More Fabiola Beni »"/>More Fabiola Beni »" /> Fabiola Beni - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Fabiola Beni

Compartilhe conhecimento

Talentosa violeira, cantora e compositora, Fabiola Beni encanta o público com seu carisma e sua combinação única de folk e música regional.

Seu estilo autêntico tem mostrado sua habilidade em criar uma sonoridade singular e transmitir mensagens profundas através de suas canções.

As composições de Fabiola Beni são verdadeiras prosas poéticas musicadas. As letras abordam temas universais e íntimos, como os benefícios de estar com pessoas queridas, o contato revigorante com a natureza, a serenidade encontrada no autocuidado e no autoconhecimento, a importância de viver o presente e o poder do perdão.

Fabiola cria músicas que não apenas tocam os ouvidos, mas também falam diretamente ao coração, promovendo o amor-próprio e o bem-estar emocional. Em tempos de ansiedade e depressão, suas canções oferecem uma mensagem de esperança e otimismo, servindo como um bálsamo para os desafios contemporâneos.

Autodidata na Viola, a musicalidade de Fabiola é marcada por seu estilo distintivo, que incorpora técnicas e influências de seus anos como guitarrista e violonista. Tendo tocado em diversas bandas e grupos de gêneros variados como pop rock, soul, samba-funk e blues, ela traz uma riqueza de experiências e uma perspectiva única para seu trabalho solo. Desde o lançamento de sua carreira solo em 2019, Fabiola lançou diversos singles, EPs e um álbum instrumental, cada um mostrando sua evolução como artista.

Fabiola Beni é uma artista que transcende barreiras musicais e emocionais. Sua música é uma celebração da vida, do amor e da esperança, oferecendo aos ouvintes uma experiência rica e transformadora. Com suas canções envolventes, sonoridade única e carisma inigualável, Fabiola continua a se afirmar ainda mais pela sua presença de palco cativante, capaz de envolver a plateia do início ao fim.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Fabiola Beni para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 04.11.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal? 

Fabiola Beni: Nasci no dia 25.02.1987 em Vitória Brasil – SP. Registrada como Fabíola Roberta Ognibeni.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Fabiola Beni: Foi na infância, na igreja, nas festas de São João, Folia de Santos Reis.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Fabiola Beni: Minha formação em música é autodidata. Sou formada em Letras na UNESP – Araraquara – SP.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Fabiola Beni: Sou muito eclética, ouço aquilo que me emociona, independente de estilo musical. Tenho como inspiração e influência Helena Meireles, Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Ramalho, Raul Seixas. Ultimamente tenho ouvido MPB, entre eles, Lenine e Chico César.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Fabiola Beni: Entre 2007 e 2011 cursei Letras pela Unesp de Araraquara – SP, nesse período iniciou suas primeiras apresentações com voz e violão no trio de MPB e pop rock, Ruído Fino (versão trio), que foi classificado para o Festival Interunesp de MPB em 2009. 

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Fabiola Beni: EP “N° 2” (2019): Mixado e masterizado por Ricardo Vignini, uma das minhas influências de viola instrumental e meu ex-professor de Viola. Single “Encanto” (2020) com participação de Emanuel González, cantor e violonista chileno. Single “Era Tão Bom” (2020) com participação de Murillus Augustus como gaitista. Single “Vida Passageira” (2021) com participação do cantor de folk estadunidense Adam Reifsnider, diretamente de Cleveland, Ohio. Álbum “Fabiola Beni e Violeiras Fora da Caixa” (2022): um álbum ao vivo fruto do show de mesmo nome, contemplado pelo PROAC Artistas Iniciantes. EP “O céu da minha cabeça” (2024) gravado na Fatec Tatuí – SP.

06) RM: Como você se define como Violeira?

Fabiola Beni: Uma “violeira fora da caixa”, quero dizer uma instrumentista que se propõe a trazer novos ares para Viola Caipira com influência no blues, rock, folk e MPB.

08) RM: Quais afinações você usa na Viola?

Fabiola Beni: Cebolão em Mi (E – B – G# – E – B).

09) RM: Quais as principais técnicas o violeiro tem que conhecer?

Fabiola Beni: Estar aberto a ouvir de tudo um pouco sem preconceito, não acredito que exista uma fórmula. Mas conhecer os principais ritmos e escalas, buscar na tradição e no contemporâneo violeiros (as) que te inspirem a desenvolver um jeito próprio.

10) RM: Quais os violeiros que você admira?

Fabiola Beni: Helena Meireles, Almir Sater, Ricardo Vignini, Zé Helder, Carol Carneiro.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Fabiola Beni: Muito diverso, às vezes ouvindo música, as vezes me inspirando em histórias, na natureza, nas lições da vida.

12) RM: Quais as principais diferenças técnicas entre a Viola e o Violão?

Fabiola Beni: A viola caipira e o violão apresentam algumas diferenças técnicas, como a afinação a Viola Caipira tem uma afinação diferente da do Violão, também existe uma diferença na quantidade de cordas a viola caipira tem 10 cordas, que são 5 cordas duplas, enquanto o violão tem 6 cordas.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Fabiola Beni: Para arte só vejo pontos positivos ser independente, no sentido de poder criar uma arte espontânea e real. Por outro lado, difícil bancar tudo sem apoio financeiro.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco? 

Fabiola Beni: Surreal (risos). São muitos!! Criar, produzir, gravar, vender shows, produzir conteúdos pra redes sociais, cuidar da parte de direito autoral, escrever editais, vender Merchant, são alguns deles.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Fabiola Beni: Loja virtual com produtos referentes ao meu trabalho. Gravação de trilhas sonoras, venda de CDs, shows, são alguns deles.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Fabiola Beni: A internet é uma ótima ferramenta se souber utilizar ao seu favor. Possibilita que a música chegue rápido no público e se feito um direcionamento certo, nos conecta a fãs reais. Em excesso prejudica muito, é preciso impor limites a si mesmo, para poder viver a vida real e ter tempo para se inspirar.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)? 

Fabiola Beni: Só vejo vantagens em home estúdio, pois é prático e com baixo custo é possível produzir com boa qualidade uma canção.

18) RM: Como você analisa o cenário da música Sertaneja “Universitário e Pop”. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Fabiola Beni: Prefiro não opinar, não pesquiso isso.

19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Fabiola Beni: Apesar dos muitos os desafios, a felicidade é imensa em poder levar a música para as pessoas, dividir um pouco dessa alegria é emocionante.

20) RM: Quais os outros instrumentos musicais que você toca?

Fabiola Beni: Cordas em geral me arrisco, guitarra, violão.

21) RM: Quais os vícios técnicos o violeiro deve evitar?

Fabiola Beni: Não sei opinar.

22) RM: Tocar muitas notas por compasso ajuda ou prejudica a musicalidade? 

Fabiola Beni: Prefiro não opinar.

23) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Fabiola Beni: Só siga a carreira musical se de fato for à única coisa que você sabe fazer, se tiver uma segunda opção tenha a música como hobby, que o prazer sempre será imenso e evitará frustrações.

24) RM: Quais os principais erros na metodologia de ensino de música?

Fabiola Beni: Não sei dizer.

25) RM: Existe o Dom musical? Qual a sua definição de Dom musical?

Fabiola Beni: Acredito que existe o dom e existem pessoas que tenha mais facilidade em aprender música, porém sem estudar e praticar não adianta muito ter esse “dom”. É preciso transpirar bastante para desenvolver e avançar no instrumento.

26) RM: Qual a sua definição de Improvisação?

Fabiola Beni: Creio que estudar técnicas, Escalas, Harmonia, etc e aplicar de acordo com sua intuição, com aquilo que te emociona.

27) RM: Existe improvisação de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois? 

Fabiola Beni: Creio que existem caminhos que são estudados previamente e aplicado depois, junto de intuição, feeling musical.

28) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Fabiola Beni: Não tenho esse conhecimento.

29) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical? 

Fabiola Beni: Não tenho esse conhecimento.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia do cenário musical brasileiro?

Fabiola Beni: Não sei opinar. 

31) RM: Qual a importância de espaço como SESC, Itaú Cultural, Caixa Cultural, Banco do Brasil Cultural para a música brasileira?

Fabiola Beni: Fundamentais para que existe dignidade a toda classe artística.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Fabiola Beni: Seguir gravando minhas canções, fazendo shows e tocando em frente a vida com minha violinha.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Fabiola Beni: (16) 99261 – 7284 | (16) 99705 – 6222

| [email protected]   

Instagram: https://www.instagram.com/fabiolabeni.oficial

Facebook: Fabiola Beni 

Fabiola Beni: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/6wIZljSSvZvnPu4NguByPP 

Canal: https://www.youtube.com/c/FabiolaBeni 

Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=GY4kvREiwkI&feature=youtu.be 

Fabiola Beni – Além das nuvens (videoclipe): https://www.youtube.com/watch?v=mzyeAbIdU_E 

Playlist de canções: https://www.youtube.com/watch?v=VVEwCf3WF98&list=PL366cnixyc-tQpOQO6U_rDjm6GlTpzlmb

Playlist de show: https://www.youtube.com/watch?v=dDi8X_M2q7o&list=PL366cnixyc-twl9Ok89QyQ-4VpjkWvetV

 


Compartilhe conhecimento

Comments · 2

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.