More Donato no Relato »"/>More Donato no Relato »" /> Donato no Relato - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Donato no Relato

Compartilhe conhecimento

 

Donato no Relato é na verdade Daniel Morais, mas assumiu um nome diferente artisticamente que, segundo ele, condiz que com seu objetivo no mundo artístico: “Quero que as crianças da periferia entendam que é possível realizar sonhos, prosperar e ter uma vida melhor”, diz ele, que encarou o mundo, morou na Europa, voltou para o Brasil e agora, depois de empreender, se viu no momento de voltar às origens musicais.

Para isso criou o estúdio musical CausART, que produz suas músicas e clipes, além de apoiar novos artistas goianos. “Minhas letras mostram o que todo garoto de periferia vive. Eu falo da dor deles. Dos sonhos. Das alegrias. Quero que o mundo entenda nossa realidade”, pontua Donato.

Donato é cantor de freestyle autodidata e desde criança compõe suas rimas e já até venceu concursos do tipo. Aos 30 anos de idade é empresário, gestor coaching, especialista em estética e estudante de psicologia. “Se eu consegui conquistar tanta coisa, quero que os meninos que se parecem comigo possam entender que eles também podem. Nada melhor que a música e a arte para fazer isso”.

Segue abaixo entrevista com Donato no Relato para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 25.11.2022:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Donato no Relato: Nasci no dia 15/11/1991 em Goiânia – GO. Registrado como Daniel Morais.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Donato no Relato: Meu primeiro contato com a música foi no Núcleo Mãe Dolorosa (casa filantrópica de apoio à criança e adolescente), aos seis anos de idade onde participei de um concurso musical no qual eu e meu irmão ficamos em segundo lugar já cantando RAP.

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical? 

Donato no Relato: Sou autodidata no RAP, porém, estudei instrumentos de sopro como trompete, bombardino, trombone de válvula e vara. Aprendi também a tocar bateria na igreja quando criança. Mas meu forte é o RAP que sempre pulsou de forma diferente e automaticamente foi mais fomentado. É a minha vertente artística. Fora da música estudei francês e estou no 7º período de Psicologia.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Donato no Relato: Do passado tenho referências de fora como 2Pac, Dr Dre e Eminem que ainda são, e sempre serão referências. No RAP Nacional: Racionais MC’s, Sabotage, MC Marechal, Hungria, Mv Bill e Rzo.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?

Donato no Relato: Depois de adulto, já com a vida financeira estabelecida, no final de 2019, eu decidi me dedicar ao meu projeto pessoal de ser cantor e produtor musical. Criei o estúdio de CausArt, e desde então componho, gravo e lanço minhas canções, sempre com equipe local, muito amor e dedicação. Posso dizer que já tenho três anos de vida como cantor, com forte atuação na internet.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Donato no Relato: Já conseguir gravar e lançar 12 singles e 12 vídeos clipes. Todos estão no Youtube e nos streamings mais importantes de música e somam mais de 1 milhão de visualizações. Recentemente eu fui convidado para participar como ator do curta metragem Práxis, no qual eu também produzi a trilha sonora (@filmepraxis). Foi uma experiência enriquecedora.

07) RM: Como você define seu estilo musical dentro do RAP?

Donato no Relato: Meu vulgo fala muito sobre meu estilo; o vulgo “Donato“ vem de um “dom que é nato“, “no relato”, pois sempre trago relatos nas letras das minhas músicas, de vivências, superação. Acredito que minha vertente é motivacional, apesar de surfar em várias ondas. No meu repertório também tem muito desabafo e protesto.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Donato no Relato: sim, na verdade estudo sempre até hoje.

09) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Donato no Relato:  Dr Dre, Mano Brown, Marechal, MV Bill, Sandrão, Helião do Rzo. 

10) RM: Como é o seu processo de compor?

Donato no Relato: O que mais gosto de fazer é compor, e faço isso em casa mesmo. Sempre que tenho ideia eu pego logo a caneta, o papel e uma xícara de café para viajar nas minhas ideias.

11) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Donato no Relato: todas as minhas músicas eu componho sozinho, tenho parceiros de produção musical e videoclipe, mas composição de letra é só comigo mesmo.

12) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Donato no Relato: Carreira independente você fica com muito peso pra carregar e acreditar sozinho as vezes pesa. Mas é muito bom ter a liberdade de tocar sua carreira exatamente da forma que você almeja e acredita isso deixa o percurso mas leva e divertido.

13) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Donato no Relato: Minha estratégia antes de qualquer coisa é manter o princípio da minha vertente que a inclusão, a representatividade ou motivacional.  Gosto de mostrar minha história de vida. Quando subo no palco, gosto que as pessoas sintam verdade em mim e se sintam representadas de alguma forma. Vou seguir com minhas músicas produzidas com uma equipe que aprecia arte, gente local de Goiânia, pretendo envolver cada dia a mais comunidade da periferia e galgar de forma orgânica, fãs de música feita para ser sentida, e não vendida.

14) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Donato no Relato: Tenho minha própria produtora (CausArt) onde desenvolvo desde a produção musical até os vídeos clipes, estratégia de marketing e agenda de shows e eventos.

15) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Donato no Relato: Ajuda na divulgação por ser uma fonte expansiva e atrapalha pela futilidade que vai na contramão do que faço.

16) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Donato no Relato: Agilidade na transição criativa, quando tenho uma ideia rapidamente consigo transformar em música profissional.

17) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Donato no Relato: Acredito que meu diferencial é conseguir manter a ideia consciente com minhas vivências sem forçação de barra, sem apelação. Mesmo no RAP, a linguagem que eu uso entra em qualquer lugar, inclusive nas escolas onde tenho projetos sociais com crianças e adolescentes que sonham em ser artistas. Essa é outra vertente do meu trabalho também, que passeia pelo lado Educacional.

18) RM: Como você analisa o cenário do RAP brasileiro. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Donato no Relato: Acho que o que fica é a obra que é feita com verdade. Racionais MC’s é a prova que o RAP existe e persiste. Fizeram revolução no passado e hoje estão com espaço na plataforma Netflix com projeção mundial.

19) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Donato no Relato: Racionais MC’s, Hungria, Tribo da Periferia, Poze do Rodo, Xamã.

20) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Donato no Relato: Às vezes triste pela pouca valorização no seguimento e feliz pelo legado de persistência e resistência que deixo para meu filho.

21) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Donato no Relato: Minhas músicas já tocaram em rádio poucas vezes, mas já tocaram, e fui também em vários programas de tv aberta local e podcast. Tudo acontece no seu tempo.

22) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Donato no Relato: Faria apenas uma pergunta: você gosta mesmo de música ou está fazendo pra ganhar grana? Se você gosta, mete marcha nos projetinhos que o resto vem com o tempo e muita persistência. Se faz só por grana, cuidado que isso pode acabar com sua saúde.

23) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Donato no Relato: Festival de música, eu já participei tanto quanto produzi. Atualmente estou encerrando a entrega dos prêmios de um festival na escola que faço projeto social, e posso te falar que é o começo de um sonho para quem está participando e a concretização humanitária para quem está produzindo.

24) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Donato no Relato:  Apesar de ter melhorado bastante ainda falta espaço para a cultura Hip hop. Acredito que estamos no caminho e as portas estão se abrindo cada vez mais.

25) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI, Itaú, Banco do Brasil e CAIXA Cultural para cena musical?

Donato no Relato: É um avanço! A cultura precisa ser abraçada para que as coisas aconteçam de verdade. Só a arte sensibiliza.

26) RM: O circuito de Bar na sua cidade é uma boa opção de trabalho para os músicos?

Donato no Relato:  Em Goiânia mais para o sertanejo, e tem muito artista desse segmento aqui que vive muito bem disso. Mas existem lugares para o rap tbm.

27) RM: Quais os seus projetos futuros?

Donato no Relato:  continuar produzindo! Quero lançar um EP até abril de 2022 e gravar o meu primeiro DVD acústico até julho de 2022.

28) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Donato no Relato:

Contato para show: (62) 99259 – 2328 ou 99440 – 6363

Instagram: https://www.instagram.com/donatonorelato

| https://www.instagram.com/causart_ 

Canal: https://www.youtube.com/@CausART 

A HORA É ESSA – DONATO NO RELATO (VÍDEO CLIPE): https://www.youtube.com/watch?v=VCHCx2ROXs4 

VIDA DE FILME – DONATO NO RELATO (VÍDEO CLIPE): https://www.youtube.com/watch?v=eKfKzuzk818 

CANCELAMENTO – DONATO NO RELATO (VIDEO CLIPE): https://www.youtube.com/watch?v=F-vHWZaQJ8U 

DONATO NO RELATO – FAVELADO CHIQUE Feat Trium:  https://www.youtube.com/watch?v=XkHrA9YA1E4 

CausART No Relato- Falando de Arte| Loide (Basileu França), Leandro (Belo Luar), Raphaziin (CausArt): https://www.youtube.com/watch?v=BQzfE1lQqyo


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.