O guitarrista, professor e produtor musical paulistano Duca Belintani atua no mercado musical há 40 anos.
Nos anos 80, foi guitarrista da banda Controle Remoto onde lançou dois álbuns. E foi sideman do cantor Pop Kid Vinil por seis anos com quem gravou e produziu o álbum “XU-PA-KI”.
Possui nove álbuns solos lançado: “MPBlues”, “Conduzir, “Cuíca”, “Na Trilha do Blues”, EP “Rota 145”, “How Long”, “Blues na Floresta”, com o grupo Blues na Floresta, “I’m Back” em vinil 7”, “Electric Delta”, Trilha do Blues”.
Já participou dos principais Festivais de Blues e instrumental nacionais como Sesc Jazz´n Blues (SP), Rio das Ostras (RJ), Gravatá (PE), e internacionais como Festival Internacional de Blues de Pergamino (Argentina) além de ter participado de apresentações em Chicago e Los Angeles (USA).
Em 2019 participou do lendário Bentonia Blues Festival realizado no Blue Front Café no Mississippi. Em 2022, participou do Festival Internacional de Obregon, no México.
Atua como professor de violão e guitarra em aulas particulares desde 1982. Realizou trabalhos como professor de violão pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo entre 1995 e 1999.
Entre 2000 e 2006 foi professor de violão pela Rede Sesc (Unidades Ipiranga, Vila Mariana e Consolação). Atualmente além de aulas particulares e oficinas, ministra aulas no Instituto IMKS como professor de violão, guitarra e musicalização Infantil.
Como autor de materiais didáticos, é o idealizador da série de quatro volumes do método “Na Trilha do Blues” e tem dois volumes dedicados ao blues pela série “Toque de Mestre” (editora HMP). Lançou em 2014 seu novo método reformulado de guitarra “Na Trilha do Blues” (editora DPX).
Realiza workshops em todo o Brasil demonstrando seu trabalho, seus métodos, além dos produtos e marcas que representa: guitarras Fender (Artist Brazil), palhetas Lost Dog e pedais Tom Tone.
Foi colunista das revistas Acústico, Cover Guitarra, Guitar Load e Free Guitar. Autor da biografia do cantor Kid Vinil – Um Herói do Brasil, lançada em 2015.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Duca Belintani para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 07.08.2024:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Duca Belintani: Nasci no dia 27 de novembro 1962 em São Paulo. Registrado como Ducler Belintani Junior.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Duca Belintani: Desde criança, pois minha mãe, Adalgisa Arruda Belintani é professora e regente.
03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Duca Belintani: Tive desde cedo minha mãe (Adalgisa Arruda Belintani) como professora de Violão; não precisava de mais nada (risos). E quando me interessei pela guitarra usei o que já sabia do violão e aprimorei a técnica com amigos e melodia com Heraldo do Monte (que era meu vizinho).
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Duca Belintani: Nenhuma influência deixou de ser importante, pois o aprendizado nunca se desperdiça. No início gostava e estudava muito Bossa Nova e com isso tinha como influências nos estudos de Tom Jobim e João Gilberto que gosto até hoje.
Na guitarra fui influenciado no início pelos Rolling Stones, Jimmy Hendrix e Eric Clapton entre os internacionais, e por aqui sempre ouvi Luiz Carlini e Pepeu Gomes. Com o tempo, uma série de outras influências foram aparecendo como B.B King, Buddy Guy, Muddy Waters, Robben Ford entre muitos outros.
05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?
Duca Belintani: Desde os 12 anos de idade (em 1974) já fazia “barulho” na garagem de casa animando festinhas. Mas considero que comecei profissionalmente mais ou menos em 1979 quando entrei com meu violão em um bar no bairro Bixiga (Bela Vista) em São Paulo e estava tendo uma festa de final de firma do Metrô de São Paulo e quando me viram com violão pediram para eu tocar e foi bacana, e saiu até no jornalzinho dos metroviários…
Como autor de materiais didáticos, sou o idealizador da série de quatro volumes do método “Na Trilha do Blues” e tenho dois volumes dedicados ao blues pela série “Toque de Mestre” (editora HMP). Lancei em 2014 seu novo método reformulado de guitarra “Na Trilha do Blues” (editora DPX). Sou autor da biografia do cantor Kid Vinil – Um Herói do Brasil, lançada em 2015.
06) RM: Quantos CDs lançados? Cite os álbuns que atuou como guitarrista/violonista?
Duca Belintani: Todos os meus discos lançados (como banda ou como artista solo) foram com a guitarra, porém não tenho mais noção de quantos álbuns gravei colocando meu trabalho a serviço de outros artistas.
Em 1986 – Compacto simples com a banda Controle Remoto. Chama Produções. Gravado e Mixado: Estúdio Abertura – SP. Produzido por Controle Remoto. Técnico de Som: Silvio H. Fernandes. Produção e Arte: Carlos R. Schultz. Foto: Carlos E. Pequine / Marcelo Mattar.
Músicos: Voz: Mirinho Free. Guitarra: Duca Belintani. Bateria: Fernando Pequine. Contrabaixo: Áureo Escobar. Teclado / Saxofone: Tarcísio (Participação Especial).
Em 1987 – LP com a banda Controle. Gravado e Mixado: Estudio Intersom – SP
Produção Executiva: Hermison Discos. Arranjos: Controle Remoto. Técnico de Estudio: Flávio de Souza. Auxiliares: Darci e Virgilio. Prensagem: RCA / Ariola – SP.
Músicos: Voz: Mirinho Free. Guitarra: Duca Belintani. Contrabaixo: Kleber Alexandre. Bateria: Fernando Pequine. Teclado: Marco China.
Em 1995 – álbum Xu-Pa-Ki – com Kid Vinil.
Na minha carreira solo: em 2000 lancei meu primeiro trabalho solo “MPBlues”, pela gravadora Eldorado. Gravado e Mixado no Estúdio Bonadio. Técnico de Gravação: Júnior Lane. Capa: Daniel Cruz. Produzido por: Duca Belintani. Gravadora Eldorado.
Músicos: Guitarra/Voz: Duca Belintani. Bateria: Mauro Alvares. Contrabaixo: Wladimir Medina. Bateria: Ricardo Fernandez.
Em 2006 lancei o álbum “Conduzir”, trabalho este de blues fusion instrumental. Arranjos – Duca Belintani + Banda. Produzido por Duca Belintani e Júnior Lanne. Gravação e Mixagem: Júnior Lanne. Foto capa: Adriana Faria. Foto encarte e arte: Nando Sobral. Todas as músicas de Duca Belintani.
Músicos: Guitarras: Duca Belintani. Bateria: Ricardo Fernandez. Percusão: Celso Nascimento. Baixo: Benigno Jr.
Em 2009 lancei o álbum “Cuíca”, um novo trabalho instrumental. Arranjos – Duca Belintani. Produzido por – Duca Belintani e Junior Lanne. Gravado e mixado – Junior Lanne. Capa – Tim Ernani.
Músicos: Duca Belintani – Guitarra. Benigno Sobral – Baixo. Ricardo Fernandez – Bateria. Celso Nascimento – Percussão. Mauro Cannalonga – Teclado. Participações especiais: Faiska – guitarra na faixa “Tocando uma”; Luciano Magno – guitarra na faixa “A Cobra e o Calango”.
Em 2011 lancei o álbum “Na Trilha do Blues” em comemoração aos 25 anos de carreira discográfica. Arranjos – Duca Belintani. Produzido por Junior Lanne. Gravado Estúdio Cayres. Capa e arte – Tim Ernani.
Músicos: Duca Belintani – Guitarra. Benigno Sobral – Baixo. Ricardo Fernandez – Bateria.
Em 2015 lancei o EP “Rota 145”, nos formatos CD e App para Smartphone e tablet.
Em 2017 lancei o álbum “How Long”, inspirado por suas turnês nos EUA. Em 2019 lancei o álbum infantil “Blues na Floresta”, juntamente com o grupo Blues na Floresta. Em 2021, lancei o compacto “I’m Back” em vinil 7”, como resultado de seu trabalho durante o período de pandemia do Covid-19. Em 2023, lancei o álbum “Electric Delta”, fruto de sua jornada através da “Trilha do Blues” nos EUA.
07) RM: Como você define o seu estilo musical?
Duca Belintani: Hoje meu trabalho foca no Blues.
08) RM: Como é o seu processo de compor?
Duca Belintani: Não tenho um processo definido para fazer música. As vezes parte de um ritmo, outras de uma pequena melodia e em outras vezes a música aparece pronta.
09) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Duca Belintani: Tive ao longo dos anos, alguns parceiros esporádicos, mas no geral componho sozinho.
10) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Duca Belintani: Pró é a liberdade de poder fazer o que quiser em termos artísticos e contra é não ter nenhum apoio de ninguém ou seja tem que fazer tudo sozinho.
11) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Duca Belintani: Minha principal estratégia artística é ser constantemente produtivo e tendo sempre novas propostas a mostrar para o público.
12) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Duca Belintani: Todo artista independente é um empreendedor, e como todo empreendedor você precisa sempre fazer investimento e estar atendo ao seu nicho de mercado.
13) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento da sua carreira musical?
Duca Belintani: Internet creio que ajudou todos a diminuírem distâncias e com isso estar mais próximo do conhecimento das possibilidades. O que prejudica é que atualmente todo mundo quer música de graça.
14) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Duca Belintani: Para quem está começando e precisa mostra suas primeiras ideias acho muito bom. Para quem já tem um trabalho andado ajuda para realizar pré-produção e pequenos trabalhos, mas na hora de gravar meus discos recorro sempre aos estúdios maiores, pois sei da importância para um resultado melhor.
15) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Duca Belintani: Trabalhar bastante e estar no palco, mostrando que não faço música apenas dentro do quarto. Com isso posso mostrar ao público como se faz tudo aquilo que se ouve nos discos. É uma outra relação.
16) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?
Duca Belintani: Dentro da área do Blues o cenário é bem pequeno, mas fiel. Sempre aparece gente nova fazendo coisas bacanas e alguns artistas conseguem manter suas carreiras em movimento como eu, mas não vou comentar nominalmente para não esquecer ninguém.
17) RM: Quais as principais diferenças das técnicas e estudo do Violão e a Guitarra?
Duca Belintani: Cada instrumento tem suas características técnicas bem definidas, porém o aproveitamento entre um e outro é bem bacana. O estudo á igual para os dois e cada um com suas necessidades.
Tecnicamente a maior diferença entre o violão e a guitarra é o uso da técnica da palheta apesar de que as duas possibilidades são aproveitadas pelos dois instrumentos. Não vejo que nenhum instrumento tenha um estudo diferente do outro e sim característico voltado ao instrumento.
18) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado e etc)?
Duca Belintani: Com 40 anos de estrada posso dizer que já passei por todas as opções citadas na pergunta.
19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Duca Belintani: Feliz é poder estar fazendo o que gosto com muito amor. Triste é a falta de apoio que gera a falta de interesse.
20) RM: Você acredita que sem o pagamento do Jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Duca Belintani: Ter sua música tocada de forma espontânea em qualquer veículo de comunicação é algo raro, mas acontece. Fora isso a música quase sempre toca em algum veículo quando se paga pelo espaço. Não falo de Jabá e sim de que pode compra seu espaço para divulgar.
21) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Duca Belintani: Estudo e se prepare para o mercado. Não entre nele pensando que será artista famoso pois isso pode (e é o que mais tem) dar errado.
22) RM: Quais os guitarristas que você admira?
Duca Belintani: Ainda hoje gosto muito de ver Luiz Carlini tocar, gosto muito de ouvir ainda Muddy Waters, mas não canso de ouvir o Robben Ford.
23) RM: Quais os compositores eruditos que você admira?
Duca Belintani: Beethoven.
24) RM: Quais os compositores populares que você admira?
Duca Belintani: Chico Buarque, Djavan, Gilberto Gil.
25) RM: Quais os compositores da Bossa Nova você admira?
Duca Belintani: Tom Jobim.
26) RM: Você criou algum método para o estudo da Guitarra/Violão?
Duca Belintani: Sim, sou autor de sete livros didáticos chamados: Na Trilha do Blues que foram criados para ajudar o estudando de guitarra.
27) RM: Quais dos seus métodos que estão à venda?
Duca Belintani: O último volume do Na Trilha do Blues ainda está na ativa e pode ser adquirido neste link: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/metodo-de-guitarra-na-trilha-do-blues-duca-belintani/B8421813Q
28) RM: Quais as principais técnicas que o aluno deve dominar para se tornar um bom Guitarrista/Violonista?
Duca Belintani: No Violão seria a precisão e conhecimento harmônico e rítmico. Na guitarra bend, vibrato…
29) RM: Quais os principais vícios e erros que devem ser evitados pelo aluno de Guitarra/Violonista?
Duca Belintani: Parar de estudar por achar que já sabe tudo. Achar que o que sabe já está bom.
30) RM: Quais os principais erros na metodologia de ensino de música?
Duca Belintani: Vou citar apenas uma coisa que me incomoda muito que são as coisas que são disponibilizadas por sites na internet sem embasamento musical e com informações faltantes para o estudando ou o leigo que procuram. São locais que deixam muita informação vaga.
31) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Duca Belintani: Acho que tem pessoas que tem uma “predisposição” a uma facilidade musical assim como tem outras que tem para o desenho e outras para dança etc. O que “facilita” é quando alguma criança tem essa predisposição e além disso tem apoio e estimulo dos pais.
32) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
Duca Belintani: Improvisar é criar naquele momento, uma criação instantânea.
33) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Duca Belintani: Para mim o conceito é o anterior, claro que quando você está gravando uma música, sua cabeça já está pensando no solo, mesmo que você não toque naquele momento e depois “experimente” algumas ideias, mas isso é o que pode ser o estimulo. Porém na hora de tocar tem que ser o “momento” e só.
34) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Duca Belintani: Improvisação precisa de estimulo e conhecimento além da tentativa de erro e acerto. Se tiver tudo, então está tudo certo.
35) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Duca Belintani: Não tem pró e contra. O que tem é que estudar Harmonia se quiser conhecer Harmonia. Tem um problema, mas as vezes é do aluno, ele estuda um monte de coisa e escura outra. Se ele estuda Harmonia complexa e só ouve músicas mais simples, não vai adiantar nada.
36) RM: É mais importante tocar muitas notas por compassos ou tocar só o que a música pede?
Duca Belintani: Sempre só o que a música pede mesmo que seja um monte de notas.
37) RM: Quais os prós e contras de ser multi-instrumentista?
Duca Belintani: Não sei dizer, pois não sou multi-instrumentista.
38) RM: Quais os seus projetos futuros?
Duca Belintani: Em breve devo lançar meu primeiro álbum ao vivo que foi gravado em abril de 2024 em um Festival no Mississippi – EUA.
39) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Duca Belintani: (11) 99821 – 6235 | [email protected]
| [email protected] | www.ducabelintani.com.br
E nas redes sociais: Facebook – https://www.facebook.com/ducabelintani
| https://www.facebook.com/duca.belintani.oficial
Instagram – https://www.instagram.com/ducabelintani
Canal do Youtube: www.youtube.com/@DucaBelintaniOficial
Duca Belintani – Who´s Been Walking (Live at Sesc Santos): https://www.youtube.com/watch?v=cyLf39HLR0g
Duca Belintani – JUST AN OLD MAN: https://www.youtube.com/watch?v=geS9l7LlRWQ
Campanha live Mississippi: https://www.youtube.com/watch?v=2m-qy-mC4SE
Playlist Live Duca Belintani – Play the Blues: https://www.youtube.com/watch?v=n3G61zaGKdA&list=PL9zkshr3FH01N8CztlRB7QUGhSw_s1Y2a
Playlist Na Trilha do Blues – Composição: https://www.youtube.com/watch?v=-lvCMXpFg9M&list=PL9zkshr3FH02NIYcvhgp9JZoEOmi3i3
Playlist Rota 145: https://www.youtube.com/watch?v=kRukjYGmRuM&list=PL9zkshr3FH01fs1edsZif5AP8YH8ZUWye22
Duca Belintani – Entrevista #1 – Vitrola Verde “Conexões com Kid Vinil – Magazine, Verminose e Controle”: https://www.youtube.com/watch?v=WCcr9qBJLx0
Duca Belintani – Entrevista #2 – Vitrola Verde “Trilha de Blues”: https://www.youtube.com/watch?v=n9EcA7rJtXs
Sempre bom poder conhecer toda a trajetória de um artista. Ótima entrevista!