More Gabriel Gabriel »"/>More Gabriel Gabriel »" /> Gabriel Gabriel - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Gabriel Gabriel

Compartilhe conhecimento

Gabriel Gabriel cursou Bacharelado em MPB na UNIRIO. É compositor, arranjador, membro da Orquestra de Sopros Pro Arte e integrante da Cia. Folclórica do Rio, onde já participou de grandes festivais dentro e fora do Brasil, como no México, Itália e Polônia, Áustria e Bélgica.

O músico já dividiu palco e gravou com ícones da música popular brasileira, como Gilberto Gil, João Bosco, Guinga, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Mestrinho, Moacir Santos.

Gabriel que é cantor e multi-instrumentista (guitarra, saxofone, percussão, baixo, teclado e bateria), é fundador do bloco Amigos da Onça, do Vulcão Erupçado, integrante do Cozinha Arrumada e do Forró da Taylor, bandas de grande projeção no Rio de Janeiro.

Na Quarentena, o artista propôs um auto-desafio: compor, produzir, gravar o clipe de uma música por dia em sua casa e postar nas redes sociais (@gabrielgabrielgg).

Foram 40# novas Músicas! Todos os instrumentos e vozes são gravados por ele. Composições essas que integram o repertório do seu primeiro show autoral de lançamento.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Gabriel Gabriel para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa 24.11.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Gabriel Gabriel: Nasci no dia 11/10/1985 no Rio de Janeiro – RJ. Registrado como Gabriel Gabriel Alves.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Gabriel Gabriel: Meu primeiro contato com a música iniciou-se na Companhia Folclórica do Rio – UFRJ cujo grupo minha mãe é diretora. Desde os dois anos de idade estive ativamente vivendo nos palcos, me apresentando com a Companhia. O Grupo, além de diversos bailarinos, conta com uma banda ao vivo e o repertório é um apanhado de diversas manifestações populares brasileiras.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Gabriel Gabriel: Cursei durante muitos anos a Escola de Música Pro Arte e Bacharelado em MPB na UNIRIO. Além disso, tive aulas e masterclasses com ícones da música brasileira, como Carlos Malta, Marcelo Bernardes, Egberto Gismonti, etc.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Gabriel Gabriel: Minhas maiores influencias são os gênios da nossa MPB, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Tim Maia, entre outro Influências internacionais como Michael Jackson e Bob Marley.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Gabriel Gabriel: Comecei aos 2 anos de idade na Companhia Folclórica do Rio – UFRJ, e ainda jovem integrando o grupo Orquestra de Sopros Pro Arte.

06) RM: Quantos CDs lançados? 

Gabriel Gabriel: Três singles lançados e meu primeiro álbum está no Forno, com lançamento planejado para Fim de 2023 e início de 2024.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Gabriel Gabriel: Meu estilo musical é eclético, são diversas influencias que me transformam no artista que sou hoje.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Gabriel Gabriel: Estudei e Estudo com Analu Paredes, minha maravilhosa professora de Canto e Fonoaudióloga.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Gabriel Gabriel: É notável a diferença quando você começa a realmente ter atenção e cuidado com o trato vocal, é o nosso instrumento mais legítimo. Demorei pra entender isso, mas hoje em dia tento me cuidar ao máximo para um melhor desempenho e performance.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Gabriel Gabriel: Tim Maia, Gilberto Gil, Bob Marley, Michael Jackson, Alcione, Aretha Franklyn.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Gabriel Gabriel: Tem diversas formas de compor, mas eu costumo funcionar melhor com um prazo e um mote. Durante a Pandemia, me propus a um auto-desafio de compor uma música por dia durante 40 dias e postar nas redes sociais. Foi uma ótima forma de estimular meu Portal da Criatividade.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Gabriel Gabriel: Tenho muitas composições que compus sozinho, mas estou em busca de novos parceiros. 

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Gabriel Gabriel: Os prós é que conseguimos traçar o nosso rumo de acordo com uma idéia bem pessoal, não necessariamente atrelada ao mercado. Contras é que você não tem uma equipe consistente trabalhando com você, podendo-se tornar insalubre toda a intensidade de uma campanha de lançamento, por exemplo.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Gabriel Gabriel: Minha estratégia é manter uma produtividade constante, sempre visando os próximos lançamentos para movimentar o projeto e a marca.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Gabriel Gabriel: Criação de Material Audiovisual, Impulsionamento de Mídias.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Gabriel Gabriel: A Internet traz em si um grande leque de opções de músicas, estilos, artistas, mas por outro lado o consumo se torna fast-food, perdendo em qualidade musical, ao meu ver.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Gabriel Gabriel: Só vejo vantagens, tendo em vista que os Artistas conseguem estar mais próximos de todo o processo da Produção, podemos caprichar ainda mais do que poucas horas ali dentro do estúdio. A Facilidade de registro com qualidade das ideias criativas também é algo bem positivo.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Gabriel Gabriel: Viso sempre tentar destacar os meus diferenciais. Como exemplo, sou multi-instrumentista e cantor e sempre tento trazer essa imagem para as minhas produções audiovisuais.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Gabriel Gabriel: A Música Popular Brasileira na minha visão engloba uma infinidade de ritmos e nuances, desde Funk até a música instrumental, sinto falta de composições com uma harmonia e poesia mais profunda estarem também participando do mainstream da música brasileira, assim como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia fizeram há tempos atrás. No quesito música brasileira, gosto muito do trabalho do Chico César, do Conrado Pera e Russo Passapusso.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Gabriel Gabriel: Já passei por diversas situações que só o artista independente passa (risos). Como falta de energia no meio do espetáculo e a gente ter que adaptar o show para formato Cortejo, calça rasgada durante alguma música, até contratantes que dão golpe no final. Aff… tantas coisas…

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Gabriel Gabriel: Eu amo muito o que faço, é a minha missão na Terra com certeza, então vou lutar pela música até o fim, sem dúvidas. Música é Cura, é aprendizado, é emoção. Sou muito grato por viver dessa energia.

Triste é ver que existe um mercado capitalista que não tá nem aí para isso e suga os artistas e cria tendencias mercadológicas que muitas vezes não estimulam a música de qualidade, a música que transcende.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Gabriel Gabriel: Existe. Acredito que cada ser humano vem ao mundo para prestar algum bem, alguma atividade que nutra as próximas gerações. Acredito que a música está nesse lugar também. Óbvio que o caminho que a pessoa seguir vai lapidar esse Dom, sem dúvida nenhuma. Dom pra mim é Propósito.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Gabriel Gabriel: Improvisar é a parte mais legítima musical ao meu ver, pois representa a verdade daquele artista e de todas as suas experiências de Vida ali representada em frases musicais. Amo muito Improvisar!

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Gabriel Gabriel: Existe. Existe estudo também, aí cada um usa do seu jeito, faz suas próprias alquimias.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

 

Gabriel Gabriel: É importante ter uma boa bagagem de fraseados para conseguir escapar das Armadilhas (risos). Mas o que traz a verdade no improviso é a maneira que cada um faz, que tem que ter a ver com o que a pessoa já vivendo, está vivendo, está sentindo.

 

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Gabriel Gabriel: Harmonia é super importante para qualquer artista, sem dúvidas !! Porém, não podemos ficar com a mente fechada para o que vem de novo!! 

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Gabriel Gabriel: Com certeza a estrada fica bem mais difícil quando não se envolve dinheiro, mas eu tenho fé que minha música terá sua chance de tocar muitos corações pelo Mundo.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Gabriel Gabriel: Anda com Fé eu vou, que a Fé não costuma falhar. Fé na Deusa Música.

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Gabriel Gabriel: Com Certeza, Festivais de Música são uma ótima forma de revelar grandes compositores que ainda não tiver uma oportunidade na Mídia.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Gabriel Gabriel: A Mídia, como todas as mídias é uma ferramenta capitalista que está bastante ligada a quantidade de dinheiro que se pode pagar, tirando algumas pequenas exceções.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Gabriel Gabriel: Acredito que nos dias de hoje, os artistas independentes devem sempre investir na inscrição dos Editais para Cultura.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Gabriel Gabriel: Lancei recentemente a música “Lua Cigana” feat. Carlos Malta que está disponível no Youtube e Todas as Plataformas e estou em processo de gravação no meu primeiro álbum chamado “Na Medida” onde trago músicas autorais inéditas, valorizando toda a diversidade de sonoridades, timbres e ritmos que trago na minha bagagem.

O repertório consiste em diversos gêneros musicais desde o Maracatu, Baião, Coco até o Reggae e Rock. No Show, eu canto e toco diversos instrumentos durante o show: saxofone, pifes, flautas, guitarra e percussões.

“Na Medida” é a representação de toda influência eclética do artista, convergindo em músicas de alta qualidade e poesias para reflexão.

O espetáculo conta com a live Arte de Enéas Lourenço, pintando um quadro durante o show. Para abrilhantar ainda mais, teremos a presença de dois dançarinos: Luan Gustavo e Natalia Santanna, performando durante algumas músicas do show.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Gabriel Gabriel: (21) 98709 – 2624 | [email protected]

| www.gabrielgabriel.com.br| https://www.instagram.com/gabrielgabrielgg 

Youtube: https://www.youtube.com/@gabrielgabrielgg 

Lua Cigana (Gabriel Gabriel feat. Carlos Malta): https://www.youtube.com/watch?v=QzpwfbEJUC4 

Gabriel Gabriel • Cavaleiro do Tempo (part. Mestrinho): https://www.youtube.com/watch?v=V0LyvgjQKPs 

Gabriel Gabriel – O Mar (Clipe Oficial): https://www.youtube.com/watch?v=PzQJ0QyjG0k 

Playlist de vídeos clipes: https://www.youtube.com/watch?v=V0LyvgjQKPs&list=PLMCyB-7Ps0VO73zSnAgaVaTxCazaD7DDk 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/2NV9ocuwvChexWYjwRK5pK?si=lI0emsXPRmCvPbAIG8qZ_w


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.