More MC Delux »"/>More MC Delux »" /> MC Delux - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

MC Delux

Compartilhe conhecimento

O MC Delux entregou sua vida para a música, em especial ao movimento FUNK MANDELA!

Hoje sendo um dos principais artistas do mundo no segmento, com sua voz presente em praticamente todos os ambientes festivos, publicitários e digitais. O artista tem sua trajetória ligada a um dos maiores nomes do Funk brasileiro: MR. Catra. 

“Minha relação com ele começou em 2008 quando eu fui no estúdio dele com meu primo (MC Boneco) Lá ele (Mr. Catra) já perguntou se eu também era MC e eu falei que sim, logo me pediram para cantar minhas músicas, então eu cantei. Na mesma semana ele me levou para fazer um show com ele na famosa 4 x 4. Quando me dei conta de tudo já estava na casa dele sendo tratado como um filho.”

Lançamento dois álbuns Nostalgia do FUNK vol.1 e vol.2 criados dentro dos estúdios da Mansão Mandela com o foco principal de trazer todas as irreverências de sucessos do passado para o presente. Todas faixas contam com a releitura do artista que tem lugar marcado na trajetória do FUNK brasileiro.

Segue abaixo entrevista exclusiva com MC Delux para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 22.05.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

MC Delux: Nasci no dia 20/01/1985 em Queimados – RJ. Registrado como Vinicius Martins dos Santos.  

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

MC Delux: Desde que nasci, sempre fui ligado a música, mas comecei fazendo improvisos no samba com 10 anos de idade e já queria a carreira musical para a minha vida.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

MC Delux: Eu iniciei o curso de Legista na Faculdade, mas não cheguei a concluir o Ensino Superior. Na música só fiz aulas de aperfeiçoamento vocal.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

MC Delux: Minhas influências: Mr. Catra, Zeca Pagodinho, Tim Maia, MC GW. Não tem ninguém que deixou de ser influência.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

MC Delux: Comecei em 2008 em Queimados – RJ fazendo uns eventos onde eu mesmo me dava a oportunidade de cantar.

06) RM: Quantos CDs lançados?

MC Delux: No final do ano de 2022 lancei meu DVD.

07) RM: Como você define seu estilo musical dentro do cenário FUNK?

MC Delux: FUNK Mandelão (é um subgênero vibrante do FUNK Carioca, surgiu em meados de 2012 em São Paulo. Composto por batidas pesadas, letras ousadas e autênticas. Hoje vamos explorar a ascensão do Funk Mandelão e sua popularidade entre os jovens que consomem música urbana, destacando os artistas mais proeminentes do gênero e suas características únicas. Apesar do gênero dividir opiniões ao retratar a realidade das favelas brasileiras, de uma forma sem filtro, o ritmo é um dos mais tocados na noite brasileira).

08) RM: Você estudou técnica vocal?

MC Delux: Sim.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

MC Delux: Eu costumo falar que é tipo o preparo que Cristiano Ronaldo fez no futebol, não basta ter o dom tem que ter o preparo.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

MC Delux: Mr. Catra, Zeca Pagodinho, Tim Maia, MC GW.

11) RM: Como é seu processo de compor?

MC Delux: Escrevo sobre fatos reais, algo que vivi ou alguém viveu. E também gosto de temas aleatórios usados no dia a dia em que muitas vezes passam despercebidos por alguns cantores, exemplo o GPS que todo mundo usa ou já usou e eu fiz uma música sobre.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

MC Delux: Geralmente eu não paro para compor, as músicas que faço vem no improviso e quem estar comigo no estúdio na hora que estou gravando pode se tornar um parceiro de composição.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

MC Delux: O lado positivo é a total autonomia e independência e os contras é a sobrecarga mental e física para o artista. Mas é satisfatório e o resultado é generoso.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

MC Delux: Eu tenho um planejamento de enviar as músicas a capela para qualquer DJ que queira produzir através de minha voz, seja um DJ com uma carreira consolidada ou um DJ começando a carreira. No palco eu vivo a energia emanada pelo público que está me assentindo, confesso que não gosto de ensaiar para fazer show.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

MC Delux: Eu montei minha própria produtora, mantenho dois home estúdios e eu vivo a música intensamente.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

MC Delux: Até o momento a internet em si nunca me prejudicou, pelo contrário me ajudou e muito. E mesmo eu sendo um artista que não gosta de aparecer em polêmicas, a minha voz sempre está sendo ouvida por alguém pela internet.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

MC Delux: O trabalha se torna mais prático e dinâmico.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

MC Delux: Quem pegou a época do vinil, CD, sabe o quanto era complicado ter acesso a um estúdio para gravação das músicas, mesmo quando conseguíamos gravar as músicas e lançar o álbum o problema maior era chegar ao público alvo. E andávamos horas e horas dentro do trem, ônibus para poder chegar no Baile e pedir para um DJ tocar nossa música.

Hoje em dia temos tiktok, youtube, plataformas digitais, onde o próprio artista pode fazer seu trabalho e atingir mais alcance, mesmo com a concorrência maior está mais fácil para quem trabalha firme.

19) RM: Como você analisa o cenário do FUNK brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quem permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

MC Delux: Eu vejo que FUNK brasileiro quebrou barreiras, hoje não somo mais o “FUNK brasileiro”, hoje somos do mundo. Tivemos grandes revelações nas últimas décadas, de 100 que acertaram um hit, uns 10, 15 artistas se mantiveram. Uns fizeram um trampo de internet e viraram influencers, outros se consolidaram na música. Não vou falar de quem regrediu, mas quem se destacou e permaneceu foram: MC GW, Ryan SP, MC Daniel, MC MN, entre outros e a lista dos que regrediram é muito grande.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

MC Delux: Já passei por todas as opções citadas na pergunta (risos). A mais marcante foi uma fã que me fez sentir o saudoso Wando, ela jogou a calcinha para mim. Acabou meu namoro, mas guardo essa obra prima (calcinha) até hoje.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

MC Delux: Minha maior facilidade é saber que faço parte da evolução do Mandelão, e o que me deixa triste é a forma que tratam o FUNK Mandelão.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

MC Delux: Existe o dom. Eu trato o dom como algo inexplicável.

23) RM: Quais as diferenças e semelhanças do FUNK carioca dos anos 80, 90 e o atual?

MC Delux: O FUNK carioca dos anos 80 era mais remix de músicas gringas, letras mais leves, já nos anos 90 o FUNK carioca começou a ser underground, baile de corredor, depois veios os proibidões e nos anos 2000 veio a fase dos bondes: Tigrão, Bonde do Vinho, Os Carrascos e uma década depois Os Havaianos Explosão. Já o FUNK carioca atual é o FUNK consagrado e bem remunerado, já nas antigas poucos artistas ganharam dinheiro no cenário FUNK.

24) RM: Quais as diferenças e semelhanças entre o FUNK e RAP?

MC Delux: A semelhança é que são uma válvula de escape para periferia.

25) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

MC Delux: Claro que sim, minhas músicas tocam no Big Brother Brasil e nas rádios há mais de três anos sem pagar o jabá (risos).

26) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

MC Delux: Corra e senão puder correr; ande, se não puder andar; rasteje. Só não fique parado esperando acontecer.

27) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia do cenário FUNK?

MC Delux: Sinto que a grande mídia vai abrir mais portas para o cenário do FUNK.

28) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cenário do FUNK?

MC Delux: Vejo como um bom sinal, fico muito feliz, pois antes só víamos nesses espaços outras culturas musicais, esportes, etc. Essa abertura deixará o FUNK mais fortes, afinal o FUNK salva vidas, tira pessoas do crime e tendo esse incentivo será ainda melhor.

29) RM: Qual sua opinião sobre as letras do FUNK que deprecia a mulher?

MC Delux: Sou contra essas letras que incentivam a violência.

 

30) RM: Qual sua opinião sobre as letras do “FUNK Proibidão” que faz apologia ao crime?

MC Delux: Digamos que quem canta esse estilo de música estão relatando o que elas vivem no dia a dia, e as pessoas que consomem essas músicas estão vivendo o mesmo dia a dia. Eu evito criticar ou elogiar, eu apenas peço que Deus dê o direcionamento para essas pessoas, assim como peço para minha vida.

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

MC Delux: Casar ter e 30 filhos (risos, estou brincando), pretendo viajar o mundo cantando o estilo de FUNK Mandelão.

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

MC Delux: (11) 93926 – 4150 | https://www.instagram.com/deluxmc

| https://www.facebook.com/deluxmcofc 

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCoE8TpUrvpxtNglAygRByjg 

MC Delux – Chama O Coveiro (Mansão Mandela) DVD EU BEM QUE TE AVISEI – FAIXA 09: https://www.youtube.com/watch?v=u84yHGcjOxg 

Playlist Introdução Álbum Nostalgia do FUNK: https://www.youtube.com/watch?v=PNIekmQbAqA&list=PLZb0MeCkB4qHz98QFRx_fuk4FTKQcNaxq 

Playlist Álbum Nostalgia do FUNK – 1: https://www.youtube.com/watch?v=PNIekmQbAqA&list=PLZb0MeCkB4qGyJhUjcD03uOcg-cR23FR2 

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/3l4fsEzoeabsET7ddv0lZW


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.