More Kátya Teixeira destaca o cancioneiro popular latino-americano »"/>More Kátya Teixeira destaca o cancioneiro popular latino-americano »" /> Kátya Teixeira destaca o cancioneiro popular latino-americano - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Kátya Teixeira destaca o cancioneiro popular latino-americano

Compartilhe conhecimento

Kátya Teixeira estreia o show “Acalantos”

Com recursos da Lei Aldir Blanc, o Ministério do Turismo, a Secretaria Especial da Cultura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam a cantora e compositora paulistana Kátya Teixeira com o espetáculo “Acalantos”.

O show inédito foi completamente desenhado com o anseio de acalentar a alma das pessoas nesse momento tão singular e inquietante no qual o mundo carece tanto de afeto.

As canções escolhidas buscam oferecer justamente um acolhimento para toda a família.

O repertório traz músicas inéditas como “No Arco da Madrugada” (Consuelo de Paula e Kátya Teixeira) e “Dorme, meu amor” (Kátya Teixeira e João Evangelista Rodrigues), além de composições de Luis Perequê, Luiz Vieira, Jean Garfunkel e Renato Consorte, Rosinha de Valença, bem como o clássico “Tristeza”, dos irmãos Nuñes, que ficou conhecido na voz de Mercedes Sosa, passando por sonoridades luso-brasileiras de cantigas tradicionais como “Senhora Santana” e “Dorme meu menino” e a “Canção de embalar” de Zeca Afonso. Há ainda “Toke na Mitã”, canção em guarani composta por Anabel Andrés e Jera Guarani.

A apresentação musical será entremeada por causos e as poesias de Luizinho Bastos e Luís Perequê na interpretação da convidada especial Nani Braun, contadora de histórias, arte-educadora, atriz e apresentadora de TV.

André Venegas, ator e músico integrante do grupo Barbatuques, assina a direção artística ao lado de Kátya Teixeira, com quem compartilha a cena tocando diversos instrumentos e com percussão vocal e corporal.

O show “Acalantos” será transmitido online no canal oficial da cantora Kátya Teixeira no Youtube (http://youtube.com/katyateixeirabr), com estreia em 19 de março de 2021.

Outras cinco apresentações virtuais serão transmitidas em portais de parceiros como o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques. As datas serão divulgadas pelas redes sociais da artista.

Arrullos, arrullos…
A ideia para esse contexto musical surgiu a partir do “Ciclo Arrullos – Churrinche”, da Patagônia, na Argentina, um encontro virtual que reuniu cantoras latino-americanas, do qual a paulistana Kátya Teixeira fez parte.

No evento online, que também contou com a participação especial de André Venegas, as artistas cantaram vários acalantos (arrullos) e, com isso, veio a inspiração para construir um espetáculo todo voltado para esse universo sonoro.

O público em cena

Esbanjando talento e carisma, Kátya Teixeira é conhecida por sempre estar acompanhada de sua fiel legião de fãs por onde quer que cante e adora bater papo com todos ao final das apresentações.

Por isso, mesmo com o espetáculo “Acalantos” sendo transmitido de maneira virtual, a cantora faz questão de manter o seu costumeiro contato com o público.

Ao vivo, a artista e seus convidados irão interagir com as pessoas, compartilhando curiosidades do processo de criação do espetáculo e a seleção das músicas, detalhes sobre os instrumentos utilizados, a percussão corporal e efeitos vocais e muito mais.

Obra de arte sonora

Em seu trabalho artístico, a paulistana Kátya Teixeira absorveu diversas influências da cultura popular, primeiramente de sua cidade natal.

Ao longo de seu caminhar musical, prestes a completar três décadas de carreira, foi colecionando mais referências, desta vez, vindas tanto do cancioneiro latino-americano como do luso-brasileiro.

No show, o público terá a oportunidade de se aprofundar um pouco mais nesse universo não somente pela parte vocal, mas também pelos instrumentos que integram a apresentação.

Em “Acalantos”, o cenário será todo montado com os próprios instrumentos que, por si só já são obras de arte. São peças artesanais confeccionadas em várias regiões do Brasil e do mundo.

No palco, Kátya Teixeira e André Venegas se revezam em flautas indígenas, apitos mapuche, caja coplera argentina, berimbau de boca, kalimbas africanas, violas de cocho e de cabaça, charango andino, rabecas, violões requinto e tercino, guitarra transpuesta, entre outros.

Saiba mais sobre Kátya Teixeira
https://linktr.ee/katyateixeira

Saiba mais sobre André Venegas
https://www.barbatuques.com.br/andre-venegas

Saiba mais sobre Nani Braun
http://nanibraun.blogspot.com/

>>> SERVIÇO
Kátya Teixeira no show “Acalantos”
Estreia virtual: 19 de março de 2021 – 21h
Transmissão no Youtube http://youtube.com/katyateixeirabr


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.