May e Gabi: Dueto de histórias reais – A dupla vêm ganhando espaço no sertanejo com sua autenticidade e canções transformadoras.
O cenário sertanejo ganha novas protagonistas com a dupla May e Gabi que têm surpreendido o público com um trabalho 100% autoral que conecta, especialmente, com as vivências e emoções das mulheres.
Desde setembro de 2022, quando decidiram oficializar a parceria, a dupla ficou conhecida como “cantadoras de histórias” por compartilhar em suas canções experiências reais de pessoas comuns. Unidas pela amizade e pela paixão pela música, as artistas conquistam corações ao cantar sobre sentimentos reais com uma sensibilidade única.
May, nascida em Guiratinga (MT), e Gabi, natural de Espírito Santo do Pinhal (SP), trazem bagagens que se complementam. Ambas cresceram em lares musicais, onde os primeiros acordes foram ensinados por seus pais. Desde crianças, exploraram diversos estilos musicais em formações que iam de corais a bandas. Suas experiências individuais no universo musical incluem shows, eventos, cerimônias e a composição de músicas gravadas por outros artistas.
Em 2020, suas histórias se cruzaram em um momento de renovação criativa. Juntas, gravaram um álbum ao vivo com 10 faixas autorais, iniciando um projeto que celebra a autenticidade e a emoção em cada letra e melodia.
A dupla já coleciona lançamentos marcantes: “Diretoria”, por exemplo, é um hino descontraído e acolhedor para todas as mulheres que se identificam com as histórias contadas em suas músicas. A canção celebra a força, a leveza e a importância do apoio mútuo entre pessoas que entendem as dores e delícias da vida real.
Já “De Volta Pra Casa”, o segundo single, apresenta uma sonoridade acústica que reflete a mensagem de recomeço e reencontro consigo mesmo. Com sensibilidade, a música trata das despedidas inevitáveis e da esperança que nasce após os ciclos se encerrarem. Além disso, retrata a perda prematura de alguém para a morte e a forma que deve-se lidar com o sentimento de luto entendendo que todas as linhas são escritas por alguém maior.
A canção também é tema da websérie Sinais que é transmitida no canal Deus e Eu Oficial e tem mais de um milhão de inscritos no YouTube.
Ainda mais, as artistas apresentam ao público “Vontade da Gente”, uma composição que reforça o compromisso da dupla em emocionar e inspirar, marcando uma nova fase em sua trajetória musical. Ainda mais destaca-se na composição a versatilidade de elementos musicais que compõem o enredo da canção o que reforça ao usar o idioma espanhol para complementar o projeto.
Em dezembro de 2024, a dupla gravou seu último DVD que conta com faixas inéditas e autorais na qual foram lançadas “A se eu acho um desse”, “Pesadelo” e “Meu desejo implora”.
Segue abaixo entrevista exclusiva com a dupla May & Gabi para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistadas por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 18/06/2025:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
May & Gabi: Mayara Campos Souza nasceu no dia 27/10/1992 em Guiratinga – MT e Gabriela Belli Mora nasceu no dia 19/08/1987 em Espírito Santo do Pinhal – SP.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
May & Gabi: Para nós duas foi muito parecido o primeiro contato com a música, através da nossa família! May aprendeu a cantar com o pai (João Antonio), na música sertaneja raiz; sua mãe era muito eclética, fazendo com que a artista desenvolvesse um gosto musical eclético.
Gabi aprendeu a cantar e tocar violão com o pai (Célio), que lhe apresentou na música sertaneja raiz, enquanto sua mãe lhe apresentava outros estilos musicais, assim como foi com May.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
May & Gabi: May é formada em Biblioteconomia e Secretariado. Gabi é formada em Psicologia. Ambas estudam Direito Autoral com a renomada especialista da área, Bruna Campos.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
May & Gabi: Do passado: Como os pais gostavam da música sertaneja raiz, tivemos muitas influências parecidas, Mato Grosso e Mathias, Teodoro e Sampaio, Cascatinha e Inhana, Sérgio Reis, Tião Carreiro, Tônico e Tinoco, Irmãs Galvão. Além de Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Roberta Miranda e muitos outros. Como as mães eram ecléticas, tanto May quanto Gabi, ouviam desde Jovem Guarda até músicas internacionais de diferentes estilos.
Atuais: Paula Fernandes, Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Diego e Victor Hugo, Bugo e Guilherme, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Luan Santana, Gusttavo Lima, Gustavo Mioto.
Artistas de outros estilos também nos influenciam, como Adele, Kell Smith, Coldplay, U2, James Blunt, e muitos outros. Nenhuma influência deixou de ser importante, porque todas impactaram na nossa identidade musical. Como somos ecléticas, independente do estilo, nossa identificação é com a música em si.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
May & Gabi: Ambas começamos na igreja, ainda pequenas. Daí passamos a ser contratadas para casamentos e eventos privados. Após a maioridade, iniciamos nos bares e bandas. May em Cuiabá e, depois, em Brasília. Gabi no interior de São Paulo.
06) RM: Quantos álbuns lançados?
May & Gabi: Temos dois DVDs, sendo que o segundo ainda tem músicas a serem lançadas. Temos três singles com videoclipe. Todas as músicas autorias.
07) RM: Como você define seu estilo musical?
May & Gabi: Predominantemente da música sertaneja; porém, com traços que passeiam pelo pop, folk e MPB.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
May & Gabi: Fizemos algumas aulas para cuidados rotineiros e sempre buscamos profissionais para aperfeiçoamento.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
May & Gabi: É extremamente importante tanto para a saúde do profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho, tanto para a qualidade da entrega da performance. É como um atleta, por exemplo, que precisa ter a musculatura bem cuidado e fortalecida além das técnicas para ter o melhor desempenho. Assim é com a voz.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
May & Gabi: São muitos! Citar alguém seria até injusto (risos). Admiramos por vários fatores, pela entrega do trabalho, pela emoção na voz, pela técnica vocal, pela conexão com o público, pela postura profissional, pela visão empresarial, pela humildade apesar de fama e reconhecimento… cada artista traz uma caracterização que admiramos e buscamos melhorar em nós.
11) RM: Como é seu processo de compor?
May & Gabi: Somos muito ligadas na realidade, no sentimento verdadeiro, em histórias que realmente aconteceram. Então, nosso processo de composição começa sempre com longas conversas, principalmente quando estamos apenas nós duas. Falamos sobre o tema, sobre a história, sobre os sentimentos e aí, a música mesmo não demora pra ser finalizada. É um processo que envolve bastante entrega nossa.
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
May & Gabi: Hoje a principal parceria de composição é entre nós duas. Não compomos mais separadas. Temos parceiros espalhados por outros Estados, que compõem conosco on-line e parceiros em Goiânia com quem compomos presencialmente. As principais parcerias são com compositores das músicas gravadas até então.
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
May & Gabi: Prós: autonomia pra imprimir identidade e essência no trabalho, aprender a gerir a carreira por ter que fazer um pouco de tudo, aprendemos a desenvolver o termômetro entre identidade e mercado, quando sobra dinheiro sobra mais (risos).
Contras: pouca força e abertura no mercado; financeiro limitado; network mais restrito; somos uma “EUquipe que tem que gerir a carreira, compor e cantar; o processo é mais demorado.
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
May & Gabi: As estratégias sempre estão alinhadas aos recursos financeiros e com a identidade da dupla. Nosso foco está sempre na música, em levar entretenimento de qualidade no palco e entregar algo mais, que é nosso propósito com as músicas.
Assim, a partir dos recursos disponíveis traçamos estratégias pra que nada seja deixado de lado (lançamentos musicais, atualização de shows, contratação de profissionais para melhorar nossa entrega, criação de conteúdo audiovisual de qualidade, divulgação…). Então, as estratégias e planejamento são para que a música chegue da melhor forma até o público, seja no palco ou fora dele.
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
May & Gabi: Um exemplo é nosso engajamento em campanhas relevantes para a sociedade, como é o caso da campanha “Você Merece Um Amor Leve” do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, contra o feminicídio. A música “Banco dos Réus” que é do nosso primeiro DVD e composição nossa foi escolhida como tema da campanha.
Assim, além de usar a música como instrumento de conscientização e transformação (que é nosso propósito), nossa imagem, nossa composição e nossa música circulam para mais pessoas e atingem públicos diferentes; além de podermos contribuir para trabalhos em prol de causas importantes.
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
May & Gabi: A internet ajuda muito no alcance; que no passado não existia… ou o artista tocava no rádio e na TV, ou ele nunca seria conhecido. Com a internet temos muito mais visibilidade e conseguimos nos conectar com pessoas do mundo todo! Nossa mensagem chega mais longe, impactamos mais vidas e nos conectamos mais com o público…
Além disso temos mais acesso pra estudar sobre carreira, composição, canto… tudo o que precisarmos. Porém, temos uma distorção da realidade, com a supervalorização da vida ideal e do sucesso ideal, que é muito diferente de como acontece na vida real. Nem sempre isso é saudável, pois gera muita comparação do artista com o que ele vê de outros que PARECEM ter muito mais capacidade em tudo que fazem; mas na verdade mostram apenas a parte boa.
A exposição também tem o lado complicado, que é o julgamento que as pessoas fazem sobre como elas acham que as coisas deveriam acontecer na vida do artista e, com isso, vemos muitos artistas adoecendo psicologicamente.
Outro ponto é a velocidade e a quantidade de informação despejada no público, que faz com que seja cada vez mais difícil reter a atenção do público… 3 segundos e já pulam seu vídeo. Isso nos preocupa quanto à qualidade do trabalho, já que música é sobre conexão e conexão precisa de atenção e tempo.
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
May & Gabi: Vemos mais vantagens do home estúdio do que desvantagens. Disso, nascem muitos bons produtores que começam de forma amadora e vão se aperfeiçoando para se tornarem profissionais. Isso acaba barateando um pouco o custo. Por exemplo: se eu preciso de uma guia de uma composição, eu posso gravar a minha voz na minha casa, sem precisar pagar hora estúdio, Uber ou combustível para ir até um estúdio e tudo isso, dentro do tempo que tenho entre um compromisso e outro.
Os contras são os mesmos de outras profissões que tem pessoas que atuam no mercado mesmo não sendo profissionais: se alguém não pesquisar o trabalho antes de contratar, pode não receber a entrega esperada, que teria contratado um serviço profissional.
18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
May & Gabi: Quando olhamos os artistas do passado que tiveram muito sucesso e os artistas da atualidade que se destacam e permanecem no mercado (desconsiderando questões administrativas da carreira, que fazem muita diferença) vemos que todos eles tinham uma identidade definida.
Então, além de muitas outras coisas, nós efetivamente cuidamos muito da nossa identidade musical. Buscamos seguir o mercado sem nunca perder a essência do que é May e Gabi, porque entendemos que esse é um ponto em comum em todos os artistas que deixaram sua marca no mercado e é o que os tornaram únicos, diferente dos que estavam no mesmo nicho.
19) RM: Como você analisa o cenário da Música Sertaneja. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
May & Gabi: No sertanejo as maiores revelações da última década, na nossa opinão, são Marília Mendonça, Cristiano Araújo, Lauana Prado tem se destacado muito ultimamente, Ana Castela, Luan Pereira, Maiara e Maraísa que é maior dupla feminina hoje dentre outros. Todos têm se mantido consistentes. A obra de Marília e de Cristiano ainda é muito consumida pelo público.
20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?
May & Gabi: Já passamos de tudo um pouco que foi citado na pergunta. May quebrou um dente na gravação de um audiovisual e tivemos que colar com cola de cílios pra terminar a gravação. May também sofreu um ATAQUE de besouro numa passagem de som antes de um show, em que o besouro bateu no rosto dela, acabou picando a região abaixo dos olhos e ela fez o show parecendo que tinha levado um “soco” no olho (risos).
Teve um show que o público queria beber cerveja com a gente enquanto estávamos no palco e aí latas de cerveja fechadas começaram a voar pra cima do palco quase atingindo a gente. Cantadas também acontecem, desde cantadas engraçadas que não são desrespeitosas até as mais sem noção.
21) RM: O que as deixa mais felizes e mais tristes na carreira musical?
May & Gabi: O que nos deixa mais felizes é ganhar dinheiro fazendo o que mais amamos e, também, impactar a vida das pessoas positivamente, cumprindo nosso propósito de utilizar a música como ferramenta de conscientização e transformação sobre temas importantes. O que nos chateia mais é que nem sempre o talento é suficiente, e é uma carreira que demanda muito investimento financeiro.
22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
May & Gabi: Acreditamos que sim. Pra nós o dom é a facilidade nata que a pessoa tem de cantar, aprender um instrumento, o tal do “ouvido pra música”. Mas ele precisa ser aperfeiçoado. O dom sem aperfeiçoamento não se evolui sozinho.
23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
May & Gabi: Para nós tanto pode ser algo espontâneo, criado no momento; quanto uma variação do que já existe (por exemplo, uma modulação melódica em um verso da música durante uma apresentação). Porém, ambas situações demandam conhecimento e estudo, pra que o resultado seja agradável aos ouvidos.
24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
May & Gabi: Existe. Mas como dissemos demanda conhecimento e estudo pra que o resultado seja agradável. Entender minimamente de teoria musical, conhecer bem sua tessitura vocal, ter domínio sobre um instrumento… São exemplos do que é preciso pra que se faça uma boa improvisação. A situação de preparar previamente uma base ou esboço do que seria improvisado e complementar no momento da apresentação também pode acontecer.
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
May & Gabi: Como nosso foco é o canto, vou usar o exemplo de improvisação por variação melódica. Prós: trazer surpresa em uma música já conhecida, encontrar novas possibilidades melódicas e até releituras da mesma música, explorar mais o vocal, desenvolver a percepção musical.
Contras: causar estranheza no público acostumado com a melodia original, soar estranho ou desconexo se não for bem aplicada. No final, vai depender da habilidade de improvisar, que precisa ser desenvolvida com estudo e treino.
26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
May & Gabi: Como somos mais autodidatas e, também, temos preferências por métodos que exploram muito a prática e não apenas a teoria; acreditamos que o estudo é de extrema importância, ainda que seja por conta própria.
Vemos contras em métodos que focam muito em teoria e deixam a prática de lado e, também, nos que não dão oportunidade para o desenvolvimento criativo. Esses, na nossa opinião, deixam o aluno mais engessado, limitando a exploração pra descoberta de novas aplicações.
27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
May & Gabi: Acreditamos! Isso acontece conosco. Um exemplo é a música Equilíbrio é Tudo, do nosso primeiro DVD, que apareceu no relatório de execuções de uma ferramenta de monitoramento das músicas tocadas em rádios. Essa música tocou por mais de 2 meses em rádio no Ceará e nós nem sabíamos.
A música Diretoria também tocou em outra rádios e só descobrimos nos relatórios. Foram demandas espontâneas. Outras rádios também tocam músicas nossas, por demandas espontâneas, se o público pede, tem mais chance.
Mas sabemos que não tocarão com alta frequência e nem por muito tempo, tendo em vista que o espaço de rádio é limitado, diferente do Spotify, por exemplo, que o ouvinte seleciona o que quer.
28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
May & Gabi: Encare a carreira como qualquer outra. Tenha em mente que pode ser o seu sonho; mas precisa rata-lo como uma profissão séria, uma empresa que gera renda, emprega, paga boletos… Aprenda como gerir uma empresa. Porque a música, pra ser sustento, é um produto. Faça tudo isso com a mesma paixão que tem pela música e você verá bons frutos!
29) RM: Festival de Música revela novos talentos?
May & Gabi: Acreditamos que sim. Conhecemos bandas legais em festivais. Porém, somente a exposição não é suficiente pra colocar um talento no mercado e fazê-lo se manter. Além da exposição é preciso que haja um plano de ação sobre os próximos passos, pra que o artista não “desapareça” sem conseguir aproveitar o “hype”.
30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
May & Gabi: A maioria da grande mídia ainda prioriza os grandes artistas e até compreendemos, em parte. Afinal nestes artistas se encontram um alto engajamento e, consequentemente, receita. Contudo, hoje existem mídias que além dos artistas “grandes” também abrem espaço para artistas independentes e em ascensão.
A internet possibilitou isso, o surgimento de novas formas de divulgação. E ficamos felizes; pois o “grande” de hoje foi o “pequeno” de ontem, que trabalhou e se dedicou muito até se abrirem as portas necessárias! Então, sabemos que próximo grande nome do cenário musical provavelmente já está por aí, conquistando seu espaço.
31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
May & Gabi: Nós prestigiamos alguns eventos feitos nesses espaços e uma coisa que achamos muito legal é a diversidade musical, que vai além do que é tendência. Eles abrem espaço para os artistas expressarem a arte na essência. As vezes é bom contemplar a música a sua expressão mais autêntica, sem pensar em tendências ou padrões pré-existentes.
32) RM: Quais os seus projetos futuros?
May & Gabi: Ainda não podemos abrir o que está por vir, mas temos projeto no forno, nas fases finais de planejamento. Traremos um outro lado de May e Gabi, mas mantendo nossa essência. Temos novos conteúdos chegando, uma nova forma de nos comunicarmos com nosso público. Então, podem aguardar coisas novas nos próximos meses e muitas músicas com histórias reais sobre sentimentos reais de pessoas reais!
No dia 13 de junho de 2025 lançamos “Açúcar” é mais uma das nove músicas registradas no mais novo DVD das artistas, “Sentimentos Reais – A História Continua”, gravado em dezembro de 2024, em Goiânia. Com composição assinada por May, Gabi e o produtor musical Jonas Mateus, a canção é um convite à doçura em meio aos amargos da vida.
33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
May & Gabi: Para shows: (62) 99804-5715 | Para os fãs: https://www.instagram.com/mayegabioficial
Assessoria de Imprensa: Flora Alves Assessoria | (62) 99381-5115 | [email protected] | @floraalvesassessoria
Canal: https://www.youtube.com/@mayegabioficial
Açúcar – May & Gabi (Clipe Oficial): https://www.youtube.com/watch?v=cCR6xv30gzU
Playlists: https://www.youtube.com/@mayegabioficial/playlists
Estilos e histórias. Um enorme e importante banco de dados!!
Músicas autorais têm minha admiração, são cheias de originalidades sutis que me agradam bastante. Outra bela entrevista, gostei!
Entrevistas com riqueza de detalhes, contando belas histórias.