More Ladja Betania »"/>More Ladja Betania »" /> Ladja Betania - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Ladja Betania

ladja betania
ladja betania
Compartilhe conhecimento

 

A cantora e compositora paraibana Ladja Betania a cada ano e lançamento de seus discos mostra o seu potencial. É a grande revelação de cantora de Forró em 2004.

Com a sua voz de sereia do brejo e um repertório romântico que embala os casais apaixonados vem se destacando em gênero musical de predominância masculina. Seu novo CD – “Primeiro EU” canta a independência das mulheres apaixonadas que vivem intensamente o amor sem perder a liberdade. Um trabalho que traz músicas dançantes sem perder as raízes originais do Forró Autêntico. Ela conta com a colaboração de time de compositores talentosos. O novo CD mostra que ela não é apenas mais uma bela vocalista, mas uma forrozeira de berço e com experiência de anos de estrada como cantora acompanhando o sanfoneiro Flávio José.

Ela nasceu em Sumé, no interior do Cariri Paraibano, onde viveu sua infância dividindo o tempo entre a liberdade das brincadeiras de ruas e os estudos. No olhar, a intuição e a sensibilidade da menina já seguiam o caminho para o mundo da arte e da poesia. Ladja cresceu assim: sonhando em se tornar cantora. Uma de suas escolas na música, além do pai, o cantor Luís Carlos – conhecido por “Sabiá da Borborema” -, foi também uns amigos ciganos, que apareciam vez por outra pra cantar com seu pai. A vizinha, dona Francisca Leite, fazia parte desse repertório durante às tardes: Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e a cantora Marinês tocavam na radiola antiga e atraiam a criança, revelando a descoberta pela vocação: a música. Na adolescência, aos 14 anos, fez parte da bandinha “Nova Geração”, em Sumé. Mas, logo no início da carreira, acabou optando pelos estudos, morando em Campina Grande. Casada com o cantor Flávio José, Ladja guardou o sonho de cantar no coração e resolveu investir no seu lado empreendedor. A experiência ela herdou da mãe, quando improvisava na sala de sua casa um stand onde vendia “retalhos de linho”. Decidida e autêntica, ela expandiu os seus negócios. Paralelo a longa jornada no comércio, ela conciliou durante 8 anos a função de back vocal com o cantor Flávio José, até o lançamento do seu 2º trabalho: o CD Mudanças. A partir daí, resolveu investir na carreira e resgatar a paixão pelo palco. Atualmente, produz os seus shows e do cantor Flávio José, além de dirigir como sócio proprietária a LBC Gravações.

PRIMEIRO EU, é o quarto CD da cantora Ladja Betania, um trabalho que revela o verdadeiro forró paraibano, cheio de leveza e harmonia.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Ladja Betania para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em julho de 2004.

01) RitmoMelodia: Falei do seu primeiro contato coma a música.

Ladja Betania: Meu primeiro contato com a música foi através de meu pai. Ele é cantor, e desde criança eu o escutava cantar.

02) RM: Qual sua cidade de origem e data de nascimento?

Ladja Betania: Nasci no dia 06 de dezembro em Sumé – PB, que fica bem pertinho de Monteiro, aonde resido hoje.

03) RM: Quais as suas influências musicais? E qual sua formação musical (Estudo)?

Ladja Betania: Fui muito influenciada por meu pai. E a minha formação musical se consolidou durante os 8 anos em que fui back vocal para o cantor Flávio José.

04) RM: Fale do seu início na carreira musical.

Ladja Betania: Trabalho como cantora desde 1994. Em 2002 tive vontade de encarar careira solo, e vem sendo progressivo graças a Deus.

05) RM: Sempre cantou Forró?

Ladja Betania: Sim, sempre!

06) RM: Quantos CDs gravados? 

Ladja Betania: São 4 CDs gravados.

07) RM: Defina o seu trabalho musical?

Ladja Betania: Meu trabalho é consciente, sei o que canto e o que quero. E tanto o meu CD, como no meu show faço valer em primeiríssimo lugar a nossa cultura nordestina, porém não sou radical. Canto e faço forró com ao meu estilo leve, sutil, com arranjos diferentes sem apelação, mas com muito respeito e carinho por tudo de bom que o forró faz e é.

08) RM: Fale do novo CD ? Quais as participações? Quais as diferenças e semelhanças dos CDs anteriores?

Ladja Betania: O CD novo é um xodó, meio sem compromisso, e também com valiosas participações. Na faixa 7 eu canto com grande Flávio José uma canção de minha autoria. E na faixa 9 canto a canção “Mãe” com minha filha que tão pequena já tem uma voz adorável. Quanto às diferenças quase nada! Porém estou divulgando melhor este trabalho.

09) RM: Você compõe? Fale dos compositores que trabalham com você?

Ladja Betania: Sim, tenho algumas composições. Neste CD a música 7. Os compositores que gravo são vários, bons e maravilhosos. Vou citar alguns: MACIEL MELO, DORGIVAL DANTAS, EDUARDO KRIEGER, ROBERTA DO RECIFE, JOÃO SILVA, PINTO DO ACORDEON e por aí vai, são muitos…

10) RM: Fale da importância de fazer um trabalho fora do eixo Rio – São Paulo com excelente qualidade profissional e de produção.

Ladja Betania: Meu trabalho é de muita qualidade.  Sabemos que temos aqui no Nordeste estúdio e Profissionais qualificados. Já era o tempo de que pra fazer um bom trabalho teria que ser no sudeste. Pois aqui além de tirarmos o melhor som, também temos o melhor material humano (músico) pra Forró.

11) RM: Você pensa em trabalhar a sua carreira no sudeste? Quais os prós e contras para essa realização?

Ladja Betania: É lógico! Irei ao encontro da nossa massa nordestina que tanto ama nossa música. Com relação aos prós e contras não existem, porque em tudo que se leva Paz, Amor e Alegrias, se trás realização, felicidade e reconhecimento.

12) RM: Como você divide o tempo para trilha a carreira de cantora e de produtora do cantor e compositor Flávio José?

Ladja Betania: A carreira de Flávio José é um Sucesso. Não só como cantor, mas também como pessoa. E isso facilita muito em toda produção, com uma equipe leve vou costurando shows, produções e vida pessoal. Estou feliz.

13) RM: Qual a participação efetiva do Flávio José no seu trabalho?

Ladja Betania: A participação no CD quase nenhuma. Só umas dicas leves, até porque Flávio tem muito presente às características forte dele em tudo que faz. Por isso tomamos o cuidado para não passar nada do Flávio para Ladja.

14) RM: Ladja Betania, Quais os projetos para o futuro?

Ladja Betania: Trabalhar muiiiito!!!!!! E cada vez solidificar mais meu trabalho no mercado.

https://immub.org/album/ladja-betania

 


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.