Chico Aafa lançou no dia oito de junho de 2024 o álbum virtual – AMOR ACORDE PRIMEIRO – Uma Viagem Musical Intensa. Este projeto emocionante une três talentos excepcionais: o reconhecido artista Chico Aafa, os virtuosos músicos Felipe Valoz e Andréa Teixeira.
Chico Aafa, conhecido por sua habilidade única de transmitir paixão e profundidade através de sua música, lidera este projeto com sua voz marcante e sua interpretação envolvente. Ao lado dele, os talentosos músicos Felipe Valoz e Andrea Teixeira acrescentam camadas de complexidade e beleza, elevando cada faixa a novas alturas.
Aafa mergulha os ouvintes em uma jornada emocionante e cativante, uma mistura de clássicos atemporais e composições autorais. O cenário musical está prestes a ser envolvido por uma experiência sonora única com o lançamento do álbum
“Amor Acorde Primeiro”.
Com a direção e produção de Chico Aafa e arranjos de Felipe Valoz o álbum apresenta interpretações inigualáveis de obras dos renomados compositores brasileiros: Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, Gonçalves Crespo e Mário de Andrade além de faixas em parceria com o professor Jean Jardim e composições próprias que capturam a essência da alma brasileira.
Além disso, a incorporação da capa do álbum, uma pintura digital do artista plástico goiano Dalmo Antônio, inspirada na obra “A Persistência da Memória” de Salvador Dalí, adiciona uma camada extra de profundidade visual e conceitual à experiência de “Amor Acorde Primeiro”.
“Amor Acorde Primeiro” é mais do que um álbum; é uma celebração da riqueza da música brasileira e do poder transformador do amor. Cada nota, cada melodia, é um convite para explorar as profundezas da emoção humana e se conectar com a beleza que reside dentro de cada um de nós.
É o resultado de uma primorosa pesquisa na música brasileira. Prepare-se para se perder nas melodias apaixonadas e nas harmonias exuberantes de “Amor Acorde Primeiro”.
Chico Aafa no dia oito de março de 2024 completou anos de vida e fala um pouco de sua brilhante e talentosa carreira, conquistada com muita luta e superação: “Eu me orgulho de ser cantor, compositor, membro titular da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes E-ALCA, ocupante da cadeira n.5, tendo como patrono o compositor e maestro Heitor Villa-Lobos. Nascido em Teresina – PI, nordestino de origem e goiano de coração, desde 1964, me considero um autêntico cerratense. Sou socio fundador da ADVEG Associação dos deficientes visuais do estado de Goiás, onde exerci o cargo de presidente nos períodos 1983/1985 e 1993/1995 e o cargo de relações públicas no período 1997/1999”.
“Destaco o recebimento do DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO agraciado pela Câmara Municipal de Goiânia em 2014; o DIPLOMA DE HONRA CULTURAL recebido em 2016, reconhecimento pelo destaque no meio cultural goianiense, o registro no livro DOSIÊ DE GOIÁS de Antonio Moreira da Silva na página 141 publicado em 1996. E, em 2018 tive a honra de receber o PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA em São Paulo. Em 2023 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural 2022, a mais alta comenda Cultural de Goiás. Em 2022 participei no Reality THE VOICE MAIS da TV Globo”.
“Agora, com a barba embranquecida eu não diria pelo tempo, mas quem sabe pelo clarão da lua ou senão pelo orvalho das madrugadas, continuo meu trabalho de cantador levando a música por todos os rincões com apresentações em espaços e projetos culturais como: Vozes de Goiás, Goiânia em Canto de Ouro e “Biografia Musical em Goiânia, Canto da Primavera de Pirenópolis, FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, da cidade de Goiás”.
“Também fiz aberturas de congressos e seminários por todo o país, a exemplo da 54ª Reunião Anual da SBPC-Goiânia, Projeto Banco do Nordeste, Projeto Arte sem Barreiras, XI Congresso Nacional de Filosofia em Salvador, na Bahia e concertos com a Orquestra Armorial do Cariri em Juazeiro do Norte-CE. Tenho me enveredado também pelas redes sociais, pois, é através da internet que mantemos o contato com o público nesse momento de arte virtual que vivemos”.
Segue abaixo entrevista exclusiva com Chico Aafa para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 02.08.2024:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Chico Aafa: Nasci no dia 08/03/1954 em Teresina – PI. Registro como Francisco Aafa de Assis Alves Fonseca Araújo.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Chico Aafa: Ganhei meu primeiro violão ainda adolescente, desde então tem sido meu companheiro de versejar. Daí em diante, comecei a me aventurar pelas notas e versos de encantar.
03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Chico Aafa: Busquei aprimorar os conhecimentos como estudante pelo sistema BRAILLE de leitura no IAC, e teoria musical no Instituto de Artes da UFG como ouvinte, (naquela época não havia inclusão), com o apoio de dona Belkis Spencieri, a quem sou muito grato.
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Chico Aafa: No passado: a música romântica dos cantores e cantoras do rádio a ex. de Vicente Celestino Carmem Miranda, Orlando Silva, Enio Morricone. No presente: Elomar, Ney Matogrosso, Chico Buarque. Nenhum deixou de ser importante, ouço sempre.
05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?
Chico Aafa: Meu primeiro trabalho como artista foi em 1978 com carteira assinada! Pelo corretíssimo Francisco Pinto Montenegro, nosso querido Chico Montenegro, proprietário do Monjolo, respeitada e bem frequentada choperia na praça do Cruzeiro, (boas memórias tenho de lá).
A partir de então peregrinei pelos festivais representando o estado de Goiás conquistando o primeiro lugar na maioria deles além de outras colocações como: melhor letra, melhor música, melhor arranjo, melhor intérprete. Hoje trago na bagagem os saberes dessa época de efervescência cultural.
Minha primeira gravação em disco de vinil foi com o pseudônimo Chico de Assis em 1980, a partir do segundo disco de vinil, já como Francisco Aafa ou Chico Aafa. Um desses primeiros registros antológicos nos anos 80 foi a minha participação no disco Cantoria volume 2 junto com os mestres Elomar, Xangai, Vital Farias e Geraldo Azevedo produzido pela gravadora Kuarup. Continuei meu estradar compondo e cantando as belezas naturais e defendendo o meio ambiente com meus versos e meu cantar.
Participei ainda de programas televisivos regionais como República Livre do Cerradão (Coreonel Hipopota), O Mundo é das Crianças com Magda Santos TV Anhanguera, Frutos da Terra TV Anhanguera e TV Serra Dourada, Aplausos com Arthur Rezende; e, em rede nacional a exemplo do: “Som Brasil” da Rede Globo; “Empório Brasil” do SBT; “Senhor Brasil” TV Cultura e “Brasileirança” TV Educativa em Salvador – BA. Além de telejornais.
Em 2006, através do Projeto Pixinguinha, viajando pelo Sudeste, norte e nordeste do país tivemos a oportunidade de mostrar esse trabalho tão bem aceito pelo público.
06) RM: Quantos álbuns lançados?
Chico Aafa: Lancei em 2004 o CD – CANTADA DO SERTANEZ DE ELOMAR, , com o violonista Felipe Valoz interpretando 12 canções do cancioneiro Elomariano.
Ainda em 2006 produzi o CD – CANTAM EM SI AS CIGARRAS; dando início ao registro das canções autorais premiadas nos festivais que participei. Canções inéditas, com temas que evocam os costumes regionais e o amor pela natureza, com destaque para ritmos e estilos musicais populares, sem perder, contudo, a universalidade da música erudita.
Em 2008 foi a vez do CD – CIO DAS ÁGUAS, com temáticas que transcendem através da poesia.
Em 2010 lancei o CD – POR ONDE EU FOR, este com uma faixa especial presente do amigo Juraildes da Cruz.
Em 2011, registrei o meu primeiro DVD que leva a “Essência” desse meu trabalho.
SERTANA CANTARES é o nome do DVD, título dado pelo compositor Elomar, já que, exceto uma música, todo o repertório é de canções de Elomar. Com direção musical e arranjos do maestro João Omar de Carvalho Mello, o roteiro foi classificado dentro de um conteúdo que reflete a temática medieval / sertânica.
Em 2015 produzi o CD – CHUVA DAS FLORES; disco este que traz minha vertente mais romântica, sem perder de vista a exaltação à natureza, evidenciando a necessidade latente de proteção do meio ambiente. Ainda em 2015 saímos em turnê com o concerto Chuva Das Flores, acompanhado pelo duo de violonista Com a Corda Toda (Luis Chafim e Pedro Braga).
Em 2018, lancei o CD – CANTIGAS DO ESTRADAR; uma retomada ao estilo voz e violão e à parceria com o violonista clássico Felipe Valoz. Em 2020 lancei o CD comemorativo de 40 anos de carreira musical (de 1980 a 2020): SER TÃO PROFUNDO, com canções autorias e algumas parcerias. Em 2023 lancei meu primeiro álbum digital o álbum CONSCIÊNCIA.
Em 2024 lancei meu segundo o álbum digital – AMOR ACORDE PRIMEIRO – Uma Viagem Musical Intensa. Este projeto emocionante une três talentos excepcionais: o reconhecido artista Chico Aafa, os virtuosos músicos Felipe Valoz e Andréa Teixeira. E todos meus álbuns podem ser acessados nas plataformas de streaming de músicas.
07) RM: Como você define seu estilo musical?
Chico Aafa: MPB.
08) RM: Você estudou técnica vocal?
Chico Aafa: Não estudei técnica vocal.
09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?
Chico Aafa: O estudo da técnica vocal é importante para preservar a voz e manter um trabalho coerente.
10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?
Chico Aafa: Ângela Maria, Lenita Bruno, Diana Pequeno, Danielle Licari, Vania Bastos.
11) RM: Como é seu processo de compor?
Chico Aafa: Intuitivo, primeiro a melodia depois vem a letra (na maioria das vezes).
12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Chico Aafa: São vários: Ney Couteiro, Jeam Jardim, Liliam Tomazelli, João Cintra, Hécktton Rhádzzyy, Luiz Augusto, Carlos Brandão, Altair Andrade.
13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Chico Aafa: O lado positivo é ficar a vontade para dar assas a imaginação. O lado negativo é que a maioria dos artistas independentes não tem recursos para fazer uma boa mídia e às vezes não consegue se manter.
14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco? Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?
Chico Aafa: Agora é investir nas mídias e plataformas digitais.
15) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?
Chico Aafa: A vantagem é o alcance global, a desvantagem é imensurável, virou “terra de ninguém”.
16) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Chico Aafa: A facilidade, e o custo.
17) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Chico Aafa: Manter a qualidade e o perfil sem ir por modismo.
18) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?
Chico Aafa: Depende: O que considera “últimas décadas”.
19) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?
Chico Aafa: Rapaz… tem uma bem recente: No início do ano fomos convidados para uma apresentação e a “produção” garantiu “tudo” e não cumpriu nada. Só não tivemos prejuízo. Lucro? Nenhum, só cansaço, decepção, frustração.
20) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Chico Aafa: Sou feliz por produzir, trabalhar com música. E triste por ver a arte cada vez mais desvalorizada.
21) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Chico Aafa: Com certeza não tem definição, pois é um “Dom”.
22) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?
Chico Aafa: É preciso ter muita técnica e capacidade de encontrar a solução quando nos vemos numa situação imprevista.
23) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Chico Aafa: Existe, se não é composição e não improvisação.
24) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Chico Aafa: Não conheço, se tem método não é improvisação, a meu ver.
25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Chico Aafa: O estudo de Harmonia Musical não tem contra, só acrescenta.
26) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Chico Aafa: “Prefiro não comentar sobre o sistema de pagamento do jabá para ter música tocando nas rádios” (risos).
27) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Chico Aafa: Estude, desenvolva seu talento más tenha uma atividade paralela.
28) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?
Chico Aafa: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é tendenciosa.
29) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?
Chico Aafa: A programação musical desses espaços também é tendenciosa.
30) RM: Quais os seus projetos futuros?
Chico Aafa: O céu é o limite, me permito sonhar E correr atrás. À proposito lancei em 2024 o álbum digital AMOR ACORDE PRIMEIRO: https://tratore.ffm.to/amoracorde?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAabncsTwRk_nUVG9bwzK0Tb6qhHrRpJvwXqaRwb9_9xV-wBkOGpmN61J2wg_aem_Aa5tP8ZTD3bkdu1R089VEHsTKOKtZ1ByPL0InW3HGu00KC5ii8gk6qhKtN29JMRc9nbrLz14uwpz2B3HkOrxY2d9
ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING DE MÚSICA. Escolha a sua preferida, ouça, adicione à sua playlist e me conte o que achou. Abraços de luz, Chico Aafa
O álbum apresenta interpretações de obras dos renomados compositores brasileiros: #villalobos, #albertonepomuceno #gonçalvescrespo e #MáriodeAndrade além de faixas em parceria com o @professorjeanjardim e composições próprias.
Os talentosos músicos: @valozfelipe_felipevalozjr e @andrealuisateixeira acrescentam camadas de complexidade e beleza, elevando cada faixa a novas alturas. Além disso, a incorporação da capa do álbum, uma pintura digital do artista plástico goiano @dalmoart , inspirada na obra “A Persistência da Memória” de #salvadordaliinspired adiciona uma camada extra de profundidade visual e conceitual à experiência de #AmorAcordePrimeiro”.
“Amor Acorde Primeiro” é mais do que um álbum; é uma celebração da riqueza da música brasileira e do poder transformador do amor. Cada nota, cada melodia, é um convite para explorar as profundezas da emoção humana e se conectar com a beleza que reside dentro de cada um de nós. É o resultado de uma primorosa pesquisa na música brasileira. Prepare-se para se perder nas melodias apaixonadas e nas harmonias exuberantes de “AMOR ACORDE PRIMEIRO”.
#DiaDosNamorados
#MúsicaDeAmor
#SurpreendaComMúsica
#TrilhaSonoraDeAmor
31) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Chico Aafa: (62) 99659 – 1420 | [email protected] | https://linktr.ee/ChicoAafa
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/chicoaafacantor
FACEBOOK: https://www.facebook.com/FRANCISCOAAFA
YOU TUBE: http://www.youtube.com/c/CHICOAAFA
Chico Aafa – SERESTA SERTANEZA – Elomar: https://www.youtube.com/watch?v=kbA7BVvy1AE
ARRUMAÇÃO – Elomar e Francisco Aafa: https://www.youtube.com/watch?v=74X76bXVVRI&list=PLBV5JUlrJAImYjYp5jiraZ93yvZj_gMbY&index=4
Retirada | Chico Aafa e Felipe Valoz: https://www.youtube.com/watch?v=2fzqWXmH2IE
THE VOICE + 22: https://youtube.com/playlist?list=PLEzTz-wZ2NoPAhsiy5riWYei9oxAKao7u&si=6RkUcv3f1HKr7hWv
BRASIL – TV CULTURA: https://cultura.uol.com.br/videos/70683_sr-brasil-maria-marcella-chico-aafa-e-felipe-valoz.html
FRUTOS DA TERRA – REDE GLOBO/ TV ANHANGUERA: https://globoplay.globo.com/v/2105968
Telejornal Bahia meio dia regional – TV Globo: https://www.youtube.com/watch?v=Fdz3sugjGnw&list=PLEzTz-
Música boa e entrevista com CHICO AAFA: https://www.youtube.com/watch?v=279Wu4F9iq8&list=PLEzTz-wZ2NoO4LuNMQlJSbm19DRpFIL9h&index=1
CHICO AAFA NO ESTÚDIO 730 – DOMINGO 28 02 16 ÀS 10 HA DA MANHÃ: https://www.youtube.com/watch?v=IvJiWQMPr_M&list=PLEzTz-wZ2NoO4LuNMQlJSbm19DRpFIL9h&index=2
TBC 1 | ENTREVISTA COM CANTORES CHICO AAFA E FELIPE VALOZ: https://www.youtube.com/watch?v=n7WhaaxAOfk&list=PLEzTz-wZ2NoO4LuNMQlJSbm19DRpFIL9h&index=3&t=45s
Chico Aafa – O Menestrel do Cerrado: https://www.youtube.com/watch?v=mmfyaU58Prc&list=PLEzTz-wZ2NoO4LuNMQlJSbm19DRpFIL9h&index=5
O álbum apresenta interpretações de obras dos renomados compositores brasileiros: #villalobos, #albertonepomuceno #gonçalvescrespo e #MáriodeAndrade além de faixas em parceria com o @professorjeanjardim e composições próprias.
Os talentosos músicos: @valozfelipe_felipevalozjr e @andrealuisateixeira acrescentam camadas de complexidade e beleza, elevando cada faixa a novas alturas.
Além disso, a incorporação da capa do álbum, uma pintura digital do artista plástico goiano @dalmoart , inspirada na obra “A Persistência da Memória” de #salvadordaliinspired adiciona uma camada extra de profundidade visual e conceitual à experiência de #AmorAcordePrimeiro”.
“Amor Acorde Primeiro” é mais do que um álbum; é uma celebração da riqueza da música brasileira e do poder transformador do amor. Cada nota, cada melodia, é um convite para explorar as profundezas da emoção humana e se conectar com a beleza que reside dentro de cada um de nós. É o resultado de uma primorosa pesquisa na música brasileira. Prepare-se para se perder nas melodias apaixonadas e nas harmonias exuberantes de “AMOR ACORDE PRIMEIRO”.
#DiaDosNamorados
#MúsicaDeAmor
#SurpreendaComMúsica
#TrilhaSonoraDeAmor
Quanto talento, empenho e fibra essas entrevistas nos permitem conhecer. Agradecemos a oportunidade de ler mais uma história tão interessante.