A cantora, compositora paulista Mel Nascimento lançou EP que contará com cinco canções gospel inéditas e três covers e o show de lançamento no dia 30 de agosto de 2024.
A primeira, lançada no dia 20 de abril de 2024, foi a devocional “Quero ser casa”, também disponível nas plataformas de música.
Até agosto, também serão lançadas as músicas: “Que eu veja a Sua Graça” (05/05), “Bilhões de Estrelas” (20/05), “Livre Sou” (05/06), “Cruz e Perdão” (20/06), “Amor Real” (05/07), “Campeão” (20/07) e “O seu amor por mim” (05/08).
O projeto, que tem melodias de Mel e Jhon Ferreira e letras de Jhon Ferreira nas músicas autorais, faz parte do selo Sinc, criado com o objetivo de valorizar artistas independentes e talentosos de diferentes estilos musicais.
“Que eu veja a Sua Graça” fala sobre devoção, gratidão e confiança na graça de Deus. “Essa canção me tira o fôlego, no bom sentido, pois ela transmite tudo que queremos dizer em momentos de angústia e dificuldades da vida”, descreve Mel. “São momentos em que precisamos enxergar a graça de Deus para conseguir ir além dos nossos próprios limites, enfrentando nossos medos enfatizando que toda essa força vem exclusivamente de Deus”, completa.
O refrão da música fala da importância de se confiar em Deus: “Onde minha limitação chegar / que eu veja sua graça. / Pra que eu possa ir bem mais além / Só pra tua glória e de mais ninguém. / Que eu veja sua graça”. “Ela trata da humildade em reconhecer suas próprias limitações Essa música fala profundamente comigo e espero que toque muitos corações…”, acrescenta Mel.
A cantora tem 22 anos de idade e despontou aos 15 anos, quando se apresentou em 2017 no The Voice Kids, da Rede Globo, como Melissa Noemy, usando os seus dois primeiros nomes. Na ocasião, ela cantou o clássico “Sangrando”, de Gonzaguinha, conquistando todos os técnicos e garantindo a participação no time de Ivete Sangalo.
Na nova fase, ela adotou Mel na assinatura, que é como os amigos a chamam, optando por também destacar o sobrenome Nascimento, que remete ao novo despertar. Mel Nascimento diz que se considera uma artista cristã, no conteúdo das suas músicas, e versátil nos estilos musicais, passeando pela MPB, folk, worship e pentecostal.
Nascida em uma família de músicos em Campinas – SP, e hoje mora em Sumaré – SP, Mel sempre cantou com os pais e os irmãos na igreja. Hoje, além de cantora, é professora de canto, musicalização e teoria musical. Participa, como cantora, de eventos cristãos e toca vários instrumentos, como violão, ukulele, clarinete, flauta doce, percussão e kalimba, além de estudar piano.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Mel Nascimento para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 30.08.2024:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Mel Nascimento: Nasci no dia 24/01/2002 em Campinas – SP. Registrada como Melissa Noemi Ferreira do Nascimento.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Mel Nascimento: A música esteve comigo desde o ventre, praticamente. Minha família, tanto por parte de mãe quanto de pai, é composta por músicos. Quando todos se reuniam (o que era feito com frequência), cantar e tocar era muito comum.
Além disso, minha avó materna sempre tocava seus discos para nós, os netos, escutarmos e tocava seu teclado cantando canções da harpa para aprendermos e cantar também. A partir daí, sendo rodeada de música por todos os lados, tanto em meio à família quanto na igreja, não pude impedir que a música fizesse parte de mim.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Mel Nascimento: Meu conhecimento musical foi adquirido através de pesquisas próprias, maestros que tive ao longo de minha jornada, amigos professores parceiros com os quais me reunia com frequência para trocar experiências e, claro, minha família. Possuo ensino médio completo e pretendo ainda cursar licenciatura em música (o que não foi possível quando me formei devido à pandemia).
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Mel Nascimento: Bom, no início, minhas maiores influências foram minha mãe, minha avó e minha irmã mais velhas, logo, passei a escutar o que elas ouviam na época. Com o tempo, fui adquirindo meus próprios gostos musicais, era muito curiosa e gostava de me desafiar a cantar como os artistas que eu escutava.
Na minha adolescência, passei a ser um pouco mais ousada. Meu pai sempre foi bem eclético, então, minha curiosidade seguiu seus passos. Passei a ouvir todos, absolutamente todos, os estilos musicais, o que me enriqueceu. Comecei a aprender muito ouvindo artistas e estilos diferentes. São tantos que não consigo mencionar, mas posso garantir que esse momento mudou minha forma de pensar sobre música.
Acredito que todos tiveram e têm um papel muito importante em minha construção musical. Sempre que posso, tento buscar essas referências de volta pra não me perder em quem eu sou e como me identifico no meio musical, sempre buscando novas referências para aprender mais e mais.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Mel Nascimento: Não sei ao certo quando e como começou, pois sempre estive cantando desde muito nova, por influência dos meus pais. Mas na igreja, por exemplo, a partir dos meus 5 anos (que é a idade mínima que consigo buscar fatos em minha memória) sempre tinha oportunidade de cantar solo, conjunto ou até mesmo coro sacro. A igreja apoiava muito nossa família e nossos talentos. Mas posso dizer que minha carreira despontou em 2017 quando participei do The Voice Kids.
06) RM: Quantos álbuns lançados?
Mel Nascimento: R: Não pude fazer o lançamento do meu primeiro e único álbum “Preço de Sangue”. Fizemos um belíssimo trabalho, porém, o lançamento foi prejudicado pela pandemia covid-19, nos impedindo de seguir com o cronograma. As cinco primeiras canções do álbum foram lançadas nas plataformas digitais, mas não demos continuidade.
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Mel Nascimento: Não acho que consigo definir um estilo específico… Eu me considero uma artista cristã no conteúdo das minhas músicas e versátil nos estilos musicais. Dentro do gospel, temos MPB, folk, worship, pentecostal etc, mas ainda não me vejo num segmento específico.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Mel Nascimento: Quando era mais nova, sempre tive vontade de fazer aulas de canto e me aperfeiçoar, porém, não falava muito sobre isso com meus pais e também não tínhamos condições financeiras apropriadas na época. Conforme fui crescendo e meu interesse por cantar, aumentando, fui adquirindo conhecimento através das minhas experiências pessoais e pesquisas que fazia conforme ia encontrando dificuldades. Fazia alguns testes comigo mesma, até conseguir encontrar a melhor forma de executar o que eu precisava. Precisei ser cuidadosa e ter paciência com meu corpo para evoluir cada vez mais.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Mel Nascimento: Estudar técnica vocal é muito importante para obter uma boa performance com qualidade e segurança. O estudo da técnica vocal, além de garantir que você se comunique e se expresse bem, também previne lesões, o que te permite realizar uma projeção vocal mais saudável, preservando a saúde vocal por muito mais tempo.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Mel Nascimento: Tenho admiração por muitos artistas, seria injusto especificar (na verdade nem consigo). Tanto nacionais quanto internacionais me chamam atenção em pontos muito específicos. Seja em alcance vocal, técnicas vocais, timbres etc.
11) RM: Como é seu processo de compor?
Mel Nascimento: Compor ainda é algo muito íntimo para mim. Possuo composições que ninguém nunca ouviu, talvez ainda não me sinta confortável pra mostrar. As composições do meu novo EP são de autoria do meu irmão e produtor Jhon Ferreira. Parte de alguns arranjos compusemos juntos, alguns ajustes nas letras também.
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Mel Nascimento: Meu irmão, sempre.
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Mel Nascimento: Os prós são que você pode por sua personalidade e dar a sua cara para absolutamente tudo no projeto, por suas ideias em prática e expressar o que você realmente gosta e acredita. Os contras, na verdade, são as dificuldades que você encontra no meio do processo para progredir como, por exemplo, apoio, recursos, contatos etc.
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Mel Nascimento: Muitos pontos têm sido abordados durante os planejamentos. Mas a principal estratégia é levar a mensagem de Cristo através das canções, visando sempre alcançar o maior número de pessoas com a verdade.
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Mel Nascimento: Hoje, faço parte do cast do selo Sinc, que foi criado com o objetivo de valorizar artistas independentes e talentosos de diferentes estilos musicais.
Pelo selo já lancei “Quero ser Casa”, disponível nas plataformas digitais e, neste domingo (05/05), sai do forno “Que eu veja a Sua Graça” (https://sndo.ffm.to/d6k5mw3).
As canções farão parte do EP que chegará ao mercado no segundo semestre deste ano, com cinco músicas inéditas e três covers.
Até agosto de 2024, também serão lançadas as músicas “Bilhões de Estrelas” (20/05), “Livre Sou” (05/06), “Cruz e Perdão” (20/06), “Amor Real” (05/07), “Campeão” (20/07), “O seu amor por mim” (05/08).
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Mel Nascimento Ajuda, no sentido de ser um ótimo veículo de alcance, o que facilita a transmissão da mensagem que queremos passar. E prejudica no sentido de que algumas pessoas acabam não pensando muito bem antes de expressar sua opinião. Então, precisamos ser muito cuidadosos com o que iremos expor.
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Mel Nascimento No passado, a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje, gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio.
18) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc.)?
Mel Nascimento: Em toda minha vida, já passei por muitas (risos). Isso inclui cantar com o microfone desligado etc. Já cantei muitas vezes sem receber, mas não acho que isso é tudo, então, esses “imprevistos” nunca me incomodaram de fato.
19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Mel Nascimento: O que me deixa mais feliz é o fato de transmitir algo que realmente pode mudar a vida das pessoas. Não se trata apenas de um momento de diversão ou descontração, mas algo mais profundo.
O que me entristece, às vezes, é que nesse nicho onde devíamos nos unir para levar a verdade ao maior número de pessoas, alguns se perdem no caminho, se esquecendo do propósito principal que são as almas (não falo só dos cantores, mas de todos envolvidos no trabalho). Dinheiro é sim importante, mas não é tudo.
20) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Mel Nascimento: Na minha opinião, é sim, algo estudado, mas passa a ser uma improvisação a partir do momento que você executa à sua maneira. Tudo que fazemos hoje, um dia tivemos que aprender, não dá pra fugir disso.
21) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Mel Nascimento: Se as pessoas gostarem e solicitarem as canções na rádio, vão tocar sim. Já toquei música minha em algumas rádios e não tive que pagar nada.
22) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Mel Nascimento: Ser músico NÃO É FÁCIL (risos). Você precisa ter muito foco e força de vontade. Foco para ter sempre em mente o que você almeja, traçando sempre meta após meta, valorizando seu próprio trabalho. E força de vontade pois você precisa ser MUITO PERSISTENTE, talvez até trabalhar muito mais do que qualquer pessoa.
No meio musical existem milhões de “nãos” enquanto há apenas um “sim”. Não desista no primeiro “não”, nem no segundo, terceiro, quarto, décimo… Persista! Seja corajoso, se você realmente quiser viver isso, é claro.
23) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Mel Nascimento: A grande mídia muitas vezes dá mais destaque a artistas consagrados e a gêneros musicais populares, o que acaba limitando a exposição de novos artistas e estilos musicais diferentes do que se vê por por aí. Isso acaba limitando a diversidade e até mesmo movimentos importantes.
Talvez uma cobertura mais ampla e inclusiva poderia contribuir para uma maior valorização da diversidade cultural do nosso país e reconhecimentos desses novos talentos.
24) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Mel Nascimento: Na minha opinião, o que essas instituições estão fazendo, contribui muito para o incentivo de novos talentos. Além de que, com os eventos gratuitos ou com preços acessíveis, grande parte da população consegue ter acesso a arte e isso é maravilhoso.
25) RM: Quais os seus projetos futuros?
Mel Nascimento: Seguir com o lançamento das minhas canções, pelo selo Sinc, continuar estudando e num futuro próximo abrir minha escola de música e arte, com foco na juventude que não possui condições financeiras para investir no seu lado artístico. A música salva vidas.
26) RM: Quais os seus contatos?
Mel Nascimento: https://www.instagram.com/melnascimentoficial
Plataformas Digitais: https://sndo.ffm.to/xgyao0l
Canal: https://www.youtube.com/@melnascimentoficial
Mel Nascimento – O Seu Amor Por Mim: https://www.youtube.com/watch?v=0tPYi6k2_38
Mel Nascimento – Campeão: https://www.youtube.com/watch?v=jNCAfdNc12w
Mel Nascimento – Amor Real: https://www.youtube.com/watch?v=pqtnYIzVDjI
Mel Nascimento – Cruz e Perdão: https://www.youtube.com/watch?v=1iOKtYV0PW0
Mel Nascimento – Livre Sou: https://www.youtube.com/watch?v=9_9RBJke9Bk
Mel Nascimento – Bilhões de Estrelas: https://www.youtube.com/watch?v=LtJ9bdtQp9U
Mel Nascimento – Quero Ser Casa (Visualizer): https://www.youtube.com/watch?v=JVt4n1gDXjg
Mel Nascimento – Que eu veja a Sua Graça: https://www.youtube.com/watch?v=qZNG4cFUb6I
Assessoria de imprensa – Racca Comunicação – Rachel Almeida – (21) 3579 – 1352 | (21) 99196 – 1489 | [email protected]
| Margareth Queiroz: (92) 99116 – 3591
Que entrevista bacana! Uma campineira com canção gospel. Muito bom poder conhecer aqui a história de artistas tão diversos e talentosos.