More Suêldo Fernandes »"/>More Suêldo Fernandes »" /> Suêldo Fernandes - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Suêldo Fernandes

Compartilhe conhecimento

 

O cantor, compositor, violeiro paulista Suêldo Fernandes influenciado por um lado country e pela cultura popular juntou essas vertentes em suas composições.

Eletrificando violas caipiras, sofisticando harmonias e inserindo nas letras a renovada visão de um Brasil ainda semioculto das grandes metrópoles. Iniciou sua trajetória se apresentando em bandas, pelo interior paulista entre 2000 e 2007. Seguindo carreira com performances em programas de rádios, festivais de música e eventos culturais.

Traz em seu repertório, canções autorais com três álbuns lançados em plataformas musicais. Contemplado com o Prêmio Incentivo à Cultura Popular, apresenta-se nos principais teatros, centros culturais e casas de espetáculos, pelo sudeste brasileiro.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Suêldo Fernandes para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 03.02.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Suêldo Fernandes: Nasci no dia 16/06/1978 em Santos – São Paulo.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Suêldo Fernandes: Fui viver minha infância no interior e conheci muito cedo a Viola caipira, presente nas rodas de Viola. Em pouco tempo, conseguir dominar o instrumento e fazia parte das apresentações.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Suêldo Fernandes: Aos poucos fui me desenvolvendo com instrumentos de cordas e paralelamente me dedicava ao curso de Publicidade na Faculdade.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Suêldo Fernandes: A Viola caipira me influenciou bastante, pelo trabalho do mestre Tião Carreiro. Nesse momento a dupla Mato Grosso e Mathias, me inspira com sua trajetória pelo sertanejo romântico. Deixaram de ser significantes duplas como Cristhian e Ralf, que tinham muito talento e se desfizeram.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Suêldo Fernandes: Iniciei minha carreira me apresentando em bandas, pelo interior Paulista, entre 2000 e 2007.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Suêldo Fernandes: Tenho dois álbuns, um single e um EP, lançados de forma física e em plataformas de streaming.

Em 2015, lancei o primeiro EP – Suêldo Fernandes, com duas canções autorais, distribuídas de forma física com 1000 cópias vendidas e disponível nas plataformas de streaming por duas distribuidoras.

Em 2018, lancei o segundo álbum: Tradição Regional, com dez canções autorais, se destacaram quatro: Indígenas; Pelas curvas dessa estrada; Latino Americano, Catira; também disponível nas plataformas de streaming.

Em 2019, lancei o terceiro álbum: Viola sem Fronteiras, com dezoito canções autorais, se destacaram: Sinfonia Campestre e Cantiga Folclórica Cantante Romântico das Américas, já apresentadas em shows e apresentações. Neste álbum fui contemplado com o Prêmio incentivo à Cultura popular e regional brasileira.

Em 2022, lancei o single: Sem Você, com apenas uma canção autoral, foi o divisor de águas na minha carreira e me levou a outra visão de mercado e oportunidades no meio musical.

Em 08/02/2023, lançarei o álbum: Sintonia Rural, foi gravado entre janeiro de 2020 a dezembro de 2022. Nunca antes eu tinha ficado tanto tempo para gravar e lançar um disco autoral. Mas pela qualidade sonora, dedicação, detalhes e arranjos bem executados, conseguir ter bastante entusiasmo para concluir está obra musical. Este é o registro do meu terceiro álbum com dez canções autorais que foram realizadas nos últimos tempos, algumas desde o início de minha carreira, como Coração Rasgado; Diga e Últimas Palavras. Todas canções gravadas com arranjos de base feita por mim e a participação exclusiva de Zilda na percussão, com instrumentos de origem natural.

As canções trazem elementos regionais na sua estética melódica, com arranjos que confirmam sua singularidade, pouco comuns a estes ritmos populares e promovendo o diálogo entre a saudade, numa intensidade sonora que emociona quem se encontra distante. Exploro gêneros musicais desde o arrasta-pé, música regional, pagode caipira, moda de Viola e o sertanejo romântico. Este álbum traz o meu melhor conteúdo registrado em toda minha carreira. Destacando-se pelas letras, melodias, harmonias, arranjos e minha interpretação bem mais que definida. Levando em consideração minha evolução, dedicação e tempo de estrada.

07) RM: Como você se define como Violeiro?

Suêldo Fernandes: Sou violeiro de festivais de música caipira e levo o instrumento para apresentar: moda de Viola, pagode caipira e rock rural em shows e apresentações.

08) RM: Quais afinações você usa na Viola?

Suêldo Fernandes: Utilizo a afinação Cebolão em Ré (A D F# A D) que se identifica com minha afinação vocal.

09) RM: Quais as principais técnicas o violeiro tem que conhecer?

Suêldo Fernandes: Afinações, ritmos e ponteio da Viola.

10) RM: Quais os violeiros que você admira?

Suêldo Fernandes: Pela sua obra musical: Tião Carreiro.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Suêldo Fernandes: Primeiro letra e melodia, depois os arranjos. Tanto na Viola caipira, como no violão.

12) RM: Quais as principais diferenças técnicas entre a Viola e o Violão?

Suêldo Fernandes: O formato dos acordes depende da afinação da Viola, pois para cada afinação da Viola muda o formato do acorde. O violão por utilizar uma única afinação os formatos dos acordes são os mesmos.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Suêldo Fernandes: Ao mesmo tempo que é gratificante seguir a carreira, existem muitas dificuldades, quanto a divulgação.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Suêldo Fernandes: Apresentar sempre o melhor que eu posso oferecer ao meu público; Planejamento de carreira em lançamentos, shows e apresentações.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Suêldo Fernandes: Direito de execução musical em projeto áudio visuais, comerciais e Publicidade.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Suêldo Fernandes: A internet é essencial na divulgação, porém o que mais prejudica é o tráfego comercial restrito.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Suêldo Fernandes: Poder ter meu trabalho no mercado, em plataformas de músicas. Desvantagem não ter no mercado uma mídia física com força comercial.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar o CD não é mais o grande obstáculo. Mas concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Suêldo Fernandes: Apresentar detalhes que mostre toda diferença. 

19) RM: Como você analisa o cenário da música Sertaneja. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Suêldo Fernandes: As tendências musicais que modernizaram a música sertaneja, foram tirando a essência cultural, principalmente suas revelações musicais. Mesmo assim existem artistas que permanecem com suas raízes: Chitãozinho e Xororó. Por diversos motivos a dupla Victor e Leo regrediram, entre outras duplas.

20) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Suêldo Fernandes: Me sinto feliz por administrar meus negócios musicais, minha carreira. Mesmo com dificuldades, mais bem definida no seu conteúdo.

21) RM: Quais os outros instrumentos musicais que você toca?

Suêldo Fernandes: Viola caipira; Violão; Guitarra e percussão.

22) RM: Quais as semelhanças e diferenças entre a música sertaneja atual e sertaneja caipira do passado?

Suêldo Fernandes: Atualmente a música sertaneja utilizar muitos instrumentos musicais e antigamente o sertanejo de raiz, realizava gravações e shows, apenas com instrumentos de base.

23) RM: Quais os vícios técnicos o violeiro deve evitar?

Suêldo Fernandes: Não trocar a afinação da Viola entre uma música e outra.

24) RM: Quais os erros no ensino da Viola?

Suêldo Fernandes: Não ter pressa de executar uma obra musical.

25) RM: Tocar muitas notas por compasso ajuda e prejudica a musicalidade?

Suêldo Fernandes: Não costumo tocar assim em apresentações ao vivo. Somente em estúdios de gravações, que precisa ter a canção mais definida.

26) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Suêldo Fernandes: Precisa ter planejamento em todas as ações que for realizar.

27) RM: Quais os principais erros na metodologia de ensino de música?

Suêldo Fernandes: Diversas informações que não iram acrescentar muito no cotidiano musical.

28) RM: Existe o Dom musical? Qual a sua definição de Dom musical?

Suêldo Fernandes: O dom musical tem uma base genética, acredito que por este aspecto traz raízes de antepassados na família.

29) RM: Qual a sua definição de Improvisação?

Suêldo Fernandes: Realizo minhas composições, criando melodias e harmonias, com ideias de imediato. Coloco minha identidade pessoal ou mesmo ficção na minha obra musical.

30) RM: Existe improvisação de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Suêldo Fernandes: Existe a base para realizar a improvisação e as vezes tudo e concluído de forma instantânea.

31) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Suêldo Fernandes: Mesmo que a improvisação seja concluída rapidamente. É necessário lapidar a obra, incluindo detalhes em todo o seu conteúdo. Que as vezes precisa tempo para concluir sua definição.

32) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Suêldo Fernandes: Teoria, percepção e harmonia, estão num mesmo conjunto. 

33) RM: Quais os métodos que você indica para o estudo de leitura à primeira vista?

Suêldo Fernandes: Te levar mais longe, com maiores possibilidades e acelera sua comunicação entre ensaios e estudos.

34) RM: Como chegar ao nível de leitura à primeira vista?

Suêldo Fernandes: Apesar de ser temida por muitos músicos, considero fundamental sua importância e desenvolvimento. Manter tocando, reconhecendo padrões rítmicos e melódicos. Estudar uma obra musical por vez e iniciar com músicas mais simples.

35) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia do cenário musical brasileiro?

Suêldo Fernandes: Simplesmente utilizam de métodos, relacionados à tendências do mercado da música sertaneja.

36) RM: Qual a importância de espaço como SESC, Itaú Cultural, Caixa Cultural, Banco do Brasil Cultural para a música brasileira?

Suêldo Fernandes: Entre todos os espaços culturais o Sesc é considerado o maior contratante de artistas independente. Os demais espaços são importantes, mas concedidos através de editais culturais se o projeto do artista for contemplado pelo edital.

37) RM: Quais os seus projetos futuros?

Suêldo Fernandes: Lançar em fevereiro o álbum: Sintonia Rural nas plataformas de streaming; Apresentações em shows, feiras, congressos, eventos e festivais nacionais e internacionais.

38) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Suêldo Fernandes: (11) 93224-6690 | [email protected]

| https://web.facebook.com/sueldo.fernandes

| https://www.instagram.com/sueldofernandesoficial 

Canal: https://www.youtube.com/c/sueldofernandes 

Sueldo Fernandes – INDÍGENAS (2015): https://www.youtube.com/watch?v=IgGT59g4DGU 

AO VIVO NO CAFÉ COM VIOLA: https://www.youtube.com/watch?v=x4Ouo5tLt5Y 

AO VIVO NO TEATRO NELSON RODRIGUES: https://www.youtube.com/watch?v=DFHfw6ypzwI 

AO VIVO NO TEATRO ADAMASTOR: https://www.youtube.com/watch?v=JanyP0y_4Cw

Faça o Pre Save do Álbum: Sintonia Rural (2023) – Pre Save: https://tratore.ffm.to/ss14

Single Sem Você (2022): https://open.spotify.com/album/2Az9FBlvbDwXWadv3PYJUj?si=jsyIbgS1STGK6tKmqXlwsA%0A

Álbum Viola Sem Fronteira (2019): https://open.spotify.com/album/0Bqm9GtRyqZbhj8Z4ig7WX?si=DVKe7vOmRD20mO1bcod9mg%0A 

Álbum Tradição Regional (2018): https://open.spotify.com/album/2fhhhWIVvXvkUQAGwharm4?si=HRmVvHYZRmeDF6rwq-EdBA%0A

Álbum Suêldo Fernandes (2015): https://open.spotify.com/album/4vlSxn884N0HcD3yQ6UNHF?si=sH7WA8cSSsOWxBE4ZiXmbg%0A


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.