More Sivuca e Glória Gadelha »"/>More Sivuca e Glória Gadelha »" /> Sivuca e Glória Gadelha - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Sivuca e Glória Gadelha

Sivuca
Sivuca
Compartilhe conhecimento

O cantor e compositor paraibano Sivuca (Severino Dias de Oliveira – nascido em 26 de maio de 1930 em Itabaiana – PB e falecido em 14 de dezembro de 2006 em João Pessoa) é respeitado no meio musical e é uma unanimidade entre os músicos como sendo um patrimônio musical e cultural brasileiro inigualável.

Músico que uni duas características importantes: alma e virtuosismo musical. Iniciou seu contato com a música na sua cidade natal, Itabaiana, no interior da Paraíba. Seu primeiro conservatório musical foi à sombra de uma Gameleira.

Estudo música erudita, mas a sua musicalidade híbrida unida à técnica apurada, um ouvido absoluto invejável e desejado por todo músico faz esse albino ser respeitado e considerado como um gênio musical. Desde a década de 50 que divulga a música popular brasileira pelo mundo e encantou músicos do Jazz americano. A música flui dos dedos e criatividade desse acordeonista, pianista, violonista com naturalidade e simplicidade de criança fazendo traquinagem no terreiro.

A sua esposa, parceira musical Glória Gadelha divide composições que fizeram sucesso na voz da dupla e de outros cantores como: “Feira de Mangaio”. Agora dividem o palco com um show acústico: Voz, Violão, Piano e Acordeon. Glória toca Acordeon, Violão e canta. O show mostra toda a criatividade e genialidade desses dois artistas que uniram a música ao amor em uma cumplicidade desnuda que tem como frutos as lindas composições. Vê-los no palco em ritmo, melodia e harmonia foi um êxtase de emoção.

Segue entrevista exclusiva com a dupla Sivuca e Glória Gadelha no Sesc Vila Mariana – São Paulo para a www.ritmomelodia.mus.br,  entrevistados por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em dezembro de 2002:

01) Ritmo Melodia: Gloria Gadelha, fale da sua parceria amorosa e musical com Sivuca.

Gloria Gadelha: Está sendo uma parceria muito antiga e feliz, que enche meu coração e minha vida de alegria e felicidade. Compomos muitas músicas, um dos maiores e freqüentes parceiros de músicas como: “Como é Grande e Bonita a Natureza”; “Feira de Mangaio”; “Energia” e muito outras.

02) RM: Gloria Gadelha, fale da sua formação musical.

Gloria Gadelha: Eu estudei muito quando jovem. Minhas primeiras professoras foram freiras e depois estudei com uma prima escolada. Quando sai do interior (Sousa-PB) para Capital (João Pessoa-PB) para atender os desejos da família de estudar Medicina. Meu instrumento de estudo era o acordeon. Parei de tocar quando casei com Sivuca, por ter me tornando uma dona de casa. Lancei em 2000 o CD: “Ouro e Mel” pela CPC UMES, produção musical de Sivuca. E começamos em 2002 fazer shows pelo Brasil, voltei a tocar em homenagem a ele e compondo para o acordeon. O show é mais acústico e revezamos nos instrumentos: ele toca piano e eu canto e toco violão. Depois toco acordeon e canto e Sivuca toca violão. Depois ele toca acordeon e eu canto.

03) RM: Sivuca, fale de sua formação musical.

Sivuca: Comecei como autodidata, depois estudei teoria musical e com o maestro Guerra Peixe, desenvolvi a parte musical mais profunda como: Harmonia, Orquestração e Contraponto. Fiz alguns cursos musicais no exterior, mas o meu instrumento primordial é o acordeon.

04) RM: Fale do respeito e admiração que músicos brasileiros e estrangeiros têm da sua pessoa e do seu trabalho.

Sivuca: Antes de FHC (ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso) falar de globalização, eu e mais oito brasileiros começamos a globalização através da música com o Forró. Levando e divulgando em 1958 a nossa música popular brasileira na Europa.  Eu tenho feito como sacerdócio a divulgação da nossa querida música popular brasileira no exterior. Hoje sinto a necessidade de divulgar a nossa música no próprio país. Hoje temos terreno fértil para expandir a nossa música.

05) RM: Fale da sua participação no filme: Viva São João e da importância do mesmo para a cultura nordestina.

Sivuca: Eu e Gloria Gadelha fomos um dos entrevistados para o filme. Não vi ainda o filme. Mas parece-me que o filme teve uma boa repercussão e nossa entrevista foi bem aceita pelo público.

06) RM: Na sua entrevista para o filme: Viva São João, você comenta que a palavra Forró para a sociedade nordestina da época era um palavrão. Explique?

Sivuca: A Palavra Forró, Torrado tinha o mesmo significado de baile de porta de rua. Se você chegasse à casa de uma família convidando uma das filhas da casa para dançar num Forró, você no mínimo levava um tiro de sal de espingarda do dono da casa.

07) RM: Fale do seu inicio de carreira no Rio de Janeiro.

Sivuca: Eu tenho duas etapas no Rio de Janeiro. Quando fui contratado pela TV Tupi para trabalhar simultaneamente no Rio e em São Paulo em 1955. Em 1959 sai do país e em 1976 conheci a minha esposa e parceira musical: Glória Gadelha e voltei para o Brasil. Essa foi minha segunda etapa e começou meu grande sucesso como compositor.

08) RM: Sivuca, Fale das suas parcerias musicais.

Sivuca: Em primeiro lugar Glória Gadelha. Depois fiz uma música, que virou hino com Chico Buarque: “João e Maria”.

09) RM: Qual sua discografia? 

Sivuca: Em 2006 o CD – “Terra Esperança” pela Kuarup. Em 2006 o CD – “Sivuca sinfônico” pela Biscoito Fino. Em 2005 o DVD – “O poeta do som”. Em 2004 o CD – “Sivuca e Quinteto Uirapuru” pela Kuarup. Em 2003 o CD – “Cada um belisca um pouco” pela Biscoito Fino.

Em 1997 o CD – “Enfim solo” pela Kuarup. Em 1995 o CD – “Pau doido” pela Kuarup. Em 1990 o LP – “Um pé no asfalto, um pé na buraqueira” pela Copacabana.

Em 1987 o LP – “Sivuca e Rildo Hora: Sanfona e realejo” pela 3M. Em 1987 o LP – “Let’s vavos-Sivuca e guitars unlimited” pela RGE/Young. Em 1986 o LP – “Rendez-vous in Rio” pela Sonet (Suécia). Em 1986 o LP – “Chico’s Bar-Sivuca e Toots Thielemans” pela Young/RGE. Em 1985 o LP – “Som Brasil” pela Sonet (Suécia). Em 1984 o LP – “Forró e frevo 4” pela Copacabana. Em 1984 o LP “Sivuca e Chiquinho do Acordeon” pela Barclay. Em 1983 o LP – “Forró e frevo 3” pela Copacabana. Em 1983 o LP – “Onça Caetana” pela Copacabana. Em 1982 o LP – “Forró e frevo 2” pela Copacabana. Em 1982 o LP “Vou vida afora” pela Copacabana. Em 1980 o LP – “Cabelo de milho” pela Copacabana. Em 1980 o LP “Forró e frevo” pela Copacabana.

Em 1979 o LP – “Sivuca” pela Copacabana. Em 1978 o LP – “Cabelo de milho” pela Copacabana. Em 1977 o LP – “Sivuca e Rosinha de Valença” pela RCA. Em 1975 o LP – “Live from Village Gate” pela Vanguard/Copacabana. Em 1972 o LP – “Sivuca” pela Copacabana. Em 1970 o LP – “Natural feelings” pela Buddah Records. Em 1970 o LP – “Joy” pela RCA (USA).

Em 1969 o LP – “Sivuca” pela Grammonfon AB Electra (Suécia). Em 1968 o LP – “Sivuca” pela Interdisc (Suécia). Em 1968 o LP – “Golden Bossa nova guitar” pela RCA. Em 1965 o LP – “Rendez-Vous a Rio” pela Barclay (França).

Em 1957 “Chorinho diferente/Esmagando rosas” pela Copacabana: um 78 rpm. Em 1957 o LP – “Motivos para dançar nº 2 -Sivuca e seu conjunto” pela Copacabana. Em 1956 “Homenagem à Velha Guarda/Pulando num pé só” pela Copacabana: um 78 rpm.

Em 1956 “Carabina/Lamento do morro” pela Copacabana: um 78 rpm. Em 1953 “Lancha nova/Feijoada” pela Continental: um 78 rpm. Em 1953 “Só esta valsa/Sincopado” pela Continental: um 78 rpm. Em 1952 “Choro baixo/Entardecendo” pela Continental: um 78 rpm. Em 1951 “Carioquinha no Flamengo/Tico-tico no fubá” pela Continental: um 78 rpm. Em 1951 “Frevo dos Vassourinhas/Sivuca no baião” pela Continental um 78 rpm.

https://www.letras.mus.br/sivuca/discografia/

https://www.youtube.com/watch?v=IfQgANPl6Wc&t=273s

 


Compartilhe conhecimento

Comments · 4

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.