More Max Gasperazzo »"/>More Max Gasperazzo »" /> Max Gasperazzo - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Max Gasperazzo

Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor, violonista Max Gasperazzo em 2023 é pré-indicado ao prêmio da música capixaba como artista solo ou duo. Lançou em todas as plataformas digitais o single Raio de Vida.

Em 2022 participou do Primeiro Festival Internacional de Música da UNIVALI, em Itajaí – Santa Catarina. Participou como jurado do 14° FeNaViola (Festival Nacional da Viola), no distrito de Itapina, município de Colatina, Espírito Santo. Em 2021 lançou o seu segundo álbum POEMAS E CANÇÕES em todas as plataformas digitais. Participou do programa Violas, Versos e Prosas, da Rádio UNIVALI, de Itajaí, Santa Catarina.

Em 2020 lançou o seu primeiro álbum, TRILHAS, com participações especiais de Zé Geraldo, Xangai e Carlos Bona. Lançou também em todas as plataformas digitais o single ENQUANTO A CIDADE DORME, de Max Gasperazzo, Valdir Cechinel Filho e Zé Geraldo, pela KUARUP. A canção teve a participação especial do cantor Zé Geraldo.

De abril a junho de 2020, através de lives pelo Instagram, entrevistou os seguintes artistas: Lula Barbosa (SP), Amaro Lima (ES), Tuia (SP), Francis Rosa (SP), Chico Teixeira (SP), Zé Geraldo (MG), Landau (MG), Zé Vicente (CE), Léo Vieira (SC), Mike Biggs (RJ), Patrick Coelho (ES), Sandrera (ES) e Tagino Gondim (PE). Em março de 2020 participou do Festival FICAEMCASA – ES, onde diversos artistas de apresentaram através de lives no Instagram.

Em 2018 participou do show do Zé Geraldo em Serra/ES. Em abril do mesmo ano fez uma mini Tour por Santa Catarina, abrindo os shows de Zé Geraldo nas cidades de Blumenau, Itajaí e Joinville. No mesmo mês participou do Show Espírito Folk no Teatro de Vila Velha dividindo o palco com Sandrera, Anderson Ventura e Manfredo.  Em fevereiro participou do show Eu, a viola e Deus, com o cantor Chico Lobo em Vila Velha, Espírito Santo.

Em 2017 tocou no Sarau Domingo Poético na Academia de Letras de Vila Velha – ALVV. Em 2015 participou do lançamento do álbum Forró For All, de Carlos Bona, em Vitória, Espírito Santo. Lançou o single MEU SUCESSO, parceria com Valdir Cechinel Filho, com participação especial do cantor Zé Geraldo.

De 2014 a 2004 vive um período criativo de composições que. Algumas delas foram gravadas por Trio Forrózão, Carlos Bona, Zé Geraldo e Suzi Nunes. De 1995 a 2003 participou de bandas de Rock e Baile, tendo participado de diversos festivais no Espírito Santo.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Max Gasperazzo para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 09.08.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Max Gasperazzo: Nasci em 02/05/1971 em Vitória – ES, mas resido em Vila Velha – ES. Registrado como Maxsuel Gasperazzo.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Max Gasperazzo: Foi na década de 1970 ouvindo canções de Rádio como Beatles, Raul Seixas, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e tantos outros.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Max Gasperazzo: Sou formado nos festivais de músicas da década de 90. Eu tinha a banda Pangea, onde fizemos muitas participações em festivais.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Max Gasperazzo: As minhas maiores influências são Zé Geraldo, Raul Seixas, Renato Teixeira, Belchior e Beatles. Posso dizer, sem pestanejar, que eles foram meus grandes mestres na música. Com eles aprendi a formar meu estilo musical. Também posso dizer que o meu maior mestre na música é Zé Geraldo.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Max Gasperazzo: Comecei em 1995 com a banda Pangea nos Festivais de Músicas que tinham nessa época no Espírito Santo.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Max Gasperazzo: Dois álbuns lançados nas plataformas digitais, cinco singles e produzindo no momento um álbum POEMAS E CANÇÕES II, quatro EPs e um álbum que serão lançados até 2025, ano que completarei 30 anos de música. Um desses EPs será no idioma italiano.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Max Gasperazzo: Eu sou do Folk, do Rock Rural, mas tenho um pezinho também no Rock e na MPB.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Max Gasperazzo: Nunca. Mas estou precisando fazer um curso de técnica vocal. É importante, pois já estou com 52 anos de idade e tenho que cuidar da minha voz.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Max Gasperazzo: Acho que o mais importante é você aprender quais são os seus limites vocais e também preservar a saúde da voz.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Max Gasperazzo: Zé Geraldo, Renato Teixeira, Kleiton e Kledir, João Carreiro, Bruno Caliman, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Sá & Guarabyra, etc, etc …

11) RM: Como é seu processo de compor?

Max Gasperazzo: Eu não sigo um padrão para criar música. Quando componho sozinho, eu faço a letra e melodia juntos; com parceiro musical, geralmente eu coloco a melodia na letra ou a letra numa melodia. Eu tenho um projeto chamado de Poemas e Canções onde eu pego poemas de poetas do Brasil e os transformo em canções.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Max Gasperazzo: Valdir Cechinel Filho, Zé Geraldo, Wanderlei Grenchi, Carlos Bona, Chico Lobo, Lula Barbosa, Carlos Papel.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Max Gasperazzo: Eu sou artista de New Music, que me dá todo o apoio necessário em relação a divulgar as minhas canções nas plataformas digitais. Mas em relação a shows, sou independente, eu que corro atrás e também, claro, sempre com a força dos amigos.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Max Gasperazzo: Estou atendo no que acontece ao meu redor e absorvo o que está dando certo com outros artistas. Vejo muito editais culturais e contato com prefeitura. Essas são as maiores estratégias.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Max Gasperazzo: Eu utilizo muito o Instagram como ferramenta de fomento de parcerias e shows. Network é muito importante para nós que não temos um aparato de uma grande gravadora.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Max Gasperazzo: A internet ajuda e muito.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Max Gasperazzo: Eu não gravo em casa. Somente em estúdio. Meu produtor, Maurício Sena, é do Acre. Trabalhamos sempre em conjunto via WhatsApp. Ele produz a música e eu gravo a voz em estúdio no Espírito Santo.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Max Gasperazzo: Eu produzo canções que fazem as pessoas pensarem, que enaltecem a alma, que tenham mensagens boas. Acho que esse é o meu grande diferencial.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Max Gasperazzo: Na minha área eu vejo Chico Teixeira, Gabriel Sater, Nô Stopa. Gosto muito desses artistas. Na nossa área, acredito que é preciso de um incentivo maior das TVs e Rádios para que a nossa música possa ficar conhecida no cenário nacional.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Max Gasperazzo: No início já toquei em cada aparelhagem de som que só Deus para ajudar.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Max Gasperazzo: Se uma pessoa gostar da minha canção eu já fico feliz, pois tocou um coração. A tristeza vem de muitos amigos que não curtem.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Max Gasperazzo: Existe o dom. A música está no ar. Somos (nós os compositores) os para-raios das canções, uma coisa de Deus.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Max Gasperazzo: Eu não sou muito de improvisar. Gosto de seguir a canção como foi gravada. Respeito quem faz improvisações.

24) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Max Gasperazzo: O jabá existe. Não tenho condições de pagar o jabá, mas com certeza se eu pagasse o jabá as músicas tocariam até na TV.

25) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Max Gasperazzo: Persistência, pois a estrada é longa e cheia de armadilhas e não desistir frente às dificuldades.

26) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Max Gasperazzo: Acho que no passado o Festival de Música revelava novos talentos. Hoje é mais difícil, apesar de conhecer muitos artistas que vivem de festivais. É uma verdadeira escola.

27) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Max Gasperazzo: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é um assunto polêmico, mas temos vertentes da música que foram massificadas nas últimas décadas e que formou muitos ouvintes que só curtem determinados estilos. Temos que ser democráticos para dar espaço par todos. As músicas brasileiras são tão lindas.

28) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Max Gasperazzo: São espaços muito importantes para nós artistas e que também deveria ser mais democrático com artistas de menor expressão. Isso ajudaria muitos a crescerem.

29) RM: Quais os seus projetos futuros?

Max Gasperazzo: Projeto Max Gasperazzo, 30 anos de música que contará com o lançamento do álbum POEMAS E CANÇÕES, quatro EPs (um em idioma italiano), e um álbum intitulado PLANTADOR DE SONHOS, com diversas participações especiais.

30) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Max Gasperazzo: (27) 98102 – 5684 | [email protected]

| www.instagram.com/maxgasperazzooficial

Canal: https://www.youtube.com/channel/UC62b5YQkhWJyaGNXzP6PBjA

Enquanto a Cidade Dorme – Max Gasperazzo com part. Zé Geraldo: https://youtu.be/VjxcgJXusyQ

Milho aos Pombos – Zé Geraldo. Part. Max Gasperazzo, Francis Rosa e Luiz Vicentini: https://www.youtube.com/watch?v=BYjIF56Ob1w

Plantador de Sonho – Max Gasperazzo e Chico Lobo: https://youtu.be/pvTgdNkN__k

Raio de Vida – Max Gasperazzo: https://youtu.be/JRxVwU4b3yo

Obra do Destino – Max Gasperazzo: https://youtu.be/_7yGQU7h_kU

Urbano e Rural – Max Gasperazzo: https://youtu.be/mWGjXZTIM0o

Cantiga da Felicidade – Max Gasperazzo: https://youtu.be/82cp1LYgQcg

Solo Sagrado – Max Gasperazzo – Valdir Cechinel Filho: https://youtu.be/gY-u14kgeFk

Uma canção de Esperança – Max Gasperazzo com part. Letícia Sousa e Coral: https://youtu.be/ExMh-TDtcsA 

Trilhas – Max Gasperazzo: https://youtu.be/ZcKoetcfmxQ 

Do Lado Certo – Max Gasperazzo: https://youtu.be/POVN1N3SozY 

Show – Enquanto a Cidade dorme Max Gasperazzo com part. de Zé Geraldo: https://youtu.be/PWHDV4kJ7Wk


Compartilhe conhecimento

Comments · 4

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.