More Sidiel Vieira »"/>More Sidiel Vieira »" /> Sidiel Vieira - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Sidiel Vieira

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O baixista, arranjador e compositor Sidiel Vieira é um dos músicos mais atuantes na cena paulistana. Como contrabaixista e compositor há mais de 20 anos, iniciou sua carreira em 2002 na Orquestra Jovem Tom Jobim, aos lados de grandes nomes da música brasileira como Dominguinhos, Alaíde Costa, Jhonny Alf, Filó Machado.

Ao longo de sua carreira trabalhou teve o prestígio de dividir o palco com Roberto Menescal, Danilo Caymmi, João Bosco, Ed Motta, Eumir Deodato, Hélio Delmiro, Airto Moreira, Raul de Souza, Hamilton de Holanda e Mestrinho.

Também alguns artistas internacionais como Dianne Reeves, Sadao Watanabe, Jens Winther, Pekka Pylkkanen, David Binney e Marcus Gilmore. Sua carreira se estende ao gravar álbuns de Dori Caymmi, Mônica Salmaso, Proveta, Dani & Debora Gurgel Quarteto.

Já lançou dois álbuns solos: o primeiro “Sidiel Vieira Quinteto” e o segundo “Traços Urbanos” de trio.

Atualmente, além de ser professor da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), é integrante dos grupos 2VIEIRA (duo com Sidmar Vieira), Mani Padme Trio, e com alguns expoentes da música brasileira, como Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano, Edu Lobo, Romero Lubambo. 

Segue abaixo entrevista exclusiva com Sidiel Vieira para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 29/11/2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Sidiel Vieira: Nasci no dia 13/02/1981 em São Paulo. Registrado como Sidiel Vieira de Souza.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Sidiel Vieira: Foi na igreja através dos meus pais (Maria Isaides de Souza e Aflaudisio José de Souza) que eram músicos e meus irmãos são músicos: Sidmar Vieira, Silvio Vieira, Guega Vieira, Anne Vieira, Silmara Vieira.

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Sidiel Vieira: Graduado em Licenciatura em Música pela Unimes – Universidade Metropolitana de Santos e pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela Anhembi Morumbi – SP.

Docência no Ensino Superior pela Anhembi Morumbi e formado em Licenciatura em Música pela UNIMES

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Sidiel Vieira: Ray Brown, Luizão Maia, Paul Chambers, Sizão Machado, Artur Maia, James Jamerson e outros tantos.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?

Sidiel Vieira: Em 2002, na Orquestra Jovem Tom Jobim e tocando “na noite” com Filó Machado. 

06) RM: Quantos álbuns lançados? Cite alguns álbuns que você já participou como contrabaixista?

Sidiel Vieira: 2VIEIRA – Vol. 2 (2023). 2VIEIRAVol. 1 (2020).  Irmãos & Brothers – Vol. 1 (2023). 234 – Stanley Wagner & Sidiel Vieira (2022). Sidiel Vieira Trio – Traços Urbanos – (2013). Sidiel Vieira Quinteto (2011).

Alguns álbuns que atuei como contrabaixista: Dori Caymmi e Monica Salmaso – Canto Sedutor. Dani & Debora Gurgel Quarteto – Garra e outros. Amilton Godoy Trio – 80 anos.

07) RM: Você publicou método para contrabaixo?

Sidiel Vieira: Não.

08) RM: Como é seu processo de composição musical?

Sidiel Vieira: Geralmente surge uma ideia melódica, onde eu fico cantarolando, depois uso o piano para maturar essa ideia, onde a partir daí surgem os acordes, a estrutura e forma musical. Logo em seguida escrevo em forma de partitura.

09) RM: Você compõe melodia para letra?

Sidiel Vieira: A única vez que uma composição minha ganhou letra, foi uma que já existia a melodia, e daí a Dani Gurgel colocou uma linda letra e se tornou uma música em parceria.

10) Quais são seus principais parceiros de composição?

Sidiel Vieira: Meu irmão Sidmar Vieira.

11) RM: Como você define seu estilo como contrabaixista?

Sidiel Vieira: Daqueles que gostam de groovar e deixar todos da banda sorrindo.

12) RM: Quais as principais técnicas que o baixista deve se dedicar?

Sidiel Vieira: Todas aquelas que facilitam a expressividade de tornar a música que está dentro de si para passar pelo instrumento. 

13) RM: Qual a importância de o baixista equilibrar a função de condução e de solista?

Sidiel Vieira: Fazer a função de condução sempre terá de ser a prioridade do baixista. Pois, para fazer isso bem, ele terá de conhecer harmonia (acordes, enceramentos, arpejos e afina) criar linhas de baixo (que são melodias). E ter um ritmo preciso usando a criatividade a favor da música. Isso fará com que ele só aprimore suas habilidades para se tornar um bom solista.

14) RM: Quais os principais vícios técnicos ou falta de técnica tem os baixistas alunos e alguns profissionais?

Sidiel Vieira: Pular etapas. Exemplo, não dá para tocar Slap sem antes ter uma boa técnica de pizzicato.

15) RM: Quais as principais características de um bom baixista?

Sidiel Vieira: Ser um bom condutor.

16) RM: Quais são os contrabaixistas que você admira?

Sidiel Vieira: Ray Brown, Luizão Maia, Charlie Haden, Sizão Machado, Michael Pipoquinha, Lars Danielson, Bruno Velloso e Ldson Galter.

17) RM: Existe uma indicação correta para escolher um contrabaixo de mais de 4 cordas? Quais os gêneros musicais correspondentes a quantidade de cordas do instrumento?

Sidiel Vieira: A escolha de quantidade das cordas ou instrumentos timbristicamente específicos depende dos tipos de som que o contrabaixista tem afinidade, ou o tipo de projeto que ele está inserido. Eu gosto e tenho baixos de 4 cordas, pois os tipos de sons que toco, ouço e o mercado de trabalho que atuo, esses instrumentos funcionam melhor.

18) RM: Qual a marca de encordoamento da sua preferência? Existe marca ideal para cada gênero musical ou é preferência pessoal?

Sidiel Vieira: Não uso uma marca específica, mas uso flatwound em alguns dos meus baixos elétricos e roundwound em outros. Já nos baixos acústicos, uso cordas mais flexíveis, sendo uma delas de perlon e outra de nylon.

19) RM: Quais os prós e contras de ser professor?

Sidiel Vieira: Prós – usar ferramentas que facilitam o encontro da informação para com o aluno com mais eficácia. Contras – não me lembro. 

20) RM: Quais os prós e contras de ser músico freelancer acompanhando outros artistas?

Sidiel Vieira: Prós – ser convidados para trabalhar com artistas que admiram e respeitam e sua carreira como músico. Contra – não sei, pois só trabalho com artistas que realmente eu tenho afinidade e respeito por sua carreira. Daí, acontece uma mútua troca de respeito e admiração.

21) RM: Quais os prós e contras de ser músico de estúdio de gravação. Gravando as linhas de contrabaixo em discos de artistas?

Sidiel Vieira: Prós – ser convidados para trabalhar com artistas que admiram e respeitam e sua carreira como músico. Contra – não sei, pois só trabalho com artistas que realmente eu tenho afinidade e respeito por sua carreira. Daí, acontece uma mútua troca de respeito e admiração.

22) RM: Quais bandas que já participou?

Sidiel Vieira: Opção Paz, primeira banda da minha vida com amigos. Makarios Big Band, minha primeira big band, em que eu era compositor, arranjador e band leader, DDG4, Mani Padme Trio, Cesar Camargo Quarteto, Edu Lobo e Banda, Sadao Watanebe Project, Romero Lubambo Trio e algumas outras.

23) RM: Quais principais dificuldades de relacionamento que enfrentou em bandas?

Sidiel Vieira: O ego.

24) RM: Quais os artistas já conhecidos você já acompanhou como músico freelancer?

Sidiel Vieira: Dominguinhos, Johnny Alf, Alaíde Costa, Hélio Delmiro, Diene Reeves, Sadao Watanebe, Dori Caymmi, João Bosco, Ed Motta, Luedji Luna, Jota Pê, Edu Lobo e alguns outros. 

25) RM: Quais principais dificuldades de relacionamento que enfrentou acompanhando artistas já conhecidos?

Sidiel Vieira: O ego.

26) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Sidiel Vieira: Lição de meu pai (Maria Isaides de Souza): ser uma pessoa íntegra e honesta, pois isso vai espelhar no profissional que você se tornará.

27) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Sidiel Vieira: Usar as ferramentas de tecnologia e empreendedorismo dentro do mercado musical, como parcerias com produção artísticas dentro do cenário musical, projetos de incentivo cultural e artístico.

28) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Sidiel Vieira: A internet ajuda na projeção de divulgação e de projetos pessoais, a ter acesso a tantas informações de músicos e culturas diferentes do meu país, como por exemplo, conhecer a cultura de países que talvez nunca tenha a oportunidade de visitar, mas de conhecer suas culturas através dos artistas locais e suas obras. 

29) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Sidiel Vieira: Home estúdio facilidade ao alcance de ter esse recurso mais próximo do músico, de se gravar e ouvir para análise. De gravar projetos com uma viabilização mais eficaz.

30) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje grande não é mais o grande obstáculo. Mas concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para ser diferencia dentro do seu nicho musical?

Sidiel Vieira: Sempre acreditei que o melhor caminho seria criar uma identidade como artista. E a soma se dá quando buscamos paralelamente ferramentas que com elas nos tornamos um bom profissional. Ou seja, ter bons equipamentos, sempre estar pronto e ser uma pessoa de fácil de lidar no dia a dia. Talvez essa seja umas das características mais importantes hoje em dia (risos).

31) RM: Como você analisa o cenário da Música Instrumental Brasileira. Em sua opinião quais foram as a revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Sidiel Vieira: Eu fico feliz com grandes músicos brasileiros que ganham o mundo fazendo a nossa música ter esse espeço no cenário música, com Amaro Freitas, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e alguns outros, mas fico triste que ainda são poucos comparado ao número de grandes músicos. E isso se dá por conta de não pensarmos na música de forma empreendedora, de acreditar e investir para chegar a lugares onde os nossos ídolos chegaram. Temos de pensar grande e trabalhar duro para isso acontecer.

34) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Sidiel Vieira: Tenho uma dentre todas (risos). Eu estava me preparando e aquecendo com meu baixo acústico para gravar um DVD, e o diretor de vídeo, me perguntou se eu não podia tocar com o baixo do lado direito (tipo canhoto) para ele pegar um ângulo melhor. Confesso que eu só conseguir responder “não” (risos). Tem outra, eu já derrubei um baixo acústico no chão durante um show, na penúltima música, e claro ele se espatifou inteiro. Foi cômico!

35) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Sidiel Vieira: Feliz: Fazer música boa, com pessoas que tenho afinidade, ganhando um ótimo cachê. Triste: O contrário das condições acima.

36) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Sidiel Vieira: Trabalhe duro e acredite em você.

37) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Sidiel Vieira: Existe o dom, mas ele não é tudo. Precisa trabalhar muito para usá-lo ao seu favor.

38) RM: Qual seu conceito de Improvisação?

Sidiel Vieira: Uma linguagem que precisa ser trabalhada usando ferramentas mais criatividade.

39) RM: Existe improvisação de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Sidiel Vieira: Quanto mais você dominar seu instrumento e as técnicas para tocá-lo, mais facilidade você terá ao falar através dele. E a improvisação é algo a ser estudado sim, se possível, sempre.

40) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Sidiel Vieira: Prós – Eles auxiliam a melhorarmos as ferramentas para o uso da improvisação.

41) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Sidiel Vieira: Prós – Eles auxiliam a melhorarmos as ferramentas para o uso da harmonia.

42) RM: Você toca outros instrumentos?

Sidiel Vieira: Não.

43) RM: No passado existia a “dependência” do Baixo tocar “colado” com a célula do ritmo do bumbo da bateria. Quando o Baixo se tornou independente desse conceito?

Sidiel Vieira: Na era do Samba jazz, talvez. Mas acho que essa forma do Baixo colado no bumbo da bateria ainda funciona muito bem.

44) RM: Quais os compositores da Bossa Nova você admira?

Sidiel Vieira: Tom Jobim, Johnny Alf e todos os outros compositores.

45) RM: Quais os compositores do Samba e do Choro você admira?

Sidiel Vieira: Cartola, K-Ximbinho, e todos os outros compositores de samba e choro.

46) RM: Quais os compositores da MBP você admira?

Sidiel Vieira: Djavan, Edu Lobo, Vander Lee e outros tantos.

47) RM: Quais os seus projetos futuros?

Sidiel Vieira: Gravar mais um álbum com 2VIEIRA vol.3 e um álbum solo.

48) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Sidiel Vieira: (11) 97639 – 9303 | [email protected] | https://linktr.ee/sidielvieira 

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCdPxYZQ8bv0yzC6IP9GFs4Q 

Playlist Sidiel Vieira Trio: https://www.youtube.com/watch?v=p7ZYOPq-Ado&list=PL9u_f2bPAYGH-vlrnYwofwv49bmc5i1eD 

Playlist Sidiel Vieira Trio: https://www.youtube.com/watch?v=4ccL0s2wukA&list=PL9u_f2bPAYGELPeopgsq-H7waG9o3FnKo 

Playlist Sidiel Vieira & Sidmar Vieira: https://www.youtube.com/watch?v=Ywxootn8GPc&list=PL9u_f2bPAYGGDsxQtKDcXzz3KObKBnVy3 

Sidiel Vieira Trio – Traços Urbanos: https://open.spotify.com/intl-pt/album/5NgZ4e2m9F7Nsg4dz274yb?si=6rjiIXHlSbSd1XG5-_uhyg&utm_medium=share&utm_source=linktree&nd=1&dlsi=ae3a09c62b2c4821 

2VIEIRA – Vol. 2: https://open.spotify.com/intl-pt/album/56k4JvNXQasTqJI01xolju?si=dkiXWv4rS1m-rMUvjvz1DA&utm_medium=share&utm_source=linktree&nd=1&dlsi=8a6d766402714b11 

https://soundcloud.com/sidielvieira


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  1. Bela entrevista! Muito bom ver que ele já atuou com grandes artistas, além de ter uma formação acadêmica muito boa! Parabéns ao artista!

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Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.