A intérprete e compositora carioca Lenna Pablo de Vila Isabel, estudou Teoria musical e Canto Popular na Escola de Música Villa – Lobos (Rio de Janeiro). Tem bacharelato em Música e Canto Popular pela Academia de Artes Edith Salazar em Madrid – Espanha.
Começou sua carreira de intérprete e compositora em Festivais Universitários interpretando suas músicas e fazendo shows em vários teatros no Rio de Janeiro participando intensamente do cenário musical nos anos 70 e 80.
Como intérprete fez parte de várias bandas e Orquestras alguma delas bem conhecidas do público carioca, como Maestro Cipó, Tabajara,Cuba libre, Manhatan Society entre outras.
Em 1996 o projeto “Antes arte do que tarde” com o apoio da gravadora Camerati (de Belchior e Jorge Mello), que a convidou a gravar o álbum – “Lenna Pablo até aqui…” com pérolas da MPB. Nesse álbum interpretou músicas conhecidas de Tom Jobim, Joao Donato, Ivan Lins, Angela RoRô, Johnny Alf e uma música inédita (“N’alma”) feita para ela pelo seu mentor musical o saudoso paraibano Cassiano.
Um álbum que marcou sua carreira como intérprete, onde cada tema tinha um cuidado especial e sua personalidade musical inconfundível. O êxito do álbum – “Lenna Pablo até aqui…” foi tão grande que foi indicado a concorrer ao prêmio SHARP de música brasileira na categoria de Intérprete revelação em 1997 abrindo portas para o estrangeiro a ser convidada a cantar na Europa por vários países como Portugal, Marrocos, Espanha, etc, passando a viver no exterior.
Algumas críticas que saíram na época no Brasil e no exterior, denominava Lenna como “a nova dama do jazz brasileiro” por conta do álbum – “Lenna Pablo até aqui…”.
Sua versatilidade como intérprete e dona de uma voz privilegiada, fez com que tenha sido convidada a participar de vários projetos de blues, jazz e bossa nova por toda Europa. Em 2010 Lenna Pablo voltou a mora no Rio de Janeiro e mostrou seus novos projetos e apresentou seu álbum Claridade.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Lenna Pablo para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 08.03.2024:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Lenna Pablo: Nasci no dia 11 de maio 1961 no Rio de Janeiro – RJ. Registrada Marilena Silva de Almeida.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Lenna Pablo: Meu primeiro contato com a música foi através de meu pai (Nelson) que aprendeu a tocar acordeon através de um método muito conhecido na época do Mascarenhas de Moraes. Eu achava lindo o instrumento e o som que era produzido. Comecei a aprender sozinha também com sete anos de idade.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Lenna Pablo: Estudei Canto Popular na Escola de Música Villa – Lobos (Rio de Janeiro). E tenho bacharelado em Música e Canto Popular pela Academia de Artes Edith Salazar em Madrid – Espanha. Sou professora de Canto e Música. Começarei uma pós-graduação em Regência em 2024.
Também sou Chef em Gastronomia Internacional.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Lenna Pablo: Muito de Beatles, Rolling Stones, música brasileira desde Orlando Silva a Capinam, Roberto Carlos. Atualmente ainda ouço música do passado e sigo ouvindo muita coisa nova de MPB e músicas internacional. Tudo tem a sua importância e não deixei de ouvir nada.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Lenna Pablo: Comecei em 1976 cantando em festivais de música e em 1979 formei com três amigos o grupo ORÉ começamos a nos apresentar e não parei mais.
06) RM: Quantos CDs lançados?
Lenna Pablo: Tenho dois álbuns lançados: “Lenna Pablo até aqui…” (1995) e Lenna Pablo – Claridade (2009).
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Lenna Pablo: Eu canto o que gosto e amo, não tenho um estilo definido, mas ainda assim as pessoas me conhecem como cantora de BossaJazz, Blues, Soul e MPB.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Lenna Pablo: Estudei técnica vocal na Academia de Artes Edith Salazar em Madrid – Espanha e na Escola de Música Villa – Lobos – Rio de Janeiro.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Lenna Pablo: O estudo de técnica vocal é de suma importância! Devemos cuidar melhor da voz e cuidar do corpo como um todo fisiológico importante para nosso bem estar geral. A técnica vocal nos poupa de uma série de problemas na garganta e nos faz entender e poder trabalhar melhor a nossa voz.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Lenna Pablo: Existem muitas cantoras que eu admiro! Porém não dá nem pra citar todas!
11) RM: Como é seu processo de compor?
Lenna Pablo: Eu não tenho nenhum processo para compor, se estou no metrô e me vem à melodia gravo um pedacinho chego em casa e desenrolo o tema. E se estou limpando a casa me vem uma letra com melodia gravo para não esquecer e depois com calma sigo compondo. Eu não busco inspiração, eu crio e saio fazendo o processo!
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Lenna Pablo: Atualmente não tenho parceiros musicais, no passado tive apenas Jomar Marques, que é músico, arranjador e compositor.
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Lenna Pablo: Muito bom se mover independente com livre arbítrio sobre minha obra, mas chega uma hora que batemos com a burocracia que é criada para que o artista consiga postar sua obra. Os problemas é que o artista tem que ser produtor, músico e gerenciar as redes sociais para levar suas músicas para o mundo!
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Lenna Pablo: Já tive algumas estratégias no passado, mas agora a única coisa que tenho feito é postar nas redes sociais fotos, vídeos dos meus trabalhos. E continuar tocando ao vivo e postando as apresentações.
15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Lenna Pablo: Eu corro para fazer shows, workshop, oficinas, festivais de música, etc.
16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Lenna Pablo: A internet é uma faca de dois gumes, se trabalhamos nela, ela nos ajuda a propagar nosso trabalho, mas se não postarmos todo mundo fará isso! O trabalho de nada vale se não for postado! Os artistas vivem em função de postagens!
17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Lenna Pablo: É ótimo gravar nossas composições e interpretações! Home estúdio tem que ter todo o aparato tecnológico mínimo para poder produzir com qualidade nossa música, mas o custo é alto para montar um home estúdio!
18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Lenna Pablo: Meu show é o que faz a diferença! Não é somente o tipo de música que canto, mas a maneira que interpreto! Quem nos ouve não sabe exatamente o que somos ao nos apresentar! O show é a única maneira de nos diferenciarmos em primeiro lugar e depois vem gravações e vídeos, etc.
19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Lenna Pablo: Artistas que fizeram suas obras acontecerem em outra época e que ainda estão no mercado: Djavan, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque. Não tenho nada a falar sobre artistas que regrediram.
20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?
Lenna Pablo: Já aconteceu várias situações comigo citadas na pergunta! Desde estar no palco e deu pane no som e não pude cantar. Teve um dono de barzinho que nunca mais me pagou meu cachê. Teve show com três pessoas na plateia, enfim muito mais situações!
21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Lenna Pablo: Feliz é quando consigo fazer um show num lugar bom, de som muito bom e cachê ótimo! Triste eu fico ao perceber o quanto o público está cada vez mais bitolado numa cultura da burrice só ouvindo lixo sonoro!
22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Lenna Pablo: Existe em todos nós o dom de algo que papai do céu deu para todos nós. Existem aqueles que desde cedo entendem isso e lançam mão de poder utilizar o quanto antes! Simplesmente temos que reconhecer o dom e daí desenvolver!
23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
Lenna Pablo: Entender de harmonia, estudar a música e estudar as escalas para improvisação sair o melhor possível.
24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Lenna Pablo: Existe estudarmos e aplicarmos no instrumento e no meu caso a voz!
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Lenna Pablo: Estudar improvisação é obrigatório para o músico! Não existe “prós” e “contras”, tem é que estudar que é o pulo do gato! Com tudo o que estudarmos devemos perceber qual é o seu melhor estilo para improvisar! Qual o tipo de som nos faz sentir prazer em tocar para entendermos essa conversa musical conosco e criar nosso estilo!
26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Lenna Pablo: Precisamos estudar vários métodos até entender em qual nos encaixamos! Isso é que é ruim! Não tem como saber o que melhor nos beneficiará se não estudarmos!
27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Lenna Pablo: Existem milhares de rádios espalhadas pelo mundo em que podemos hoje em dia com a internet conseguirmos a possibilidade de não cobrarem o jabá para tocar a nossa música e podemos dá sorte daquela rádio tocar.
28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Lenna Pablo: Digo para ter em mente que precisará amar muito o que faz! E ter consciência de que precisa ter muita força de vontade e determinação para enfrentar todo o tipo de problemas que aparecerão. Fé na vida e vai com tudo!
30) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Lenna Pablo: A cobertura feita pela grande mídia é boa, mas somente é ótima para alguns artistas com muita grana para produzir. Outros que tem menos grana vão ficando a ver navios internéticos!
31) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Lenna Pablo: Graças a Deus que existem grandes empresas para ajudar a cena musical! Ajuda um montão!
32) RM: Quais os seus projetos futuros?
Lenna Pablo: Tenho projetos como o realizados no Vila Galé Hotel no dia 24 de fevereiro 2024 com a pianista e produtora Deborah Levy celebrando os meus 40 e poucos anos de carreira musical e no dia 01 de março no Centro Cultural Arthur da Távola com um quarteto movendo o projeto DIVAS DO JAZZ que foi criado por Deborah Levy e eu.
33) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Lenna Pablo: [email protected]
| https://www.instagram.com/lenna.pablo
Canal Lenna Pablo : https://www.youtube.com/@borala2
N’alma (Genival Cassiano) – Lenna Pablo: https://www.youtube.com/watch?v=p-xS5v6GAWM
Lenna Pablo canta Chico Pinheiro: https://www.youtube.com/watch?v=ezg39v1hGqM
Lenna Pablo – Samba do avião: https://www.youtube.com/watch?v=9mB_v4m1MAM
Lenna Pablo – Sonho Real: https://www.youtube.com/watch?v=JtRAIwFuS94
Lenna Pablo dia 4 de outubro de 2019 – Show no centro de referência da cultura carioca teatro Arthur da Távola: https://www.youtube.com/watch?v=d1M3BzqzcMw
Lenna Pablo apresenta suas canções autorais no Todas as Bossas | Programa completo: https://www.youtube.com/watch?v=L6hQXipg-wA
VIDA & CARREIRA – Arline Davis conversa com Lenna Pablo: https://www.youtube.com/watch?v=hqj6-BCRubw
Sarau em Kza Lenna Pablo: https://www.youtube.com/watch?v=bapoenhbSTs
Meia Hora Sonora com Lenna Pablo: https://www.youtube.com/watch?v=NyM4efDfdrI
Lenna Pablo: www.myspace.com/lennapablo