More Luma Aiub »"/>More Luma Aiub »" /> Luma Aiub - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Luma Aiub

Compartilhe conhecimento

A cantautora, poeta e atriz paulista Luma Aiub sempre ativa em Saraus, Festivais e Movimentos Culturais, a artista cresceu embalada pela música folclórica e de raiz.

Começou sua carreira como cantora aos 19 anos e posteriormente se firmou também como compositora, assinando diversas parcerias. Em2018 se formou atriz, atuando em espetáculos diversos, principalmente infantis.

Em 2019 tornou-se vocalista do grupo de música latino-americana A Bandallera, com o qual tem dois singles lançados.

Luma Aiub também é membro do Movimento de Artes e Saberes Dércio Marques, de São Paulo.

Atualmente, está trabalhando a divulgação de seu primeiro EP -“Além da Lenda”, disponível em todos os streamings de música. “Além da Lenda” é o primeiro de uma série de três EPs, sendo que o segundo, “Teias”, já está sendo gravado.

Sua missão é ser a voz autêntica, que promove e celebra a rica diversidade da música popular brasileira (MPB) e da música folclórica, integrando as temáticas do feminismo, do sagrado feminino e da comunidade LGBTQIAPN+.

Através da sua arte, busca não apenas preservar e valorizaras raízes culturais do Brasil, mas também dar voz e expressão a narrativas e experiências muitas vezes marginalizadas.

Seu compromisso é proporcionar experiências musicais memoráveis que unam gerações e conectem pessoas, ampliando horizontes e abrindo espaço para diálogos inclusivos e transformadores.

Seu intuito é se firmar como referência nacional na produção e execução de shows musicais de qualidade. Quer levar minha música a públicos diversos, seja em palcos renomados, festivais culturais ou eventos comunitários, criando um ambiente que acolha e celebre todas as formas de identidade e expressão.

Deseja ser reconhecida não apenas pela qualidade artística, mas também pelo compromisso coma preservação cultural e pela construção de conexões significativas e empoderadoras através da música.

Autenticidade Cultural: Compromete-se a celebrar a autenticidade das tradições musicais brasileiras, incluindo perspectivas que muitas vezes foram marginalizadas ou sub-representadas.

Diversidade e Inclusão: Valoriza a diversidade cultural e promovo a inclusão ativa, buscando representar e unir pessoas de diferentes origens, idades, identidades de gênero e orientações sexuais por meio da música.

Qualidade Artística: Busca a excelência artística em todas as minhas produções, garantindo que minha musicalidade e performances estejam sempre no mais alto nível, proporcionando uma experiência impactante e emocionante.

Conexão Emocional: Reconhece o poder da música em criar conexões emocionais profundas. Quero tocar os corações do público, proporcionando momentos de reflexão, empoderamento, alegria e nostalgia.

Crescimento Sustentável: Busca crescer de maneira sustentável, mantendo seu compromisso com a integridade artística, a preservação cultural e a promoção de valores de igualdade e justiça social.

Colaboração e Parcerias: Valoriza parcerias construtivas e colaborativas, tanto dentro da sua equipe como com outros artistas, instituições culturais e movimentos que compartilham o compromisso coma diversidade e a igualdade.

Inovação Cultural: Está aberta a explorar novas formas de apresentação e promoção da música, desafiando convenções e ampliando as fronteiras da expressão artística, sempre mantendo o respeito pelas raízes culturais e as temáticas que represento.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Luma Aiub para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 19.11.2023:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Luma Aiub: Nasci no dia 15/12/1986 em Itapeva – São Paulo. Registrada como Luma Aiub dos Santos.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Luma Aiub: Meu contato com a música vem desde o berço com meus pais (Milton Edilberto dos Santos) e mãe (Claudia Aiub) do mundo da música.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Luma Aiub: Sou autodidata na música. Fora da música, sou Atriz e Terapeuta Holística.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Luma Aiub: Influências musicais atemporais: Luhli e Lucina, Dércio e Doroty Marques, João Bá, Nilson Chaves, Eudes Fraga, entre outros tantos…

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Luma Aiub: Profissionalmente, comecei cantando releituras aos 19 anos de idade (2005) e com uns 24 anos, mais ou menos, comecei a trazer meu trabalho autoral em apresentações.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Luma Aiub: Três singles e um EP (fora mais dois singles com meu grupo de música latino-americana “A Bandallera”.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Luma Aiub: MPB com traços de Música Folclórica.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Luma Aiub: Fiz uns quatro meses de aula na adolescência, mas confesso utilizar apenas de técnicas desenvolvidas de forma pessoal.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Luma Aiub: Saber colocar sua voz, cantar no tom certo, não agredir as pregas vocais, tudo isso é imprescindível para qualidade do canto.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Luma Aiub: Milton Nascimento, Luiz Melodia, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Katya Teixeira, Karen Carpenter, Billie Holiday.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Luma Aiub: Muito amplo. Componho sozinha, em parceria: fazendo letra ou melodia, recebendo a letra ou a melodia primeiro. Levando as palavras de um dos meus ídolos, João Bá: “Só não compõe comigo quem é preguiçoso!”.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Luma Aiub: Kátya Teixeira, Francisco Prandi, Sabah Moraes, Vivian Aiub, Consuelo de Paula, entre outros…

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Luma Aiub: Prós: Fazer seu trabalho com sua marca acima de tudo.  Contras: Demorar muito mais para finalizar, para divulgar, levar para a frente…

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Luma Aiub: Eu trabalho com o que tenho em mãos e estou sempre correndo atrás de abrir novas portas.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Luma Aiub: Patrocino publicações na internet e divulgo em eventos de grande alcance como Saraus e outros eventos culturais.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Luma Aiub: A internet ajuda na divulgação.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Luma Aiub: Apenas vantagens. Ajuda a acelerar o processo todo.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Luma Aiub: Acredito que o simples fato de ter um trabalho original seja minha forma de me colocar no mundo da música. Tenho minhas influências, trago raízes, porém tenho características muito próprias. Não busco concorrer por um lugar ao sol, acredito que o sol nasça para todos e sigo em soma com o coletivo.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Luma Aiub: Dentre as novidades, gosto do trabalho do 5 a seco.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Luma Aiub: Não tive nenhuma condição inusitada que me lembre agora.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Luma Aiub: Fico feliz em ser música.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Luma Aiub: Existe o dom e pode ser desenvolvido por todos, porém muitos não se inclinam para esta dádiva.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Luma Aiub: Gosto tanto quanto gosto de ensaio. Tudo em equilíbrio é bem feito.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Luma Aiub: Existe sim.

25) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios? 

Luma Aiub: Acredito que sim, desde que haja uma estratégia para isso. E é lógico que o alcance será menor, mas seguimos.

26) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Luma Aiub: Desenvolva sua música primeiro para si mesmo, depois para o mundo. 

27) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Luma Aiub: Com certeza, desde que haja justiça no júri.

28) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Luma Aiub: Acho a grande mídia comprada e infelizmente segue influenciando muita gente que ainda não aprendeu a pensar fora da caixa.

30) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Luma Aiub: São espaços imprescindíveis aos tempos de hoje! Porém ainda segue sendo inacessível para tantos talentos.

31) RM: Fale de sua atuação como terapeuta holística.

Luma Aiub: Atuo há mais de 10 anos com Terapia Holística, onde realizo Taroterapia – com diversos tipos de leitura e atendimentos terapêuticos, Terapia Floral, Reiki AmaDeus e Cromoterapia. Recentemente me iniciei como benzedeira, agregando essa sabedoria ancestral em alguns atendimentos.

32) RM: Quais os seus projetos futuros? 

Luma Aiub: Estou gravando o segundo EP – “Teias”, de uma série de três EPs que se complementam.

34) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Luma Aiub: [email protected]| https://www.instagram.com/luma.aiub  

Canal: https://www.youtube.com/@LumaAiub 

“BATISMO” (Luma Aiub e Francisco Prandi): https://www.youtube.com/watch?v=fD7hhRV0Inc 

“ALÉM DA LENDA” (Luma Aiub): https://www.youtube.com/watch?v=b9muTqTfETg 

Teias – Luma Aiub: https://www.youtube.com/watch?v=TJ763bjOs10 

Carnavaliando (de Marta Gómez) – com A Bandallera: https://www.youtube.com/watch?v=eTaxcAdpd4U 

“Say Something” – com Luma Aiub e Fabrício Molinágil: https://www.youtube.com/watch?v=f9nJMHRvZpk 

Le tengo rabia al silencio (Canção de Atahualpa Yupanqui): https://www.youtube.com/watch?v=Qy64GblT9LU


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.