More Maycon Jonas »"/>More Maycon Jonas »" /> Maycon Jonas - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Maycon Jonas

Maycon Jonas
Maycon Jonas
Compartilhe conhecimento

Maycon Jonas é um jovem artista que acaba de lançar o single “Deixa Esse Cara Aí“ que está presente no álbum Sopa – RJ Vol. 6 acústico 1 e que está disponível em todas as plataformas digitais.

Maycon Jonas iniciou seu contato com a música aos oito anos de idade quando começou a aprender Teclado na Escola de Musica em Resende – RJ. No mesmo período ele começou a tocar na Igreja Católica e em 2012 junto com o pai, primos e alguns amigos formaram a “Banda Relus”.

Em 2015 com o fim da “Banda Relus”, ele formou uma dupla musical com Luian e começaram a tocar nos Bares de algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Maycon Jonas em 2019 começou a sua carreira solo lançando músicas autorais em estilo MPB e Samba Rock.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Maycon Jonas para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 18.12.2019.

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Maycon Jonas: Nasci no dia 18 de Dezembro de 1995 na cidade de Porto Real – RJ. 

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Maycon Jonas: Meu primeiro contato com a música foi ainda criança escutando os discos que meus pais e minha família escutavam.

03) RM: Qual a sua formação musical e\ou acadêmica fora da área musical? 

Maycon Jonas: Quando tinha oito anos de idade tive aulas de Teclado por três anos e aprendi como autodidata os outros instrumentos musicais: Cavaquinho, Violão. Fora da área musical sou formado em Técnico de Eletromecânica pela ETPC e atualmente curso Comunicação Social/jornalismo pela Unicarioca.

04) RM : Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Maycon Jonas: Tenho muitas influências musicais, e todas tem importância em minha formação, acredito que o Samba e a MPB foram os estilos em que mais escutei durante minha infância e adolescência. Quando iniciei minha carreira musical procurei mergulhar em outros diversos estilos.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical? 

Maycon Jonas: O primeiro contato foi na igreja católica, foi onde comecei a tocar com mais frequência a partir de 2012 com a banda “Relus”. Minha carreira musical iniciou profissionalmente em 2015 quando formei uma dupla com o Luian. Em 2019 iniciei minha carreira solo.

06) RM: Quantos CDs lançados, quais os anos de lançamento (quais os músicos que participaram nas gravações)? Qual o perfil musical de cada CD? E quais as músicas que entraram no gosto do seu público?

Maycon Jonas: Tenho um CD lançado no ano de 2015 com a banda “Relus”. As músicas que entraram no gosto da galera foram: “Levante-se Jovem”, “Sei que Pra você eu vivo” e “Meu herói é Jesus”. Depois disso lancei apenas singles e os que se destacam são: “Mas eu Gosto Dela” (2017) com o Luian e “Deixa esse Cara Aí” (2019) em carreira solo pelo projeto SOPA RJ vol.6 acústico 1.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Maycon Jonas: Samba Rock / MPB / Black Music.

08) RM: Você estudou técnica vocal? 

Maycon Jonas: Sim. Estudei em um período de aproximadamente 9 meses. Pretendo voltar a estudar.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Maycon Jonas: É muito importante à questão do equilíbrio, respiração, tensão, a colocação, tudo isso é muito importante para cantar melhor.

10) RM: Quais as cantoras(es) que você admira? 

Maycon Jonas: São muitos. Posso destacar: Tim Maia, Elis Regina, Djavan, Alexandre Pires, Whitney Houston, Alicia Keys, Michael Jackson, entre outros.

11) RM: Como é o seu processo de compor?

Maycon Jonas: Não tem uma regra especifica, mas geralmente faço a melodia e depois a letra.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição? 

Maycon Jonas: Não tenho muitos parceiros ainda. A maioria das minhas canções, eu costumo compor sozinho.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Maycon Jonas: A grande vantagem é ter liberdade total sobre o seu trabalho e o contra é que nem sempre se tem condições financeiras para investir na carreira musical.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Maycon Jonas: Não tenho muita estratégia (risos), mas estou buscando me aperfeiçoar e profissionalizar nessa área.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Maycon Jonas: Atualmente estou procurando desenvolver um planejamento de marketing e investimento para a minha carreira musical.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Maycon Jonas: Ajuda na visibilidade e divulgação e prejudica a quem não sabe lidar com as mídias digitais.

18) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso a tecnologia  de gravação (home estúdio)?

Maycon Jonas: É uma ótima maneira de ter um bom material demo para a divulgação do trabalho, mas acredito que seja importante ter um produtor para auxiliar.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Maycon Jonas: Procuro ser autêntico e fiel ao meu próprio trabalho. A composição para mim é o que me mantém na arte e é isso que me leva a querer mostrar minha música para as pessoas.

19) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Maycon Jonas: Acredito muito nesse cenário atual, há uma efervescência musical muito grande acontecendo fora da grande mídia e isso é muito bom. Grandes revelações: Criolo, Emicida, Roberta Sá, Péricles (em carreira solo), Seu Jorge, Falamansa e Michel Teló.

20) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Maycon Jonas: Djavan, Gilberto Gil, Alexandre Pires, Gal Costa e Paulinho da Viola. 

21) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado e etc)?

Maycon Jonas: Teve algumas (risos).. Acho que a mais marcante foi uma vez em que toquei (como musico) com uma banda sertaneja na cidade de Resende – RJ. O show começou as 23 hrs quando deu 1 h da manha os cantores pararam de cantar e foram embora e eu tive que cantar até as 4 h da manha porque o dono do bar tinha ameaçado a gente e não podíamos parar. E o pior é que quando acabou o show ele não quis nos pagar.

22) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Maycon Jonas: Feliz de fazer o que gosto e poder emocionar o público em geral através das minhas canções e triste em ver a falsidade e a podridão que é nos bastidores do show business.

23) RM: Nos apresente a cena musical da cidade que você mora?

Maycon Jonas: Aqui no Rio de Janeiro há muitos lugares (Bares, Casas de shows, Festivais de Música) para a cena musical.

24) RM : Quais os músicos, bandas da cidade que você mora, que você indica como uma boa opção?

Maycon Jonas: Participo de alguns coletivos como o “Sopa – RJ” e o “Paraquedas” onde há muitos músicos bons da cena independente fazendo um trabalho bem bacana.

25) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Maycon Jonas: Algumas músicas minhas já tocam em rádios locais, d comunidade e de cidades do interior. Mas para chegar as grandes Rádios Fm é necessário pagar o jabá.

26) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Maycon Jonas: Primeiramente acreditar em si mesmo que é o principal, depois persistência, fé, foco e um pouco de sorte também.

27) RM : Quais os prós e contras do Festival de Música?

Maycon Jonas: Nunca participei de Festivais de Música, mas acho bom como experiência, divulgar o trabalho e fazer contatos.

28) RM: Na sua opinião, hoje os Festivais de Música revela novos talentos?

Maycon Jonas: Diminuiu muito a visibilidade dos Festivais de Música para a grande mídia, mas acredito que pode sair grandes talentos.

29) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Maycon Jonas: Poderia ter destaque diversos estilos musicais na grande mídia, pois tem muita gente boa e que está sem espaço e com pouca visibilidade.

30) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Maycon Jonas: Muito bom e importantíssimo esses espaços para a Arte. Eu apoio muito a arte e qualquer coisa que venha em seu beneficio.

31) RM: O circuito de Bar na sua cidade é uma boa opção de trabalho para os músicos?

Maycon Jonas: Sim, há muitos lugares e é muito diverso para os músicos apresentarem seu trabalho musical.

32) RM: Quais os seus projetos futuros?

Maycon Jonas: Pretendo gravar um EP ou um Álbum para lançar em 2020 e pretendo continuar trabalhando junto com coletivos levando a música em conjunto, e enviar minhas músicas para a possibilidade de outros artistas gravarem.

33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Maycon Jonas: (24) 99962 – 6260 ou (21) 99750 – 7554 | [email protected] | Facebook – Maycon Jonas Oliveira | Instagram – maycon.jonasoliveira


Compartilhe conhecimento

Comments · 2

  1. Parabéns pela importante entrevista, conheço maycon jonas e sei que ele tem muito talento, o site de voces é visionário em dar espaço pra ele, será muito famoso um dia, espero, ele merece!

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.