A cantora e compositora baiana Sylvia Patricia estará em março de 2024 em São Paulo com seu show “Existe Amor em SP”, como parte das comemorações de 40 anos do seu primeiro registro fonográfico, o single “Saia da Minha Vida (Stônica)”, lançado apenas na Bahia, em 1983.
O repertório traça uma viagem cronológica de sua obra, mesclando as canções mais conhecidas às músicas do novo EP, Existe Amor Em SP, lançado em 2023, no projeto autoral e inédito, gestado e realizado durante o período da pandemia da COVID-19 e que evidencia a pulsação criativa da artista soteropolitana.
Sylvia Patricia, que no convívio familiar é chamada pelas suas iniciais, SP, brinca com essas letras, fazendo alusão ao trabalho do cantor Crioulo, de quem é admiradora, parodiando o título de sua música Não Existe Amor em SP, onde o artista se refere à cidade de São Paulo.
Em “Existe Amor em SP”, Sylvia Patricia fala de si, usando suas iniciais, e faz reflexões, desabafos, através de suas canções, e, sobretudo fala sobre o amor, ponderando que amar é um ato revolucionário, na medida que liberta e é capaz de transformar e elevar as pessoas a um nível de paz e felicidade que nenhuma outra revolução consegue, sobretudo em tempos difíceis.
Nesse encontro no Teatro Jardim Sul, em São Paulo, Sylvia mostra como a Música é Universal e atravessa fronteiras, das similaridades entre a Música Brasileira e as diversas influência que ela exerce pelos diversos Países onde a artista já se apresentou, como, Portugal, Espanha Itália, EUA, entre outros.
A ideia é trocar experiência, contar e cantar um pouco da sua história e ancestralidade, apresentar uma Bahia diferente, pop, moderna e inspirar novos compositores e artistas a ousarem e não desistirem de buscar a sua essência artística.
O show apresentará, além das músicas marcantes de sua carreira, as novas: País, Que País? (Sylvia Patricia), Beat Chic (Sylvia Patricia/Monica Millet), Vinho y Terroir (Sylvia Patricia / Danilo Pinheiro) e C’est la Vie (Sylvia Patricia), que tem um clipe inédito gravado em Portugal e que será apresentado nesse Show.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Sylvia Patricia para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 21.02.2024:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Sylvia Patricia: Nasci no dia 21 de março em Salvador, Bahia.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Sylvia Patricia: Eu sou a caçula de três irmãs, e morávamos com nossos avós maternos. Na casa deles tinha um piano e minha avó materna tocava bandolim. Desde pequena eu tive contato com a música na nossa casa.
Minha mãe e minhas tias eram formadas em piano, minha prima, que morava conosco estudava piano, e minhas irmãs aprendiam violão e acordeon, bem pequena eu já pegava o violão delas e ficava tentando tocar.
Aos seis anos minha mãe me colocou em aulas de iniciação musical. Meus avós paternos eram músicos também. Meu avô, Sebastião Valença, primo do pai de Alceu Valença, era pianista e maestro, além de ser jornalista e professor de português e minha avó, Dália tocava violino e bandolim.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Sylvia Patricia: Fora da área musical, nenhuma (risos). Minha formação acadêmica é na música. Sou bacharel em Canto, e tenho pós graduação em trilha sonora.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Sylvia Patricia: Sempre gostei de música negra, black music, Soul, MPB e Rock. Tive “alguns modelos” ao longo da vida: Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Michael Jackson, The Rolling Stones, Beatles. Não deixaram de ter importância até hoje.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Sylvia Patricia: Comecei em Salvador – BA, me apresentando em festivais ou shows na escola, depois fui convidada, ainda bem adolescente, acho que com 16 anos de idade, a me apresentar na TV em programas musicais locais, ao lado da cantora Jussara Silveira, com quem fiz meu primeiro show no interior da Bahia, e depois num teatro em Salvador. Depois mudei para São Paulo no início dos anos 80, onde me formei.
06) RM: Quantos CDs lançados?
Sylvia Patricia: São sete álbuns no Brasil, um no Japão e um na Itália, e ultimamente alguns EPs.
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Sylvia Patricia: Essa mistura toda? Soul, Jazz, MPB, pop Rock, Bossa Nova, etc? chamo de Nova MPB. Na verdade, o bom de ser compositora é poder experimentar os estilos e eu componho nos estilos com os quais me identifico.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Sylvia Patricia: Sim, eu fiz vestibular o para Composição e Regência e cursei por 2 anos na Universidade Federal da Bahia, fazia parte da grade canto coral e técnica vocal. E depois, quando mudei para São Paulo o curso era de Canto, além disso fiz aulas particulares com vários professores ao longo da vida: Vera Canto e Melo e Maria de Lourdes Cruz Lopes no Rio de Janeiro, Sonia Cherchezian em São Paulo, Andrea Daltro em Salvador…
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Sylvia Patricia: Você aprender a respirar melhor, se preparar melhor, conhecer a fisiologia dos órgãos ligados à voz.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Sylvia Patricia: Admiro vários cantores: Caetano Veloso, Fred Mercury, Gal Costa, Elis Regina. Muitas cantoras de Jazz e Rhythm & Blues americanas: Billie Holiday, Randy Crawford, Etta James, Barbra Streisand. Das Divas: Maria Callas, Montserrat Caballé… são muitas (risos).
11) RM: Como é seu processo de compor?
Sylvia Patricia: Varia, sempre tinha ideias quando estava na estrada, em viagens. Quando componho com parceiros, acabo me provocando, pego o violão… às vezes as ideias vêm do nada.
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Sylvia Patricia: Tenho muitas canções em parceria com o guitarrista carioca Cecelo Frony, foi meu parceiro mais constante numa época e inclusive estou em estúdio gravando uma música nossa, “Por Todas As Ruas”, mas tenho músicas com Nelson Motta, Orlando Moraes, Nico Rezende e na Bahia com Edu Casanova, Jorge Alfredo & Chico Evangelista…
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Sylvia Patricia: Houve uma época que era libertador e desbravador ser artista independente, mas hoje acho que, exceto os artistas de Sertanejo e FUNK, praticamente todo mundo é artista independente. A figura da gravadora praticamente não existe mais…
Os prós: escolher o que gravar, quando e como. Contra: Você não ter a estrutura de marketing, divulgação, dinheiro para fazer uma música furar a bolha, pagar jabá de rádio, etc.
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Sylvia Patricia: Não sou muito de estratégias, eu abraço o que gosto de cantar ou faço projetos para cantar o que gosto. Invisto na carreira internacional, há algum tempo, procuro fazer turnês fora do Brasil, quando é possível, e mantenho meu projeto alternativo, de Carnaval que esse ano completa 10 anos, o Tuk Tuk Sonoro. Então tem o planejamento do verão em Salvador, de estar com o Tuk Tuk Sonoro no Carnaval.
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Sylvia Patricia: Procuro participar dessas feiras do mercado de Música, esse ano participei da Trends Brasil Conference, no Rio, participei em vários Encounters, – Comprador e Imagem, promovidas pelo Sebrae, Rio Music Buzz, SIM São Paulo, são espaços de aprendizado sobre o mercado, contatos, faço cursos de capacitação em cultura. E já participei de feiras internacionais, como WOMEX, e me apresentei no SXSW, nos Estados Unidos e Mercat de Música Viva de VIC, na Catalunha, Espanha.
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Sylvia Patricia: A internet nos tornou mais próximos do público que potencialmente curtiria minha música e isso é ótimo, mas a obrigação de ficar postando toda hora, criar conteúdo o tempo todo é escravizante. Por outro lado, produz música hoje é bem mais fácil, durante a pandemia do covid-19, eu tenho um home estúdio em casa.
Eu lancei dois trabalhos, um o EP Dose Dupla em parceria com Edu Casanova, e o meu EP Existe Amor Em SP, em ambos eu mesma gravei minha voz sozinha, no meu home estúdio e mandava as tracks pros músicos trabalharem em suas casas. Se não fosse a internet não teríamos conseguido.
O que prejudicou: o fato de não vendermos mais música. Ninguém compra mais CDs, DVDs, especialmente no Brasil, a receita tem de vir de outras formas. Fica tudo no streaming e tudo disperso.
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Sylvia Patricia: São muitas vantagens, e eu fui investindo nessa tecnologia de home estúdio há bastante tempo, foi uma libertação, comecei a pré-produzir na época do gravador K7 de 4 canais, o Tascam Porta 1. Desde então os equipamentos foram melhorando. Quando gravei meu primeiro álbum, só tinha acesso a estúdio quem era de gravadora. Uma mesa de som custava 100.000USD!
18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Sylvia Patricia: Realmente hoje, em função das facilidades de gravação, da multiplicação dos home studios, milhões de músicas chegam às plataformas de streaming diariamente. Eu procuro lançar músicas novas, faço videoclipes, colaboro com outros artistas. Mas esse é o grande desfio da carreira hoje em dia.
19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Sylvia Patricia: Eu não fico fazendo análise da MPB, deixo pros jornalistas, me concentro em trabalhar, produzir… Tem muita gente aparecendo, e muita gente competente, um que me chamou atenção foi Jão, gostei do trabalho dele. Gloria Groove também.
20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?
Sylvia Patricia: Olha tenho uma série no meu canal do Youtube – www.youtube.com/sylviapatriciamusic chamada “Perrengues da carreira de SP” onde conto algumas dessas situações inusitadas, como o dia que o vento arrancou o palco, ou outras histórias divertidas, mas já passei por várias dessas, som que foi desligado porque o contratante não pagou, cantadas… segue o link : https://bit.ly/3HaWOfX
21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Sylvia Patricia: Mais feliz – estar no palco e ver o público se divertindo e interagindo Mais triste – As pessoas acharem que música é pra ser consumida “de graça” – a invenção do MP3 foi uma benção num certo aspecto e uma tragédia pros artistas em outro.
22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Sylvia Patricia: Eu costumo dizer que não escolhi fazer música, mas a música me escolheu. Acho que isso é um dom. Acho que é você sintonizar com algo maior e disso sair arte.
23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
Sylvia Patricia: Tocar algo que não foi ensaiado. A improvisação no sentido jazzístico existe, mas claro segue uma lei, a lei da escala tonal.
24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Sylvia Patricia: Existe nesse sentido, de improvisar um trecho, mas sempre vai voltar pra uma regra, pra tonalidade da música.
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Sylvia Patricia: Eu não sou jazzista nem virtuose pra falar sobre improvisação… Não conheço os métodos.
26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Sylvia Patricia: Não vejo contras. Harmonia é a base da música que produzimos, da música popular. Estudei harmonia na faculdade, fiz curso particular com Antonio Adolfo, que é fera…
27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Sylvia Patricia: Na maioria não tocará. Tem algumas rádios que não cobram jabá, e as públicas, mas na maioria só com jabá.
28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Sylvia Patricia: Procure um caminho espiritual e tenha persistência. Antes de mais nada faça o que você gosta.
29) RM: Festival de Música revela novos talentos?
Sylvia Patricia: Festival de Música deveria revelar, se não revela novos talentos seu objetivo não faz sentido.
30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Sylvia Patricia: Péssima. A grande mídia se interessa apenas pelo mais chamativo, que vende mais, ou paga mais, hoje a mídia brasileira só fala de sertanejo, que é quem tem mais retaguarda de investimento e compra a mídia. Então parece que não existe mais nada além disso. e como as pessoas que consomem a grande mídia não tem em geral senso crítico, vira uma apenas isso. monocultura.
31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Sylvia Patricia: Acho bacana, mas acho que o SESC por exemplo ficou muito fechado, nos últimos tempos. Mas é importantíssimo, aliás o SESI e o Itaú Cultural também, apesar de não entender muito os critérios de seleção do Itaú Cultural.
32) RM: Quais os seus projetos futuros?
Sylvia Patricia: Estou gravando uma nova música, pra lançar em breve, estou montando um show em parceria com outra artista baiana que deve estrear na Bahia, mas pretendemos levar para o Brasil. Em março de 2024 em São Paulo lanço o Existe Amor Em SP, no Teatro Jardim Sul sala 2 no shopping Jardim Sul.
33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Sylvia Patricia: (11) 95500 – 2220 (com Denise Prado)
| https://www.instagram.com/sylviapatriciaoficial
| Mural de recados no site: www.sylviapatricia.com.br
Canal: https://www.youtube.com/channel/UCEXV1sInTTpefpP8KbDNK8A
Marca de Amor Não Sai – Sylvia Patricia: https://www.youtube.com/watch?v=E3sstBm9PX8
SYLVIA PATRICIA – VINHO E TERROIR: https://www.youtube.com/watch?v=o97Wu3xwoeQ
SYLVIA PATRICIA – PAÍS, QUE PAÍS?: https://www.youtube.com/watch?v=kSp6jWQyTbI
Playlist DVD: https://www.youtube.com/watch?v=KNhgxJqi8-M&list=PLIDBPGgz5Wx4CQEV51XNbTCZrv4keM9QL
Playlist SYLVIA PATRICIA – PERRENGUES DA CARREIRA: https://www.youtube.com/watch?v=3GEJszdEANM&list=PLIDBPGgz5Wx5xB0prADA2eU9klxgw9vNx