More Darcy Marolla »"/>More Darcy Marolla »" /> Darcy Marolla - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Darcy Marolla

Darcy Marolla
Darcy Marolla
Compartilhe conhecimento

O baterista e professor paulista Darcy Marolla cursou Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo FAMOSP pós-Graduação em Educação Musical pela Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL. Cursou Bateria e Percussão, sob a orientação do mestre Dinho Gonçalves no Conservatório Musical Souza Lima. Especialização em bateria com Albino Infantozzi, Magno e Beto Caldas na Escola de Bateria DRUM.

Trabalhou como baterista e percussionista para: Grupo Musical Santo Angellu’s, Luiz Ayrão, Banda Texas Show, Ataíde e Alexandre, César e Paulinho, Roberta Miranda, Banda Nevada, Terraço Itália, Coral Vivart, Coral Del Chiaro Cantareira, Vitória Coral e Orquestra, Coral Ciambarella, Coral Signatori per caso, Mozart Eventos, Banda BSH, Banda Sognatori per Caso, Midivan Pop Jazz, Banda Luminy, Banda Venus Flash Back.

Como Professor de Bateria e Percussão trabalhou na: Pró-Art Escola Livre de Música, Escola de Bateria DRUM, Conservatório Musical João Paulo II, Associação Amigos do Projeto Guri, Conservatório Musical In Concert (Professor e Coordenador dos Cursos de Bateria e Percussão). Proprietário, Diretor Pedagógico e Professor da DM 1 Música e Tecnologia – Escola de Música.

Darcy Marolla foi Técnico de Monitoramento (Supervisor) em Percussão do Projeto Guri (AAPG). Coordenador de Curso em Oficinas Culturais e Casas de Cultura: Oficina Cultural Luiz Gonzaga , Oficina Cultural Alfredo Volpi, Casa de Cultura da Penha, Casa de Cultura de São Miguel Paulista e Casa de Cultura de Bertioga.

Darcy Marolla é autor dos métodos: BATERIA Curso Completo em 07 Volumes contendo: Básico 1, Básico 2, Rudimentos, Ritmos Brasileiros,Ritmos Latinos,Jazz e Funk. Lançado pela Editora Keyboard. Escreveu peças para Bateria e Percussão : Country, Rock, Rap, Baião, Axé e outros títulos. Colunista em revistas especializadas Batera e Percussão, Modern Drummer Brasil, colaborador em sites especializados: www.batera.com.br. Ministrou Cursos, palestras e congressos: Bandinha Rítmica (Forte das Artes), Curso de Regência – maestro Lazslo Marosi, I Seminário Osesp de Educação Musical, I Seminário Projeto Guri: ação sociocultural e educação musical, Curso EAD do Projeto Guri/Ufscar, Curso EaD do Projeto Guri em Percussão Erudita. É Endorsee dos produtos das empresas: RMV – Bateria, Ferragens e Peles para Bateria, TORELLI – Percussão e acessórios,
ORION – Pratos para bateria e percussão, SPANKING – Baquetas, CABOS MP – Cabos para áudio e microfonação, ESTOJOS JB – Estojos para Bateria e Percussão, POWER CLICK – Monitoramento, PELES LUEN BY DUDU PORTES- Peles para Bateria, EDBATUCK – Luthier de tambores para bateria e percussão.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Darcy Marolla para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 08.11.2019:

01) RitmoMelodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Darcy Marolla: Nascido no dia 11.06.1961 em Araraquara – SP.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Darcy Marolla: Ouvindo discos na vitrola e assistindo programas de TV, com destaque para o seriado de TV com o grupo The Monkees.

03) RM: Qual a sua formação musical e\ou acadêmica fora da área musical?

Darcy Marolla: Estudei Bateria e Percussão com mestre Dinho Gonçalves no Conservatório Souza Lima e na área acadêmica cursei Educação Artística na Famosp.

04) RM: Quais as suas influencias musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Darcy Marolla: Comecei a tocar influenciado por The Monkees, posteriormente grupo Queen. A partir daí, cada fase do aprendizado vai se modificando e se adaptando a novos conhecimentos. Tudo tem sua importância no momento. Até hoje nada deixou de ser importante.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?

Darcy Marolla: Comecei a tocar profissionalmente no “Porão Bar” no bairro da Penha em 1981.

06) RM: Cite alguns discos que você já participou?

Darcy Marolla: Participei esporadicamente de algumas gravações, mas o LP marcante foi o do Festival Fampe com meu grupo Terra Nova. No estilo MPB.

07) RM: Como você define seu estilo como Baterista? Você toca outro instrumento musical?

Darcy Marolla: Sou baterista e percussionista eclético. Minha formação foi e ainda é tocar em grupo de baile. Gosto de tocar e estar sempre praticando todos os gêneros musicais. Não toco outros instrumentos.

08) RM: Quais as principais técnicas que o Baterista deve se dedicar?

Darcy Marolla: Primeiramente aquecimento e alongamento das mãos e pés. Depois exercícios técnicos na borracha de estudo, como por exemplo, toques simples e duplos. Estudos de leitura rítmica, coordenação motora e principalmente dinâmica.

09) RM: Qual a importância do Baterista equilibrar a função de condução e de solista?

Darcy Marolla: O Baterista e percussionista tem o papel fundamental de conduzir o ritmo. Quando for solicitado, o solo pode ser feito de acordo com o estilo da música, podendo ser um solo curto ou um solo mais longo, como realmente sendo um destaque!

10) RM: Quais os principais vícios técnicos ou falta de técnica têm alunos e alguns bateristas profissionais?

Darcy Marolla: A falta de técnica vem da falta de estudos para tocar as músicas. Normalmente eles querem primeiro tocar a música e depois estudar.

11) RM: Quais as principais características de um bom Baterista?

Darcy Marolla: Dedicação diária nos estudos, precisão, dinâmica, leitura e repertório.

12) RM: Quais são os Bateristas que você admira?

Darcy Marolla: Steve Gadd e mestre Dinho Gonçalves.13) RM: Existe uma indicação correta para escolher uma Bateria? Cada gênero musical necessita uma bateria especifica?

Darcy Marolla: Sim. Conforme o local que se vai tocar, o estilo musical, vai influenciar a escolha do tipo de pele, das baquetas, dos pratos da Bateria.

14) RM: Qual a marca de Bateria da sua preferência?

Darcy Marolla: Existe marca ideal para cada gênero musical ou é preferência pessoal?

Darcy Marolla: Uso RMV. Essa marca atende todos os gêneros musicais. Pode-se fazer uma adaptação da configuração do kit conforme o estilo musical e a necessidade do baterista.

15) RM: Quais os prós e contras de ser professor?

Darcy Marolla: Prós: Prazer, satisfação, reconhecimento e dedicação à pesquisa. Contras: Alta rotatividade de alunos causando instabilidade financeira.

16) RM: Nos apresente os seus métodos de estudo de Bateria?

Darcy Marolla: Curso de Bateria em sete volumes: Básico 1, Básico 2, Rudimentos, Funk, Ritmos Brasileiros, Jazz e Ritmos Latinos.

17) RM: Quais os prós e contras de ter uma escola de música exclusiva para Baterista?

Darcy Marolla: Como todo empreendimento a gestão é o principal desafio.

18) RM: Quais os prós e contras de unir ao kit padrão da Bateria outros instrumentos de percussão formando uma “percuteria”?

Darcy Marolla: Prós: Na percuteria você reúne os instrumentos conseguindo uma gama de timbres, conforme sua necessidade e estilo musical. Contras: Tem que saber tocar bateria e percussão para obter um resultado satisfatório.

19) RM: Quais instrumentos de percussão que você ensina na sua escola musical?

Darcy Marolla: O curso é voltado ao estudo de ritmos brasileiros, ritmos latinos, leitura, técnica de caixa clara. Existe uma utilização de instrumentos característicos para facilitar o entendimento e aplicação. Percussão Brasileira: Surdos, caixas, tamborim, pandeiro, triangulo, zabumba, tan tan, etc… Latina: Timbales, Congas, Bongo, Claves, etc..

20) RM: Existe o Dom musical?

Darcy Marolla: Sim. Uma Percepção mais aguçada.

21) RM: Você compõe música instrumental?

Darcy Marolla: Componho peças para percussão e bateria.

22) RM: Quais os prós e contras de ser músico freelancer?

Darcy Marolla: Prós: Tocar com vários músicos diferentes, aumentando a possibilidade de aprendizado de vários estilos musicais. Contras: É um tipo de trabalho sem garantia trabalhista e com caches alternados, uns bons e outros nem tanto.

23) RM: Quais os prós e contras de ser músico de estúdio de gravação?

Darcy Marolla: Prós: Tocar com vários músicos diferentes, comprovando o conhecimento de vários estilos musicais, em teoria e prática. Satisfação em ouvir os trabalhos gravados em CDs e nas diversas plataformas digitais. Contras: Se não tiver prática em leitura e metrônomo terá uma enorme dificuldade na gravação. Com isso perderá muito tempo para “resolver” a gravação.

24) RM: Quais bandas que já participou?

Darcy Marolla: Grupo Musical Santo Angellu’s; Luiz Ayrão; Banda Texas Show; Ataíde e Alexandre; César e Paulinho; Roberta Miranda; Banda Nevada; Terraço Itália; Coral Vivart; Coral Del Chiaro Cantareira; Vitória Coral e Orquestra; Coral Ciambarella; Coral Signatori per caso; Mozart Eventos; Banda BSH; Banda Sognatori per Caso; Midivan Pop Jazz; Banda Luminy; Banda Vênus Flash Back.

25) RM: Quais os prós e contras de tocar em uma única banda?

Darcy Marolla: Prós: Afinidade musical, amadurecimento coletivo, melhor presença de palco. Contras: Desgaste do relacionamento, confronto de ideias e opiniões.

26) RM: Quais principais dificuldades de relacionamento que enfrentou em bandas?

Darcy Marolla: Diferenças técnicas de nível musical.

27) RM: Quais principais dificuldades que enfrentou acompanhando artistas famosos?

Darcy Marolla: Muitas vezes a qualidade do equipamento de som não é compatível com o show, prejudicando o desempenho do artista e consequentemente da banda que o acompanha. Isso gera um desconforto muito grande entre o artista e os músicos.

28) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Darcy Marolla: Estudos técnicos para o aprimoramento no instrumento e um bom relacionamento e contato com vários músicos.

29) RM: Quais as ações empreendedora que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Darcy Marolla: Divulgação em redes sociais.

30) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Darcy Marolla: A internet é uma fonte para pesquisas e atualizações.

31) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso a tecnologia de gravação (home estúdio)?

Darcy Marolla: Vantagem: Rapidez e conforto. Desvantagem: Acaba dispensando músicos e produtores, por questões de espaço físico e financeiras.

32) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente uma carreira musical. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo, mas a concorrência se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Darcy Marolla: Minha experiência, o meu conhecimento (estudo técnico, pesquisa, material didático), dedicação e gostar do que faço.

33) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Darcy Marolla: Eu estou sempre acompanhando lançamentos, programas de Rádio, TV, tanto da grande mídia quanto da mídia alternativa. Os que estão na grande mídia todos conhecem, mas acho que sempre vale a pena conferir programas alternativos para conhecer e apreciar novos talentos. Tem muita gente boa por aí. Não vou citar nomes porque certamente esquecer-me-ei de alguns.

34) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Darcy Marolla: Serginho Herval do grupo Roupa Nova.

35) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Darcy Marolla: Minha felicidade é estar no palco tocando vários ritmos, viagens, enfim, todo o processo para a minha realização. E também o que me alegra é ver a realização do público, enfim, estamos fazendo o nosso trabalho para a diversão alheia! No campo educacional, minha alegria é ver a evolução e satisfação dos alunos. E volta e meia, alunos antigos postarem um agradecimento público. É uma forma de alegria e reconhecimento.
O que me deixa também muito feliz e satisfeito é o apoio das empresas patrocinadoras. Também é motivo de orgulho e reconhecimento. O que entristece é na maioria das vezes, as baixas remunerações e condições adversas e desconfortantes de trabalho.

36) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Darcy Marolla: Estude! Estude muito!

37) RM: Quais os seus projetos futuros?

Darcy Marolla: Aulas on line, You Tube, site, etc… muita informação.

38) RM: Quais os contatos da sua Escola Musical?

Darcy Marolla: (11) 99223 – 9843 | [email protected]

Link: https://www.youtube.com/channel/UC-P-CZ5AYW-GlVPRb_mygLA
| https://www.youtube.com/watch?v=KWaIMgVbta8


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.