O cantor, compositor, tecladista, violonista e produtor cultural Cremutcho iniciou sua atuação musical desde 1996. Tocou teclado em diversas bandas de vários estilos, destacou-se na banda Nação Regueira como compositor, backing vocal e tecladista durante 24 anos.
Dividiu palcos com grandes nomes da música em shows e festivais pelo Brasil: O rappa, Cassia Eller, Natiruts, Tribo de Jah, Paralamas do Sucesso, Titãs etc. Essas foram algumas das bandas que o Cremutcho teve a honra de tocar no mesmo palco.
Cremutcho se dedica à sua carreira solo tocando um som bem eclético com sua banda Souleve, Vozes de Bernô administrador da página Divulga Reggae, além de produzir novos artistas com a sua produtora “Cremas Produções”. Cremutcho segue desde 1996 na carreira musical com muita energia e musicalidade na veia!
Segue abaixo entrevista exclusiva com Cremutcho para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 17/10/2025:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Cremutcho: Nasci no dia 20/09/1979 São Paulo, mas fui registrado com um mês de vida em Patos na Paraíba como Clemilson Oliveira Martins.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Cremutcho: Desde 1991, quando comecei a tocar órgão e teclado como autodidata. Ligava a rádio e ia tentando acompanhar as músicas por recepção de ouvido.
03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Cremutcho: Sou tecladista, violonista, cantor, compositor e produtor cultural.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Cremutcho: Desde pequeno eu ouço música boa, da MPB ao Forró Pé de Serra, do Rock ao Blues, do Samba rock ao Reggae… etc.
05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira profissional?
Cremutcho: Comecei em 1996 com minha primeira banda de colégio “Belos e malditos” no festival do Colégio Eulália Silva em São Paulo na zona Sul.
06) RM: Quantos álbuns lançados?
Cremutcho: Com a banda Nação Regueira foram dois álbuns e várias músicas em coletâneas e na carreira solo lancei dois álbuns.
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Cremutcho: Meu estilo é bem eclético, World music. Mas, me destaquei com a banda Nação Regueira como tecladista, compositor e cantor tocando Reggae, durante uns 23 anos.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Cremutcho: Estudei técnica vocal com o professor Thiago Rinnaldi em São Bernardo dos Campos.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Cremutcho: Estudar técnica vocal o cantor consegue cantar com sua voz natural e aprende a usar a respiração certa, entre outros benefícios.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Cremutcho: Tim Maia, Edson Gomes, Zé Ramalho, Fauzi Beydoun, Elis Regina, Elba Ramalho, Rita Lee.
Cremutcho: Gringos: Bob Marley, ALL Green, Peter Torsh, Gregory Isaacs, Tina Turne, Amy Winehouse.
11) RM: Como é o seu processo de compor?
Cremutcho: Geralmente pego temas cotidianos, histórias de outras pessoas e minhas vivências e experiências também.
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Cremutcho: Carlinhos Nação (banda Nação Regueira) fizemos muitas músicas juntos. E com Andreadjo temos canções em parceria.
13) RM: Quem já gravou as suas músicas?
Cremutcho: Banda Nação Regueira e Andreadjo.
14) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Cremutcho: Prós: Ser seu próprio patrão. Contras: Se fizer com amor e alma não existirá contras.
15) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Cremutcho: Hoje em dia temos as redes sociais que ajudam muito em termos de divulgação e estratégias. Eu geralmente tenho uma equipe que me ajuda e ajudam outros artistas, através da minha produtora Cremas Produções.
16) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?
Cremutcho: Criei a minha própria produtora Cremas Produções, juntamente com uma equipe que me auxilia em determinados evento.
17) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?
Cremutcho: A internet é muito mais rápida hoje em dia. Eu evito mostrar a minha vida pessoal, pois, no passado me prejudicava bastante. Hoje em dia só procuro divulgar o meu trabalho, ás vezes solto uns memes (risos).
18) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Cremutcho: Acredito que o home estúdio só tem vantagens, principalmente para quem não tem dinheiro para gravar em estúdio com músicos tocando. A tecnologia ajuda muito nas produções, eu mesmo já gravei em home estúdio, estúdio profissional etc. Mas, ainda prefiro estúdio profissional com uma direção artística.
19) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Cremutcho: Invisto nas redes sociais com links patrocinados, pois, a realidade virtual hoje é de tudo muito rápido. Estou me adequando a esse processo.
21) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?
Cremutcho: Fauzi Beydoun da Tribo de Jah, Milton Nascimento, Zé Ramalho, entre outros. Exemplo de profissionalismo e referências como pessoas e artistas.
22) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado e etc)?
Cremutcho: Nos meus 29 anos de estrada (desde 1996) aconteceram tudo citado na pergunta e mais um pouco (risos) se não tivessem essas situações inusitadas não teriam graça e eu não continuaria até hoje. Cada evento e shows são provas de fogo.
23) RM: O que te deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Cremutcho: Feliz: quando entrego o meu show ou evento. Triste: quando não consigo entregar o meu melhor. Dentro das minhas limitações é claro.
24) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Cremutcho: As redes sociais hoje em dia dão mais audiência do que rádios. O jabá sempre existiu nas rádios, e eu acredito que investir em redes sociais e plataformas digitais a música consegue atingir públicos do mundo inteiro.
25) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Cremutcho: Acreditar, não ter medo, estudar e principalmente fazer com ALMA e VERDADE! Uma hora vinga.
26) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Cremutcho: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é pagou, tocou! Voltando ao velho jabá das rádios (risos), ele está em todas as mídias. O mercado é assim. Mas, a cena alternativa tem um público incrível também, onde artistas e seus coletivos fazem seus próprios eventos e mantém viva a cena.
27) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Cremutcho: A maioria são através de Editais e leis de incentivo a cultura. Tem que se inscrever! Pois, é um direito nosso.
28) RM: Como você analisa o cenário do reggae no Brasil. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Cremutcho: O cenário Reggae no Brasil está bem diferente de anos atrás. Bandas como: Ponto de Equilíbrio, Tribo de Jah, Édson Gomes, Planta & Raiz, Maskavo, Mato Seco, SINE Calmon entre outras consideradas velhas, ainda continuam tocando. O problema é que a nova geração não consomem mais o “Puro reggae” igual antigamente. Existem bandas e artistas novos que misturam o reggae com outros estilos, eu particularmente acho legal. Essa renovação é normal em todos os gêneros. Nunca vai morrer!
29) RM: Você é Rastafári?
Cremutcho: Não. Mas, respeito a cultura Rasta.
30) RM: Alguns adeptos da religião Rastafári afirmam que só eles fazem o reggae verdadeiro. Como você analisa tal afirmação?
Cremutcho: Pra fazer um Reggae verdadeiro não precisa ser Rasta! O reggae é consciência e Resistência. O Reggae preza a paz, amor e igualdade!
31) RM: Na sua opinião quais os motivos da cena reggae no Brasil não ter o mesmo prestígio que tem na Europa, nos EUA e no exterior em geral?
Cremutcho: O Brasil vive de modismos em todos os sentidos. Lá fora eles prezam pela originalidade e valorizam mais a cultura Reggae e suas vertentes. Apesar que aqui no Brasil ainda existam pessoas que valorizam a cultura Reggae e mantém viva a chama. Inclusive eu sou administrador da página @divulgareggae_ onde divulgamos tudo sobre o Reggae e suas vertentes de GRAÇA.
32) RM: Quais os pros e contras de se apresentar com o formato Sound System?
Cremutcho: Eu particularmente adoro cantar com o meu amigo DJ Zambol em eventos Sound System. Não vejo problema algum.
33) RM: Quais as diferenças de se apresentar com banda em relação ao formato com Sound System?
Cremutcho: Com banda existe a magia dos músicos e instrumentistas, no Sound system existe a magia do DJ e operadores de mesa de som soltando os Delays e efeitos psicodélicos no Reggae. Eu curto os dois formatos de apresentações.
34) RM: Como você analisa a relação que se faz do reggae e o uso da maconha?
Cremutcho: Puro preconceito, Regueiro = Maconheiro. Pura ignorância da maioria das sociedade que não conhece realmente a cultura Reggae e Rastafari.
35) RM: Como você analisa a relação que se faz do reggae com a cultura Rastafári?
Cremutcho: O Rastafarianismo se uniu ao Reggae juntamente com o ritmo Nayabing dos seus tambores e através do Bob Marley foi mostrado ao mundo. O ritmo Reggae e os Rastafaris hoje são unificados. Porém, o Reggae (estilo musical) tem suas vertentes, o Dub, Ragga, Dance Hall, etc…
36) RM: Quais os seus projetos futuros?
Cremutcho: Continuar trilhando a minha carreira Musical e produzindo novos artistas como produtor cultural.
37) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Cremutcho: (11) 98984 – 1123 | [email protected] | https://www.instagram.com/cremutchocantor
Canal: https://youtube.com/@cremasproducoes3837