More Cacau Fernandes »"/>More Cacau Fernandes »" /> Cacau Fernandes - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Cacau Fernandes

Compartilhe conhecimento

Nascida em Marechal Hermes, bairro do Rio de Janeiro, Cacau Fernandes é apaixonada pela música desde os 4 anos de idade já cantava em karaokês e tem a cantora Iza como grande inspiração.

Aos 10 anos de idade passou a cantar com o grupo de samba Sabor e Som. No período escolar sofreu com atitudes racistas por parte dos colegas, o que lhe fez precisar se superar para seguir em frente com a carreira.

“Meu sonho é tocar as pessoas com a minha música, sempre honrando as minhas raízes, das quais tenho muito orgulho” diz Cacau. 

Segue abaixo entrevista exclusiva com Cacau Fernandes para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 27.05.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Cacau Fernandes: Nasci no dia 25 de dezembro de 2002 no bairro Marechal Hermes no Rio de Janeiro. Registrada como Carla Cristina Carvalho dos Santos.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Cacau Fernandes: Meu primeiro contato com a música foi os quatro anos de idade com os meus pais (Carlos Henrique Fernandes dos Santos e Andrea Cristina Carvalho dos Santos) que frequentavam karaokê.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Cacau Fernandes: Não tenho formação acadêmica, mas estudo técnica vocal para aperfeiçoamento do meu instrumento de trabalho (a voz).

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Cacau Fernandes: Minha influência musical veio da minha família, composta por músicos como meu pai, tios e primos. Atualmente eu tenho como referência os grandes cantores do Pagode que me influenciam e inspiram no meu trabalho.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Cacau Fernandes: Comecei minha carreira musical em 2021, quando estava produzindo a minha música “Vida que segue”, que foi lançada em 2022. Através dessa música, recebi diversas propostas para começar a trabalhar profissionalmente.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Cacau Fernandes: Ainda não lancei um álbum, porém, já estou trabalhando nesse objetivo. Já lancei singles.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Cacau Fernandes: Apesar de gostar de diversos ritmos musicais, o Pagode virou uma paixão.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Cacau Fernandes: Estudei e continuo estudando técnica vocal para aperfeiçoar a minha ferramenta de trabalho, ou seja, a minha voz.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Cacau Fernandes: Ter uma técnica vocal eficaz e saudável, é importante para aprender a variar a sonoridade da voz em todos os registros e extensões.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Cacau Fernandes: Sempre me inspirei nos cantores (a): Ferrugem, Xande de pilares, Marvilla, Péricles, Mumuzinho, Ludmilla, Thiaguinho, Belo, Doce Encontro, etc.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Cacau Fernandes: Meu processo de compor envolve vários fatores, como acontecimentos diários ou registros do passado, dependendo do tema que eu escolha para fazer a música.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Cacau Fernandes: Sempre componho minhas músicas com meu pai (Carlos Henrique Fernandes dos Santos).

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Cacau Fernandes: Os prós de começar uma carreira musical independente, é ver como as pessoas gostam do meu trabalho. Os contras são que, ao decorrer do tempo, encontramos muitas pessoas que não possuem boas intenções para nos ajudar de alguma forma.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Cacau Fernandes: As relações com o público são as minhas grandes estratégias fora dos palcos para alcançar o máximo de pessoas possíveis que possam apreciar a minha voz. E dentro do palco fazer com que as pessoas sintam tudo que eu tenho a oferecer.

15) RM: Quais as ações empreendedoras você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Cacau Fernandes: No momento estou investindo em meu aperfeiçoamento com as aulas de técnica vocal para que aprimorar cada vez minha voz!

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Cacau Fernandes: A internet ajuda de várias maneiras, uma delas é levar o meu conteúdo para mais pessoas, e assim, expandindo as oportunidades de trabalho. Contudo, na internet nos dias de hoje, as pessoas são muito críticas e pode acabar atrapalhando de certa forma a carreira do artista.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Cacau Fernandes: O home estúdio é uma ferramenta muito boa, a maioria dos artistas usam este recurso para tirar um som com a qualidade melhor. A desvantagem disso é o costume e facilidade que o home estúdio nos proporciona.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Cacau Fernandes: Tento inserir no meu repertório músicas internacionais para meu estilo musical, que é o Pagode, isso faz com que meu conteúdo seja diferente.

19) RM: Como você analisa o cenário do Samba e do Pagode. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Cacau Fernandes: As revelações musicais nas últimas décadas, são: Caju pra baixo, Ferrugem, Xande de Pilares, Thiaguinho, etc.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, levar cantada, etc)?

Cacau Fernandes: Cantar na noite é sempre um desafio, já ocorreram diversas situações em que desvalorizaram a minha pessoa e meu trabalho. Houve uma situação em que eu estava cantando as músicas pedidas pelo público, mas não tinha como atender todos os pedidos. Um homem branco me pediu uma música, mas não consegui atendê-lo, após o meu show ele me xingou e me chamou de “neguinha, metida, pobre” e entre outras coisas…

As pessoas acham que quando o cantor faz o seu show recebe o cachê após o evento, mas na maioria das vezes ficamos dias e até meses sem receber o valor combinado; E muitas das vezes nem recebemos, pois queremos mostrar o nosso trabalho e a paixão que temos pela música.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Cacau Fernandes: O público é minha grande felicidade, sentir que o público gosta do meu trabalho é incrível. E poder subir no palco e fazer o que eu mais amo, é muito bom. O que me entristece é ver cantores que tem potencial não atingindo seus objetivos.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Cacau Fernandes: Existe o dom musical, a música mexe com a nossa alma e coração. E quem tem o dom musical consegue sentir isso com mais força. Não invalidando os apreciadores de música.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Cacau Fernandes: A improvisação funciona muito bem e quando improvisamos não parecemos robóticos de certa forma, mas claro que isso deve ser aplicado em algumas ocasiões, com responsabilidade e profissionalismo.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Cacau Fernandes: Existe improvisação musical de fato, fazemos muitos ensaios e mesmo assim pode acontecer algo errado em que precisamos improvisar para não prejudicar o show.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Cacau Fernandes: Improvisação é algo que não é combinado, então os músicos ficam um pouco perdidos ás vezes, por isso, é preciso te uma percepção rápida, mas é algo que relativamente funciona.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Cacau Fernandes: O estudo de harmonia é muito importante para a música, acho que não tem um ponto negativo.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Cacau Fernandes: Eu acredito ser possível sim, quando o cantor tem talento e esse talento é reconhecido, tem o apelo do público para que as suas músicas toquem nas rádios. Existem profissionais que reconhecem o talento musical e tem toda disponibilidade de colocar um bom artista e suas músicas nas rádios.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Cacau Fernandes: Meu conselho é: tenham foco e um objetivo, façam sempre o possível, pois o impossível Deus faz! Viver de música é um desafio diário, mas trabalhar com o que você ama supera toda dificuldade.

29) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Cacau Fernandes: É péssima a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira, para quem produz música de verdade.

30) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Cacau Fernandes: Acho muito legal esses espaços, é uma forma de dar oportunidade aos artistas que se apresentarem e o público conhecerem o seu trabalho mais de perto.

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

Cacau Fernandes: Meus projetos futuros são: fazer meu clipe “Olha ela aí” e mais pra frente lançar meu primeiro álbum.

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Cacau Fernandes: (21) 96462 – 3310 | (21) 97578 – 4086

| [email protected]

| https://www.instagram.com/imcacaufernandes

| https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7e6mH11E10FVmRPYxonAO5

| https://www.tiktok.com/@cacaufernandesoficial

Canal Cacau Fernandes: https://www.youtube.com/@cacaufernandes8066

Cacau Fernandes – Quando o amanhã chegar: https://www.youtube.com/watch?v=vFNtswD5_AM

Cacau – Vida que Segue (vídeo clipe oficial): https://www.youtube.com/watch?v=9_uTq3hxlko


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.