More Grupo Verbo de Malandro »"/>More Grupo Verbo de Malandro »" /> Grupo Verbo de Malandro - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Grupo Verbo de Malandro

Compartilhe conhecimento

O grupo Verbo de Malandro (Madrugada e Rapper Baiano MC) foi formado em 1998 em Salvador – BA, um dos pioneiros do Hip Hop baiano.

Em 1995, o rapper Baiano MC era B-Boy (break-boys) e em 1998 começou a rimar, formando o grupo Verbo de Malandro em 2003 e gravaram o primeiro álbum – “A momentos na vida que um malandro sente medo”.

Em 2007, lançaram o segundo álbum: “Salvador capital da vergonha”. Em final de 2021 lançaram o terceiro álbum: “Verbo de malandro a voz da periferia”. Em 29 de maio de 2022 lançarão o quarto álbum: “Ser rapper na Bahia?”. 

Segue abaixo entrevista exclusiva com Rapper Baiano MC do grupo Verbo de Malandro para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 25.04.2022:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Nasci no dia 15 de outubro de 1976 em Salvador – BA. Registrado como Luciano Oliveira dos santos. Madrugada MC (Jadson Sousa dos Santos), nasceu no dia 19 de maio de 1980 em Salvador – BA.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Meu primeiro contato com a música, eu tinha 10 anos de idade e morava na periferia Boca do Rio e tinha muitas discotecas. Eu ouvia música black e também bloco afro que tinha no bairro. Essa foi minha primeira influência.

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Não tenho formação acadêmica musical, sou o que digo em uma das minhas músicas: Diplomado MC (risos). Descobrir esse dom.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Como sou de Salvador – BA, escutei muito axé music, não existe mais música black, blocos afro e depois veio o swing e a levada.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical? 

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Eu era B-Boy (break-boys) no movimento hip Hop baiano e tinha uma gang de break que dançava nas matinês dançantes e apresentação na rua. O meu contato com o RAP, eu escutava, mas não conhecia pela carência de informação sobre os rappers gringos: DR.DRI, TUPAC, SNOPP DOG, etc. Um dia eu estava em casa ouvindo a rádio Sociedade tocou “Vamos passear do parque” dos Racionais MCs e fiquei louco quando escutei e comecei a escrever minhas rimas.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: No dia 29 de maio 2022 será lançado o quarto álbum – “Ser rapper na Bahia? ”. Em 2003, o primeiro álbum – “A momentos na vida que um malandro sente medo”. Em 2007, o segundo álbum: “Salvador capital da vergonha”. Em final de 2021, o terceiro álbum: “Verbo de malandro a voz da periferia”.

07) RM: Como você define seu estilo musical dentro do RAP?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Minhas letras são contundentes, fortes, consciente e já tive a fama de gangster.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Tive só uma aula de técnica vocal.

09) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Racionais MCs, 509 – E, RZO, Thaíde e DJ Hum, Cirurgia Moral, Câmbio Negro, GOG, MV Bill, Tribo da Periferia, ect, esses são da minha época e aprendi muito também os escutando.

10) RM: Como é o seu processo de compor?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Quando não vem uma ideia na cabeça, eu estudo um assunto dentro da nossa realidade e começo a inscrever. Estou sempre com ideias para inscrever uma nova música.

11) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Meu parceiro musical é o poeta Madrugada que me acompanha a mais de 20 anos no cenário HIP HOP baiano.

12) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Os contra é que não temos muito recursos financeiros para investir. Os prós é que fazemos arte por amor mesmo sabendo que não vai rolar uma grana fazendo o que gostamos. No caminhar da vida na periferia muitos se perderam e até hoje não acharam seu caminho de volta. O sistema ludibria quando não mata. O foco é resistência.

13) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Nossa estratégia é o uso das redes sociais; que na época que começamos a carreira não existia. Estamos sempre planejando algo novo fazendo o diferencial com humildade.

14) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Trabalho em dois lugares para ter uma renda extra, sou bombeiro civil e consultor de qualidade de vida. O poeta da Madrugada da mesma forma trabalha instalando ar-condicionado e faz conserto de celular.

15) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: A internet ajuda na divulgação e o que prejudica são as fakes news de muitos chegaram agora no cenário do RAP e já tem uma história só contada por redes sociais. Se as mídias sociais fizessem o trabalho com a mesma seriedade que a revista eletrônica RitmoMelodia teríamos mais verdade no cenário RAP através das entrevistas que a revista faz sem cobrar o jabá em contrapartida.

16) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: A vantagem do home estúdio é que acabou com a dependência do artista com as gravadoras capitalista. A desvantagem são as plataformas digitais que roubar o artista, ele ganha só 12% de todo trabalho que fez e o que foi investido. 

17) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: No passado não existiam os recursos de hoje que basta apertar o play para ser escutado no Japão. Eu sigo o ritmo da tecnologia para não está tão atrasado e para me diferenciar busco a essência, a raiz, o linguajar. Tudo que pertence a um povo e que não deve morrer, cultura, etnia, por aí.

18) RM: Como você analisa o cenário do RAP brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: O RAP no Brasil foi uma paulada no sistema nos anos 90. Hoje está mais suave, antes tínhamos revolta no olhar. O radicalismo não acabou, mas tiveram grupos que deixaram de ser originais e passaram a ser TRAP. Nada contra, TRAP é RAP, eu ainda vejo na cena os Racionais MCs, GOG, Face da Morte, Câmbio Negro, MV Bill, 509-E, Dexter, Helião, Sandrão, Rei Servo, DJ Jamaica, Tribo da Periferia, Sistema Negro, Conexão do Morro, Ndee Naldinho. Banca, ainda é resistência e Verbo de Malandro é claro (risos).

19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Fico feliz, pois ainda existe o RAP da velha escola. E fico triste, pois alguns morreram no auge da carreira e outros deixaram a cenário RAP por alguns motivos de força maior.

20) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: É um monopólio que já está acabando, pois, as rádios independentes, estão crescendo e dando chance, mas poucos são verdadeiros e todo homem tem um preço. O país do jeitinho brasileiro e da prostituição musical. Tem muita gente na música que paga caro para ter seu rostinho bonito estampado na grande mídia.

21) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Não desistir se for da favela, pois, vai ser mais difícil e o muro vai ser mais alto, as críticas vão ser mais pesada, pois não vai ser mais um rostinho bonito e filho de famoso com contrato vitalício com a grande mídia. Se Michael Jordan tivesse ouvido o seu professor de basquete, ele não se tornaria um astro mundialmente conhecido.

22) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Pelo pouco conhecimento sobre Festival de Música, existe carta marcada, tem dez para fazer a prova, mas três já estão aprovados. Festival envolve dinheiro e apadrinhamento.

23) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira? 

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Não é cobertura da cena musical, mas um cobertor que só cobre quem investe alto (paga o jabá). Muitos músicos talentosos ficam para trás não pela incapacidade, mas pela falta de oportunidade. É uma máfia, dos programas, patrocínios; É Brasil…

24) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI, Itaú, Banco do Brasil e CAIXA Cultural para cena musical?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Não tenho muito conhecimento desses eventos nesses espaços, mas se tiver oportunidades a novos talentos está valendo.

25) RM: O circuito de Bar na sua cidade é uma boa opção de trabalho para os músicos?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Sim, inclusive todo domingo eu canto no projeto SOM NA RUA, que é em um Bar na praça do Campo Grande em Salvador – BA. Eu também tinha o Bar do RAP que era uma opção em 2004. Tem muitos bares em Salvador com som alternativo.

26) RM: Quais os seus projetos futuros?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: Dia 29 de maio de 2022 estamos lançando o quarto álbum “Ser rapper na Bahia? Com preparação para vídeo clipes e já revendo o próximo álbum.

27) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Grupo Verbo de Malandro – Rapper Baiano MC: [email protected]

| https://web.facebook.com/profile.php?id=100078021270

| https://www.instagram.com/verbodemalandro  

| https://www.instagram.com/rapper_baiano_mc

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCdnFCV5Erpql66gStckF2Zg

QUANTO MAIS O SISTEMA PIORA PARA O CRIME É MELHOR: https://www.youtube.com/watch?v=5xilby83y98

Canal: https://www.youtube.com/channel/UChnINbo04nceYUkP70V5VmA

https://sites.google.com/view/verbo-de-malandro/p%C3%A1gina-inicial

https://www.instagram.com/tv/CcGVLuUFhWu/?utm_source=ig_web_copy_link


Compartilhe conhecimento

Comments · 11

  1. Muito boa iniciativa de intrevistar grupos e artistas que ainda não são famosos dando voz e vez para que todos que nao conhecem possa conhecer

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.