O cantor, compositor paraibano Nino Ramos é casado com Maria Helena da Silva Ramos, mãe dos seus filhos: Érico Vinícius e Laura Camila e do primeiro casamento com Tania Regina Barbosa de Oliveira com quem teve sua primeira filha Bárbara Oliveira.
Aos sete anos de idade (1963) se tornou fã dos seriados musicais que passavam na TV nos anos 60 e 70, cresceu ouvindo os sucessos que tocavam no rádio: Forró, Sambas, Rock, música romântica, etc. Aos 16 anos formou o grupo Batuqueiros do Relento e aos 18 anos, já na Universidade participou das bandas Fogo Cruzado e Almanarte Brasil.
Deu sua contribuição musical nos festivais de MPB do nordeste, escreveu a trilha sonora do filme: O caso de Carlota, um filme do cineasta Machado Bitencourt.
Na década de 80, foi para São Paulo e lá conheceu os compositores e parceiros: Mario Maranhão, Tivas Miguel, Jefferson Farias, Maracaí, Maria Dapaz e tantas outras feras que se juntaram nessa caminhada de muito trabalho, suor e sucessos musicais.
Suas músicas fizeram parte da trilha sonora de novelas da Rede Globo, da Manchete e do SBT, como: Brincar de ser feliz (Nino / Maria da Paz) da novela Pedra sobre Pedra (1992) com Chitãozinho e Xororó como intérpretes; Bailão de peão (Nino / Maria da Paz) da novela Estrela Guia (2001) com Chitãozinho e Xororó como intérpretes; Coração Pantaneiro (Nino) da novela O Pantanal com Sérgio Reis como intérprete; Fera mansa (Nino /Tivas Miguel) da novela América com Zezé Di Camargo e Luciano como intérpretes; Brincar de ser feliz (Nino / Maria da Paz) da novela Terra e Paixão (2023) Gustavo Mioto como intérprete; Brincar de ser feliz (Nino / Maria da Paz) no filme Evidências do amor (2024) estrelado por Fábio Porchat e Sandy terá a música como pano de fundo para uma cena romântica entre Fábio e Sandy. A dupla Leandro e Leonardo gravou a música Animal (Nino / Jefferson Farias). Nino possui um acervo musical de mais de quinhentas e cinquenta músicas gravadas.
99% das suas letras não são autobiográficas. Um dos seus sucessos: Convite de casamento (Nino / Jefferson Farias) gravada em 1998 pela dupla Gian e Giovani as pessoas acham que a letra é autobiográfica, mas ela é fruto da imaginação e criatividade dos autores.
Atualmente Nino Ramos está produzindo um álbum gospel – Vivo Cristo! Em que será disponibilizado nas plataformas digitais e no seu canal do YouTube. Nino se considera um trabalhador da arte que tem como missão levar o amor, o e entretenimento e principalmente A palavra de Deus para a humanidade.
Nino tem um coração cheio de gratidão a Deus pelo seu dom, a sua família abençoada por ser seu oásis e aos seus parceiros musicais que se tornaram seus amigos e irmãos proporcionados pela música.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Nino Ramos para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 03.04.2024:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Nino Ramos: Nasci no dia 03 novembro 1956 na Maternidade Cândido da Vargas em João Pessoa – Paraíba. Registrado como Heronides da Silva Ramos, mas quando eu era criança meu pai me chamava de Nino! E Nino virou pseudônimo artístico, de uns anos pra cá comecei a assinar como Nino Ramos. Filho de José Farias Ramos e de Noêmia Medeiros Ramos, ambos falecidos.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Nino Ramos: Meu primeiro contato com a música foi na minha infância. Naquela época, a TV era em preto e branco (ABC Canarinho; a voz de ouro) e eu como a maioria das crianças que tinham televisão em casa, adorava assistir os seriados, entre tantos eles, o Theo Monkeys, uma banda americana que viviam aventuras musicais.
O Theo Monkeys me chamava muito a minha atenção, a ponto de até sonhar que fazia parte do grupo (risos), eu não sabia, mas, era exatamente naquele momento que Deus me presenteava com o dom da criação musical.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Nino Ramos: Não tenho formação acadêmica, iniciei dois cursos Universitário Licenciatura em Física e o outro era Educação Artística na UFPB, ambos pela Universidade Federal da Paraíba, mas não conclui nenhum, mas era para lecionar Artes e eu desisti no primeiro ano. Queria uma atividade profissional mais prática, então participei de três grupos musicais nos primórdios da minha carreira artística: Batuqueiros do relento, Fogo Cruzado e Almanarte Brasil.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Nino Ramos: Eu sempre fui um apaixonado ouvinte de rádio! Sendo assim, a grande maioria das músicas que tocavam no meu passado eu gostava: Forró Pé de Serra, Sambas, Boleros, Baladas, e as músicas internacionais por causa das melodias pois, não sabia o idioma inglês.
Renato e seus Blue Caps, The Fevers, Roberto Carlos, Odair José, Beatles, Chico Buarque, Gilberto Gil, Taiguara, Trio Nordestino, Antônio Barros e Cecéu, etc…
Entendo que a música respalda e influência a maneira como vivemos! Ouve um pequeno espaço de tempo nos anos 70 em que eu fazia a música politicamente engajada. Com a vivência e observando as “árvores e os frutos que a grande maioria dava” eu percebi que era mais saudável cantar as emoções e expressões humanas, ao invés de vestir “camisa partidária” e ter a minha mente e convicção presa a um “cabresto intelectual”.
Alimente o amor e você terá a melhor razão para viver! Foi então que daquela época pra cá me tornei um compositor de música popular: Forró, Sertaneja, Romântica, Bossa Nova, etc. Hoje, me sinto livre no pensamento! Mas respeito a expressão musical da atualidade!
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Nino Ramos: Nos anos 70 comecei minha carreira musical em Campina Grande – PB, quando formamos o grupo de samba Batuqueiros do Relento (Nino, Ronaldo Farias, Bega, Lucas, Demas – Demostenes). Éramos garotos e morávamos no conjunto habitacional Vila Do IPASE. Tocávamos para nós divertir em festinhas e botecos do bairro do Catolé em Campina Grande – PB. Mesmo de forma amadora, foi exatamente naquela oportunidade que comecei minha caminhada na música.
Nós anos 70, além dos forros pé de Serra em festas junina, se ouvia muito sambas e música internacional.
No grupo Fogo Cruzado (nos tempos dos festivais universitários de música em Campina Grande – PB) tinha como formação: Nino Ramos, Wilton Soares e Valdez, com esse grupo participamos do filme “O caso de Carlota” do cineasta Machado Bitencourt. No filme, além de participarmos como atores, compus sozinho e em parceria a trilha sonora.
Formei com Wilton a banda Almanarte Brasil, foi uma época em que começamos a nos profissionalizar e já fazíamos alguns shows locais dividindo palcos com outros artistas. Os músicos que nos acompanhavam eram freelancer.
06) RM: Quantos CDs lançados?
Nino Ramos: Em 1983 lancei o Compacto Simples pela Mar e Sol e fabricado pela Polygram – São Paulo. Com duas músicas de minha autoria: Lado A: Beija flor. Lado B: Quero mais. Teve a a participação de Rui do violão fazendo vocal.
Em 1993 lancei o LP – “Nino: Coração de porcelana” gravado pela Sucesso Discos. Fabricado pela BMG Ariola.
Entre 1986/87 lancei o LP Almanarte Brasil – Nino e Tom (cantávamos em dupla) gravado pela Stalo / Polygram.
Em 1990 lancei um álbum com produção independente. Em 2000 outro álbum com produção independente.
Em 1984 participo como compositor no primeiro compacto simples de Capilé.
Lado A: “Capital mundial do Forró” (Capilé / Nino). Nossa música se tornou o hino do Maior São João do Mundo no Parque do Povo em Campina Grande – PB. Hoje a festa é conhecida mundialmente. Link do compacto: https://www.ventania.com.br/produtos/vinil-capile-e-nino-campina-grande-capital-mundial-do-forro/
Em 1986 participo como compositor do primeiro LP de Capilé pela Polydisc / Recife – PE. Músicas em parceria com Capilé: Gostando de você, Anelina, Du-vi-d-o-do.
Minhas obras que são sucessos:
Na voz de Chitãozinho e Xororó: Bailão de peão (Nino / Maria Dapaz), Meu café na cama (Nino / Maria Dapaz), Brincar de ser feliz (Nino / Maria Dapaz), Na aba do meu chapéu (Nino / Maria da Paz), Parou porque (Nino / Maria da Paz), Loira Gelada (Nino / Maria Dapaz), Rebola (Nino / Tivas Miguel).
Na voz de Leandro e Leonardo: Animal (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Zezé Di Camargo e Luciano: Fera mansa (Nino / Tivas Miguel), A saudade é uma pedra (Nino / Tivas Miguel).
Na voz de Adonis Antônio: Convite de casamento (Nino / Jefferson Farias) que foi o primeiro a gravar e quase simultaneamente Gian e Giovani gravaram também.
Passarela do meu coração (Nino / Jefferson Farias), Disk Paixão (Nino / Giovanni / Jefferson Farías).
Na voz de Jean e Marcos: Tô morrendo de saudade (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Sérgio Reis: Coração pantaneiro (tuiuiú) (Nino), Coisa boa, é mulher (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Alexandre Barros (Tan): Elo (Nino), Tudo que meu coração precisa (Nino / Mario Maranhão), Ser humano (Nino), Vem me namorar de novo (Nino / Maria Dapaz), Paixão a que roupa (Nino). Tan gravou entre quinze a vinte músicas, ele é um excelente intérprete.
Na voz de Marines: Filhos do sol (Nino / Marinês), Cidadã do mundo (Nino / Marinês).
Na voz de Amazan: Paraibana (Nino) e De olho na calcinha (Nino).
Na voz de Cezar e Paulinho: Doce de paixão (Nino / Jefferson Farias), Nunca mais (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Roberta Miranda: Graças à Deus (Nino / Mário Maranhão), De todo coração (Nino / Mário Maranhão).
Na voz de Gilberto e Gilmar: Chora coração (Nino / Maria Dapaz).
Na voz de Rick e Renner: Chama por ela (Nino / Tivas Miguel).
Na voz de As Marcianas: Bate que dói (Nino / Tivas Miguel).
Na voz de Chico Rey e Paraná: Disfarça – me engana, que eu gosto (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Edson e Hudson: Delícias da vida (Nino / Maria Dapaz).
Na voz de Bruno e Marrone: Explosão de amor (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Paula Fernandes: Me leva contigo (Nino / Maria Dapaz).
Na voz de Nelson Ned: Estou amando um homem (Nino / Cesar Augusto).
Na voz de César Menotti e Fabiano: Tô morrendo de saudade (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Eliane Camargo: Eu te amo noite e dia (Nino / Maria Dapaz).
Na voz de Daniel: Pode passar o rodo (Nino / Tivas Miguel).
Na voz de João Paulo e Daniel: Você virou mania (Nino / Maria Dapaz).
Na voz de Dalvan: Trem da vida – Estação da Luz (Nino / Dalvan).
Na voz de Rob e Robson: S.O.S coração (Nino / Jefferson Farias).
Na voz de Gilberto e Gilmar: Vem me ver (Nino / Tivas Miguel).
Na voz de Ataíde & Alexandre: Eu Só Sei Amar Você (Cesar Augusto/Nino).
Na voz de Moleca 100 Vergonha: Big-Bang do Amor (Nino / Ruan).
Na voz de Marco Mendes: Brincando com o dinossauro (Nino), Matuto metropolitano (Nino / Marco Mendes / Mateus Andrade), Oxente brother (Nino / Marco Mendes), Anatomia nordestina (Nino), Maraca eu Maracatu (Nino / Marco Mendes / Fuba), Duvideodo (Nino / Capilé).
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Nino Ramos: Antigamente, no meu tempo de criança, lembro que quando meu pai fazia a feira, aqui, acolá, trazia uma caixinha de “Biscoito sortidos”. Meu irmão, quanta alegria! As pequenas delícias tinham formatos engraçados: bichinhos, letras, etc. Aquilo mexia muito com o nosso imaginário.
Pois, bem, é assim que eu defino o meu estilo musical; “Uma caixinha de biscoito sortidos”! Todos os ritmos e melodias, pequenas crônicas sobre o dia a dia dos seres, quanto mais as pessoas se encontrarem na música que componho, mais o meu propósito encontra êxito. Afinal de contas, minha formação musical é de “pé de rádio”!
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Nino Ramos: Não! Nunca estudei técnica vocal! Sempre cantei intuitivamente. O meu foco principal sempre foi compor, cantar é sonorizar o que componho. Em uma época da minha vida, por uma semana, estudei alguns exercícios de técnica vocal dados pela professora Socorro Teles numa igreja que participei.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Nino Ramos: Sem dúvida nenhuma, considero a técnica vocal uma ferramenta muito importante para aqueles que almejam cantar e para a própria saúde da voz.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Nino Ramos: Os cantores e cantoras que admiro são: Zizi Possi, Roberto Carlos, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Nelson Ned, Elis Regina, Gonzaguinha, Maria Betânia, Alexandre Barros (Tann), Cátia Virgínia, etc… Seu que ficaram faltando ainda muitos (as), mas, esses foram o que me subiram a memória no momento.
11) RM: Como é seu processo de compor?
Nino Ramos: Meu processo de compor é o seguinte: Primeiro penso num tema ou ele surge naturalmente. Segundo, vem o refrão! 90% das minhas composições começam pelo refrão.
Como me considero um compositor muito popular, as minhas músicas são de fácil compreensão do grande público, entendo que o refrão é o ponto forte do que componho! O refrão é como uma sobremesa, o bônus do prazer em toda refeição!
99% das minhas letras não são autobiográficas. Um dos meus sucessos Convite de casamento (Nino / Jefferson Farias) as pessoas acham que a letra é autobiográfica, mas ela é fruto da minha imaginação e das minhas observações das pessoas, histórias escutadas, das minhas leituras, filmes que assisto.
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Nino Ramos: Penso na parceria como um casamento daqueles que daí certo pra toda vida, aqui, acolá, a gente diverge em algum ponto, mas nunca se larga; o amor e o respeito a música nos mantêm unidos. No tocante as parcerias, creio que superei Fábio Junior e Gretchen em números de casamentos (risos).
Os meus grandes parceiros: Maria Dapaz (in memoriam), Tivas Miguel, Jefferson Farias, Van Dantas, Capilé, Marco Mendes, Wilton Soares (Tom), Dimarco (in memoriam), Maracaí, Mario Maranhão, Fátima Romero, Marco Mendes, Luis Fábio, Maria Helena (minha esposa) e os meus filhos; Érico Vinícius e Babi Oliveira. Se esqueci de alguém que me perdoem (risos). 70% do meu repertório foi composto em parceria, sou imensamente grato a Deus pela vida de cada um deles.
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Nino Ramos: Desenvolver uma carreira musical, no meu caso eu diria que é totalmente impossível! A Palavra de Deus nos afirma que é sobre a unidade que Ele derrama as suas bênçãos! Ele mesmo na pessoa de Jesus Cristo “precisou” de 12 discípulos para difundir o Evangelho da Paz.
Portanto, tudo que fizermos contando com alguém para acreditar além de nós mesmos e nos dar força, mas os resultados serão positivos. Isso, em todas as áreas da nossa vida, “Uma andorinha só não faz verão”! Veja a benção e o bem que está me fazendo a revista RitmoMelodia com essa entrevista quase documentário sobre a minha carreira musical… Dois sempre será melhor do que um!
Todo artista precisa de divulgação, quando não compactua com as condições impostas pelas gravadoras e preferem produzir seus projetos musicais sozinhos esbarram com a necessidade de uma logística que impulsione a sua carreira e isso se torna muito difícil, ou seja, de alguma forma ou de outra uma carreira musical mesmo que independente acaba sendo feita no mínimo “Por quatro mãos”! É muito relativo!
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Nino Ramos: No ofício de compositor, minhas estratégias são as mais simples possíveis, quase que intuitivas. Componho, vou ao home estúdio do amigo Junho Bento um excelente arranjador, músico de primeira grandeza e muito criativo.
Aliás tenho mais dois amigos arranjadores tão bons quanto o Junho, que são: Gustavo Santana e Paulinho Pele e juntos colocamos a “cereja no bolo”, aprontamos as músicas, cantamos e eu envio para os artistas.
É uma semeadura, eu lanço as sementes e fico pedindo a Deus que chova e dê bons frutos. Simples assim! No tocante aos palcos, não tenho nenhuma, pois, a vida de compositor é atrás das cortinas, tudo acontece nos bastidores da vida (risos).
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
O ato de compor, por si só já representa um empreendedorismo. Transportar uma ideia inspirada do fundo do âmago para a realidade exterior do cotidiano demanda um esforço emocional incrível! Quem empreende em qualquer tipo de arte do ponto de vista criativo sabe o que estou falando, passou disso, basta usar as ferramentas que as oportunidades oferecem.
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Nino Ramos: Quem corre uma carreira musical não pode pensar no pódio! Pois, no momento que se rompe a faixa de chegada, está encerrada a carreira.
Eu comparo a internet àquela “Garrafa de água bem geladinha” que os atletas recebem durante o percurso, só ajuda, só propaga, só viraliza. É uma oportunidade de compartilhar as suas canções levando a um maior número de pessoas possíveis e para o mundo.
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Nino Ramos: Uma vez, eu tive a grande oportunidade e a honra de visitar o estúdio da RCA Victor, que ficava a rua Dona Veridiana no bairro Santa Cecília em São Paulo, quem me levou lá foi o meu querido amigo e saudoso Mario Lúcio Rodrigues dos Santos (Mario Maranhão). Fiquei deslumbrado com o que vi, a sala de gravação cabia uma orquestra inteira, uau! Que maravilha! Com certeza ali foram gravados grandes sucessos da música brasileira e internacional.
Os anos se passaram, a tecnologia se desenvolveu e hoje, tudo que se fazia com aquele time de músicos incríveis, se faz hoje num pequeno espaço e um teclado.
Com praticamente a mesma dinâmica e harmonia, orquestras inteiras e milhares de instrumentos e sons foram condensados num único computador.
A grande diferença daquela época para os dias de hoje, é o número de músicos incríveis ocupando o mesmo espaço e trocando energia para tocar uma música, mas o som é o mesmo e com muito mais recursos em busca da “perfeição”. Mas se o tempo pudesse voltar, eu ia preferir as grandes orquestras; por causa da camaradagem musical.
18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Nino Ramos: Apenas lanço as sementes! O sol nasceu pra todos, alguns escolhem as sombras! Deus está no comando de tudo, não cai uma folha de uma árvore se não for com a permissão Dele! O Criador só não interfere: Nas escolhas do ser humano!
Se você tirar a música da gaveta para que ela seja sujeita a opinião pública, só duas coisas poderão acontecer: Ou ela brilha ou se apaga! E aqui não estou falando de música boa ou ruim, estou falando de música, qualquer uma delas tem a mesma condição de fazer sucesso. O povo tem o poder de escolha e tem gosto pra tudo!
19) RM: Como você analisa o cenário da Música Sertaneja. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quem permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Nino Ramos: A tradição é o legado dos pioneiros! O cunho de “Música Sertaneja” é uma sentença que esculpiu um estilo, as melodias remontam uma linguagem cultural e as letras descrevem a harmonia do homem com a natureza.
Na música sertaneja original, as pessoas são como frutos da terra que cultivam. Ao contrário de hoje, o que chamam de “música sertaneja”, é simplesmente uma fusão de vários estilos musicais cantado em duas vozes, ou mesmo que seja solo, está a milhares de anos luz distante da raiz fincada na história.
O cenário é interessante, dançante, romântico eletrizante, tudo; menos a verdadeira música sertaneja. No meu caso específico, faço parte do time de compositores (Tivas Miguel, Maracaí, Fátima Romero, Dimarco, Luis Fábio) que pegou carona no “Trem da transição”, isto, é, de Chitãozinho e Xororó pra cá!
20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?
Nino Ramos: No andar da carruagem da minha carreira artística, nunca tive grandes problemas, pequeninas pedras de tropeço, sim! Mas todas elas foram tônicos que me deixaram mais fortalecido e convicto do meu grande amor pelo dom de compositor que Deus me deu.
21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Nino Ramos: O que me deixa mais feliz na carreira musical como um todo, é quando eu vejo jovens talentos despontando, ascendendo e tendo oportunidades de mostrarem a sua arte.
Mas, o que me deixa muito triste é constatar a pressão do “sistema” lhes condicionando a uma baixa qualidade criativa. Graças a Deus pela internet! Uma terra onde se plantando tudo dá, e nos dá principalmente, a liberdade de semear o conteúdo no qual acreditamos.
22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Nino Ramos: Os dons existem! Como cristão eu creio que os dons são presentes de Deus para a humanidade! Todo ser humano é provido de dons, pena que nem todos identificam neles esse dom e a essa maravilha não floresce.
Eu penso que o dom é a sensibilidade de se deixar atrair pelo que sente ou vê, despertando em si o desejo de descreve-lo, dar forma sólida ou abstrata as emoções. Quem descobre que tem um dom e não se interessa em desenvolver e praticar para compartilhar com o próximo essa benção, está roubando de sua geração a oportunidade do aprendizado.
23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
Nino Ramos: Eu penso que a improvisação musical é a “personalização” encima da obra que já foi criada. Vemos muito isso no jazz! A melodia é feita sob a tutela de um tema, mas existe uma total liberdade para a execução do improviso, deixando os músicos muito à vontade para passear nas suas técnicas, e isso é maravilhoso.
Na música popular, os “reis” da improvisação são os emboladores e os violeiros, mesmo que haja um tema e a melodia seja de domínio público, na grande maioria das vezes, a letra é feita de forma improvisada. Eles são os melhores!
24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Nino Ramos: Para toda ação, eu creio que existe uma motivação e um ponto de partida! Na improvisação musical não é diferente. A origem é sempre o dom que gera a motivação e estabelece um começo, não se consegue improvisar encima do inexistente!
A base do músico pode ser acadêmica ou intuitiva, mas sempre existirá estudo ou treinamento que lhe traz o aprendizado das técnicas. A técnica é intencional, mas a improvisação é puramente inspiração. As técnicas são os ingredientes que formam o bolo, e a cereja, é a improvisação musical!
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Nino Ramos: Sou totalmente intuitivo! A Bíblia diz que: “Foi para a liberdade que O Senhor nos libertou”! Como posso prever a hora exata de um tsunami, ou um abalo sísmico? Tudo acontece num piscar de olhos, a música tem os seus “de repentes”, A harmonização pede e o talento obedece. Só vejo prós! Mas, claro; tudo feito com moderação!
26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Nino Ramos: Nunca estudei teoria musical.
27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Nino Ramos: Antes, sim, hoje nem tanto! Não só nas rádios como também nas TVs. Segundo a nossa Constituição Brasileira (que hoje está sendo rasgada, adulterada e levada ao descaso), todo poder emana do povo! Sendo assim, quando uma música ganha a preferência popular e chega a fazer sucesso, os meios de comunicação tem que se dobrar e aceitar essa realidade. Mas ao contrário, creio que até hoje, o “preço se sobrepõe ao valor!”
28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Nino Ramos: Tenha fé e acredite em você! Nunca se subestime nem se despreze, dentro de você existe um tesouro e eu creio que lhe foi dado pelo Criador. Cheio de inspirações e frutíferas ideias à espera de se transformarem em um lindo legado.
O inconsciente coletivo precisa e anseia pelos seus dons e talentos. A única função do sonho é fundamentar a realização! Nunca acorde sem um propósito na vida. A vida não é só para ser vivida, mas também, realizada! Nunca aceite o não como sentença. Continue, pois, dê mais um passo à frente e você verá um grande SIM valorizando o seu trabalho.
29) RM: Festival de Música revela novos talentos?
Nino Ramos: Os festivais de música ajudam um pouco! Eles dão oportunidades e alguma visibilidade aos participantes. O que revela de verdade talentos, é a qualidade dos trabalhos e o trabalhar daqueles que fazem e acreditam na sua arte. Independente de alcançarem o estrelato ou não, o que importa é pôr os pés na profissão, como canta o maravilhoso Milton Nascimento.
30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Nino Ramos: Vejo a cobertura da grande mídia ao cenário da música brasileira como “militância oportunista”, os governos, a nível de mundo gastam uma fortuna com publicidade para manterem o seu cenário ideológico. Sendo assim, tudo que possa provocar delírio coletivo e faça com que o povo use mais o quadril do que os neurônios, é prioridade e vira sucesso de momento.
A grande mídia, é apenas uma engrenagem do sistema. Mudem os móveis da casa, pintem as paredes, etc, só não levantem o tapete para que a verdade continue oculta! Mas o pensar é livre, questionar é vital e a música contínua!
31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Nino Ramos: Quando as instituições, entidades que abrem espaço para que os artistas e compositores possam manifestar a sua arte, com certeza tem o meu respeito e minha gratidão! Não só se valoriza o trabalho financeiramente, o apoio e o espaço para a exposição dos artistas, músicos, compositores é muito importante: Os aplausos da plateia, com certeza, também vão para eles.
32) RM: Quais os seus projetos futuros?
Nino Ramos: Continuar compondo! O meu objetivo é deixar marcas no coração das pessoas e que elas se sintam inseridas nas histórias que escrevo. Que o meu trabalho possa ser uma ponte entre o presente e as lembranças de cada uma delas, mas que acima de tudo elas possam retornar em segurança pra sua realidade. Deus pôs um bom tesouro dentro de mim e me sinto muito feliz e honrado em compartilhar essa dádiva.
Minha imensa gratidão ao Criador, O Altíssimo Deus e Pai que me entregou essa missão de ser um compositor, o meu muito obrigado a revista RitmoMelodia na pessoa do Antonio Carlos que me abriu essa porta de oportunidade para que eu pudesse contar um pouco do meu envolvimento e prática com a música brasileira.
E o meu carinho, amizade e irmandade aos meus amigos e parceiros musicais com os quais tive e ainda tenho a honra de compor canções que fizeram história no cancioneiro popular brasileiro, algumas delas atravessando fronteiras e sendo tocadas em outros países, filmes, novelas, minisséries, jingle e o mais importante: tocando corações!
Minha gratidão e o meu muito obrigado a você: Maria Dapaz, Tivas Miguel, Jefferson Farias, Mario Maranhão, Maracaí, Capilé, Marco Mendes, Van Dantas, Fátima Romero, Dimarco, Eduardo Pineli, Luis Fábio, Érico Vinícius, Bárbara Oliveira, Helena Ramos, Wilton Soares, Roberto Farias, Eduardo de Arruda, Marco Mendes, Cesar Augusto, Ruan e Adriano Costa (Os Garimpeiros do Hit).
A minha abençoada família, minha esposa Maria Helena, meus filhos: Érico Ramos, Camila Ramos e Bárbara Oliveira (fruto do meu primeiro casamento com Tania Regina Barbosa de Oliveira).
33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Nino Ramos: (83) 99627 – 2015 | [email protected]
Capital Mundial do Forró (Nino / Capilé): https://www.youtube.com/watch?v=Qfb8xPFgJqU
Gostando de Você (Nino / Capilé): https://www.youtube.com/watch?v=UGmG2U0Fe18
Anelina (Nino / Capilé): https://www.youtube.com/watch?v=h7zTvQkklPY
Paraibana (Nino) – Amazan: https://www.youtube.com/watch?v=UViUwIPSXLc
De Olho na Calcinha (Nino) – Amazan: https://www.youtube.com/watch?v=w42AmU1P5Fk
Brincando com dinossauro (Nino) – Marco Mendes: https://www.youtube.com/watch?v=D_49gblOwEU
Bailão de peão (Nino / Maria Dapaz) – Chitãozinho e Xororó: https://www.youtube.com/watch?v=il86lsBE5Qs
Meu café na cama (Nino / Maria Dapaz) – Chitãozinho e Xororó: https://www.youtube.com/watch?v=dHN72PcTre4
Brincar de ser feliz (Nino / Maria Dapaz) – Chitãozinho e Xororó: https://www.youtube.com/watch?v=ct-bAUFLpog
Na aba do meu chapéu (Nino / Maria da Paz) – Chitãozinho e Xororó: https://www.youtube.com/watch?v=HAymRAOuQOM
Fera mansa (Nino / Tivas Miguel) – Zezé Di Camargo e Luciano: https://www.youtube.com/watch?v=ZAvyjiDpt_8
A saudade é uma pedra (Nino/ Tivas Miguel) – Zezé Di Camargo e Luciano: https://www.youtube.com/watch?v=WHHEYuMmh5Q
Convite de casamento (Nino / Jefferson Farias) – Adonis Antônio: https://www.youtube.com/watch?v=yrMs_eB49Rs
Convite de casamento (Nino / Jefferson Farias) – Gian e Giovani: https://www.youtube.com/watch?v=jaNPUc2aspQ
Passarela do meu coração (Nino / Jefferson Farias) – Gian e Giovani: https://www.youtube.com/watch?v=80h7eYd2Ys4
Tô morrendo de saudade (Nino / Jefferson Farias) – Jean e Marcos: https://www.youtube.com/watch?v=t4aOoevBRQc
Coração pantaneiro (tuiuiú) (Nino) Sérgio Reis: https://www.youtube.com/watch?v=mP4IAul2hfk
Filhos do sol (Nino / Marinês): https://www.youtube.com/watch?v=e7m7uc_QjC0
Cidadã do mundo (Nino / Marinês): https://www.youtube.com/watch?v=EeSKIH4KjiU
Doce de paixão (Nino / Jefferson Farias) – Cezar e Paulinho: https://www.youtube.com/watch?v=tYcto8KtaQI
Nunca mais (Nino / Jefferson Farias) – Cezar e Paulinho: https://www.youtube.com/watch?v=j6GQvXA88X4
Graças à Deus (Nino / Mário Maranhão) – Roberta Miranda: https://www.youtube.com/watch?v=6YQv8Vc8nuI
De todo coração (Nino / Mário Maranhão) – Roberta Miranda: https://www.youtube.com/watch?v=lba3JGE1djI
Chora coração (Nino / Maria Dapaz) – Gilberto e Gilmar: https://www.youtube.com/watch?v=q0aMpULn730
Animal (Nino / Jefferson Farias) – Leandro e Leonardo: https://www.youtube.com/watch?v=mgLXYj-aXxI
Chama por ela (Nino / Tivas Miguel) – Rick e Renner: https://www.youtube.com/watch?v=F8N0TsT5HJ8
Bate Que Doi Bate que dói (Nino / Tivas Miguel) – As Marcianas: https://www.youtube.com/watch?v=WWGi-wc–s4
Disfarça – me engana, que eu gosto (Nino / Jefferson Farias) Chico Rey e Paraná: https://www.youtube.com/watch?v=P5a2Uq0iWRI
Delícias Da Vida (Nino / Maria Dapaz) – Edson & Hudson: https://www.youtube.com/watch?v=Xaxk88-AIX0
Explosão de amor (Nino / Jefferson Farias) – Bruno e Marrone: https://www.youtube.com/watch?v=ZEbtXlLD8Yc
Me Leva Contigo – (Nino / Maria Dapaz) Paula Fernandes (Ana Rayo): https://www.youtube.com/watch?v=fMjVf7ymzMA
Estou Amando Um Homem – (Nino / Cesar Augusto) – Nelson Ned: https://www.youtube.com/watch?v=us9ZBXZOVxs
Tô Morrendo De Saudade (Ao Vivo) – (Nino / Jefferson Farias) – César Menotti e Fabiano: https://www.youtube.com/watch?v=IrEjRMKUNy4
Pode passar o rodo (Nino / Tivas Miguel) – Daniel: https://www.youtube.com/watch?v=WkrorsZsNRw
Você virou mania (Nino / Maria Dapaz) – João Paulo e Daniel: https://www.youtube.com/watch?v=UXhyq_v7iE4
Trem Da Vida (Estação Da Luz) – (Nino / Dalvan): https://www.youtube.com/watch?v=R8vxH-tLyEQ
S.O.S coração (Nino / Jefferson Farias) – Bob e Robson: https://www.youtube.com/watch?v=cAoZbPnA248
Vem me ver (Nino / Tivas Miguel) – Gilberto e Gilmar: https://www.youtube.com/watch?v=_jhAfOeZWjw
Entrevista com Nino Ramos Compositor #08: https://www.youtube.com/watch?v=aD3-IvX5Z00
Filme Caso Carlota 1: https://www.youtube.com/watch?v=DfsmqIzQ378
Filme Caso Carlota 2: https://www.youtube.com/watch?v=OMOvPEIDa2g
Filme Caso Carlota 3: https://www.youtube.com/watch?v=YIdCDKQ3Y3E
Filme Caso Carlota 4: https://www.youtube.com/watch?v=3e2k1xnQflo