Iniciativa é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e realizada pelo Instituto Poiesis; inscrições para seleção de propostas artísticas estão abertas até 14 de julho de 2025, acesse o site: https://site.poiesis.org.br/setores-de-atuacao/fluxo-sp-expressoes-em-movimento
São Paulo, julho de 2025 – Artistas, grupos e coletivos culturais interessados em integrar o projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento, que vai realizar 700 apresentações em espaços públicos de São Paulo, têm mais uma semana para fazerem suas inscrições no processo seletivo da iniciativa. Fluxo SP vai selecionar representantes de diferentes linguagens artísticas para promover uma programaçãocultural gratuita à população paulistana, com apresentações em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros municipais da capital. As inscrições estão abertas até 14/07 no site da Poiesis.
O projeto é da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com o Instituto Poiesis, viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com foco na pluralidade de expressões e no fortalecimento da cultura local.
Cada proponente pode inscrever até quatro propostas, com a possibilidade de ter uma selecionada e realizar até três apresentações. As comissões curatoriais também poderão sugerir colaborações entre artistas de diferentes regiões, incentivando novas criações e intercâmbios culturais.
As apresentações acontecem de agosto a novembro de 2025, com atividades que abrangem música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais e culturas tradicionais, promovendo o acesso à cultura em todos os territórios. As inscrições e mais informações estão disponíveis no site da Poiesis: www.poiesis.org.br e pelo link linktr.ee/fluxosp.oficial
Sobre FLUXO SP – EXPRESSÕES EM MOVIMENTO
Fluxo SP, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), é realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal. Até o final de 2025, o projeto promoverá 700 (setecentas) apresentações artísticas gratuitas, distribuídas por todas as regiões da cidade de São Paulo, com uma atuação consistente nos territórios periféricos e nas áreas com menor oferta cultural. As ações ocuparão equipamentos públicos como casas de cultura, centros culturais, teatros, bibliotecas e CEUs, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade. O Fluxo SP reúne uma ampla diversidade de expressões culturais e artísticas, contemplando as linguagens de Artes Visuais, Circo, Culturas Tradicionais, Dança, Literatura, Música e Teatro.
Sobre o Instituto Poiesis
Poiesis é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação do público em geral. A instituição tem o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento, fomentar a criação artística e intelectual, e promover difusão da língua e da literatura.
Assessoria de imprensa Fluxo SP: Agência Galo | [email protected]