marcos Quinan: Ajuda muito, todo meu trabalho está no YouTube, não só o que já foi gravado em CDs, mas também composições novas.

16)  RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Marcos Quinan: Não vejo nenhuma desvantagem de home estúdio, nos dias de hoje a tecnologia tem recursos para igualar um estúdio caseiro com qualquer outro, isso seria a vantagem.

17)  RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Marcos Quinan: Apenas apresento meu trabalho onde consigo através das ferramentas que disponho; a internet e algumas emissoras de rádio sintonizadas com nossa criação. Entretanto acredito que não é só a concorrência que dificulta. Existe também um descaso com a cultura brasileira que está se intensificando a cada dia que passa.

18)  RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Marcos Quinan: O cenário não é bom por isso não tenho acompanhado como antigamente. Quanto a consistência que permanece são os mesmos que me influenciaram muitos deles citados acima.

19)  RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Marcos Quinan: Nunca aconteceu comigo nada parecido até porque nunca estive nessas situações.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Marcos Quinan: Feliz quando minha música faz parte de alguma obra ou serve de condutora quando o   assunto é nossa brasilidade e triste pelo descaso generalizado com nosso passado musical e com muita coisa que está sendo feita, um tesouro ficando nas gavetas por falta de um olhar mais cuidadoso para nossa cultura.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Marcos Quinan: Sim. Mesmo sem ter estudado música, só arranhando alguns instrumentos faço minha música, será que isso não seria ter um certo dom musical?

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Marcos Quinan: Pura criatividade.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Marcos Quinan: Acredito que exista a improvisação de fato.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Marcos Quinan: Como sou autodidata, não tenho base para te responder, mas acredito que deve ter mais prós do que contras.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Marcos Quinan: Mesmo com meu pouco conhecimento acho que deve ter mais prós do que contras.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Marcos Quinan: Em algumas rádios, sim.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Marcos Quinan: Digo: Vai fundo.

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Marcos Quinan: O Festival de Música não revela mais novos talentos.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Marcos Quinan: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é Horrorosa.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Marcos Quinan: Muito importante esses espaços.

32) RM: Fale sobre suas obras:

Marcos Quinan: LIVROS:

SERTÃO DO SÃO MARCOS – Livro de contos sobre a região em que nasceu. Na opinião de Camilo Delduque, “É um livro sonoro. É o sertão brasileiro para ser lido em voz alta. Um homem plantado na própria alma, contando da alma de sua terra.”

SERTÃO D’ÁGUA – Romance bem brasileiro que conta a história de um Conselheirista desmemoriado que veio parar na Amazônia. Vicente Salles, comentando a obra, afirma: “Sertão obsessivo do escritor que antes nos deu o Sertão do São Marcos, 2000, das veredas goianas, remansos de rios, gemidos de carro de bois; agora neste Sertão d’água, 2001, ele narra uma aventura em prosa e em poesia, complemento de vasta produção. Na ficção, Marcos Quinan voltou-se para o sertão amazônico, do extrativismo, das lendas e das encantarias.”

ORAÇÃO DE FLORESTA E RIO E OUTROS POEMAS – Poesia – O paulista Celso Viáfora assim o define: “Leio comovido e me transponho ao coração da floresta, no barco da leitura, espertamente, escrita na primeira pessoa do verbo, que faz a gente ir virando margem, semente, rio; ir virando lenda. Outra sutileza de poeta: a capacidade de se pôr na briga pela floresta não com palavras de ordem mas pela consagração do belo. Tão vegetal, ele nos faz, que se acaba por sentir a dor da motosserra.”

O POVO DO BELO MONTE – Romance – No dizer do parceiro e interprete cearense Eudes Fraga; Uma reflexão sobre o episódio de Canudos, assunto recorrente em suas manifestações e objeto de permanente pesquisa na vida do autor. Nele está presente o desassossego e a brasilidade interagindo com a percepção de nossa história.”

JEITO DE SENTIDOR – MEIZINHAS, ENVERSADOS E RECORRÊNCIAS… – Poesia – Marcos Quinan nos introduz em seu mundo, como se fosse nosso também. Cheio de simplicidade e brasilidade, Jeito de Sentidor nos leva a suas paixões em poemas plenos de sentimento e angústia.

SERTÃO DO REINO – Contos – apresenta deliciosos contos ambientados à época da Cabanagem. É descrito por Vital Lima como “Uma reconstrução daqueles dias de luta visto pelo olhar lançado na gente comum, mas, e acima de tudo, um trabalho primoroso na arte das palavras, amorosamente entalhadas para encantar, emocionar, enfim, arrebatar o leitor.”

UM LUGAR CHAMADO PRIMAVERA – História do município de Primavera localizado na Região Bragantina do Estado do Pará.

AMASTOR – Reunidos por enfermidades e circunstâncias, um grupo heterogêneo percebendo o descaso e a desorganização com que a Tríplice Aliança comandava as operações na Guerra do Paraguai, transforma-se em um dos hospitais de sangue da campanha, saqueando o que fosse possível antes de retornar, pelo interior, até a Província do Grão Pará origem de Amastor.

SUBIDOS – História de amor, sonhos e desencontros. De companheirismo e cumplicidades envolvendo anarquistas, militares rebeldes, nordestinos fugindo da seca e mestiçados da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa. Presos levados sem julgamento junto com marginais já apenados para o isolamento na colônia agrícola criada pelo Ministério da Agricultura no Estado do Pará então transformada na Colônia Penal de Clevelândia. Tempo da Primeira República, durante o período do governo de Artur Bernardes. História de Dalcino perdido na solidão final e Duviges perseverando em sua procura, um caminho de dores abrandado com a vingança e a percepção de estarem vivos, pai e filho, vivendo ao seu lado.

 

ENCENAÇÕES – Conjunto de contos instigantes encenados no ambiente do nosso cotidiano pessoal e coletivo.

VAQUEIRO MARAJOARA – ENCANTARIAS, CHULAS E LADAINHAS – Poemas sobre o vaqueiro marajoara e sua lida cotidiana. A rudeza dentro da harmonia que é sua vida e seu entorno.

Seus quereres, fazeres, jeito de falar e a convivência social, o respeito com a natureza e a sabedoria de seus menores modos.

O NOME NA PEDRA – O compositor Glauco Luz assim recomenda a história do arquipélago de Fernando de Noronha. “A cronologia mais parece um romance de contos misturando tipos vivos do imaginário com personagens reais do nosso passado social, econômico e político, desde os primeiros fatos e conflitos nos tempos da Terra de Santa Cruz, envolvendo o naufrágio de um tumbeiro, invasões, tentativas de domínio, transformação em prisão de militares e civis, palco de privações, ganâncias, fugas, assassinatos, rebeldias; prostituição e corrupção que duraram até a Segunda Guerra Mundial. Personagens inusitadas e complexas da nossa formação buscando sobrevivência, conquistas pessoais ou sociais em convivência com políticos de nosso passado histórico. De conto em conto, multiplicam-se os tipos que os retratam: o líder cabano; um farroupilha mameluco; o rebelde mestre capoeirista; o frei que contestava os decretos papais; a rebelde salteadora baiana descendente de franceses maranhenses e de africanos islâmicos; um ajudante de linotipista envolvido com a Revolução Praieira; os escravos que serviram na Guerra do Paraguai lutando por direitos assegurados; uma professora vivendo de lembranças. Gente dos mais diversos ofícios e atividades, desde os primeiros habitantes, retratados com beleza e estilo.”

SÃO JOSÉ DILIGENTE – Teatro e música na encenação do episódio mais conhecido como “Brigue Palhaço” que se passou na Província do Grão Pará durante o período da nossa independência quando, em regozijo pela adesão oficial, manifestantes foram para as ruas comemorar.  O vandalismo, principalmente com os portugueses, resultou na prisão de 252 deles ordenada pelo mercenário inglês John Pascoe Grenfell no porão do navio São José Diligente em condições desumanas resultando na morte de todos com exceção de um sobrevivente que resistiu poucos meses.

PROJETOS:

TROCANDO PALAVRAS I – O projeto Trocando Palavras, criado em 2002, possibilitou a Marcos Quinan em suas três versões, promover a doação às bibliotecas públicas de todos os estados que compõem a Amazônia Legal, de sua obra literária, totalizando 6.292 livros doados. Graças à parceria do Banco da Amazônia e da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, que compreenderam a importância do conteúdo da pesquisa contida na obra do autor, envolvendo em sua ficção a Cabanagem, revolta popular ocorrida na Amazônia no Século XIX e a história de Canudos, outro importante movimento social que teve como palco o sertão baiano e a figura carismática de Antônio Conselheiro. O projeto alcançou pleno sucesso, com ampla divulgação na mídia. Foi resultado da parceria entre o autor, os patrocinadores e a editora. Os patrocinadores adquiriram os exemplares a preço de custo, a editora abriu mão do lucro e o autor dos direitos autorais e os beneficiários foram milhares de alunos da rede pública que puderam ter acesso a essas obras nas bibliotecas de suas escolas.

ALGUNS PROJETOS ONDE HÁ INSERÇÃO DE COMPOSIÇÕES DE SUA AUTORIA:

– SETE PROGRAMAS DA TV ESCOLA – “Aulas de História do Brasil“ – Coordenação MEC, Fundação Padre Anchieta e USP.

– VÍDEO-DOCUMENTÁRIO PROJETO TIPITAMBA – Coordenação EMBRAPA – Belém

– A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ULF – O FILHO SUECO DE GARRINCHA – Documentário ESPN Brasil

– EXPRESSO BRASIL – AMAPÁ – Coordenação Fundação Padre Anchieta

– EXPRESSO BRASIL – ACRE – Coordenação Fundação Padre Anchieta

– GLOBO RURAL – Rede Globo (02 edições)

– O FAZER TRADICIONAL – Coordenação MEC, Fundação Padre Anchieta e USP.

– VÍDEO E CD: “TOM DA AMAZÔNIA” – 2005 – Fundação Tom Jobim / Fundação Roberto Marinho.

– THE MADEIRA RIVER: Life Before the Dams (O Rio Madeira: a vida antes da barragem) Cultura SP

– AQUI ACONTECE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – Andreato Comunicação e Cultura e Fundação Banco do Brasil.

ARTES PLÁSTICAS E FOTOGRAFIA:

A trajetória de Marcos Quinan pelas veredas das artes plásticas resultou em impressionante produção de mais de 300 telas que enriquecem o acervo particular de admiradores e amigos. Sua pintura revela uma especial sensibilidade, intuição, criatividade, emoção e muita pesquisa, traços naturais de sua permanente inquietação. Pressionado pelos amigos, decidiu em abril de 2004, montar sua primeira exposição na Galeria Theodoro Braga, sob a coordenação da Fundação Cultural Tancredo Neves: “O povo do Belo Monte”, mesmo título de seu livro. Foram mostradas 28 telas com visitação programada para deficientes visuais. Produzidas em técnica mista, todas centradas em um dos temas preferidos do artista – o episódio de Canudos.

EXPOSIÇÕES:

O POVO DO BELO MONTE – Galeria Teodoro Braga – Belém-PA – 2004

O POVO DO BELO MONTE – Exposição virtual 2004 – no blog ABARIBÓ

BRASIS – Exposição virtual 2004 – no blog ABARIBÓ

O POVO DO BELO MONTE – Galpão de Artes de Marabá – Marabá-PA – 2005

MARIA FRAGMENTADA – Exposição virtual 2005 – no blog ABARIBÓ

PÁTRIA TRISTE – Exposição virtual 2006 – no blog ABARIBÓ

CASCA, MUSGO, SOMBRA, COR – Exposição virtual de fotografias 2007 – no blog ABARIBÓ

A LIBERDADE DA BELEZA Exposição virtual 2008 – fotografia e relato de viagem – no blog ABARIBÓ

OLHAR – Exposição virtual 2009 de fotografia – no blog ABARIBÓ

33) RM: Quais os seus projetos futuros?

Marcos Quinan: Não tenho nenhum projeto específico, estou terminando a revisão da segunda edição de um dos meus livros e tenho outro para concluir. Por enquanto é isso que está no horizonte.

34) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs? 

Marcos Quinan: [email protected]

| https://www.instagram.com/quinanmarcos

Canal Marcos Quinan: https://www.youtube.com/@capinodia 

Terra Morena (Nazaré Pereira / Marcos Quinan): https://www.youtube.com/watch?v=lsxl1ZPWRlM 

Playlist de Marcos Quinan: https://www.youtube.com/watch?v=y5pl5LBsJd4&list=PL2-PWLpCYnqKuq7WnvW5Bg7wNQspcDrg0


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Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.