More Vanessa Motta »"/>More Vanessa Motta »" /> Vanessa Motta - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Vanessa Motta

Compartilhe conhecimento

A cantora Vanessa Motta de Campinas – SP lançou seu primeiro trabalho autoral, trazendo emoção e a energia contagiante do samba.

Vanessa Motta, cantora de 30 anos está oficialmente dando seus primeiros passos no cenário musical com o lançamento de seu primeiro single, “Boba e Apaixonada”. A música faz parte do EP – A MÃE BANCA, que conta com cinco músicas, sendo quatro inéditas e uma regravação da cantora Lauana Prado. “Boba e Apaixonada” foi lançada no dia 19 de agosto 2024 e já está conquistando corações por onde passa.

A trajetória de Vanessa na música começou ainda na infância. “Tudo começou no colégio infantil, quando a professora Rosângela me escolheu para fazer o solo na cantata de Natal. Ali nasceu minha vontade de cantar. Desde pequena, amava solar nas cantatas e, mais tarde, cantava na igreja, até me tornar ministra de louvor na Igreja Batista”, relembra a cantora.

Para Vanessa, a música sempre foi uma forma de se conectar com o mundo e expressar suas emoções. “Música para mim é conexão e estado de espírito. Quando estou feliz, fico cantarolando, e quando estou triste, também. Admiro vários artistas, mas a conexão é sempre com a música que toca meu coração naquele determinado momento da minha vida”, revela.

A escolha do samba e do pagode como gêneros principais em sua carreira também tem raízes emocionais profundas. “Minha tia sempre gostou de samba e pagode, e eu tenho ótimas lembranças dela me ensinando a sambar quando eu tinha apenas quatro anos. Não sei se era pela alegria que o samba e pagode traziam ou pela diversão que vivíamos juntas, mas isso me marcou profundamente. Quero que quem ouça minha música sinta essa mesma alegria e amor, e que minhas músicas façam parte de algum momento especial na vida de alguém”, afirma Vanessa.

“Boba e Apaixonada” é uma composição de Mark, Bruninho Lino e Renan Costa, mas Vanessa conta que a conexão com a letra foi imediata. “Quando ouvi a música pela primeira vez, senti uma conexão enorme com a letra e disse: ‘É essa!’. Parecia que os compositores sabiam exatamente o que eu estava sentindo na época. Foi paixão à primeira ouvida”, comenta a cantora.

O clipe de “Boba e Apaixonada” foi gravado no Estúdio TS7 Produções, em Campinas, em formato audiovisual, e está sendo muito bem recebido pelo público. “Até o momento, só recebi comentários positivos. As pessoas estão se identificando muito com a música”, comemora Vanessa.

Entre curiosidades sobre sua personalidade, Vanessa se descreve como alguém extremamente emotiva. “Sou extremamente chorona, mas é segredo”, brinca. “Se eu ouço uma música que fala de traição, por exemplo, sofro como se a traída fosse eu. A música tem esse poder, faz a gente sentir o que a letra diz”, conclui.

Com esse lançamento, Vanessa Motta promete conquistar seu espaço no cenário do samba e pagode, trazendo não apenas melodias cativantes, mas também uma profunda conexão emocional em cada nota. O single “Boba e Apaixonada” já está disponível em todas as plataformas digitais, e o EP – A MÃE BANCA promete ser um sucesso entre os amantes do gênero.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Vanessa Motta para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 30.09.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Vanessa Motta: Nasci no dia 09/02/1994 em Campinas – SP. Registrada como Vanessa Scagliarini.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Vanessa Motta: Meu primeiro contato com a música foi no colégio quando a minha professora Rosângela me colocou para solar na cantata de Natal.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Vanessa Motta: Comecei a fazer nutrição, mas daí vi que não ia dar certo uma gordinha nutricionista e parei (risos).

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Vanessa Motta: Não tenho e nunca tive influências musicais, eu gosto de música, cada fase da minha vida foi uma música em específico que marcou. Eu vivo música desde sempre, se estou feliz ou triste vai me ver cantarolando. Os artistas do Pagode sempre esteve muito presente e enraizado em minha vida!

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Vanessa Motta: Eu sempre tentei fugir do meu destino com a música, mas a música sempre me encontrou, até que um grande amigo falou “Vanessa, por que você não começa a cantar mesmo, já que vive cantando o dia todo?” Aí falei “está bom! Vamos lá fazer o que eu sempre fugi (risos)”.

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Vanessa Motta: Estou com um EP – “A MÃE BANCA” produzido, porém estamos lançando em formato de single, o primeiro single Boba e Apaixonada lançado no dia 19/09/2024.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Vanessa Motta: Samba e Pagode, sou pagodeira desde que me conheço por gente.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Vanessa Motta: Sim, estudei técnica vocal e continuo estudando.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Vanessa Motta: Muito importante, é um aprimoramento diário.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Vanessa Motta: Eu admiro o trabalho de vários artistas do meio musical, porém o que me move realmente é a música, independente do artista que está cantando.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Vanessa Motta: Eu sempre gostei de escrever, é algo que me relaxa, eu gosto da sensação de passar o meu sentimento para o papel, daí que vem minhas composições, do que estou sentindo no momento.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Vanessa Motta: Meu principal parceiro de composição é o André Doro, gosto de mandar minhas músicas para ele, pois ele é crítico ao ponto de ser bem sincero sobre a letra.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Vanessa Motta: Prós: Tenho mais liberdade para desenvolver meu trabalho e realmente colocar a minha identidade. Contra: É trabalhar com uma equipe mais reduzida e as vezes acaba sobrecarregando as funções de cada um da equipe, pois até que o trabalho comece a andar da forma que tem que ser, temos que manter a contenção de gastos para fazer os investimentos corretos dentro da carreira.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Vanessa Motta: Fora do palco: Trabalho dentro das redes sociais realizando tráfego pago e orgânico, e divulgações em rádios por todo o Brasil, pois hoje vivemos grande parte no mundo digital, mas eu acredito que ter as minhas músicas tocando nas rádios é a consolidação do meu trabalho.

Dentro do palco: Um show bem-produzido com músicas autorais e um repertório cover de excelentíssima qualidade com músicas de artistas já consolidados no mercado. E com isso, trazendo o melhor do entretenimento musical para o meu público.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Vanessa Motta: Realização de eventos próprios e divulgação com rádios parceiras, com direito a sorteio de alguns prêmios para meus fãs.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Vanessa Motta: A internet ajuda na divulgação e expansão do meu trabalho, pois hoje, com o acesso à internet, as informações chegam muito mais rápido em cada canto do mundo. A princípio, a internet não tem me prejudicado em nada, graças a Deus.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Vanessa Motta: Na verdade não gosto de utilizar essa tecnologia de gravação.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Vanessa Motta: A conexão com os fãs que gostam do meu trabalho e procurar sempre ser eu mesma, meus fãs tem que me conhecer de verdade, com minha risada alta, meu jeito de ser e não maquiar uma artista que é diferente da Vanessa pessoal.

19) RM: Como você analisa o cenário do Samba e do Pagode. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Vanessa Motta: Nos últimos anos, na minha região, tiveram alguns grupos que se destacaram no meio musical, exemplo: Encontro de Batuqueiros e Grupo Presença. Eu não sou muito ligada a grupos ou artista em si, eu gosto de música, mesmo que aquele grupo/artista nem esteja mais ascensão, se eu ainda curto a música, eu continuo ouvindo.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Vanessa Motta: Até o momento não passei por situações assim ainda em relação a falta de estrutura, ou problemas técnicos, a única situação as vezes constrangedora são as cantadinhas sem graça (risos).

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Vanessa Motta: É difícil algo me deixar triste, eu sou uma pessoa muito alegre e sempre procuro ver o lado legal das coisas/situações, poder cantar músicas que tenho conexão e ver que as pessoas se identificam com a letra e com meu trabalho me deixa mega feliz. E esse é o propósito, fazer parte de algum momento específico na vida de alguém.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Vanessa Motta: O dom na verdade você já nasce com ele, é algo que flui naturalmente, sem esforço, você só aprimora as técnicas.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Vanessa Motta: A improvisação musical para mim é algo divertido, ser pego de surpresa é desafiador, mas quando você ama o que faz, as coisas acontecem naturalmente, seja improviso ou não.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Vanessa Motta: Não sei para os outros artistas, mas para mim, improviso é improviso, e saber lidar com isso é fundamental, até porque você nunca sabe quando vai precisar improvisar.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Vanessa Motta: Prós: São as pessoas conhecerem o artista do jeito que ele é. Contra: Os “brancos” que as vezes dá na mente (risos).

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Vanessa Motta: A harmonia garante o equilíbrio entre as notas, saber diferenciar isso e estar sempre estudando sobretudo em relação a música faz com que você aprimore cada vez mais seu trabalho. Então só vejo vantagens.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Vanessa Motta: Sim. Não só tocarão como já estão tocando.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Vanessa Motta: Se é seu sonho e é algo que você ama de verdade, mete a cara e vai, não se importe com os nãos ou com palavras negativas, pois tudo isso é necessário para você chegar ao seu objetivo. Se importa somente com o que Deus diz a respeito.

29) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Vanessa Motta: Infelizmente, a maioria, só se interessa por artistas consolidados no mercado, e poucos são os que dão créditos e oportunidades para os artistas que estão no início da carreira.

30) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Vanessa Motta: É um projeto incrível, pois dá oportunidade para artistas, músicos talentosos e que amam mostrar sua arte.

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

Vanessa Motta: Tenho vários projetos em mente, porém um deles é lançar um DVD em breve.

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Vanessa Motta: Contato do meu escritório V.M. (19) 99712-2379 |https://www.instagram.com/vanessa.mottaoficial

Giovana do Vale – Assessora de Imprensa – (11) 94512 – 1778| [email protected]

Carol Freitas Assessoria: Ana Carolina de Freitas – (11) 98110 – 6493| [email protected]

Canal: https://www.youtube.com/@vanessa.mottaoficial

Boba e Apaixonada: https://www.youtube.com/watch?v=cUp28h0e1is

Plataformas Digitais: https://offstep.link/623668498939


Compartilhe conhecimento

Comments · 3

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.