O cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical goiano Luciano Portela lançou em maio de 2023 um EP de Samba que nos transporta para o universo dos botequins.
Portela estreia com o pé direito no samba no primeiro EP – “Buteco do Brito”. Com influências do samba de raiz e da música popular brasileira, o EP traz quatro músicas inéditas de sua autoria. O trabalho celebra a memória do pai do artista, o “Seu Brito”, já falecido, que era dono de um icônico boteco em Goiânia – GO. Ele partiu quando Luciano tinha apenas 15 anos (1998), mas lembranças desse tempo viraram música neste trabalho de estreia.
O EP conta essa história com leveza, humor e muitas reflexões. Luciano buscou inspiração nas histórias de engraçados personagens que frequentavam o estabelecimento. Alguns ele inclusive chegou a conhecer de perto quando auxiliava o pai nos trabalhos do Bar. Um desses personagens, o seu “Osmiro”, chega a dar nome a uma das canções.
Quem ouve se transporta imediatamente para a atmosfera acolhedora dos antigos botequins, que eram reduto das rodas de samba que nasciam espontaneamente. O EP foi produzido e gravado pelo próprio Luciano em um ambiente intimista, cuidadosamente escolhido para recriar a atmosfera simples de um bar. Os arranjos musicais complementam perfeitamente as letras que falam sobre saudade e outras emoções típicas desse universo.
O pandeiro bem marcado, o cavaquinho e violão de Luciano Portela se unem ao piano gravado pela cantora Nay Porttela nas quatro músicas. As referências sonoras utilizadas pelo artista neste EP foram o som do Trio Calafrio, grupo responsável por grandes sucessos do samba gravados por nomes como Zeca Pagodinho, Bezerra da Silva, Trio Mocotó, trio que acompanhou Jorge Benjor por vários anos.
Nascido em Goiânia, tendo morado um período em Brasília, Luciano atua profissionalmente há mais de cinco anos com produção musical. Apaixonado por música, é multi-instrumentista e produtor autodidata. Sempre desenvolvendo trabalhos para outros artistas, depois de algumas reflexões, Luciano resolveu tirar das gavetas as suas canções e se jogar nesse desafio, dessa vez como protagonista da sua própria história musical.
É idealizador do projeto e estúdio Banana Música, que abre espaço para artistas da cena musical brasileira independente. Da Bossa Nova ao RAP, já produziu artistas de várias vertentes como: Nay Porttela, o rapper Vulgo RZ, Gregga, Nathalia Aires, Mikalary e outros.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Luciano Portela para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 05.06.2023:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Luciano Portela: Nasci no dia 29/08/1983 em Goiânia – GO.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Luciano Portela: Meu primeiro contato com a música aconteceu quando eu tinha 10 anos de idade aprendendo a tocar um violão que a minha avó me deu.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Luciano Portela: Fora da área musical, minha formação é em Análise de Sistemas – TI. Sou multi-instrumentista e produtor musical autodidata.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Luciano Portela: Minhas influências musicais no passado incluem João Gilberto, Trio Mocotó, Trio Calafrio, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e no presente são: Diogo Nogueira, Donga, Criolo. Algumas influências do passado deixaram de ter importância à medida que minha jornada musical evoluiu.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Luciano Portela: Comecei nos anos 2000 minha carreira musical em Brasília – DF.
06) RM: Quantos CDs lançados?
Luciano Portela: Já lancei um álbum – Sabiá, um single – “Mon Amour”. Em 2023 um EP – Buteco do Brito, com influências do samba de raiz e da música popular brasileira, o EP traz quatro músicas inéditas de minha autoria. O trabalho celebra a memória do meu pai, o “Seu Brito”, já falecido, que era dono de um icônico boteco em Goiânia – GO. Ele partiu quando eu tinha apenas 15 anos (1998).
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Luciano Portela: Meu estilo musical é definido como Samba.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Luciano Portela: Sim, estudei técnica vocal.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Luciano Portela: O estudo de técnica vocal e o cuidado com a voz são de extrema importância, pois permitem desenvolver e preservar a qualidade vocal, além de prevenir lesões e problemas vocais.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Luciano Portela: Admiro Nilze Carvalho, Aracy de Almeida, Beth Carvalho, Marisa Monte, Nay Porttela, Maria Rita.
11) RM: Como é seu processo de compor?
Luciano Portela: Meu processo de composição consiste em sintonizar com os meus sentimentos.
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Luciano Portela: Meus principais parceiros de composição são: Daniel Thales, Christyano Jacob, Nay Porttela, Ana Luiza Souza Dantas.
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Luciano Portela: Desenvolver uma carreira musical de forma independente possui seus prós, como liberdade musical. E contras, como falta de pessoas para tarefas específicas como planejamento de carreira.
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Luciano Portela: Minhas estratégias de planejamento de carreira incluem seguir meu coração e ouvir a minha arte.
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Luciano Portela: Não pratico nenhuma ação empreendedora.
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Luciano Portela: A internet ajuda no desenvolvimento da minha carreira musical ao permitir uma maior exposição e alcance de público. No entanto, pode prejudicar devido à grande concorrência e ao acesso facilitado a músicas de outros artistas.
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Luciano Portela: As vantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio) incluem liberdade para realização de trabalhos. Já as desvantagens envolvem limitação de equipamentos de ponta.
18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Luciano Portela: Para me diferenciar dentro do meu nicho musical, eu tento fazer o que eu gosto e me aceitar as minhas limitações.
19) RM: Como você analisa o cenário do Samba. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Luciano Portela: Analiso o cenário do Samba como a nossa essência brasileira. Temos sorte de ter artistas maravilhosos como: João Gilberto, Cartola, Elis Regina, Dona Ivone de Lara e outras tantos….
20) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Luciano Portela: O que me deixa mais feliz na carreira musical é a possibilidade de eternizar uma história.
21) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Luciano Portela: Existe o Dom musical sim! Creio que algumas pessoas possuem mais facilidade para um instrumento do que para o outro. No entanto, acredito que todo ser é capaz de se expressar.
22) RM: Quais os contatos para os fãs?
Luciano Portela: [email protected] | https://linktr.ee/LucianoPortela
| www.instagram.com/portaleluciano
| EP – Buteco do Brito: https://onerpm.link/butecodobrito
Luciano Portela: https://open.spotify.com/artist/7JPSWv4BNOKihsmLUXfNdU
Canal: https://www.youtube.com/channel/UCw-gOHVAev2RllLg9DlpTMA
EP – Buteco do Brito: https://www.youtube.com/watch?v=6Ln1M9UpxTA
Sampa – Luciano Portela: https://www.youtube.com/watch?v=IDXopupkNNc
Contato Assessoria de imprensa: Denise Oliveira (61)98190-8654
Que coisa boa.
Desejando muito sucesso ao Luciano!
As referências da vida dele no trabalho, engrandece e dá legitimidade.
👏👏👏👏👏
Bom demais
Parabéns, é muito bom saber que, existe muita gente fazendo música boa …