More Beto Marques »"/>More Beto Marques »" /> Beto Marques - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Beto Marques

Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor, violonista, guitarrista e odontólogo baiano Beto Marques começou a estudar piano e percepção musical aos nove anos de idade.

Em 1970 ingressou na Faculdade de Odontologia da UFBA – Universidade Federal da Bahia. No ano de 1974 transferiu-se para os Estados Unidos, morou um ano em Boston e estudou na New York Shool of Music. Em 1991 formou-se em Harmonia e Improvisação pela CIGAM (Ian Guest). Em 1963 integrou o conjunto Os Átomos, que fazia covers dos Beatles, Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicalismo, Rolling Stones.

No ano de 1975, já de volta dos Estados Unidos, fez sua primeira apresentação no “1º Festival Ecológico da Bahia”, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador – BA. Por essa época, integrou o grupo de violões Microtons, do professor e maestro suíço Walter Smetack e formou a banda Circo Fubá, com a qual se apresentou no ano seguinte, em 1976, no Solar do Unhão, atual MAM (Museu de Arte Moderna, de Salvador). Ainda em 1976, Lui Muritiba gravou “Maria, Maria” primeira composição de sua autoria gravada.

Mais tarde, Terezinha de Jesus interpretou em disco pela CBS “Amizade” e Elza Maria gravou “Casa de rainha” (Beto Marques / Papa Kid e Indiano) e “Bola de cristal” (Beto Marques / Luiz Melodia), esta última, regravada por Luiz Melodia no disco “Pintando o sete”. Logo depois Luiz Melodia no disco “14 quilates” interpretou “Morar no Rio” (Beto Marques). Outras duas composições de sua autoria, estas, em parceria com Armandinho Macedo, foram gravadas pelo Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar: “Salve Salvador” e “Carnaval de Salvador”. Amelinha gravou “Bahias” (Beto Marques / Paulinho Lima) e Beto Cauê interpretou “Balanço alto-astral”.

No ano de 1991 participou do show “Formandos da primavera”, ao lado de outros alunos da Escola de Música CIGAM.

Em 1999 gravou o álbum “3ª visão”, no qual interpretou “Estácio Holy Estácio” (Luiz Melodia), “Andar com fé” (Gilberto Gil) e “And i love her” (Lennon e McCartney) em versão para o reggae. Ainda neste disco incluiu várias composições de sua autoria: “Forrobodó”, “Esperar em vão”, versão para “Waiting in vain” (Bob Marley), “Rasta”, “Me siga” e “Vivi batucada”, esta última, com a participação do poeta Sergio Natureza no coro. Ainda neste disco regravou “Bahias”, parceria com Paulinho Lima.

Fez diversos shows em teatros e casas noturnas do Rio de Janeiro e Bahia (Teatro Castro Alves, Discoteca Spírito da Coisa, Hipódromo Up, Teatro da Gamboa, Pelourinho, Teatro Vila Velha, Ilha dos Pescadores, Duerê etc).

Em 2002, a convite do parceiro Luiz Melodia, fez algumas aberturas do show de Luiz Melodia no teatro Rival BR, no Rio de Janeiro. Sobre seu trabalho escreveu Luiz Melodia em seu release: “Posso dizer que já não falta em meu coração o amigo – parceiro, bom baiano Beto Marques, trazendo no tempo um caminho de livres canções da natureza, sentidas com o amor de uma vida que continua cantando”.

Em 2002, ao lado de Eliane Faria, Carlos Dafé, Lúcio Sherman, Marko Andrade, Rubens Cardoso, entre outros, participou da coletânea “Conexão carioca 3, produzida por Euclides Amaral e com apresentação do poeta e letrista Sergio Natureza, CD no qual interpretou “Me siga”, de sua autoria.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Beto Marques para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 21.08.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal? 

Beto Marques: Nasci no dia 22/09/1949 em Itapetinga – Bahia. Filho de Manoel Marques Macedo e Maria Rita de Souza Marques e registrado como Jackson Roberto de Sousa Marques.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Beto Marques: Escutando os programas de rádio.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Beto Marques: Comecei estudando Piano aos 9 anos de idade, mas não passou de dois semestres, pois a professora era uma freira (Irmã Mª Luiza) e foi morar em outra cidade e assim fiquei órfão e com saudades…

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Beto Marques: No final dos anos 50 e início dos anos 60 a música não tinha fronteira e escutava-se música nacional e internacional. Sempre gostei muito do ritmo e das melodias. Na nossa casa meu pai sempre dançava com a minha mãe (Maria Rita) depois do jantar.

Nessa época éramos três irmãos. Acompanhávamos dançando com a vassoura. Escutávamos músicas de Dorival Caymmi, Carmem Miranda, Nat King Cole, Românticos de Cuba, Perez prado. Esses foi o que veio agora na lembrança. Depois vieram o Rock de Elvis Presley e Companhia. João Gilberto e todos os músicos da Bossa Nova, em seguida The Beatles, The Rolling Stones e companhia. A Jovem Guarda, O Tropicalismo, Jimi Hendrix e Woodstock e por último o Reggae jamaicano.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Beto Marques: Nos anos 60 em Itapetinga – Bahia com a minha banda Os Átomos. Tocávamos em festas e chás dançante.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Beto Marques: Dois álbuns: Em 2020 o álbum “Tantra”. Em 2012 lancei o álbum – “Sambas Nova Bossa”.  Em 2010 o álbum Spiritual. Em 2006 lancei o álbum “Ritimolho”. Em 2011 lancei um DVD – Forró do Caribe gravado no Teatro Sesi SSA. Em 1999 lancei o álbum “3ª Visão”.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Beto Marques: Se tenho que me rotular: MPB, Música Popular considerando a antropofagia com o pop mundial.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Beto Marques: Sim.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Beto Marques: Agente define extensão, timbre, aquecimento…

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Beto Marques: Elis Regina, Mick Jagger, dentre muitos outros.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Beto Marques: Normalmente eu crio a melodia depois vem harmonização e letra. Quando eu gosto de uma letra, geralmente tenho que modificar, incluindo palavras pra alcançar a melodia.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Beto Marques: Eu não tenho muitos parceiros musicais, mas tenho algumas composições com: Luiz Melodia, Armandinho Macedo, Papa Kid. 

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Beto Marques: Os prós: Para realizar os projetos. Tem de arregaçar as mangas e partir pra cima. Contras: Enfrentar a burocracia e a complicação das propostas públicas e ou privadas.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Beto Marques: Pratico Yoga, Taichi e meditação. Estudo diário os instrumentos e técnica vocal. Ouvir boa música.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Beto Marques: Participar nas redes sociais com conteúdo interessante. Quando possível. Tocar com banda e no mínimo um trio. Gravação e distribuição nas plataformas digitais.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Beto Marques: A internet ajuda, pois todos são iguais nas redes sociais. O que pode ser considerado prejuízo é a dificuldade da remuneração pela execução das músicas nas plataformas digitais.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Beto Marques: Hoje se pode realizar uma gravação de música com baixo custo que antes era impossível nos grandes estúdios. A desvantagem ficou por conta da quantidade de músicas que são postadas diariamente que faz ser igual a uma procura de uma agulha no palheiro para apresentar ao ouvinte a minha música.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Beto Marques: Acho que a personalidade musical é fundamental.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Beto Marques: O cenário atual da Música Popular Brasileira é bem indefinido. Já citei acima algumas influências nas últimas décadas. Os maiores compositores permanecem com a sua obra imortalizada de Tom Jobim a Luiz Gonzaga. Não falo de artista em particular, mas o que atualmente se conhece como música Sertaneja não me agrada, aí acho que o estilo ficou mais pobre.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Beto Marques: Em 1976 estava ensaiando com uma super banda para inaugurar como Espaço Cultural de Salvador – BA, o Solar do Unhão atual MAM. O que aconteceu e foi um sucesso. Eu batizei essa banda de Circo Fubá. Mas nesse meio tempo ia ocorrer no Teatro ICBA, o show de Paulinho da Viola, então eu e outros compositores fomos pedir para fazer abertura do show, Paulinho concordou que tocássemos uma ou duas canções. Chegou a minha vez e eu não conseguia nem cantar nem tocar deu um branco. Sem entender, tentei outra música e nada. Uma grande frustração ou mesmo interrogação? Acho que esse foi o maior perrengue que já me ocorreu.

Lembrando, semanas depois estreava o Circo Fubá direção Deolindo Checucci e produção da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Beto Marques: Quando concluo uma composição fico feliz. A divulgação e as dificuldades encontradas entristecem.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Beto Marques: Acho que existe paixão pela música e quando você se enamora você parte pra conquista aí a estrada de cada um é diferente e única.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Beto Marques: Eu estudei no CIGAN – Rio de Janeiro e me graduei em Harmonia Funcional e Improvisação que tive como professor o guitarrista Nelson Faria.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Beto Marques: Acho que existe Improvisação, mas também existe estudo que facilita na hora H.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Beto Marques: É muita coisa para se praticar até o estudante dominar o estilo escolhido.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Beto Marques: Não tem contra ou você conhece ou não o Campo Harmônico.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Beto Marques: Hoje em dia eu nem sei se ainda existe jabá. O que eu sei é que programas de rádio está cada vez menos presente em minha vida como o orelhão ou telefone público.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Beto Marques: Não dou força porque sei das dificuldades.

29) RM: Festival de Música revela novos talento?

Beto Marques: Festival de Música pode revelar novos talentos.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Beto Marques: Acho que a assessoria jornalística ainda é responsável pelas matérias endereçadas a um evento e ou lançamento.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Beto Marques: Já realizei alguns eventos no Sesi por enquanto foi tudo bem. Os demais não conheço ou melhor nunca participei.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Beto Marques: Tenho um álbum finalizando e deve até o final do ano ficar pronto.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Beto Marques: (71) 99236 – 3222 | [email protected]

| https://www.instagram.com/BETOMARQUESBA

| https://www.facebook.com/betomarquesmusic

Canal: https://www.youtube.com/@BetoMarquesOficial 

Bola De Cristal (Beto Marques / Luiz Melodia): https://www.youtube.com/watch?v=dqcV3oP27mw

Tantra · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=0CbmW8V5Fj8 

Amigo Vento · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=Q0rnZwrNJnY 

Playlist do álbum Tantra: https://www.youtube.com/watch?v=Q0rnZwrNJnY&list=OLAK5uy_lcu5dhXONofKz5V6LBa4vD8C_NZp8sL44 

Perfume do Oriente (Beto Marques & Luiz Melodia): https://www.youtube.com/watch?v=6S3l0LV4cj8 

Vivi Batucada · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=eyko6w6OVa8 

Nova Bossa · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=ZMEG2d5nVuA 

Fonte da Sereia · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=Otj_pDiEITs 

BM Morar no Rio · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=MB9Dl0ZpkQY 

Principios Espirituais · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=ga9VBDv_34U 

Energia Reiki · Beto Marques: https://www.youtube.com/watch?v=Kg-sJzIFNwo


Compartilhe conhecimento

Comments · 2

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.