More Rodrigo Ogi »"/>More Rodrigo Ogi »" /> Rodrigo Ogi - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Rodrigo Ogi

Compartilhe conhecimento

Rodrigo Ogi é indiscutivelmente um dos nomes mais interessantes e importantes do hip hop brasileiro. Com seus três álbuns lançados até agora, o MC inscreveu seu nome no panteão dos deuses do gênero no país.

Lançado em 2023, o álbum Aleatoriamente chega para reafirmar a posição do álbum Cronista da cidade cinza dentro do RAP e elevá-lo ao status de um dos maiores escritores do Brasil. Seu novo álbum transborda criatividade em todos os aspectos: dos arranjos e beats, elaborados por Kiko Dinucci (Metá Metá), às letras e flows, concebidos pelo rapper.

Para acompanhar o artista nessa sonoridade brasileira e vanguardista, o álbum conta com participações de nomes que são sucessos de crítica: Juçara Marçal, Russo Passapusso (BaianaSystem), Siba, Tulipa Ruiz e Don L. Completam o time Alana Ananias (bateria), DJ Nato PK (scratchs), Nave (produção) e Thiago França (sopros).

Com Kiko Dinucci assumindo toda a produção do álbum Aleatoriamente, este soa como uma continuação do trabalho iniciado ! de 2015, no qual Ogi já demonstrava sua intenção de se aproximar de gêneros que estão fora do hip hop underground dos anos 90 e 2000.

O resultado de seguir este caminho abre um leque de possibilidades: as batidas quebradas, mais eletrônicas e barulhentas, dialogam com gêneros típicos do Brasil, como a MPB e o maracatu, e seguem a trilha aberta pelo Company Flow, o Antipop Consortium e outros artistas que contribuíram para o desenvolvimento de novas formas de produção dentro do hip hop estadunidense.

Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é um equipamento cultural que fomenta experiências, encontros, conexão afetiva, sensorial e coletiva por meio da música. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, a Casa promove através de shows, eventos, mostras de arte digital e conteúdos dos seus canais de comunicação aproximação da comunidade ao processo criativo da cultura brasileira. O espaço, inclusivo e sustentável, fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, mas expande suas vivências e incentiva novos territórios musicais descentralizados em seus canais digitais pelo Brasil e pelo mundo.

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo ( www.casanaturamusical.com.br)

Segue abaixo entrevista exclusive com Rodrigo Ogi para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 01.07.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Rodrigo Ogi: Nascido em 14 de março de 1980 em São Paulo.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Rodrigo Ogi: Na época da infância, minha mãe ouvia muita música em casa: Roberto Carlos, Clara Nunes, Elis Regina, MPB4 e tantos outros. Um tio meu tinha uma loja de discos na região do centro e eu sempre ia lá passear, então ficava mexendo nos discos e sempre que podia eu colocava um pra ouvir. Ali na loja dele eu tive muito contato com o Samba e o RAP.

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Rodrigo Ogi: Autodidata. Consigo achar as notas no ouvido. Logo mais vou começar a fazer aulas de teclado pra aprender as notas musicais.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Rodrigo Ogi: Eu sou uma cria do RAP. O RAP foi a minha música da vida toda. Conheci o RAP por volta dos 9, 10 anos de idade e fui fisgado. Hoje conheço e pesquiso todo gênero de música. Ouço muita coisa mesmo hoje em dia.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical? 

Rodrigo Ogi: Comecei a escrever por volta dos 13 anos de idade (em 1993), mas era aquela coisa mais sem compromisso mesmo. Considero o inicio da minha carreira em 2002/2003 quando retomei a escrita e formei o grupo de RAP Contra Fluxo.  

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Rodrigo Ogi: Dois álbuns com o grupo Contra Fluxo: Missões e Planos (2005) e SuperAção (2007) e quatro álbuns em carreira solo: Crônicas da Cidade Cinza (2011), (2015), o EP Pé no chão (2017), Aleatoriamente (2023).

07) RM: Como você define seu estilo musical dentro do RAP?

Rodrigo Ogi: Sou um contador de histórias das ruas, do cotidiano, do povo. Tenho essa facilidade em contar histórias desde muito novo. Minhas primeiras redações na infância eram contando histórias.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Rodrigo Ogi: Nunca estudei técnica vocal, mas pretendo urgentemente.

09) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Rodrigo Ogi: Ultimamente tenho ouvido e trabalhado bastante com a Juçara Marçal. Pra mim ela é uma das maiores que temos.

10) RM: Como é o seu processo de compor?

Rodrigo Ogi: Solitário. Não componho rápido e nem no estúdio. Meu processo é feito em casa e quando estou sozinho. Geralmente escrevo uma parte e depois vou lapidando.

11) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Rodrigo Ogi: Já compus junto e pra vários artistas. Entre eles estão Marcelo D2, Emicida, Rael, Juçara Marçal, Kiko Dinucci e por aí vai.

12) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Rodrigo Ogi: O benefício é não precisar seguir os moldes da indústria fonográfica. É poder criar conforme o que acredito. O lance de ser independente é que você vai ter que correr com tudo praticamente sozinho. Eu gastei no meu último disco quase o valor de um carro popular zero km. Tudo do meu bolso. Eu poderia pensar em dar entrada numa casa, mas prefiro fazer músicas e lançar álbuns (risos).

13) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Rodrigo Ogi: Sempre fiz o que estava ao meu alcance. Contratei uma assessoria em imprensa, fiz um planejamento básico com a distribuidora pros lançamentos. Os shows eu mesmo negocio hoje em dia.

14) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Rodrigo Ogi: No começo a internet possibilitou que a música independente chegasse mais longe. Hoje tudo precisa de impulsionamento para ter alcance, então isso deu uma limitada para quem faz o lance de forma independente. Porque não da pra competir com quem coloca muito dinheiro em impulsionamento.

15) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de 1gravação (home estúdio)?

Rodrigo Ogi: Hoje eu consigo gravar um álbum ou fazer uma pré-produção bem feita em casa no home estúdio.

16) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Rodrigo Ogi: Eu busco ser original. Não seguir as tendências. Acho que está tudo saturado e um artista para ter longevidade precisa ser original, precisa ter um estilo próprio e não ser uma cópia.

17) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Rodrigo Ogi: Emicida, Marcelo D2, Don L, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Tulipa Ruiz. Gosto muito também da Luiza Lian, da Tassia Reis, Ava Rocha. É muita gente pra citar (risos).

18) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Rodrigo Ogi: O processo é o que me deixa mais feliz, a hora que estou criando e as rimas e melodias vão se encaixando, é magica isso. Fazer música é que nem respirar. Se eu não pudesse fazer mais talvez eu não estivesse vivo.

19) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Rodrigo Ogi: Nem sei o que é tocar em rádio. Pouquíssimas vezes minha música tocou em alguma, então nem penso nisso.

20) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Rodrigo Ogi: Estude muito, leia, pesquise. Procure saber quem veio antes, conheça a história do que você está fazendo. Respeite a história e os que vieram antes e acima de tudo ame o que você faz. Sem amor você não dura nesse jogo.

21) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Rodrigo Ogi: Acho importante pra que a música chegue em novos ouvintes, mas os festivais levam sempre os mesmos artistas. Eu já perdi a esperança de tocar em festivais. Toquei em muito poucos ao longo da minha carreira, dá pra contar nos dedos.

22) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Rodrigo Ogi: A grande mídia dá muito pouco espaço pra cena independente. A criíica musical foi muito desvalorizada e hoje praticamente não existe. Valorizo demais os blogs e sites que fazem o trabalho indepentente, acho que eles merecem mais reconhecimento pelo trabalho que fazem na raça.

23) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI, Itaú, Banco do Brasil e CAIXA Cultural para cena musical?

Rodrigo Ogi: Acho importantíssimo esses espaços, já fiz e assisti ótimos shows no Sesc e no Itaú cultural.

24) RM: Quais os seus projetos futuros?

Rodrigo Ogi: Lançar álbuns.

25) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Rodrigo Ogi: Contato pra shows é [email protected] https://bio.link/rodrigo_ogi  | https://www.instagram.com/rodrigo_ogi

Canal: https://www.youtube.com/@Rodrigo_Ogi 

Rodrigo Ogi – Ufa! (feat. Juçara Marçal): https://www.youtube.com/watch?v=KtQr2t9gAHY 

Playlist do álbum Aleatoriamente (2023): https://www.youtube.com/watch?v=r-WfM_OVsQk&list=PLVtUwEl0BdN6aBq-5h_RaO4LKBp-Ablr3  

Playlist do álbum Pé no Chão (2017): https://www.youtube.com/watch?v=QwKp853ZgFY&list=PLVtUwEl0BdN4FxXrFp9ghvy-i7eV9-oyp 

Playlist do álbum RÁ (2015): https://www.youtube.com/watch?v=4ICjvbYMFAY&list=PLVtUwEl0BdN6pEt-3J0YKyfcpt8Zw0lT- 

Playlist do álbum Crônicas da Cidade Cinza  (2011): https://www.youtube.com/watch?v=tcUBJANhhuY&list=PLVtUwEl0BdN4AvnacjXmOviie-5FdX7kV 

Assessoria de imprensa Pevi | Casa Natura Musical – www.casanaturamusical.com.br

Angelina Colicchio – (11) 99299 – 2877 | [email protected]  

Diogo Marins Locci – (11) 99906 – 0642 | [email protected] 

PR | Natura Musical 

Francine Ramos: (11) 98839 – 9735 | [email protected]

Luciana Rabassallo: (11) 96446 – 0565 | [email protected]


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.