More IGOR GNOMO LEVA A FORÇA DA GUITARRA NORDESTINA AO PALCO DO SESC CONSOLAÇÃO »"/>More IGOR GNOMO LEVA A FORÇA DA GUITARRA NORDESTINA AO PALCO DO SESC CONSOLAÇÃO »" /> IGOR GNOMO LEVA A FORÇA DA GUITARRA NORDESTINA AO PALCO DO SESC CONSOLAÇÃO - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

IGOR GNOMO LEVA A FORÇA DA GUITARRA NORDESTINA AO PALCO DO SESC CONSOLAÇÃO

Compartilhe conhecimento

Apresentação integra o Instrumental SESC Brasil, antes de turnê na Europa

 O guitarrista e compositor Igor Gnomo (https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/igor-gnomo) sobe ao palco do SESC Consolação, no dia 21 de abril de 2025, às 19 horas, dentro da programação do Instrumental SESC Brasil, para apresentar seu universo autoral na música instrumental brasileira. Nascido em Paulo Afonso (BA), Gnomo une influências do jazz e do rock com a riqueza rítmica da música nordestina — baião, ijexá, maracatu — e elementos das matrizes africanas, tudo costurado por uma linguagem moderna e profundamente enraizada na cultura do Sertão e do Rio São Francisco.

Com um show vibrante, enérgico e cheio de identidade, Igor apresenta uma celebração da musicalidade nordestina em diálogo com o mundo, reunindo composições de seus três álbuns, “Alquimia Trilhos Poesia” (2014), “Formiga Preta” (2021) e do recente EP “Revival” (2024). No repertório, também aparecem releituras de artistas como Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil e Chico Science, sempre com arranjos arrojados e improvisações marcantes.

Ao lado de Igor, sobem ao palco três músicos nordestinos que compartilham da mesma busca por uma sonoridade original: Gildo Madeira (percussão), com forte influência da música africana e uso de instrumentos eletrônicos e recicláveis, aliando arte e sustentabilidade; André Jumper (baixo), que combina jazz setentista e rock progressivo e Thiago Reuel (bateria e produção musical), conhecido por sua técnica refinada e pela atuação ao lado de grandes nomes da música brasileira.

Ainda no mês de abril, Igor apresenta esse espetáculo por cidades paulistas como Presidente Prudente (19/04, no SESC Thermas) e Jundiaí (27/04, no SESC). Em maio, o artista segue para a Europa com shows na Espanha — CCNAVAS (08/05) e Instituto Guimarães Rosa (09/05), ambos em Barcelona; Assejazz, em Sevilla (11/05); e no Centro Cultural Casa de Vacas, no Parque El Retiro, em Madrid (18/05) — e também em Portugal, com show no Instituto Pernambuco, na cidade do Porto (16/05). O encerramento da turnê acontece em Salvador, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, no dia 27 de maio, às 20h.

A carreira de Igor Gnomo teve início em 2010, na cidade de Paulo Afonso (BA), com o propósito de difundir a música instrumental baiana. Desde então, o artista tem se apresentado em diversos palcos pelo Brasil e no exterior, sendo reconhecido e convidado por importantes nomes da música, como Armandinho Macedo, Luiz Carlini, Toninho Horta, Luiz Caldas, Gabriel O Pensador, Cainã Cavalcante, Bebê Kramer, entre outros. Sua obra reflete não apenas a simbiose entre jazz, rock e ritmos nordestinos, mas também carrega fortemente as influências do Sertão Nordestino e do Rio São Francisco, elementos presentes em seu trabalho autoral produzido na região ribeirinha do interior baiano. O reconhecimento veio também através do Prêmio Profissionais da Música (PPM) em 2023, nas categorias Melhor Artista Instrumental e Melhor Autor Instrumental.

Além de sua carreira como instrumentista, Igor é também idealizador do Bond Jazz Festival, o primeiro festival de jazz da região de Itaparica, fortalecendo a circulação e valorização da música instrumental independente no Brasil. É também educador com 14 anos de carreira dedicados à música instrumental. Seu som funde jazz e rock progressivo com ritmos nordestinos, como baião, maracatu, samba de roda e caboclinho, consolidando uma linguagem própria e contemporânea: o “Jazz Rock Nordeste”.

Igor tem levado sua música a palcos do Brasil e do exterior, incluindo turnês na Argentina e na Europa. Ao lado do grupo formado por André Jumper (baixo), Thiago Reuel (bateria) e Gildo Madeira (percussão), Igor já se apresentou em importantes festivais como o Rio Montreux Jazz, FIG, FIMUS Jazz, Macuca Jazz, Teatro Castro Alves, Circuito SESC, entre outros.

 SERVIÇO: IGOR GNOMO NO INSTRUMENTAL SESC BRASILhttps://www.sescsp.org.br/unidades/consolacao

Data e horário: dia 21 de abril, às 19 horas

Local: SESC Consolação – Teatro Anchieta – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo – SP

ENTRADA GRATUITA – retirada de ingressos a partir das 14 horas do dia 21/04

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA: Débora Venturini | Assessoria de Comunicação | (11) 98326.3851


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.