More ARAPY AGUASU – SINFONIA ENTRE DOIS MUNDOS »"/>More ARAPY AGUASU – SINFONIA ENTRE DOIS MUNDOS »" /> ARAPY AGUASU - SINFONIA ENTRE DOIS MUNDOS - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

ARAPY AGUASU – SINFONIA ENTRE DOIS MUNDOS

Compartilhe conhecimento

No próximo dia 16 de abril de 2025, a Orquestra Indígena se une músicos portugueses para uma apresentação especial que celebra o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. O concerto marca uma etapa fundamental no processo de criação colaborativa do espetáculo “Arapy Aguasu” que será levado em turnê por Portugal e Espanha no segundo semestre de 2025.

ARAPY AGUASU – SINFONIA ENTRE DOIS MUNDOS é uma criação musical entre Portugal e Brasil, idealizada por Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Madeira – Portugal) que envolve a Orquestra Indígena e músicos madeirenses, numa fusão da sonoridade portuguesa e indígena brasileira. O projeto inspira-se nas “Marés” e na “Mata”, aludindo às correntes marítimas que conectaram esses territórios e aos recursos naturais da Madeira e do Mato Grosso do Sul.

A apresentação é resultado de uma imersão artística, unindo tradições, sonoridades e histórias dos dois continentes. Essa vivência tem como foco a valorização da cultura ancestral e o diálogo entre diferentes linguagens musicais, promovendo uma experiência artística profunda e transformadora.

Este projeto ganha ainda maior pertinência no contexto da celebração do bicentenário do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, também conhecido como o Tratado do Rio de Janeiro (29 de agosto de 1825), entre Portugal e Brasil, um marco histórico significativo que será homenageado através das apresentações musicais para o público de ambos os países.

Este concerto será uma oportunidade rara de testemunhar o nascimento de uma obra que tem como fruto o encontro entre mundos distintos que se reconhecem na força da música como ponte entre os povos. A turnê internacional da Orquestra Indígena em Portugal e Espanha, prevista para agosto de 2025, contará com este espetáculo como peça central, reafirmando o protagonismo indígena na cena da música de concerto contemporânea.

Agenda de concertos:
Dia 16 de abril às 20H, Teatro Aracy Balabanian – Entrada Gratuita
Dia 31 de maio às 20H, Memorial da América Latina-SP.
De 20 a 31 de agosto 10 concertos na Ilha da Madeira e em Lisboa em Portugal
De 02 a 07 de setembro concertos em Barcelona na Espanha.
Realização: República Portuguesa | Ministério da Cultura – DGArtes, Governo Federal do
Brasil, Lei Rouanet e Fundação Ueze Elias Zahran.
Produção: ABM-Madeira (Portugal), Instituto Amigos do Coração (Brasil), Miradouro Cultural
(Portugal)

Apoio: Fundação de Cultura, SETESC, Governo de MS, Governo Regional da Madeira.


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.