Edson Montenegro chama atenção do ouvinte mais sonolento e disperso por ter uma Voz privilegiada e saber usá-la tecnicamente.
Edson um carioca de voz de barítono promissora não queria ser conhecido somente pela bela VOZ e fez aulas de teatro para melhor sua performance no palco. Ele começou a sobreviver com VOZ como cantor de músicas publicitárias, colocando a sua voz a serviço de discos de outros cantores, locução de programas de Rádio e apresentador de TV e atuo em peças de teatro em São Paulo e novelas no SBT (personagem do taxista Antonio Alves), na novela Chica da Silva na TV Manchete e na minissérie Global: “Dona Flor e seus Dois Maridos” e ficou conhecido como apresentador dos Programas Tele Curso 2000 e de Cinema de Curta Metragem: Zoom pela TV Cultura de São Paulo.
Esse multimídia trabalha a quinze anos em São Paulo e lança seu primeiro CD que leva seu nome, nas 13 canções do disco que vão da MPB pop ao Reggae, Soul, Bossa Nova e baladas românticas, 9 músicas são inéditas e 4 são regravações. Com a voz e técnica que unida à sonoridade leve, relaxante dentro de uma atmosfera de amor o seu álbum quebrou o protocolo óbvio de colocar uma bela voz a serviços dos eternos sucessos.
Ele abre espaço para novos compositores talentosos. O disco tem a alma do Edson falando dos momentos do amor: Solidão, Novo amor, Tranqüilidade e Tempestade do Amor e Saudades. O encarte CD simboliza a paz e tranqüilidade no tom azul. Edson Montenegro faz com competência os desafios que encara.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Edson Montenegro para a www.ritmomelodia.mus.br , entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 09\2002:
01) Ritmo Melodia: Fale da sua iniciação musical.
Edson Montenegro: Fui iniciado na música em casa pela minha mãe, cantora de um Coral Evangélico. Depois fui para uma escola de música aonde estudei um pouco de Violão, Piano e Canto que foi o que mais me identifiquei, e estou cantor até agora.
02) RM: Você sempre se destacou pela voz?
Edson Montenegro: Bem aos 12 anos de idade, eu mudei de voz, e me tornei um adolescente que chamava atenção pela voz que tinha. Então começaram a me chamar na escola para ler e declamar poesia e até cantar. Hoje se não estou cantando estou falando. Sempre a palavra em levada pela minha Voz.
03) RM: Qual a sua cidade natal?
Edson Montenegro: Nasci no dia 28.10.1957 no Rio de Janeiro, sou carioca da gema do ovo, filho de nordestinos e tenho São Paulo dentro do coração. Estou vivendo aqui desde 1979.
04) RM: Quando você começou a sua carreira profissional?
Edson Montenegro: Foi aqui em São Paulo em 1984 num concurso de TV chamado Novos Talentos. Eu ganhei o concurso como locutor noticiarista, mas fiquei cantando música publicitária e backing vocal para discos de música popular até a chegada do convite para o meu disco de estréia.
05) RM: Comente as músicas inéditas e regravações do seu primeiro CD?
Edson Montenegro: Selecionar músicas para um trabalho é o mais difícil numa produção. Foi muito gratificante regravar a música do Humberto Teixeira, “Dono Dos Teus Óio”, até porque deu um tom de requinte muito grande ao trabalho, mas também gosto muito de cantar esta canção. O mesmo acontece com a música do Sá e Guarabyra e do Lenine que gosto tanto de ouvir. O bom de gravar uma música inédita, é que ninguém teve o registro dela antes, então não há: comparações, expectativas, é tudo de bom, um verdadeiro desafio.
06) RM: Então esse CD vem da alma?
Edson Montenegro: Da alma, do fundo do coração. Se eu ouvisse esse disco mesmo não conhecendo nada do cantor, e diria: ”é um apaixonado pela vida”.
07) RM: Qual música do álbum está sendo a preferida do público?
Edson Montenegro: Disparada a música “Jangada”, que também é a música de trabalho e a do Clipe. Além de ser um reggae, tem uma poesia de esperança, o que em minha opinião, é muito importante. Na Jangada tem lugar pra todo mundo.
08) RM: É por esse motivo que ela é tema do clipe?
Edson Montenegro: Não foi uma coisa planejada, mas depois de pronta ficou unânime pra quem ouviu. É música leve, gostosa e cheia de boas intenções.
09) RM: Fale de sua experiência como ator?
Edson Montenegro: Logo no início da carreira, senti necessidade de melhorar minha cena. Então encontrei a doce Miriam Muniz professora e atriz atuante. Ela dava um curso de interpretação para cantores. Nunca mais parei de atuar, inclusive quando estou cantando. Depois fui aluno no curso do diretor Antunes Filho (fiquei 1 ano no CPT -Centro de Pesquisa Teatral), e outros diretores. Então vieram as novelas e por fim o ZOOM, programa da TV Cultura, onde sou também apresentador.
10) RM: Comente sobre o cenário musical brasileiro?
Edson Montenegro: Alguém que está chegando como eu, não está apto para analisar ou criticar, mas tem os olhos voltados para o crescimento do seu trabalho. O mercado brasileiro é espaço para todos, até porque são milhares de ouvidos e gostos diferentes. Então, estou procurando as pessoas que gostem ou já gostaram do meu trabalho.
11) RM: Quais os cantores e bandas que você destacaria no cenário brasileiro hoje?
Edson Montenegro: Gosto muito de Lenine, motivo que me levou a gravar uma música dele. Gosto trabalho do Djavan, Gilberto Gil, Lulu Santos, Cidade Negra, do Natiruts.
12) RM: Qual é a receptividade do público ao trabalho do Edson Montenegro como interprete?
Edson Montenegro: Eles são poucos, mas sinceros e alguns já voltaram a outros shows que tive depois do lançamento do disco. Agora é ter humildade pra tudo, inclusive para aprender. Quero agradecer a oportunidade dada pela revista Ritmo Melodia e a você Antonio Carlos por esta entrevista. Até a próxima.
- Edson Montenegro, faleceu no dia 21 de março 2021 aos 63 anos, em decorrência da Covid-19. Ele estava internado em São Paulo.
- Ator de “Cidade de Deus”, Edson Montenegro, morre de covid: https://www.youtube.com/watch?v=2K8x_xFv83sAtor Edson Montenegro morre de covid-19 aos 63 anos: https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/ator-edson-montenegro-morre-de-covid-19-aos-63-anos,a8c6ced86e02d0b82090630daeed861d764mfrjb.html