More Duo Migrassom »"/>More Duo Migrassom »" /> Duo Migrassom - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Duo Migrassom

Compartilhe conhecimento

O Duo Migrassom, formado por Daniele Garcia (voz, violão, percussão) e Glauber Lyra (violão e voz), lançou no dia 14 de julho de 2024 o videoclipe da canção “Movimento”, extraída do seu primeiro álbum. Prometendo encantar audiências brasileiras e internacionais com sua mensagem poderosa de superação e conexão cultural.

Gravado na icônica Praça da Matriz, em Cotia – SP, o videoclipe “Movimento” utiliza cenários marcantes, incluindo belas imagens aéreas da cidade e a vista deslumbrante da Igreja da Matriz. O projeto, que contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo, Prefeitura e Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, foi dirigido pelo talentoso Leo Zanzere da Nitzz Comunicação, sendo a terceira produção com o Duo.

Daniele Garcia e Glauber Lyra, a dupla por trás do Duo Migrassom, são conhecidos por mesclar a Música Popular Brasileira com elementos culturais de outros povos, enriquecendo o repertório com ritmos diversos e poesias tocantes.

Em “Movimento”, a proposta é clara: transmitir a ideia de que, mesmo diante de desafios individuais, todos podem alcançar seus objetivos e superar obstáculos pessoais por meio de um silencioso movimento que une a todos, impulsionado pela cooperação e empatia.

“Queremos que ‘Movimento’ inspire as pessoas a seguir em frente, independentemente das dificuldades. A música e o videoclipe são sobre resiliência e esperança”, afirma Daniele Garcia. Glauber Lyra complementa: “Cada imagem e cada nota foram pensadas para tocar o coração de quem assiste.”

O videoclipe promete ser uma experiência visual e sonora única, refletindo as cores e essência do Duo Migrassom, junto à beleza cultural de Cotia. Não perca a oportunidade de se emocionar com “Movimento” e celebrar a diversidade e a superação através da música.

Segue abaixo entrevista exclusiva com o Duo Migrassom para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistados por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 01.11.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Daniele Garcia: Nasci no dia 30/06/1980 em São Paulo – SP.

Glauber Lyra: Nasci no dia 24/12/1976 em São Paulo – SP.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Daniele Garcia: Acredito que por volta dos meus dois anos de idade, meus pais me colocavam na banheira para tomar banho e eu já começava a batucar.

Glauber Lyra: Venho de família nordestina, então me recordo desde cedo de ouvir discos do Trio Nordestino e Luiz Gonzaga.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Daniele Garcia: Mestre em Música pela Unesp – Universidade Estadual Paulista.

Glauber Lyra: Pós-graduado em Música pelo Centro Universitário Belo Horizonte – MG.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Duo Migrassom: Música brasileira como um todo, de baião, catira, vaneirão e mpb e outros estilos como música celta, blues, rock, jazz e música erudita. Como nunca deixamos de crescer como artistas, tudo que ouvimos sempre nos acrescenta e acrescentou algo do que somos hoje.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Daniele Garcia: Comecei minha carreira musical na época que estudava no Conservatório que estudei, em 1994.

Glauber Lyra: Comecei com bandas no colegial, ainda aprendendo a tocar, por volta de 1991.

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Duo Migrassom: Lançamos dois álbuns: Migrassom I (2009), Migrassom II (2017) e estamos na pré-produção do Migrassom III.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Duo Migrassom: World music, com influências da mpb, rock, música caribenha.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Daniele Garcia: Estudei técnica vocal entre 1994 e 1999.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz? 

Daniele Garcia: Ela é importante para a manutenção atual e longevidade física de toda a estrutura vocal.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Daniele Garcia: Mercedes Sosa, Dalva de Oliveira, Elza Soares. 

11) RM: Como é seu processo de compor?

Daniele Garcia: Às vezes surge um verso, às vezes uma melodia, e a partir do momento que nos debruçamos sobre esse fragmento, temos a música pronta.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Daniele Garcia: Sempre o Glauber Lyra.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Duo Migrassom: A responsabilidade de gerenciar toda a estrutura do show, gravação, videoclipe e continuar sendo artista.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Duo Migrassom: Temos sempre um planejamento de curto, médio e longo prazo. Em termos de lançamento de cada single, concatenado com shows.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Duo Migrassom: Temos um contato constante com o público que nos acompanha, pois sempre eles nos apoiaram desde o início. Cada vez mais a nossa rede de amigos, parceiros e colaboradores aumenta, trazendo frutos a todos.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Duo Migrassom: Nos ajuda muito, tivemos contatos primários com pessoas de produção que foi rápida através da internet.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Duo Migrassom: É muito boa a opção do home estúdio, pois faz com que todos que sonham em gravar, possibilitem isso. Ainda somos da geração de gravar em estúdios profissionais, mas isso é uma opção nossa.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Duo Migrassom: Em primeiro lugar buscar uma identidade musical, pois se eu for fazer um trabalho semelhante ao da Vanessa da Mata, não inovaremos, buscamos dessa forma sempre nos reinventar e criar algo novo. 

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Duo Migrassom: A produção musical brasileira é maravilhosa e constante, o maior problema é não haver espaço na mídia capaz de “catapultar” melhores artistas. Temos ótimos artistas como Conrado Pêra ou mesmo Simone Sousa que ainda não tem o espaço merecido.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Duo Migrassom: Uma muito especial que já nos ocorreu foi entrar em estabelecimentos comerciais como Carrefour e ouvirmos tocar a nossa música. Já aconteceu com alguns alunos de estarem em shoppings e enviarem mensagens nos mostrando por áudio que também estavam nos ouvindo.

21) RM: O que os deixam mais feliz e mais triste na carreira musical?

Duo Migrassom: Mais feliz é ver que trabalhando sério você alcança seus objetivos, o que nos deixa triste é estarmos num país tão grande, tão rico e com tanta gente talentosa e não dar o valor que essas merecem.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Duo Migrassom: Acreditamos que o dom representa algo entre 1 e 5 %, os outro 95 % é suor e estudo.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Duo Migrassom: Para improvisar você tem que estar estudando permanentemente a técnica, estudar harmonia e na hora que for improvisar tentar fluir o que você está sentindo.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Duo Migrassom: Existe improvisação, sempre que podemos fazemos “jams” com músicos e amigos, e muitas vezes saem aqueles “blues” que nunca mais conseguiremos repetir (risos).

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Duo Migrassom: Não existem contras, a própria composição se origina da improvisação.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Duo Migrassom: Os métodos são ferramentas que te auxiliam, mas são apenas parte do que se usa na composição.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Duo Migrassom: Os jabás estão mais concentrados nos grandes centros, no interior facilmente você consegue ir à rádio, conversar e tocar sua música.

28) RM: O que vocês dizem para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Duo Migrassom: Estude, estude, estude e persevere, tente sempre tocar e estar em contato com pessoas que agreguem mais ao seu trabalho que você irá prosperar.

29) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Duo Migrassom: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é muito pequena, a grande mídia atualmente apenas “abraçou” a cultura de entretenimento, deixando de lado grandes valores de nossa música.

30) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Duo Migrassom: São fundamentais, pois são os palcos mais importantes para os artistas independentes terem espaço para tocarem.

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

Duo Migrassom: Concluir o novo álbum, tocar e irmos a cidades que nunca fomos.

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Duo Migrassom: www.migrassom.com | [email protected]

| Instagram: https://www.instagram.com/duomigrassom 

Facebook: https://www.facebook.com/migrassom 

Contatos da assessoria – (11) 99835 – 7711 – Rosa Martins – Ramón Menestez – Daniele Garcia – Glauber Lyra

Canal: https://www.youtube.com/migrassom 

Movimento – Migrassom #lançamento2024: https://www.youtube.com/watch?v=nnZvnLI2m0w 

Migrassom – Rosa (Mystic Fair / São Paulo): https://www.youtube.com/watch?v=ZLG4XNu4PXk 

Pré- Lançamento – Videoclipe “Movimento” – Duo Migrassom: https://www.youtube.com/watch?v=y96KL5jeL6o 

Playlist Show na Fenac – julho de 2017 – Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=YeGw9C9RPBk&list=PLiDBsYqYiI0WQLG07382x6Xct-S4MIz0- 

Show Migrassom “Sem Fronteiras para a música”: https://www.youtube.com/watch?v=zKWT9i4pmKA


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

  1. Muito interessante entrevistar um artista que pode contar com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Importante ver que essa lei alcança muitos artistas nesse país que tem tantos talentos precisando apenas de oportunidade e apoio.

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.