More Ras MC Léo Carlos »"/>More Ras MC Léo Carlos »" /> Ras MC Léo Carlos - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Ras MC Léo Carlos

Compartilhe conhecimento

O compositor, cantor, ativista baiano Ras Mc Léo Carlos, abraçou as belas-artes com a finalidade de dialogar com todos os segmentos das comunidades.

Politizando, profissionalizando e espiritualizando os envolvidos no projeto de vida em que acessibilidade é a força motriz da caminhada. E por uma questão de segurança, suprir as necessidades dos outros, elaborando debates, seminários encontros, formando parcerias e sempre usando a cultura; principalmente a música. Qualificando os poetas DUB poético fazendo apresentações nas instituições de ensino e promovendo festivais de música na comunidade, sala de liberdade no bairro da Paz, o palácio da música de Jah Jah. O gueto é o seu alvo, embora seja do gueto para o mundo, esta é sua história.

Ras Mc Léo Carlos ficou conhecido pelo seu vídeo de protesto: Violentamente pacífico, gravado na sua comunidade que fica no bairro da Paz em Salvador – BA. Ele se autointitula: empresário de si mesmo. Ele ressalta que não tem fãs, tem irmãos e irmãs, que comungam com os mesmos desejos de felicidade, de liberdade, igualdade e a revitalização do amor incondicional divino na busca deste alvo: a paz, pois a guerra não é a solução.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Ras Mc Léo Carlos para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 26.09.2022:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal? 

Ras MC Léo Carlos: Nasci no dia 11/05/60 em Salvador – BA. Registrado como Elienaldo Carrilho Magalhães de Deus. 

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música. 

Ras MC Léo Carlos: Foi em 1992 com o apoio do Ras Ciro Lima. 

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Ras MC Léo Carlos: Sou Autodidata em tudo na vida.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Ras Mc Léo Carlos:  Bob Marley & The Wailers, Black Uhuru, Pablo Moses, Lee “Scratch” Perry, Prince-Fary, Mutabaruka, Linton Kwesi Johnson, Steel Pulse, Joe Higgs, Meditation, The Congos, The Gladiatotrs, Jimmy Cliff, Hugh Mundell, Jacob Killer Miller, Rita Marley, Juddy Mowatt.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira profissional?

Ras MC Léo Carlos:  Comecei atuar na música em 1992 sendo convidado por Ras Ciro Lima, para uma apresentação no Centro Histórico de Salvador – BA.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Ras MC Léo Carlos:  Nenhum álbum lançado… Algumas músicas minhas foram lançadas em singles: “Homem místico”, “Dom de ser feliz”, “A paz do senhor”, “A solução é”, “Baseado na lei”, “Na babilônia é assim”.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Ras MC Léo Carlos:  DUB Wise Reggae, DUB-Poetry, Style Roots, Street Divine.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Ras MC Léo Carlos:  Não.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Ras MC Léo Carlos:  É muito importante está sempre se aprimorando nos estudos.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira? 

Ras MC Léo Carlos:  Malika Madremana, Dezarie, Reemah, Queen Ifrica, Queen Omega, Sade, Rita Marley, Jah9, Isa Dido, entre outras.

11) RM: Como é o seu processo de compor?

Ras MC Léo Carlos:  Revelação, Jah, Jah me dá uma frase, um verso, uma letra, e as bases das harmonias ou a música e letra nascem do nada, totalmente intuitivo.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Ras MC Léo Carlos:  Eu não tenho parceiros musicais.

13) RM: Quem já gravou as suas músicas?

Ras MC Léo Carlos:  Muitos anônimos, bandas que me acompanha. A minha música que mais é gravada é “Homem místico”, depois: “Dom de ser feliz”,

“A paz do senhor”, “A solução é”, “Baseado na lei”, “Na babilônia é assim”.

14) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Ras MC Léo Carlos:  São contras sempre: falta de recursos, de apoio, por você não ter o poder financeiro.

15) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Ras MC Léo Carlos:  No meu caso, eu assumo um trabalho libertário, humanitário, filantrópico e aberto à cooperação.

16) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Ras MC Léo Carlos:  Fraternidade e partilha. Vivendo da caridade para caridade, igual a Jesus Cristo quando andou na Terra: 1 coríntios 4: 32 ao 38 esta é a estratégia.

17) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Ras MC Léo Carlos:  A internet é uma ferramenta é de suma e vital importância para nós os pobres da periferia. E, sabendo lidar com sabedoria é a ponte para passar a mensagem libertária e a cura pela comunicação, ou seja, a palavra reta. No meu caso, a internet não me prejudica em nada.

18) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Ras MC Léo Carlos:  Só vejo vantagens com o uso do homem estúdio e para um bom administrador, o home estúdio transforma a dificuldade em facilidade e é um adianto para nós sermos empresários de nós mesmos.

19) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Ras MC Léo Carlos: Na minha história a estratégia é trabalhar, fazer o melhor e alcançamos as pessoas certa no momento certo.  Eu, não vivencio o business, não sou gigolô das belas artes sodomizando a cultura. Eu faço um trabalho de qualidade sem buscar o que capitalistas buscam. Eu procuro servir melhor…

20) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas duas últimas décadas? Quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Ras MC Léo Carlos: Avalio de maneira antissistema, valorizo todos, sabendo que a caminhada é estreita e toda obra, tem o lugar na história, é marcante para quem tem sentimento.

21) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Ras MC Léo Carlos: Todos são de suma importância, principalmente os que são pela cultura querendo os malotes para investir na construção de uma sociedade justa e de inclusão.

22) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)? 

Ras MC Léo Carlos: Sempre toquei para as comunidades e muitas vezes bancando financeiramente do meu bolso para fazer o espetáculo acontecer, pois as nossas comunidades precisam de entretenimento, lazer, cultura, educação. As nossas apresentações consistem em lucidamente preparar conscientemente nossos irmãos e irmãs. Quando fazemos algo, somos explorados, roubados, desvalorizados e praticamente pagamos para sermos excluídos.

23) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Ras MC Léo Carlos: O que deixa feliz é o resgate dos jovens e o que mais me entristece é a ganância, a competição, o estrelismo, o elitismo, a deformação e o mercenarismo.

24) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Ras MC Léo Carlos: Para o povo da periferia que faz música, só se for um milagre ter sua música tocando na grande mídia e mesmo pagando, os donos do poder não quer letras como as minhas e de outros periféricos conscientizando as pessoas. É proibido esclarecer a massa oprimida, não é útil nem rentável para a casta de poderosos.

25) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Ras MC Léo Carlos: Avante, saibam que tem bilhões de contras, mas siga em frente, creia no seu sonho, concretize, realize persevere…

26) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira? 

Ras MC Léo Carlos: Para o artista rentável, os empresários se esmeram, mas o interesse é alienar a massa, visando o lucro financeiro das bilheterias. A grande mídia não tem compromisso com a verdadeira cultura. A grande mídia e empresários investem no entretenimento e no lazer sem conteúdo…

27) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Ras MC Léo Carlos: Para mim estas instituições (SESC, SESI, Itaú Cultural, Caixa Cultural, Banco do Brasil) não contribuem em nada, desconheço os benefícios para os artistas da periferia.

28) RM: Como você analisa o cenário do reggae no Brasil. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Ras MC Léo Carlos: Não emito parecer destas lanças (artistas), pois não me detenho nas suas ideias.

29) RM: Alguns adeptos da religião Rastafári afirmam que só eles fazem o reggae verdadeiro. Como vocês analisam tal afirmação?

Ras MC Léo Carlos: Religião? não existe esta lança religião. Rastafári é viver para viver, as competições e rivalidades já denotam as fraudes. Verdadeiro é o Deus eterno e não afirmações presunçosas e cheias de intenções ruins…

30) RM: Na sua opinião quais os motivos da cena reggae no Brasil não ter o mesmo prestígio que tem na Europa, nos EUA e no exterior em geral?

Ras MC Léo Carlos: Os motivos é que poucos botam fé em si próprio e acham que a emancipação vem de fora (de outro país). Artistas estão sempre desunidos guerreando entre si. A maioria valoriza os cabeças caras e se sentem impotentes…

31) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Ras MC Léo Carlos: Você já meditou no Salmos 150:1-6 (Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes). Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor. Tudo que respira tem fôlego louvem ao senhor, é preciso dedicação, entrega, compromisso com a música estando harmonia…

32) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Ras MC Léo Carlos: Os festivais de música que participo servem de vitrine, intercâmbio, confraternização, visibilidade, revelação de talentos, é divino…

33) RM: Quais os prós e contras de se apresentar com o formato Sound System?

Ras MC Léo Carlos: Para quem domina o formato Sound System, tendo habilidades, é uma forma de simplificar uma apresentação que seria mais complexo com uma banda, por isso, eu vejo como adianto para os artistas da periferia…

34) RM: Quais as diferenças de se apresentar com banda em relação ao formato com Sound System?

Ras MC Léo Carlos: Apresentação com banda dar mais trabalho, preocupação, mais custo financeiro. O formato Sound System é mais de boa, se tem o feeling a apresentação do artista acontece de boa…

35) RM: Quais os seus projetos futuros?

Ras MC Léo Carlos: Trabalhar mantendo as atividades, a luta continua, o movimento, a acessibilidade para as crianças e os adolescentes, os jovens terem as belas artes sempre como prioridade…

36) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Ras MC Léo Carlos: (71) 98218 – 0258 | https://www.instagram.com/rasmcleocarlos

| https://www.facebook.com/rasleocarlos

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCUbigs7UA4jaEVLko5K10rA 

“Baseado na lei”: https://www.youtube.com/watch?v=cSrPpzqAJlg

 “A solução é” : https://www.youtube.com/watch?v=X9hMwLt7Hyg

 “Dom de ser feliz”: https://www.youtube.com/watch?v=biBVOcqg3Nw

 “A paz do senhor”: https://www.youtube.com/watch?v=YwipEGl7GTo

Homem Místico – Ras MC Léo Carlos e Alldeia: https://www.youtube.com/watch?v=FNX1wY8PEgY   

O Gueto – Futuro do Reggae/Luciano Roots participação Ras mc Léo Carlos: https://www.youtube.com/watch?v=G4qv81S_Jkc 

Carnaval com Ras MC Léo Carlos: https://www.youtube.com/watch?v=HzN9ed3PGfc 

Ras MC Léo Carlos – Labirinto Violentamente Pacífico: https://www.youtube.com/watch?v=BcKC6JWS-OE 

Ras MC Léo Carlos – Violentamente Pacífico (Na Íntegra): https://www.youtube.com/watch?v=zlaJBBBKkCA 

Papo Cabeça – Cultura Rastafari – Violentamente Pacifico por Ras Mc Leo Carlos: https://www.youtube.com/watch?v=_Q2i2q2Qvvg 

KEBRA NAGAST & RAS Mc LÉO CARLOS – Programa Soteropolis TVE-BA: https://www.youtube.com/watch?v=_Be7htQhUfI

Filosofia de Vida Rastafári: https://www.youtube.com/watch?v=PGr1t3LFsNU

DOCUMENTÁRIO SOUL RASTAFARI PARTE 1: https://www.youtube.com/watch?v=3FjKw0IT_Gs

DOCUMENTÁRIO SOUL RASTAFARI PARTE 2: https://www.youtube.com/watch?v=2MbjMqocgxE


Compartilhe conhecimento
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.