O álbum “Cronologia”, do duo Gênesis, formado pelos talentosos percussionistas Thiago Lamattina e César Simão que lançaram nos serviços de streamings no dia 04 de agosto de 2023, um álbum que promete levar os ouvintes a uma emocionante viagem musical, explorando a rica evolução da percussão ao longo dos séculos.
“Cronologia” é um álbum que se destaca por sua abordagem cronológica, apresentando peças musicais que atravessam diferentes períodos da história da música. O repertório cuidadosamente selecionado começa com a composição de J. S. Bach, representando o século XVIII, e segue para o século XX com a obra de Minoru Miki. O duo, então, conduz o público para o século XXI, com a música de Alejandro Viñao, e encerra com os trabalhos de Ivan Trevino, dos anos de 2017 e 2019. Essa diversidade de estilos e épocas promete envolver e encantar os ouvintes.
O álbum do duo Gênesis é muito mais do que um registro musical; é uma celebração da percussão e sua evolução ao longo do tempo. Thiago Lamattina e César Simão convidam todos os amantes da música a embarcarem nessa viagem sonora única, repleta de ritmos, sons e emoções. Com seu trabalho independente e arrojado, o duo busca não apenas fomentar o interesse musical percussivo, mas também inspirar novas gerações de músicos, levando a linguagem percussiva a diferentes lugares e públicos. Os ouvintes podem vivenciar a riqueza e diversidade da percussão através do álbum “Cronologia”, uma experiência musical enriquecedora e inesquecível.
Thiago Lamattina, é um percussionista de destaque em sua carreira musical, com habilidades tanto na percussão popular, quanto erudita. Professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, e Faculdade Mozarteum, formado Bacharel em percussão pela Faculdade Cantareira e mestrando pela ECA-USP. Thiago traz consigo uma trajetória marcada por dedicação e paixão pela música desde os seus primeiros passos no mundo da percussão. Seu talento e habilidade se manifestam de forma brilhante nas apresentações e gravações do álbum “Cronologia”.
César Simão, iniciou sua jornada musical aos 11 anos de idade na Banda Marcial de Taboão da Serra – SP. Ao longo dos anos, ele aprimorou suas habilidades na percussão erudita, tendo estudado na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM), formou-se Bacharel em percussão pela Faculdade Cantareira e mais tarde na Universidade de Colônia (Alemanha). Sua dedicação o levou a ser professor no Instituto Baccarelli e culminou na conquista de uma vaga na prestigiada Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), onde exibe todo o seu talento ao lado de Thiago no palco do Theatro Municipal.
Segue abaixo entrevista exclusiva com César Simão e Thiago Lamattina do duo Gênesis para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 13.10.2023:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
César Simão: Nasci no dia 13/10/1988 em São Paulo – SP. Registrado como César Simão de Sousa.
Thiago Lamattina: Nasci no dia 17/06/1988 em Poá – SP. Registrado como Thiago Soares Lamattina.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
César Simão: Sempre assisti shows na TV, mas o primeiro contato mais próximo foi em uma banda marcial na cidade em que eu morava aos 11 anos de idade, fui assistir a um ensaio do grupo, foi de arrepiar!
Thiago Lamattina: O meu primeiro contato com a música foi na minha família, pois o meu pai já tocava percussão em bandas e fanfarras e logo me colocou com 5 anos de idade para aprender a tocar percussão.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
César Simão: Nunca fiz nada profissionalmente além da música. Estudei na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM), Bacharel em percussão pela Faculdade Cantareira e mais tarde na Universidade de Colônia (Alemanha).
Thiago Lamattina: Bacharelado em Percussão Sinfônica e sou mestrando pela ECA-USP. Também fiz diversos cursos voltados a percussão com profissionais renomados no Brasil e Europa.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
César Simão: Atualmente tenho acompanhado bastante o mexicano-americano Ivan Trevino, aqui no Brasil gosto muito do duo Desvio, além é claro, do pianista e compositor Felipe Senna que inclusive foi o produtor musical do meu álbum. Não diria que minhas influências anteriores deixaram de ter importância, mas sim que hoje tenho maturidade o suficiente pra ter minha identidade musical.
Thiago Lamattina: Tenho muitas influências e a primeira foi o meu pai. Umas das principais, foi a minha primeira professora de percussão erudita Elizabeth Del Grande.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
César Simão: Comecei minha carreira tocando em grupos jovens, orquestras, bandas, aprendi bastante e hoje toco na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Thiago Lamattina: Comecei com 5 anos de idade (1993), no meio das bandas e fanfarras, onde diversos grandes músicos de metais e percussão iniciam.
06) RM: Quantos CDs lançados?
César Simão: Em no dia 04 de agosto de 2023O lancei meu primeiro álbum “Cronologia”, com o duo Gênesis junto com meu amigo e também percussionista Thiago Lamattina.
Thiago Lamattina: Participei de alguns álbuns com a Orquestra Sinfônica da USP – Universidade São Paulo, OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outros, mas o álbum muito especial “Cronologia” com o duo Gênesis junto com o meu amigo César Simão.
07) RM: Como você define seu estilo musical?
César Simão: Erudito contemporâneo.
Thiago Lamattina: Erudito contemporâneo.
08) RM: Como é seu processo de compor?
César Simão: Não tenho nenhuma composição, mas estou começando a considerar a ideia.
09) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
César Simão: Só vejo prós: liberdade pra se expressar, fazer parcerias com quem você admira e gosta, ter novos contatos e principalmente saber um pouco de cada processo que integra o nosso trabalho.
10) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
César Simão: A internet ajuda muito no contato, na divulgação e no feedback acho que vilão seria o algoritmo.
Thiago Lamattina: Hoje em dia a internet ajuda bastante na divulgação do meu trabalho.
11) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
César Simão: Eu acho muito interessante o acesso ao home estúdio para a elaboração do trabalho, mas pode ser um pouco perigoso, as vezes a qualidade pode ser sacrificada e eu gosto de valorizar a área/especialidade de cada um.
Thiago Lamattina: Hoje em dia atuo muito pouco nessa área de gravação em estúdio.
12) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
César Simão: Na verdade essa questão é meio enigmática pra mim. Não penso em ser diferente penso em fazer coisas que eu gosto…
13) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?
César Simão: Lembro de uma vez que o maestro passou mal no meio do concerto (talvez por excesso de calor) e tivemos que acabar ali a apresentação, é um clima estranho quando acontece um imprevisto dessa magnitude, passado isso ele ficou bem ainda bem!
Thiago Lamattina: São várias situações inusitadas que aconteceram, como tocar na chuva, instrumento quebrar na hora do concerto, usar colher de pau como baqueta. Já são 18 anos de carreira profissional, muita coisa rolou (risos).
14) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
César Simão: Acho muito legal receber o reconhecimento, ser aplaudido, mas acho que a frustração é meio que constante sempre queremos fazer o melhor.
Thiago Lamattina: O que me deixa feliz é ver a nova geração quebrando tudo, os meus alunos evoluindo conseguindo trabalhos, etc… Agora não triste, mas preocupado com a falta de trabalho e respeito com os artistas.
15) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
César Simão: Não acredito em Dom musical, acredito em uma facilidade, uma pré-disposição, já vi algumas pessoas com essa facilidade se tornarem obsoletas.
Thiago Lamattina: que os seres humanos tenham algumas facilidades que pode até ser considerado como dom, mas se você não trabalhar duro e desenvolver será muito difícil ir longe com isso.
16) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
César Simão: Improvisação musical é uma criação independente de ser executada na hora ou registrada em partitura para futura execução.
17) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
César Simão: O improviso existe realmente, mas é claro que ele pode ter várias inspirações, nesse momento algumas influências podem ser escancaradas.
18) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
César Simão: Gosto de ser otimista e pensar positivo, mas sei que é muito difícil ter uma música tocando em uma rádio de grande audiência sem o pagamento do jabá.
19) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
César Simão: Alguns conselhos práticos: se esforce, seja paciente e tenha um plano, um objetivo.
Thiago Lamattina: É muito duro, difícil, mas se você levar a música com seriedade, respeito, não existe profissão melhor no mundo!
20) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
César Simão: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é limitada.
21) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
César Simão: Acho ótimo! A ideia de trabalhar com editais é muito interessante.
23) RM: Como surgiu o Duo Gênesis?
César Simão: O Gênesis é uma ideia que estava em stand-by desde sempre. Conheço o Thiago desde os 12 anos de idade, mas foi em 2020 durante a pandemia do covid-19 que firmamos esse projeto.
Thiago Lamattina: Eu conheço César Simão desde os meus 12 anos de idade e sempre estivemos juntos nos estudos e trabalhos. Hoje trabalhamos juntos no Theatro Municipal de São Paulo. Durante a pandemia do covid-19 (2020 a 2022) César teve a ideia de gravarmos juntos diversas obras para percussão e assim nasceu o Duo Gênesis.
24) RM: Como você analisa o cenário da música instrumental brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
César Simão: Tivemos um crescimento bem interessante na área de composição instrumental, inclusive no Theatro Municipal de São Paulo tivemos grandes estreias de compositores brasileiros. Particularmente gosto muito dos trabalhos do Felipe Senna, André Mehmari, Clarisse Assad.
Thiago Lamattina: O cenário da música instrumental brasileira está cada vez mais difícil com menos trabalhos, e muitas pessoas competentes.
25) RM: Você toca outro instrumento musical?
Thiago Lamattina: A percussão já exige muito com sua infinidade de instrumentos, posso dizer que brinco um pouco com o violão, ukulele, Flauta, mas profissionalmente somente a percussão, pois já é muita coisa! (risos).
26) RM: Quais as principais técnicas que o percussionista deve se dedicar?
César Simão: A técnica de duas baquetas é essencial para o percussionista, além disso se tratando de um músico de nível intermediário para avançado é esperado que use também técnicas para quatro baquetas (duas baquetas em cada mão).
Thiago Lamattina: O percussionista precisa logo no início dos seus estudos desenvolver a consciência corporal e coordenação motora. Após isso precisa trabalhar bastante as técnicas de 2 e 4 baquetas, Teoria Musical, Harmonia, pois tocamos também instrumentos melódicos e harmônicos, tais como Marimba, Vibrafone, Xilofone, Tímpanos.
27) RM: Quais os principais vícios técnicos ou falta de técnicas têm bateristas alunos e alguns profissionais?
César Simão: Eu particularmente não gosto quando o percussionista tem uma gesticulação que não está diretamente ligada, que não favorece a execução da música em si.
Thiago Lamattina: Não acredito que teria um problema específico, isso pode variar muito de pessoa pra pessoa.
28) RM: Quais são os percussionistas que você admira?
César Simão: Na atualidade tenho apreciado muito a maneira de tocar dos americanos Michael Burritt e Ivan Trevino. Pensando aqui mais próximo os percussionistas do Martelo Percussion estão fazendo um belo trabalho.
Thiago Lamattina: Muitos (risos): Elizabeth Del Grande l, Ricardo Righini, César Simão, Fernanda Kremer, Wieland Welzel, entre outros.
29) RM: Quais os instrumentos de percussões sinfônicas você toca?
César Simão: Toco todos eles: Marimba, Xilofone, Vibrafone, Caixa, Bumbo, Pratos, Gongos, Pandeiro, Tímpanos, etc. Na Orquestra Sinfônica Municipal o único que eu não toco são os tímpanos.
Thiago Lamattina: Existe uma vasta gama de instrumentos sinfônico, mas resumindo eu toco todos os instrumentos que estão na Orquestra Sinfônica e grupos de câmara.
30) RM: Quais os prós e contras de tocar percussões em Orquestra?
César Simão: Eu gosto muito de tocar em orquestra, é super interessante trabalhar com grupos grandes e instrumentos tão diferentes do meu, mas as vezes isso, essa estrutura grande, pode deixar o trabalho artístico de uma maneira que a gente não imaginava.
Thiago Lamattina: Sou apaixonado pelo o que eu faço e acredito que só tenham prós, mas considerando um “contra” poderia ser a grande dificuldade em estar sempre em dia tecnicamente.
31) RM: Quais grupos você que já participou?
César Simão: Participei dos chamados “Grupos Jovens” que são orquestra e ou bandas sinfônicas para estudantes de música, em São Paulo e Atibaia. Fiz parte da Banda Sinfônica de Cubatão, Sinfônica Heliópolis e participei como convidado em várias outras orquestras.
Thiago Lamattina: Já toquei com vários artistas como: Leila Pinheiro, Luiz Melodia, Toquinho, entre outros. E também em grandes Orquestras como: OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira e hoje atuo na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.
32) RM: Quais os prós e contras de ser percussionista freelancer acompanhando artista ou grupo?
César Simão: Depende muito de cada situação, mas normalmente quando se é “visita” é mais difícil se soltar, e se for algum grupo que você nunca tocou e não conhece os músicos é mais complicado de equilibrar gosto, interpretação e som.
Thiago Lamattina: Os prós seria a experiência e vivência, contatos com várias pessoas e contra seria a falta de estabilidade financeira.
33) RM: Quais os prós e contras de ser músico de estúdio de gravação?
César Simão: Pra mim o equilíbrio é essencial. Gravar é muito legal, mas o ao vivo não tem como ser substituído.
Thiago Lamattina: Hoje em dia atuo muito pouco nessa área de gravação em estúdio.
34) RM: Apresente seu método para o ensino de percussionista?
César Simão: O desenvolvimento técnico é a base de tudo, gosto de começar trabalhando técnica de caixa e xilofone (todos com duas baquetas) e aos poucos introduzir leituras para aplicar a técnica. Depois de um tempo nesse trabalho o tímpano é apresentado ao aluno e só depois ensino as técnicas de quatro baquetas.
35) RM: Quais os seus projetos futuros?
César Simão: Quero gravar alguns singles e já estamos trabalhando em um repertório totalmente nacional para o meu duo.
Thiago Lamattina: Continuar produzindo bastante com o duo Gênesis, tocar muito em Orquestras, pois gosto muito. E continuar o meu trabalho de professor na Escola Municipal de Música de São Paulo e concluir meu Mestrado e continuar a minha pesquisa e tentar um doutorado, seria ótimo, quem sabe!
36) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
César Simão: https://www.instagram.com/cesar_simao
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Thiago Lamattina: https://www.instagram.com/thiago.lamattina
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Informações para Imprensa:
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Marcelo Guaré | (11) 99131 – 8322 | [email protected]
Erika Digon | (11) 99953 – 1048 | [email protected]
Canal de César Simão: https://www.youtube.com/@cesarsimao5305
Chaconne – Duo Gênesis: https://www.youtube.com/watch?v=lR2-HLSBCxM
Crossroads – Duo Gênesis: https://www.youtube.com/watch?v=b2Btvc3iMew
Khan Variations – Duo Gênesis: https://www.youtube.com/watch?v=caGKy302raU
Marimba Spiritual – Duo Gênesis: https://www.youtube.com/watch?v=CSZ_mzQxbvA
Immigrant Song – Duo Gênesis: https://www.youtube.com/watch?v=Z7rLfuhcajU
Invenção 1 – Johann S. Bach: https://www.youtube.com/watch?v=gH_ai9YaEgI
ESTUDO 5 – Gordon Stout: https://www.youtube.com/watch?v=AUta7X6WT68
Heitor Villa Lobos – Choros 1 – Introdução: https://www.youtube.com/watch?v=J-dTpX0fhto
HOMBRE D`AOÛT: https://www.youtube.com/watch?v=-k-rXyAdgms
Trepak – Tschaikowski: https://www.youtube.com/watch?v=SsRm4ULd4ro
Masterclass de Percussão, César Simão, 03.11.2020: https://www.youtube.com/watch?v=CsOnNZ5dXAU
Playlist César Simão: https://www.youtube.com/watch?v=nNAxTAk5Aq0&list=PL3n9rkLP-sFzOXeob2yVAjdLfklDZUBp9
Canal Thiago Lamattina: https://www.youtube.com/@lamattinapercussao
“Unka” – Fernando Iazzetta. Grupo de Percussão da EMM-SP: https://www.youtube.com/watch?v=qt8cstlJgKA
Ânfora para piano, vibrafone e cordas de Villani Côrtes: https://www.youtube.com/watch?v=Iw_FqdVF6TQ
Invenção IV – J.S.Bach: https://www.youtube.com/watch?v=l84cck8sjT8