More Duo Migrassom »"/>More Duo Migrassom »" /> Duo Migrassom - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Duo Migrassom

Compartilhe conhecimento

O Duo Migrassom, formado por Daniele Garcia (voz, violão, percussão) e Glauber Lyra (violão e voz), lançou no dia 14 de julho de 2024 o videoclipe da canção “Movimento”, extraída do seu primeiro álbum. Prometendo encantar audiências brasileiras e internacionais com sua mensagem poderosa de superação e conexão cultural.

Gravado na icônica Praça da Matriz, em Cotia – SP, o videoclipe “Movimento” utiliza cenários marcantes, incluindo belas imagens aéreas da cidade e a vista deslumbrante da Igreja da Matriz. O projeto, que contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo, Prefeitura e Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, foi dirigido pelo talentoso Leo Zanzere da Nitzz Comunicação, sendo a terceira produção com o Duo.

Daniele Garcia e Glauber Lyra, a dupla por trás do Duo Migrassom, são conhecidos por mesclar a Música Popular Brasileira com elementos culturais de outros povos, enriquecendo o repertório com ritmos diversos e poesias tocantes.

Em “Movimento”, a proposta é clara: transmitir a ideia de que, mesmo diante de desafios individuais, todos podem alcançar seus objetivos e superar obstáculos pessoais por meio de um silencioso movimento que une a todos, impulsionado pela cooperação e empatia.

“Queremos que ‘Movimento’ inspire as pessoas a seguir em frente, independentemente das dificuldades. A música e o videoclipe são sobre resiliência e esperança”, afirma Daniele Garcia. Glauber Lyra complementa: “Cada imagem e cada nota foram pensadas para tocar o coração de quem assiste.”

O videoclipe promete ser uma experiência visual e sonora única, refletindo as cores e essência do Duo Migrassom, junto à beleza cultural de Cotia. Não perca a oportunidade de se emocionar com “Movimento” e celebrar a diversidade e a superação através da música.

Segue abaixo entrevista exclusiva com o Duo Migrassom para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistados por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 01.11.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Daniele Garcia: Nasci no dia 30/06/1980 em São Paulo – SP.

Glauber Lyra: Nasci no dia 24/12/1976 em São Paulo – SP.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Daniele Garcia: Acredito que por volta dos meus dois anos de idade, meus pais me colocavam na banheira para tomar banho e eu já começava a batucar.

Glauber Lyra: Venho de família nordestina, então me recordo desde cedo de ouvir discos do Trio Nordestino e Luiz Gonzaga.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Daniele Garcia: Mestre em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista.

Glauber Lyra: Pós-graduado em Música pelo Centro Universitário Belo Horizonte – MG.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Duo Migrassom: Música brasileira como um todo, de baião, catira, vaneirão e mpb e outros estilos como música celta, blues, rock, jazz e música erudita. Como nunca deixamos de crescer como artistas, tudo que ouvimos sempre nos acrescenta e acrescentou algo do que somos hoje.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Daniele Garcia: Comecei minha carreira musical na época que estudava no Conservatório que estudei, em 1994.

Glauber Lyra: Comecei com bandas no colegial, ainda aprendendo a tocar, por volta de 1991.

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Duo Migrassom: Lançamos dois álbuns: Migrassom I (2009), Migrassom II (2017) e estamos na pré-produção do Migrassom III.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Duo Migrassom: World music, com influências da mpb, rock, música caribenha.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Daniele Garcia: Estudei técnica vocal entre 1994 e 1999.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz? 

Daniele Garcia: Ela é importante para a manutenção atual e longevidade física de toda a estrutura vocal.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Daniele Garcia: Mercedes Sosa, Dalva de Oliveira, Elza Soares. 

11) RM: Como é seu processo de compor?

Daniele Garcia: Às vezes surge um verso, às vezes uma melodia, e a partir do momento que nos debruçamos sobre esse fragmento, temos a música pronta.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Daniele Garcia: Sempre o Glauber Lyra.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Duo Migrassom: A responsabilidade de gerenciar toda a estrutura do show, gravação, videoclipe e continuar sendo artista.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Duo Migrassom: Temos sempre um planejamento de curto, médio e longo prazo. Em termos de lançamento de cada single, concatenado com shows.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Duo Migrassom: Temos um contato constante com o público que nos acompanha, pois sempre eles nos apoiaram desde o início. Cada vez mais a nossa rede de amigos, parceiros e colaboradores aumenta, trazendo frutos a todos.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Duo Migrassom: Nos ajuda muito, tivemos contatos primários com pessoas de produção que foi rápida através da internet.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Duo Migrassom: É muito boa a opção do home estúdio, pois faz com que todos que sonham em gravar, possibilitem isso. Ainda somos da geração de gravar em estúdios profissionais, mas isso é uma opção nossa.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Duo Migrassom: Em primeiro lugar buscar uma identidade musical, pois se eu for fazer um trabalho semelhante ao da Vanessa da Mata, não inovaremos, buscamos dessa forma sempre nos reinventar e criar algo novo. 

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Duo Migrassom: A produção musical brasileira é maravilhosa e constante, o maior problema é não haver espaço na mídia capaz de “catapultar” melhores artistas. Temos ótimos artistas como Conrado Pêra ou mesmo Simone Sousa que ainda não tem o espaço merecido.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Duo Migrassom: Uma muito especial que já nos ocorreu foi entrar em estabelecimentos comerciais como Carrefour e ouvirmos tocar a nossa música. Já aconteceu com alguns alunos de estarem em shoppings e enviarem mensagens nos mostrando por áudio que também estavam nos ouvindo.

21) RM: O que os deixam mais feliz e mais triste na carreira musical?

Duo Migrassom: Mais feliz é ver que trabalhando sério você alcança seus objetivos, o que nos deixa triste é estarmos num país tão grande, tão rico e com tanta gente talentosa e não dar o valor que essas merecem.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Duo Migrassom: Acreditamos que o dom representa algo entre 1 e 5 %, os outro 95 % é suor e estudo.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Duo Migrassom: Para improvisar você tem que estar estudando permanentemente a técnica, estudar harmonia e na hora que for improvisar tentar fluir o que você está sentindo.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Duo Migrassom: Existe improvisação, sempre que podemos fazemos “jams” com músicos e amigos, e muitas vezes saem aqueles “blues” que nunca mais conseguiremos repetir (risos).

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Duo Migrassom: Não existem contras, a própria composição se origina da improvisação.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Duo Migrassom: Os métodos são ferramentas que te auxiliam, mas são apenas parte do que se usa na composição.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Duo Migrassom: Os jabás estão mais concentrados nos grandes centros, no interior facilmente você consegue ir à rádio, conversar e tocar sua música.

28) RM: O que vocês dizem para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Duo Migrassom: Estude, estude, estude e persevere, tente sempre tocar e estar em contato com pessoas que agreguem mais ao seu trabalho que você irá prosperar.

29) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Duo Migrassom: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é muito pequena, a grande mídia atualmente apenas “abraçou” a cultura de entretenimento, deixando de lado grandes valores de nossa música.

30) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Duo Migrassom: São fundamentais, pois são os palcos mais importantes para os artistas independentes terem espaço para tocarem.

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

Duo Migrassom: Concluir o novo álbum, tocar e irmos a cidades que nunca fomos.

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Duo Migrassom: www.migrassom.com | [email protected]

| Instagram: https://www.instagram.com/duomigrassom 

Facebook: https://www.facebook.com/migrassom 

Contatos da assessoria – (11) 99835 – 7711 – Rosa Martins – Ramón Menestez – Daniele Garcia – Glauber Lyra

Canal: https://www.youtube.com/migrassom 

Movimento – Migrassom #lançamento2024: https://www.youtube.com/watch?v=nnZvnLI2m0w 

Migrassom – Rosa (Mystic Fair / São Paulo): https://www.youtube.com/watch?v=ZLG4XNu4PXk 

Pré- Lançamento – Videoclipe “Movimento” – Duo Migrassom: https://www.youtube.com/watch?v=y96KL5jeL6o 

Playlist Show na Fenac – julho de 2017 – Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=YeGw9C9RPBk&list=PLiDBsYqYiI0WQLG07382x6Xct-S4MIz0- 

Show Migrassom “Sem Fronteiras para a música”: https://www.youtube.com/watch?v=zKWT9i4pmKA


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

  1. Muito interessante entrevistar um artista que pode contar com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Importante ver que essa lei alcança muitos artistas nesse país que tem tantos talentos precisando apenas de oportunidade e apoio.

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.