More Coroné Caruá »"/>More Coroné Caruá »" /> Coroné Caruá - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Coroné Caruá

Coroné Caruá
Coroné Caruá
Compartilhe conhecimento

Conheci o Coroné Caruá (Heleno Francisco da Silva) em São Paulo, já tinha escutando sobre seu trabalho que é na linha do outro Coronel, o Ludugero.

A proposta é a mesma unir o humor com a música. O Coroné Caruá é radialista em Pernambuco e trabalhou em noventa por cento das Rádios de Recife e do Interior. Seu programa uni música e o humor e tem objetivo de acordar o trabalhador nordestino para labuta.

No palco ele dança de forma que lembra o outro pernambucano: Genival Lacerda. Porém se veste como um “Coroné Nordestino” e canta com uma voz em falsete.

E faz uns, três jeito muito engraçado no palco, é uma figura muito folclórica e tem quase cem músicas gravadas, nas quais algumas foram gravadas por outros forrozeiros. É uma pessoa simples e que fez da arte a sua escola e forma de expressão.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Coroné Caruá para a www.ritmomelodia.mus.br , entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em março de 2001:

01) Ritmo Melodia: Fale do seu início de carreira profissional.

Coroné Caruá: Foi na Rádio Clube de Pernambuco em 1979. Eu era motorista de praça (Taxista), trabalhava pela manhã com um táxi locado e a noite em algumas Rádios em Recife (PE). Minha vontade era ser artista e todas as rádios me recebiam muito bem. Hoje é um pouco diferente, mas naquela época eles recebiam a gente muito bem. Foi quando despontei e surgiu o interesse da Rádio Clube de me contratar para fazer uns quadros no programa de Paulo Marques. E fui contratado pela RCA para gravar o meu primeiro LP em 1980, o segundo em 1981, o terceiro em 1982. Graças a Deus na minha região eu sou bem conhecido.

02) RM: Como eram o seu programa nas Rádios?

Coroné Caruá:  No início era só fazendo aquelas entradas humorística no Programa de Paulo Marques e depois a Rádio Clube achou por bem me colocar para fazer um Programa das 04: ás 06:00 da manhã e das 16:00 às 18:00 todos os dias. E depois a Rádio do Comércio me ofereceu um melhor salário, eu corri para Empresa do Jornal do Comércio. Depois eu enjoei da Rádio do Comércio e fui trabalhar no interior na Rádio na cidade de Caruaru (PE) que também é da Empresa do Jornal do Comércio e depois trabalhei na Rádio Cultura, Rádio 98 FM, Rádio 1001 FM e Rádio Liberdade que estou atualmente. E em algumas rádios cidades como Garanhuns, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Surubi. Em todas essas Rádios o meu Programa é cheio de música e piada. É um programa que a gente faz para acordar o nordestino para Trabalhar.

03) RM: Fale do seu show?

Coroné Caruá: Meu Show tem duração de uma e meia, quando o público está animado, passa para duas horas, não tem cansaço. O público estando me aceitando a gente vai longe com muita música e piadas feitas de improviso.

04) RM: Coroné Caruá, Fale de suas músicas mais populares?

Coroné Caruá: Eu tenho quase cem composições. A maioria eu gravei e outras cantores como: Santana (O Facheiro e Açucena) , Amazan (Jeito de Sereia), Trio Forrozão, Anjinho dos Teclados, Flavio José. As mais populares são: “A rosa”, “Jumento Atrevido”, “Casa da Saudade”, “Jeito de Sereia”, “O Facheio e Açucena”.

Faleceu no dia 23.06.2014 aos aos 59 anos morte foi causada por problemas no coração e falência de órgãos.

http://www.forroemvinil.com/tag/corone-carua/#:~:text=O%20’Coron%C3%A9%20Caru%C3%A1’%20%C3%A9%20um,%C3%A9%20o%20radialista%20Ramos%20Silva.

https://play.google.com/music/m/Akxje6yrtnta3xx3kzkux423dj4?play=1

 


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.