More Edson Montenegro »"/>More Edson Montenegro »" /> Edson Montenegro - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Edson Montenegro

edson montenegro
edson montenegro
Compartilhe conhecimento

 

Edson Montenegro chama atenção do ouvinte mais sonolento e disperso por ter uma Voz privilegiada e saber usá-la tecnicamente.

Edson um carioca de voz de barítono promissora não queria ser conhecido somente pela bela VOZ e fez aulas de teatro para melhor sua performance no palco. Ele começou a sobreviver com VOZ como cantor de músicas publicitárias, colocando a sua voz a serviço de discos de outros cantores, locução de programas de Rádio e apresentador de TV e atuo em peças de teatro em São Paulo e novelas no SBT (personagem do taxista Antonio Alves), na novela Chica da Silva na TV Manchete e na minissérie Global: “Dona Flor e seus Dois Maridos” e ficou conhecido como apresentador dos Programas Tele Curso 2000 e de Cinema de Curta Metragem: Zoom pela TV Cultura de São Paulo.

Esse multimídia trabalha a quinze anos em São Paulo e lança seu primeiro CD que leva seu nome, nas 13 canções do disco que vão da MPB pop ao Reggae, Soul, Bossa Nova e baladas românticas, 9 músicas são inéditas e 4 são regravações. Com a voz e técnica que unida à sonoridade leve, relaxante dentro de uma atmosfera de amor o seu álbum quebrou o protocolo óbvio de colocar uma bela voz a serviços dos eternos sucessos.

Ele abre espaço para novos compositores talentosos. O disco tem a alma do Edson falando dos momentos do amor: Solidão, Novo amor, Tranqüilidade e Tempestade do Amor e Saudades. O encarte CD simboliza a paz e tranqüilidade no tom azul. Edson Montenegro faz com competência os desafios que encara.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Edson Montenegro para a www.ritmomelodia.mus.br , entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 09\2002:

01) Ritmo Melodia: Fale da sua iniciação musical.

Edson Montenegro: Fui iniciado na música em casa pela minha mãe, cantora de um Coral Evangélico. Depois fui para uma escola de música aonde estudei um pouco de Violão, Piano e Canto que foi o que mais me identifiquei, e estou cantor até agora.

02) RM: Você sempre se destacou pela voz?

Edson Montenegro: Bem aos 12 anos de idade, eu mudei de voz, e me tornei um adolescente que chamava atenção pela voz que tinha. Então começaram a me chamar na escola para ler e declamar poesia e até cantar. Hoje se não estou cantando estou falando. Sempre a palavra em levada pela minha Voz.

03) RM: Qual a sua cidade natal?

Edson Montenegro: Nasci no dia 28.10.1957 no Rio de Janeiro, sou carioca da gema do ovo, filho de nordestinos e tenho São Paulo dentro do coração. Estou vivendo aqui desde 1979.

04) RM: Quando você começou a sua carreira profissional?

Edson Montenegro: Foi aqui em São Paulo em 1984 num concurso de TV chamado Novos Talentos. Eu ganhei o concurso como locutor noticiarista, mas fiquei cantando música publicitária e backing vocal para discos de música popular até a chegada do convite para o meu disco de estréia.

05) RM: Comente as músicas inéditas e regravações do seu primeiro CD?

Edson Montenegro: Selecionar músicas para um trabalho é o mais difícil numa produção. Foi muito gratificante regravar a música do Humberto Teixeira, “Dono Dos Teus Óio”, até porque deu um tom de requinte muito grande ao trabalho, mas também gosto muito de cantar esta canção. O mesmo acontece com a música do e Guarabyra e do Lenine que gosto tanto de ouvir. O bom de gravar uma música inédita, é que ninguém teve o registro dela antes, então não há: comparações, expectativas, é tudo de bom, um verdadeiro desafio.

06) RM: Então esse CD vem da alma?

Edson Montenegro: Da alma, do fundo do coração. Se eu ouvisse esse disco mesmo não conhecendo nada do cantor, e diria: ”é um apaixonado pela vida”.

07) RM: Qual música do álbum está sendo a preferida do público?

Edson Montenegro: Disparada a música “Jangada”, que também é a música de trabalho e a do Clipe. Além de ser um reggae, tem uma poesia de esperança, o que em minha opinião, é muito importante. Na Jangada tem lugar pra todo mundo.

08) RM: É por esse motivo que ela é tema do clipe?

Edson Montenegro: Não foi uma coisa planejada, mas depois de pronta ficou unânime pra quem ouviu. É música leve, gostosa e cheia de boas intenções.

09) RM: Fale de sua experiência como ator?

Edson Montenegro: Logo no início da carreira, senti necessidade de melhorar minha cena. Então encontrei a doce Miriam Muniz professora e atriz atuante. Ela dava um curso de interpretação para cantores. Nunca mais parei de atuar, inclusive quando estou cantando. Depois fui aluno no curso do diretor Antunes Filho (fiquei 1 ano no CPT -Centro de Pesquisa Teatral), e outros diretores. Então vieram as novelas e por fim o ZOOM, programa da TV Cultura, onde sou também apresentador.

10) RM: Comente sobre o cenário musical brasileiro?

Edson Montenegro: Alguém que está chegando como eu, não está apto para analisar ou criticar, mas tem os olhos voltados para o crescimento do seu trabalho. O mercado brasileiro é espaço para todos, até porque são milhares de ouvidos e gostos diferentes. Então, estou procurando as pessoas que gostem ou já gostaram do meu trabalho.

11) RM: Quais os cantores e bandas que você destacaria no cenário brasileiro hoje?

Edson Montenegro: Gosto muito de Lenine, motivo que me levou a gravar uma música dele. Gosto trabalho do Djavan, Gilberto Gil, Lulu Santos, Cidade Negra, do Natiruts.

12) RM: Qual é a receptividade do público ao trabalho do Edson Montenegro como interprete?

Edson Montenegro: Eles são poucos, mas sinceros e alguns já voltaram a outros shows que tive depois do lançamento do disco. Agora é ter humildade pra tudo, inclusive para aprender. Quero agradecer a oportunidade dada pela revista Ritmo Melodia e a você Antonio Carlos por esta entrevista. Até a próxima.

 


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.