More Fabíola Carvalho »"/>More Fabíola Carvalho »" /> Fabíola Carvalho - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Fabíola Carvalho

Compartilhe conhecimento

Do Brasil para o Mundo a palavra que define a cantora, compositora e preparadora vocal Fabíola Carvalho é somente uma: apaixonada.

Formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fabíola Carvalho teve a oportunidade de participar no programa de intercâmbio na East Carolina University (ECU) nos Estados Unidos e fez uma Pós-graduação em Performance em Jazz na Universidade de Aveiro.

No Brasil, foi convidada a participar de concertos com diferentes grupos de Jazz e Big Bands, como a UFRJazz Big Band da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Big Band USP, criada pela Universidade de São Paulo.

Produziu o seu primeiro álbum de originais, Loucura e Ternura, e deu início à Tour Loucura e Ternura, passando por Salas de Espetáculo como o Centro Cultural da Justiça Federal, o Centro Cultural Arthur da Távola e a FNAC, sendo ainda transmitido em formato Live pela RIO WEB TV. O seu álbum de originais ainda fez parte da trilha sonora de duas curtas-metragens, Ressaca e Sangue Trocado.

Em 2016 fundou O Canto para Mudar, projeto cujo principal objetivo consistiu em utilizar a música para desenvolver a autoestima, autoconfiança, respiração, e outros aspectos físicos, fisiológicos e psicológicos de forma a melhorar a qualidade de vida. Nesse mesmo ano, entrou como professora da galardoada Escola de Música Villa Lobos no Rio de Janeiro, onde ensinou técnicas vocais do canto lírico, canto popular e teoria musical.

Desde 2017 em Portugal, iniciou diversos projetos de sucesso como “Nostra Vita Música para Casamentos Internacionais “, “Músicas do Mundo”, lançou os singles “Eu Me Dou” e “Extraordinário Amor de Deus”. Foi ainda cabeça de cartaz de um dos dias do Festival AguitÁgueda em 2019.

Em 2020 lançou o projeto “Aula de Canto Online” que tem ajudado constantemente diversos alunos a conhecerem melhor a sua voz e a si mesmo.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Fabíola Carvalho para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 16.02.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Fabíola Carvalho: Nasci no dia 31/12/1988 em Corumbá no Mato Grosso do Sul. Registrada como Fabíola Carvalho de Almeida Rego.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Fabíola Carvalho: O meu primeiro contato com a música foi durante a primeira infância. Gostava muito de passar o dia a cantar.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Fabíola Carvalho: Eu sou Bacharel em Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fiz um intercâmbio na East Carolina University durante a Faculdade e quando vim morar em Portugal fiz uma Pós- Graduação em Performance em Jazz na Universidade de Aveiro.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Fabíola Carvalho: Meu gosto não mudou muito: Ella Fitgerald, Billie Holliday, Aretha Franklin, Whitney Houston, Celine Dion, Lara Fabian, Alicia Keys, Marisa Monte, Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Renée Flemming, Sumi Jo, Jessye Norman. Cada uma tem um estilo único e me influenciou a explorar a minha voz e interpretação de diferentes formas.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Fabíola Carvalho: Considero que comecei a minha carreira musical no Programa Gente Inocente, que foi dos maiores programas infantis da Globo.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Fabíola Carvalho: EXTRAORDINÁRIO AMOR DE DEUS (2020). A sua arte é composta pelas suas experiências musicais diversas. Estilos musicais que se integram e compõem a forma com que Fabíola Carvalho vê a sua arte, interpreta e escreve. 2020 é marcado pelo lançamento do novo single “Extraordinário Amor de Deus”, que transparece espiritualidade e conexão com Deus. Influências musicais do Soul e do Gospel.

EU ME DOU (2019). “Eu Me Dou” conta a história de um encontro amoroso que se intensifica a cada estrofe, com seu estilo Neo Soul, interpretada ao vivo pela primeira vez no Festival Internacional Agitágueda. Esta música tem duas versões distintas: uma em português e outra em chinês. EU ME DOU: https://tratore.com.br/smartlink/eumedou

AMOR À DISTÂNCIA (2019), AMOR À DISTÂNCIA: https://open.spotify.com/intl-pt/album/23yCZbFAaXJzLfnFlFuiig

 

LOUCURA E TERNURA (2013). O repertório do CD é composto por músicas de sua autoria e duas canções inéditas que Fabíola ganhou de presente do guitarrista, arranjador e compositor Roberto Menescal. Loucura e Ternura é a mistura de romance, atitude, vontade de dançar despreocupadamente, temperado com a deliciosa mistura de blues.

LOUCURA E TERNURA: https://open.spotify.com/intl-pt/album/795hWJljl9A19Ik7M7YUKH

SACRAVOX (2009). “A valorização da música clássica brasileira através da vertente sacra foi uma das principais razões da criação do Conjunto Sacra Vox. O tema sacro permeia todas as camadas sociais, com diversificadas abordagens.

Utilizando este tema como elo de comunicação entre a universidade e a sociedade, encontramos na música coral sacra um veículo propício para o desenvolvimento de um processo cultural e educativo.

O Conjunto Sacra Vox, é um projeto de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Janeiro – UFRJ, criado em 1998 pela Prof. Vera Prodan e é dirigido pela regente e professora Valéria Matos desde 2003 e, desde 2012, tem como assistentes Bianca Malafaia e Edvan Moraes.

Intensificando a acessibilidade da comunidade à produção acadêmica, o conjunto realizou apresentações didáticas e concertos no Rio de Janeiro e em festivais internacionais em Estados do Brasil.

Desde 2006 Conjunto Sacra Vox desenvolve o projeto Panorama da Música Coral Sacra Brasileira, que visa difundir a história da música coral sacra no Brasil através de concertos e registros sonoros. Por esse projeto, já foram lançados os CDs Música Coral Sacra Brasileira nos Séculos XVIII e XIX, Música Coral Sacra Brasileira da Primeira Metade do Século XX e Música Coral Sacra Contemporânea Brasileira.” (Site Sacravox).

Salve Sancte Pater – Compositor: João de Deus de Castro lobo: https://www.youtube.com/watch?v=XqHPtMfJOoM

07) RM: Como você define seu estilo musical? 

Fabíola Carvalho: Uma mistura de Soul e Jazz.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

 

Fabíola Carvalho: Muito, porque eu sempre amei saber mais sobre a minha voz. Eu poderia ter sido uma cantora sem técnica, pois nasci com uma voz e ouvidos virados para a música. Porém eu me apaixonei pelas aulas de canto semanais.

 

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

 

Fabíola Carvalho: Quem estuda técnica vocal consegue controlar melhor o seu instrumento, principalmente nos dias mais difíceis, como os dias que temos um show para apresentar, mas estamos com uma gripe. Quem tem uma boa técnica vocal tem uma rotina de cuidados que ajuda a preservar a voz por mais tempo.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Fabíola Carvalho: Eu tenho uma grande admiração pela Marisa Monte e Alicia Keys. A forma como administram as suas carreiras, negócios e produzem as suas músicas. A cantora que não só canta, mas cria e administra tudo.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Fabíola Carvalho: Escolho uma base instrumental e crio uma melodia e um texto ao mesmo tempo.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Fabíola Carvalho: As músicas que tenho gravadas compus sozinha, mas já compus em parceria com o Macau (compositor de Olhos Coloridos). Atualmente reúno-me com um grupo de músicos talentosos e entusiasmados para criar músicas e estamos trabalhando juntos para lançar musical este ano.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Fabíola Carvalho: A parte boa é ter liberdade para escolher o que quero cantar e como quer ser artisticamente. A parte mais complicada é financiar todas ideias artísticas e a série de profissionais necessários para fazer a carreia de um artista caminhar bem.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Fabíola Carvalho: Promovo concertos, workshops e ofereço os meus serviços musicais através das plataformas digitais.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Fabíola Carvalho: A internet me mante conectada com o mundo e divulga o meu trabalho. Como cantora e vocal coach tenho clientes de diversas partes do globo. Perdemos muito do contato pessoal, pois quase tudo se consegue fazer através da internet.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Fabíola Carvalho: As vantagens são poder gravar quando e quantas vezes quiser, ter mais tempo para refletir e melhorar o que gravou e ter uma redução nos custos. As desvantagens estar mais isolado de conhecer novos músicos, fazer tudo sozinho e as vezes perder um pouco a concentração no momento de gravar.

18) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Fabíola Carvalho: As piores situações aconteceram no início da minha carreira: O técnico de som desligar o meu microfone, por achar que eu estava dublando, mas eu estava cantando ao vivo e fiquei sem microfone no ponto alto da canção.

O contratante resolver não me pagar, porque contratou duas horas de show, mas esperava 4 horas. Fui cantar num evento de homenagem a uma pessoa que havia falecido e no momento de silêncio o técnico de som deixou tocar um samba.

Cantei segurando um fio, porque deu uma interferência no equipamento e sempre que largava o fio dava um som parecido com o de microfonia. Cantei o show inteiro sem receber uma palma, mas quando tudo terminou as pessoas vieram me parabenizar individualmente.

19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Fabíola Carvalho: Fico feliz por fazer bem as pessoas com a música. No meu caso a instabilidade da carreira musical em alguns períodos do ano.

20) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Fabíola Carvalho: Existe o dom, mas também existe o dom por persistência. A pessoa estuda e se dedica tanto que consegue se desenvolver e ter uma carreira.

21) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Fabíola Carvalho: Quando a música já existe como é o caso dos standards de Jazz, primeiro aprendo a música (harmonia, melodia, tempo, ritmo e letra) e depois crio um tema na hora que vou repetir algumas vezes ao longo do improviso. É importante não perder o tempo e saber sempre em que parte da música você ou o músico que estiver improvisando está.

22) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois? 

O Jazz que é um estilo que utiliza muito a improvisação inicialmente não era um estilo musical bem aceito nas academias, porém hoje em dia é visto como algo erudito. O excelente improviso musical vem do bom gosto, do controle técnico e também de um estudo musical profundo para se familiarizar com as escalas, a harmonia e a linguagem do estilo.

23) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Fabíola Carvalho: Os métodos te ajudam a organizar melhor e mais rápido o conhecimento, mas podem limitar a sua criatividade. A criatividade muitas vezes tem aversão as regras.

Já vi compositores dentro das universidades com dificuldades de escrever por excesso dê auto cobrança e regras acadêmicas e na rua um compositor sem estudo criar álbuns e a fazer sucesso por ter a mente livre. Criar é também improvisar.

24) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Fabíola Carvalho: Aprimore o seu dom através do estudo da música. Crie uma estratégia de vendas e de divulgação com curto, médio e longo prazo. Aprenda a negociar e administrar o seu negócio musical.

Mantenha-se cercado por pessoas que acreditam no seu talento a ponto de investir nele. A música pode nos levar a lugares incríveis, mas é preciso ter estratégia e uma mente muito forte para aguentar as dificuldades.

25) RM: Festival de Música revela novos talentos?

Fabíola Carvalho: Revela os talentos que os organizadores do festival já conhecem.

26) RM: Quais os seus projetos futuros?

Fabíola Carvalho: Fazer um tour com o tributo a Aretha Franklin e gravar um novo álbum.

27) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Fabíola Carvalho: (+351) 932048123 (WhatsApp)

| [email protected]

| www.fabiolacarvalho.com

| https://www.instagram.com/fabiolacarvalhooficial

Discografia: https://www.fabiolacarvalho.pt/discografia 

Extraordinário Amor de Deus – Fabíola Carvalho: https://www.youtube.com/watch?v=d_o-6kQsGfw 

Extraordinário Amor de Deus – Fabíola Carvalho: https://open.spotify.com/intl-pt/album/4u0A0xFiMGgscqrvk9Ea0b 

Extraordinário Amor de Deus – Fabíola Carvalho: https://tratore.com.br/smartlink/extraordinarioamordedeus


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.