O cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro, Sandro Ligado, também conhecido como Ligado, é daquelas pessoas que está sempre em movimento! Famoso pelos seus solos de guitarra que quase sempre terminam com um belo salto no palco, LIGADO contagia todos, seja cantando, tocando ou fazendo os dois ao mesmo tempo.
Sandro se apaixonou por música muito jovem e hoje, com quase 30 anos de carreira, já coleciona discos gravados, músicas autorais, clipes, turnês e grandes shows. Sempre ligado nas tendências do mercado, Sandro é um músico versátil que além da energia da sua guitarra, trás um som dançante e moderno podendo circular em diversos formatos desde solo, com voz e violão, até banda com seus músicos parceiros.
Hoje Ligado trabalha com uma banda onde deu o nome de Conectados. Essa conexão não é somente de músicos que o acompanham, também é do público que assiste aos shows e buscam informações na internet. No repertório musical, a banda traz além de suas músicas autorais, releituras de grandes sucessos do Pop Rock, Rock e MPB com batidas contagiantes e muito alto astral. Muitas pessoas já viram, só falta você!
Segue abaixo entrevista exclusiva com Sandro Ligado para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 16/07/2025:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Sandro Ligado: Nasci no dia 07/07/1973 em Belo Horizonte – MG. Registrado como Sandro de Oliveira Guimarães.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Sandro Ligado: Meu primeiro contato com a música, eu com três anos de idade assistindo meu pai (Osvaldo Rufino Guimarães) tocar com amigos e parentes em festas de aniversários e confraternizações familiares.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Sandro Ligado: Na música sou autodidata. Conclui o Ensino Médio.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Sandro Ligado: Minha influência musical é o ritmo de Choro que meu pai (Osvaldo Rufino Guimarães) sempre tocou. Eu escutava o rock nacional dos anos 80 que me influenciou e continuo meio musicalmente preso ao passado, pois não consigo me agrada com as músicas da atualidade, mas gosto muito, por exemplo, de Rock fusion, Dream Theater, Vítor Kley, mas nada demais. Ninguém do passado deixou de ter importância, pois as novidades raramente me pegam, e olha que procuro muito.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Sandro Ligado: Em 1995, começou minha carreira musical, quando comecei ganhar dinheiro com a música.
06) RM: Quantos álbuns lançados?
Sandro Ligado: Três álbuns lançados com duas bandas que fiz parte. Atualmente lancei os singles: 24 horas (2019), Sem Explicação (2022), Eu tô ligadoo (2022), Alto Astral (2022), Mudança (2025).
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Sandro Ligado: Música Pop.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Sandro Ligado: Estudei um pouco de técnica vocal.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Sandro Ligado: É muito importante ter uma técnica mesmo que seja mínima, dá pra controlar a voz de uma forma melhor ao vivo, com as artimanhas que as técnicas vocais nos passa. E cuidar da voz é essencial para poder continuar trabalhando sem machucar as cordas vocais e poder fazer as apresentações sem maiores problemas.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Sandro Ligado: Alcione, Lobão, Lulu Santos, dentre outros.
11) RM: Como é seu processo de compor?
Sandro Ligado: Não tenho um processo de composição formatado, mas geralmente vem primeiro a parte da harmonia (sequencias de acordes), depois melodia e a letra é a parte final no processo de composição.
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Sandro Ligado: Eu compus muito tempo sozinho, mas não me enxergo como um bom letrista, hoje estou gravando umas músicas do meu amigo Sérgio Bentes (https://ritmomelodia.mus.br/entrevistas/a-banda), que me envia e eu as produzo e as lanço.
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Sandro Ligado: Os prós de uma carreira independente é não ter pitacos vindo de fora, do que se deve e o que não deve fazer, pois uma música não tem limites, depende do gosto de cada um. Os contras são as distribuições das músicas, essas plataformas jogam na internet, mas somente eles que ganham e também as grandes gravadoras, que exercem grande influência nesse esquema de lançamentos.
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Sandro Ligado: Não uso muita estratégia, é muito desgastante realizar um trabalho, soltar pro mundo e ver que só quem tem grandes recursos se sobressair, já fiz em outros lançamentos alguma estratégia, hoje não faço mais. Procuro manter minha agenda em dia com muitas apresentações.
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Sandro Ligado: No momento estou querendo realizar o famoso e antigo DVD, o tal áudio visual, para ter um novo material, com gravação o mais profissional possível para se divulgar na rede.
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Sandro Ligado: A internet abriu para todos, todo mundo pode postar a hora que bem entender, mas ao mesmo tempo são milhões de informações que acabam sendo filtradas por algoritmos e no final das contas tudo acaba em quem paga mais em impulsionamento para se ter um retorno considerável nas redes sociais e fora dela.
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Sandro Ligado: São sensacionais as vantagens de se ter um home estúdio, vale a pena fazer esse investimento e ter o conhecimento de como as ferramentas funcionam. E podemos ter o conforto de gravar e faze as produções musicais em nossa própria casa. Não vejo desvantagens, tem que haver mais uma vez um filtro de quem está trabalhando com essa ferramenta, noção do que vai ficar bom ou não.
18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Sandro Ligado: Eu busco fazer uma divulgação mais pessoal, pois as grandes empresas ainda mandam nesse negócio, Sony music, dentre outras, uma pequena parcela desse bolo vem para um artista independente, a não ser que o artista viralize nas redes sociais.
19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Sandro Ligado: O cenário nacional é muito bom e criativo, tem músicas para todos os gostos. Tivemos muitas revelações musicais na música brasileira. E Blitz, Lobão, Titãs, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, dentre outros, permaneceram consistentes no cenário musical, fazendo tour, tocando muito ainda, apesar das rádios não tocarem mais suas músicas.
20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?
Sandro Ligado: Aconteceram várias situações citadas na pergunta, mas vou citar apenas uma: Fui tocar com uma antiga banda que tive no final dos anos 90, quando estávamos em cima do palco realizando o show, tinha público bom, mas apareceu a mulher da limpeza varrendo o palco, ninguém entendeu nada no momento, ela passava na frente de todos integrantes como se estivesse na sala de sua casa. Foi estranho e ao mesmo tempo muito engraçado (risos).
21) RM: O que te deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Sandro Ligado: A música é uma linguagem universal, isso me deixa muito feliz pelas conexões que ela nos traz. O que me deixa triste são as pessoas deixarem o dinheiro passar na frente de tudo, sem ligarem para talento do artista…
22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Sandro Ligado: Se existe o dom, eu não tenho certeza, mas alguns tem mais facilidade do que outros, para alguns a música flui, já para outros ela nem acontece.
23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
Sandro Ligado: Acho que a improvisação muito importante, até para interação de outros músicos.
24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Sandro Ligado: Em alguns casos é estudado antes do show e bem formatados no ensaiado, em outros, a improvisação simplesmente flui, é como ter um convidado em casa e surge os assuntos para conversar e interagir. Quando um músico sobe ao palco para tocar com outro sem nada combinado, a música fala por si só, e a coisa anda, o público interage, a improvisação tem que vir do coração, tem que saber fazer.
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Sandro Ligado: Não tem contras, os métodos sobre Improvisação, tudo que se aprende, é para evolução, faz parte.
26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Sandro Ligado: Não tem contra os métodos sobre o Estudo de Harmonia musical, é muito importante e ajuda na evolução musical.
27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Sandro Ligado: Hoje em dia com algumas rádios na web tocam minhas músicas, mas as rádios tradicionais não tocam sem jabá.
28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Sandro Ligado: Eu digo que é muito bom, não é uma fanfarra, ser fanfarrão, só curtição, existem pelo caminho da carreira musical altos e baixos como qualquer outra profissão. Mas quando se faz música primeiro com o coração, não há dinheiro que pague, é muito romantismo, eu sei, mas música é alegria, é estado de espírito, existem músicas para todos os momentos da vida de um ser humano.
29) RM: Festival de Música revela novos talentos?
Sandro Ligado: Festival de música revela novos talentos, mas na maioria dos casos o artista é esquecido e não tem como levar adiante a sua carreira após um êxito no festival, queria entender mais a respeito dessa realidade.
30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Sandro Ligado: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é muito repetitivo, só falam dos mesmos artistas, de quem tem influência financeira, mas esses artistas tem talento? Sim, mas não existem só esses artistas que ficam com o bolo inteiro, enquanto quem busca um lugar, não tem oportunidades.
31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Sandro Ligado: Não tenho opinião formada a respeito desses espaços, mas s importante e deveriam fazer mais, não vejo muita coisa sendo realizada atualmente.
32) RM: Quais os seus projetos futuros?
Sandro Ligado: Pretendo continuar gravando as minhas músicas sem pensar em nada de como será depois, se a música vai fazer sucesso ou não, vou continuar realizando e buscando espaço dentro das minhas possibilidades.
33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Sandro Ligado: https://www.instagram.com/sandroligado
Canal: https://www.youtube.com/@ligado0707
Mudança (Sérgio Bentes): https://www.youtube.com/watch?v=GYqsaignpso
Eu Tô Ligado (Sandro Ligado): https://youtu.be/_6QQTeGyt-o?si=L64efvRhWrjtWVC2
Alto Astral (Sandro Ligado): https://youtu.be/R8vSlkzq0aE?si=DOw6f-kROz0yXafM
24 Horas (Sandro Ligado) – https://youtu.be/ZtF7Lio0jdM?si=NWAQZFqll8Lt1Eqq
Singles de Sandro Ligado: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/3OYxCYAOuPKcZVI0uc7zy9
Bela trajetória do artista: cantor, compositor, multi-instrumentista e músicas autorais são admiráveis.
Parabéns, Ligado! Parabéns, Revista Ritmo e Melodia! Excelente entrevista!