More Caio Marcelo »"/>More Caio Marcelo »" /> Caio Marcelo - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Caio Marcelo

Caio Marcelo
Caio Marcelo
Compartilhe conhecimento

O cantor, compositor, violonista carioca Caio Marcelo aos 13 anos de idade ganhou seu primeiro Violão de sua mãe no natal.

Aos 15 anos iniciou sua história com a música quando formou sua primeira banda de Rock. Aos 20 anos começou a tocar em Barzinhos pela cidade. Em 2018 lançou seu primeiro álbum “Outra Vez”. Em 2020 lançou os singles: “Minha Rima”, “Ser Feliz”, “Respostas” e prepara seu projeto voltado para o RAP pop.

Segue abaixo entrevista exclusiva como Caio Marcelo para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 28.12.2020:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Caio Marcelo: Nasci no dia 03.04.1992 no bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro – RJ.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Caio Marcelo: Desde de criança sempre gostei de música. A minha mãe diz que quando era criança eu já falava que iria cantar quando crescesse. Um dos primeiros contatos com a música foi em shows em que fui assisti na minha cidade e na igreja católica onde fiz minha primeira comunhão onde toquei no violão pela primeira vez.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Caio Marcelo: Não sou formado em música nem em curso superior. Estudei canto por alguns anos na Escola Chiquinha Gonzaga em Itaguaí – RJ e fiz dois semestres de Sociologia, mas tranquei a matricula na Faculdade.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Caio Marcelo: Tenho muitas influências músicas. Sempre gostei muito de música pop Michael Jackson, Madonna foram muito marcantes na minha infância e na adolescência comecei a escutar Rock e mais Rock nacional. Foi de fato um divisor de águas nas minhas músicas e tive minha primeira banda de Rock. Hoje muitas influências não tem tanta importância e relevância como tem a música pop ainda tem.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Caio Marcelo: A minha carreira musical começou aos 13 anos idade (2005) quando formei minha primeira banda de Rock no bairro de Coroa Grande, Itaguaí – RJ e ensaiávamos na garage de um dos integrantes e formei outras bandas. Aos 20 anos comecei a tocar em Barzinhos com um amigo Paulinho Karioca.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Caio Marcelo: Meu primeiro álbum – “Outra Vez” no final de 2018 que está nas plataformas digitais. Em 2020 lancei os singles: “Minha Rima”, um RAP; “Ser Feliz”;  “Respostas”.

07) RM: Como você define seu estilo musical? 

Caio Marcelo: Meu estilo musical: MPB, Rock, Pop Rock, RAP.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Caio Marcelo: Sim. Fiz parte de um Coral quando tinha 15 anos de idade. Cursei técnica vocal na Escola Chiquinha Gonzaga em Itaguaí – RJ.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Caio Marcelo: E muito importante manter esses cuidados para ter uma voz com a qualidade, porém eu nunca fui muito regrado com a saúde da voz, infelizmente.

10) RM: Quais as cantoras(es) que você admira?

Caio Marcelo: Eu amo muitos cantores seria uma lista gigante. Hoje eu admiro muito: Amy Jade Winehouse, Lady Gaga, Freddie Mercury.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Caio Marcelo: Eu componho desde os meus 18 anos de idade sempre começava junto com um Violão as vezes saia o refrão da música, como foi o que aconteceu com minha música “Outra vez”. Hoje em dia eu componho com um papel, uma caneta e um celular na mão (risos).

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Caio Marcelo: Eu comecei a tocar Violão junto com um grande amigo chamado Paulinho Karioca (Paulo Sérgio) lembro que naquela época as vezes parávamos pra tentar criar algo, alguma composição. 

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Caio Marcelo: Desenvolver uma carreira musical é sempre muito difícil, mas os prós é fazer a nossa história e lutar para sobreviver com aquilo que a gente acredita e ama fazer. Os contras sem dúvida é ter que fazer tudo sozinho e viver buscando apoios de forma voluntaria.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Caio Marcelo: No momento busco investidor e uma produtora para me ajudar nesse quesito, pois fora do palco, eu faço e invisto em tudo. As vezes com outros trabalhos e as vezes até o que ganho com minha música em pequenos shows e algumas músicas que estão nas plataformas digitais recebo por elas. Dentro do palco invisto no figurino e performance, gosto muito de mudar.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Caio Marcelo: No momento busco pessoas que me ajudem a investir e desenvolver mais minha carreira musical, pois no momento eu empreendo com meus ganhos fora e dentro da música.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Caio Marcelo: A internet só traz coisas boas, em outra época estaríamos precisando e dependendo de alguém para se lançar e mostrar nossa arte. Hoje em dia com a distribuidora digital ficou bem mais prático e democrático. Todo e qualquer artista pode mostrar seu trabalho de forma independente.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Caio Marcelo: Só vantagens em relação a gravação em home estúdio devido a praticidade da tecnologia. Tem também desvantagens por substituir as vezes uma banda por um músico multi-instrumentista, mas no geral só vejo vantagens para gravarmos nossa música com mais qualidade técnica.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Caio Marcelo: Pelo o que eu ouço das pessoas o diferencial é a minha facilidade em compor, consigo compor em cinco minutos qualquer música sobre qualquer tema e recebo muitos elogios. Meu single “Ser Feliz” em março de 2020 que fala sobre como a vida passa rápido e a gente perde tempo com coisas fúteis. E precisamos viver e ser feliz ou tentar todo instante. Acredito que no momento é a mensagem das minhas letras e a minha forma de compor que me diferencia.

19) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?

Caio Marcelo: O cenário musical brasileiro mudou bastante desde da época em que eu comecei a tocar. Temos que evoluir junto se não ficamos para trás. Na minha época nomes como Pitty e a banda Luxúria se destacaram. A Pitty está até hoje, pois se adaptou a essa nova forma de fazer música. E já a banda Luxúria, quase nem ouço mais falar, entre outras bandas. Hoje em dia a música está mais nesse quesito tecnológico tudo tem a ver com batidas, com sintetizador. Essa é a nova era da música a era dos DJs.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Caio Marcelo: Já aconteceu de tudo citado na pergunta. Desde de falta de condições técnicas para show até público bem tosco. Já aconteceu de cantar de graça, mas geralmente é em projetos sociais que participo e para divulgar meu trabalho. E levar cantada é bem comum(risos).

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Caio Marcelo: O que me deixa mais feliz é poder espalhar minhas mensagens pelo mundo para pessoas e fazendo o que mais gosto. O que me deixa triste é as vezes as pessoas que não sabem lidar com as diferenças umas das outras no meio musical e as vezes é difícil você ter seu espaço por conta desse fato.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Caio Marcelo: Dom musical é quem já nasceu autodidata e aprende a tocar sozinho seu instrumento. E também tem aqueles que aprendem não sozinhos, pois na música todo mundo pode aprender. Seria maravilhoso se todos pudessem cantar, compor ou tocar algum instrumento.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Caio Marcelo: A arte de improvisar é muito sadia e tão natural. E poder improvisar é a liberdade total artística. Isso acontece muito em shows ou quando a gente compõe.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Caio Marcelo: A improvisação musical é algo que já foi estudado e aplicado na hora do show, seja uma melodia, uma frase, um riff ou seja para acontecer de fato foi necessário estudar antes.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Caio Marcelo: Não consigo ver contras sobre a improvisação musical, quem sabe apenas o fato de não tocar a música da forma original, mas mesmo assim a improvisação sempre é bem-vinda.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Caio Marcelo: O estudo de Harmonia é muito importante para todos que fazem música. É o começo de tudo, não vejo nada de ruim estudar.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Caio Marcelo: Infelizmente não tocaria sem pagar o jabá (risos). Ainda não passei por isso para saber. Graças a Deus temos a internet como nossa aliada e temos as webs Rádios, exemplo “Música Tá na Pista”https://radiowebmusicatanapista.com . E pelas webs rádios as minhas músicas tocam pelo Brasil a fora sem precisa de pagar o jabá, só tenho a agradecer por essa oportunidade.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Caio Marcelo: Digo que é necessário ter muita força de vontade, pois a caminhada é longa e árdua, porém é muito gostoso fazer o que mais gosta nessa vida. E também digo para se preparar tanto na música quanto em outra profissão. Um plano B sempre é bom, mas se for isso que quer é para ir de cabeça e ser feliz (risos).

29) RM: Quais os prós e contras do Festival de Música?

Caio Marcelo: Eu nunca participei de um grande Festival de Música, mas já participei de alguns. E agora na pandemia por causa do Covid-19 também online (Playing for chance) que aconteceu em maio e teve grandes nomes da música nacional e tive a honra de participar e foi o melhor festival que participei.

30) RM: Hoje os Festivais de Música revelam novos talentos?

Caio Marcelo: Sim. Os Festivais de Música ajudam, mas geralmente esses grandes sempre colocam pessoas já conhecidas. Mas os Festivais menores, inclusive os que participei revelam e dão bastante oportunidade para quem está começando na música.

31) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Caio Marcelo: Na grande mídia está meio escassa a cena musical. Não vejo muito atrativo hoje em dia em relação a cena musical. Só os que já são consagrados ou que já tem uma certa ajuda para ter seu espaço garantido.

32) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Caio Marcelo: Maravilhoso esses espaços abertos. É uma grande visibilidade, uma forma da cena independente chegar e mostrar o trabalho. Essas empresas são nossas aliadas no momento.

33) RM: O circuito de Bar na cidade que você mora ainda é uma boa opção de trabalho para os músicos?

Caio Marcelo: Sim. Ainda há bastante procura por músicos pelos Bares, mas com a pandemia do Covid-19 ficou mais difícil. Mas sempre vai haver espaço, pois não há quem resista a uma música ao vivo, espero (risos).

34) RM: Quais os seus projetos futuros?

Caio Marcelo: Meu recente lançamento foi no dia 17 de dezembro: “Minha Rima” e já nas lojas digitais. É um projeto que iniciei com esse single voltado para o RAP em que mesclo um pouco do que vivenciei nas batalhas de rima e em 2021 terá um EP voltado pro RAP pop e um EP mais voltado pra MPB pop, e muitas surpresas pelo caminho.

35) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Caio Marcelo: (21) 97319 – 0337 | [email protected] |https://www.instagram.com/caio.m.r | https://www.facebook.com/CaioR07  | https://web.facebook.com/caiomarceloreal   

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCm-mACAzEkAygRjSS8dKacg 

“Minha Rima”: https://www.youtube.com/watch?v=C2WJlpSnlIo  

“Ser Feliz”: https://www.youtube.com/watch?v=hnQueMyzIJY 

“Respostas”: https://www.youtube.com/watch?v=Ad7zcbdHGJo

Playlist álbum “Outra vez”: https://www.youtube.com/watch?v=7NfxAYbv7Wk&list=PLS1zylOTnogZUwuK4M2mW7nOkB0q_LSwf 

Ouça no spotify: https://open.spotify.com/artist/607s6IZWqyWlsf5fsQ5TwN 

Ouça no Itunes: https://music.apple.com/br/album/outra-vez/1447877361?fbclid=IwAR0s7lhwGxXuRr3wG10nxvUqeoj7d6Sdz7UPcVKG7bxJpZLP1bn977cPOeQ 

“Minha Rima”: https://ps.onerpm.com/4307094837?_ga=2.213601620.198598742.1607650282-415973158.1588273635


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.
Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.