More Van Dantas »"/>More Van Dantas »" /> Van Dantas - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Van Dantas

Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor paraibano Van Dantas, autor dos sucessos em parceria com Cláudio Padilha: Meu tesão é você, Delírio de amor, Desejo gravada pela banda Magníficos e Desejo também gravada por Walkyria Santos.

Meu Vaqueiro (Robério Soares / Van Dantas) gravada pela banda Cavalo de Pau, Nas Ondas do Amor (Van Dantas / Robério Soares) gravada pela banda Mastruz Com Leite, Bem querer (Van Dantas) gravada pela banda Magníficos, Me leva (Van Dantas) gravada pela banda Capital do Sol, entre tantas outras bandas… Suas músicas foram gravadas também por artistas como: Frank Aguiar, Amazan, Amelinha, entre outros.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Van Dantas para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 19.04.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Van Dantas: Nasci no dia 14/01/1954 em João Pessoa – PB. Registrado como Vanildo Dantas Pereira. Filho de Antonia Dantas Pereira e de Eduardo Rodrigues Pereira.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Van Dantas: Meu primeiro contato foi com meus pais (Antonia Dantas Pereira e de Eduardo Rodrigues Pereira), minha mãe cantava e meu pai também além de tocar cavaquinho e pandeiro. Sempre vivi respirando música na infância, juventude etc. Hoje não saberia viver sem a música, pois ela faz parte de mim.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Van Dantas: Comecei estudar Violão Clássico, estudei Harmonia Funcional e parei, para me dedicar as composições. Cantei 10 anos em corais como: Universitário, Sesc, do Fisk e outros depois deixei. Minha formação acadêmica é em História, até para minhas composições foi de grande valia.

Componho vários ritmos. Já participei de grupos musicais no final dos anos 70 e começo dos anos 80 como The Tiges Man, The Gladest e entre outros. Hoje as vezes toco em condomínios, mas não com frequência, pois tenho uma outra profissão, como professor de História e Artes.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Van Dantas: The Beatles, Bee Gees, Vital Farias, Luiz Gonzaga, Djavan, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, Belchior. Os ritmos Jazz, Blue, Pop Rock, o Forró, a música clássica, João Bosco, Cazuza até hoje bebo nessas fontes.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Van Dantas: No final dos anos 70 comecei em João Pessoa – PB, participando de vários festivais de música, como também nos festivais de Guarabira – PB, de Campina Grande – PB, de Areias – PB, de Sapé – PB, de Cajazeiras – PB, etc.

Nos anos 90 enveredei para o cenário do Forró, tendo músicas gravadas que se tornaram sucessos nas bandas: Magníficos, Capital do Sol, Cavalo de Pau, Mastruz com Leite. Amelinha regravou “Meu Tesão é você” e Frank Aguiar, Duquinha, Banda Styllus, Banda Mel com Terra, Amazan, Forrozão Baby Som regravaram “Delírio de Amor”. Hoje componho Forró, mas também dou prioridade aos outros ritmos.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Van Dantas: Em 1998/99 lancei um álbum pela minha banda Delírio Tropical.

A minha banda Delírio Tropical fez um show junto com a banda Cavalo de Pau, nós demos neles um cacete musicalmente falando. Informaram o fato a Emmanuel Gurgel e ele disse iria criar cobra para morde-lo.

Minha banda fazia parte do grupo Somzoom, e ele queimou a minha banda, não deixou a banda fazer mais gravações, nem eu poderia sair da empresa, pois havia um vínculo contratual. Esse fato fez eu encerrar a banda, já estávamos sendo considerada a segunda Magníficos da Paraíba.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Van Dantas: Sou muito eclético, mas o ritmo que mais gosto é o pop rock.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Van Dantas: estudei técnica vocal quando participei de corais, depois parei.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Van Dantas: O estudo de técnica vocal ajuda você fortalecer o sistema respiratório, ajuda a relaxar a mente e aliviar o estresse. O cuidado é prevenirmos as doenças da voz e quando estas surgem tratá-las o mais precocemente possível, beber água regularmente e não falar em excesso.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Van Dantas: Elis Regina, Whitney Houston, Emílio Santiago, Freddie Mercury, Michael Jackson.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Van Dantas: Não tenho um processo específico para criação musical, as vezes fico a me perguntar como compus uma tal música? Tem vezes que sonho com música já toda arranjada com melodia, letra e as músicas mais simples fluem naturalmente. Tudo é inspiração.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Van Dantas: Meus grandes parceiros são: Nino Ramos, Carlos Leão, Cláudio Padilha, Robério Soares (faleceu em 2023).

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Van Dantas: Para desenvolver uma carreira independente limpa, tem que ralar muito, tem que ter sorte, encontrar uma pessoa que lhe estenda as mãos e que seja do ramo.

O contra: é que iremos encontrar muitos empecilhos pela frente, pessoas negativas que se aproximam como amigos e que no fundo quer o seu fracasso, são invejosos que se sujeitam a tudo para estar no pedestal. Ter uma carreira independente limpa, sem se sujeitar a ninguém é muito difícil.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Van Dantas: Minha estratégia é sempre compor músicas, gravá-las, divulgá-las e enviar as músicas com a melhor qualidade possível para quem tiver interesse em gravá-las.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Van Dantas: Hoje em dia minha estratégia é mais compor músicas, gravá-las, divulgá-las e enviar as músicas e mostrar aos interessados no meu produto.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Van Dantas: A internet ajuda, pois, estamos sempre nos reciclando, principalmente com uma linguagem nova mais voltada aos jovens. A internet é um pouco prejudicial pela avalanche de músicas pobre no conteúdo das letras e fracas melodicamente, mas no contexto geral, quem souber usar a ferramenta da internet com certeza estará bem na fita.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Van Dantas: A vantagem do home estúdio é em curto espaço de tempo fazer a gravação de uma música usando as tecnologias disponíveis, o que antes era impensável. No passado tínhamos que se deslocar para outros estados, por não termos essa opção de gravação profissional. Não acho que seja completamente desvantajoso.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Van Dantas: Para me diferenciar é compor músicas diferentes, não gosto de repetições melódicas, gosto de temas abordando alienígenas. Tenho amigos que me chama de doideira, mas compreendo a falta de vislumbrar algo fora do padrão de mundo que vivemos, etc.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Van Dantas: O atual cenário musical está pobre, não por falta de arranjadores e compositores, mais por conta das grandes mídias que põem certas mediocridades musicais para o povão consumir e acostumar seus ouvidos com letras de conteúdo pobre e melodia pobre.

Esse fato começou nos anos 90 a conta gotas atingindo atualmente seu auge medíocre. Tá difícil engolir viu. Mas como rola muita grana nesse jogo de xadrez musical, nós, os pobres mortais, estamos de mãos atadas.

Nas últimas décadas os artistas que continuam com obras consistentes são: Zé Ramalho, Djavan, Roberto Carlos, Alceu Valença, Alcione, Jorge Vercillo. Revelação mundialmente falando é o jovem do Cazaquistão DIMASH, eu gosto da brazuca Ana Castela.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Van Dantas: A situação mais inusitada foi quando participei de um Festival de música nos anos 80 em Cajazeiras – PB com Nino Ramos. Era música contra o sistema então quando estávamos no palco cantando a polícia federal nos retirou pelo braço e nos levou para o camarim, falou que nossos nomes estavam na lista como subversivos em Brasília – DF.

A outra coisa foi quando tirei em primeiro lugar no festival de Guarabira – PB, nos anos 90 com o melhor arranjo, melhor música, melhor e fui considerado o melhor intérprete, mas no final de tudo os organizadores fugiram com meu prêmio em espécie. Já aconteceu de um músico por incompetência passar a mão numa de minhas composições em parceria e registrá-la como dele, etc.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Van Dantas: O que me deixa mais feliz é quando componho uma música e ela é gravada por uma banda ou artista de renome e tem reconhecimento pelo público e se torna sucesso. Ficou triste ao perceber pessoas querendo me passar a perna e também por inveja. Isso me deixa muito triste, se eu pudesse daria parceria musical a todos.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Van Dantas: Dom musical é um talento divino que se manifesta em diversas áreas artísticas e surge uma obra incrível, mas também é preciso lapidar o talento para ter mais facilidades em lidar com o precioso Dom Divino.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Van Dantas: Improvisar é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo, ou seja, é inventar na hora o que chega na mente. Uma improvisação pode ser uma harmonia, uma melodia, depende muito do momento.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Van Dantas: Depende muito da capacidade musical de cada um. Se for um autodidata já vem dotado com aquela sabedoria dentro de si intrínseca. Isso vale para improviso no cantar e instrumental.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Van Dantas: Não tem essa de prós e contra, existe as vezes um exagero no tempo da improvisação fica até cansativo. O contra pode ser quando se faz uma improvisação fraca melodicamente e ritmicamente capenga.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Van Dantas: O estudo de Harmonia Funcional é legal para expandir o conhecimento musical, principalmente na parte de conhecimento onde uma nota dissonante ou natural pode se encaixar em uma melodia. Eu comecei um curso com maestro argentino Karplan, mas não terminei.

E intensifiquei meus estudos com os livros de Harmonia e Improvisação de Almir Chediak foi muito gratificante. Hoje nenhum dos dois mestres encontra-se mais entre nós.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Van Dantas: Sem pagar o Jabá a música fica na geladeira, quando eu tinha minha banda Delírio Tropical, tinha que pagar para essas mídias mafiosas. Hoje temos a internet e se souber usá-la, sua música alcança um patamar elevado.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Van Dantas: Digo que tem que ralar, tem que ser persistente, acima de tudo tem que ser talentoso, tem que ter um bom produto em mãos para mostrar e consequentemente pipocar nas mídias e redes sociais. Tem que ter cabeça boa para não cair em contos de fadas, tem que estar aberto a propostas, etc.

29) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Van Dantas: Hoje a mediocridade no meio musical está tão patente que não ouço falar muito em festivais de música. Nos Festivais sempre se sobressaem os grandes artistas talentosos.

30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Van Dantas: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira, eu analiso por um prisma em que nos anos 70 e 80 as grandes mídias tocavam músicas de qualidade, até às músicas bregas eram boas de ouvir, foi a era de ouro da nossa música.

A partir dos anos 90 começou a decadência musical por conta das grandes mídias que fazem os jovens absorverem músicas de baixa frequência. Compositores e músicos de relevância existem muitos.

31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Van Dantas: Eu acho de grande relevância esses espaços para os artistas desconhecidos mostrarem sua arte. É um meio onde o qual o artista anônimo começa com a divulgação do seu trabalho tornar-se reconhecido, isso depende muito do talento de cada um.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Van Dantas: Meus projetos futuros é divulgar meu trabalho, inovar na composição, fazer coisas que outros têm um pouco de dificuldade de atinar. Quero antes de partir gravar como estou fazendo, minhas obras, mas sei que nem todas poderei gravar porque são muitas e não tenho grana suficiente pra bancar TD isso. Então vou fazer como Cartola que só gravou um disco, mas que hj é reconhecido nacionalmente.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Van Dantas: (83) 98783 – 7007

Canal: https://www.youtube.com/@vandantasboy8163

O QUE O BEIJO FAZ – Van Dantas: https://www.youtube.com/watch?v=4G0_7f4HTGI

SÓ DEPENDE DE NÓS – VAN DANTAS: https://www.youtube.com/watch?v=SKiQ0gbGl8w

Meu Tesão é Você (Ao Vivo) (Van Dantas / Cláudio Padilha) – Banda Magníficos: https://www.youtube.com/watch?v=Vz78v92vscs

Delírio de Amor (Van Dantas / Cláudio Padilha) – Banda Magníficos: https://www.youtube.com/watch?v=HegKHBSRynk

Desejo (Cláudio Padilha / Van Dantas) – Walkyria Santos: https://www.youtube.com/watch?v=t3DJc-Bu-RA

Bem querer (Van Dantas) – Banda Magníficos: https://www.youtube.com/watch?v=VicV3kBgfss

Meu Vaqueiro (Robério Soares / Van Dantas) – Banda Cavalo de Pau: https://www.youtube.com/watch?v=YymmlVCJYr4

Nas Ondas do Amor (Van Dantas / Robério Soares) – Banda Mastruz Com Leite: https://www.youtube.com/watch?v=Kx_gL7p62-Q

Calango Aceso – “Farra de Vaquejada”: https://www.youtube.com/watch?v=2B9tXL0D66Y

Feliz para sempre (Van Dantas) – Banda Delírio Tropical: https://www.youtube.com/watch?v=Q_FwOhthemA

A masoquista (Van Dantas) – DUQUINHA: https://www.youtube.com/watch?v=cpElVDJ0CAo

TEM QUE RIR PRA NÃO CHORAR (Van Dantas) – Amazan: https://www.youtube.com/watch?v=LYCKo8L_QPs

Me leva (Van Dantas) Banda Capital do Sol: https://www.youtube.com/watch?v=KjtCf3VL4go

Sabiá Sertanejo (Van Dantas) – Gaviões do Forró · Jorge Barros: https://www.youtube.com/watch?v=g88jn7YKMgw


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.