Brenda Umbelino

Compartilhe conhecimento

 

A cantora e compositora Brenda Umbelino lançou no dia 16 de janeiro de 2026 o videoclipe da canção “Meu Dengo”, disponível em todas as plataformas digitais. A música integra ÂMAGO, seu primeiro álbum autoral, que marca oficialmente a estreia da artista na cena musical brasileira com uma obra sensível, poética e profundamente conectada aos ciclos da vida.

Dirigido por Júpiter Toepper, o videoclipe de Meu Dengo traduz em imagens o afeto, a entrega e a delicadeza presentes na canção. Com forte apelo estético e sensorial, o vídeo dialoga com o universo íntimo proposto pelo disco, explorando gestos, movimento e corpo como extensões da emoção. A dança de Valentina Mendes conduz a narrativa visual, ampliando o sentimento de cuidado, pertencimento e vulnerabilidade que atravessa a música.

Lançado recentemente, ÂMAGO reúne seis faixas inéditas que formam uma escuta circular — um percurso que começa, termina e recomeça. O título do álbum carrega seu próprio manifesto: “a parte mais íntima ou fundamental de algo ou alguém”. A jornada se inicia com Brotos, que fala sobre o nascimento de caminhos tortuosos, porém espontâneos, e percorre temas como sorte, azar, devoção, paz, amor, desassossego e despedida, até retornar simbolicamente ao ponto de origem, convidando ao constante “rebrotar”.

Com lirismo afetuoso, pitadas de sátira e forte diálogo com ritmos brasileiros, Brenda Umbelino transforma vivências pessoais em poesia cotidiana. Os arranjos coletivos dão corpo e textura ao álbum, construídos em parceria com Bruno Seitras (violão), Vini França (sax tenor e flauta doce), Leonardo Sá (bateria) e Caio Schissatti (piano). A captação, mixagem e masterização são assinadas por Lucas Vilarinho.

Além do lançamento do álbum, ÂMAGO conta com uma session em vídeo realizada em parceria com a OVYAYVU, coletivo voltado ao fortalecimento de artistas independentes, com divulgação prevista ainda para este mês de janeiro.

Com este trabalho de estreia, Brenda Umbelino firma sua voz como artista autoral, apresentando um projeto que abraça a vulnerabilidade, o movimento e a renovação — um disco que nasce do âmago para alcançar novas escutas.

Apresentou o podcast Primeiros Acordes, entrevistando nomes como Nailor Proveta e Maurício Pereira. Lançou os singles“Maragroove” (2023) e “B de Brasileira” (2024). Em parceria com a OVYAYVU, lançou seu primeiro álbum autoral ÂMAGO em dezembro de 2025.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Brenda Umbelino para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 21/01/2026:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Brenda Umbelino: Nasci no dia 23/12/2000 em São Paulo.

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Brenda Umbelino: Meu pai (William Teixeira) é músico amador e toda sexta-feira a gente se reunia pra cantar! Fazia aulas de piano quando criança também. No meu aniversário de 13 anos de idade, meus pais me deram minha primeira guitarra. Aos 14 anos ingressei no projeto Guri e passei a estudar violão. Aos 15 anos entrei na Escola de Música do Auditório Ibirapuera para estudar canto popular e foi ali que minha relação com a música passou a ficar mais seria.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Brenda Umbelino: Formei-me em Canto Popular na Escola de Música do Auditório Ibirapuera em 2019, depois me formei em Canto Popular na Etec de Artes em 2020 e em Canto Popular também na EMESP Tom Jobim em 2024. Em 2022 me formei em Sonoplastia na SP Escola de Teatro e em 2025 ingressei na UNESP pra estudar Composição Musical. Atualmente curso o bacharelado e sou Mezzo na Academia de Música da OSESP. Fico muito agradecida pois toda minha formação na música vem de projetos gratuitos e sociais!

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Brenda Umbelino: Atualmente, minhas principais referências são brasileiras e mulheres. Tânia Maria, Dani e Debora Gurgel, Vanessa Moreno, Léa Freire, Rosa Passos, Vânia Bastos, Elodie Bouny, Clarisse Assad, são muitas mulheres brasileiras fazendo história na música que eu admiro demais! Outros nomes brasileiros que também fazem parte das minhas referências são Ricardo Herz, André Mehmari, Bixiga 70, Nômade Orquestra, Guinga.

Além das figuras históricas da MPB como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Djavan, Elis Regina, etc. Mas nem sempre eu fui fã de música brasileira, meus pais curtiam muito rock e essa foi minha principal referência musical durante a adolescência até eu começara estudar e conhecer mais gente da MPB. Apesar de gostar e ainda ouvir as vezes, sinto que essa parte de mim deixou de ser referencia parao meu fazer artístico.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Brenda Umbelino: A música sempre fez parte de mim, e eu já atuei de forma semi profissional na música através do Coro Jovem do Estado (2024) e do Coro Acadêmico da OSESP (2025), mas sinto que minha carreira solo se inicia agora, com o lançamento do álbum “Âmago”.

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Brenda Umbelino: Meu primeiro álbum, ÂMAGO, foi lançado dia 22 de dezembro de 2025, todas as canções de minha autoria: Brotos, Sorte no Amor, Tropical, Desassossego, Meu Dengo, Arruda.

Ficha Técnica – Álbum ÂMAGO: Composições e voz: Brenda Umbelino. Violão: Bruno Seitras. Bateria: Leonardo Sá. Piano: Caio Schissatti. Sax tenor e flauta doce: Vinícius França. Captação, mixagem e masterização: Lucas Vilarinho.

Videoclipe “Meu Dengo” disponível a partir de 16 de janeiro nas plataformas digitais. Ficha Técnica: Direção: Júpiter Toepper. Assistente de direção: Maria Júlia Galavotti. Direção de fotografia: Samuel Cabanellas e Luana Araújo de Alcantara. Assistente de fotografia: Yasmyn Alves Lima. Operação de câmera: Luana Araújo de Alcantara e Samuel Cabanellas. Produção: Maria Júlia Galavotti. Direção de arte: Maria Júlia Galavotti, Sarah Luzzio, Luana Araújo de Alcantara, Júpiter Toepper e Lorena Gonzales. Luzes: Theo Ferraz, Gabriel Hamabata de Farias e Samuel Cabanellas. Edição: Gabriel Hamabata de Farias.
Direção de elenco: Gabriela Brandão. Maquiagem: Luana Araújo de Alcantara e Júpiter Toepper. Dançarina: Valentina Mendes. Roteiro: Sarah Luzzio e Theo Ferraz.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Brenda Umbelino: MPB.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Brenda Umbelino: Canto Popular pela Emesp Tom Jobim (2024), pela Etec de Artes (2020) e pela Escola de Música do Auditório Ibirapuera (2019).

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Brenda Umbelino: O cuidado com a voz é crucial! Já tive problemas vocais e não desejo a nenhum profissional da voz.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Brenda Umbelino: Tânia Maria, Dani e Debora Gurgel, Vanessa Moreno, Léa Freire, Rosa Passos, Vânia Bastos.

11) RM: Como é seu processo de compor?

Brenda Umbelino: É bem variado meu processo de fazer canção, mas vem sempre de uma improvisação entre voz e violão. As vezes pego a letra de um dos poemas que escrevi, as vezes gosto de compor sem letra. A música que sai sempre varia do que eu to sentindo no momento.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Brenda Umbelino: Atualmente eu componho mais sozinha.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Brenda Umbelino: Poder ter liberdade para ser você e criar o que você quiser é muito precioso. No entanto, uma carreira musical inicial necessita de muita energia. Como uma empresa: no início você investe sem lucro. A desenvoltura de uma carreira independente pode ser vagarosa no início.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Brenda Umbelino: Tento focar bastante na criação de conteúdo para o Instagram como forma de alcançar o público e ganhar reconhecimento como musicista. Parcerias com pessoas que acreditam no nosso trabalho também é crucial.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Brenda Umbelino: A constância é a principal ação empreendedora na minha opinião: nas postagens em rede sociais, a produção dos shows, os emails enviados, entre outras demandas da vida multitarefa de artista.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Brenda Umbelino: A internet tem aberto várias portas para mim, dando visibilidade para minha música e reconhecimento do meu nome, além de parcerias nacionais e internacionais.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Brenda Umbelino: A vantagem do Home estúdio é que você pode gravar e lançar suas músicas com mais facilidade. A desvantagem é que você fará tudo sozinho, acumulando mais trabalho para si mesmo.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Brenda Umbelino: Tento estudar muito e através das instituições fazer contatos relevantes no meio musical. Por meio da internet, tento me posicionar tentando conquistar o meu nicho.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Brenda Umbelino: O trabalho do Rubel realmente me impressionou, ficou cada vez mais original e melhor com o passar dos anos!

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Brenda Umbelino: Eu perdi minha voz dois dias antes do show de lançamento do meu primeiro álbum! Eu tava numa rotina muito intensa de concertos com a OSESP, final de ano na UNESP, ensaios pro show… E ai perdi minha voz! Fui desesperada na Fono e com repouso

21) RM: O que te deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Brenda Umbelino: Fazer o que amo me deixa muito feliz e realizada, mas saber que o caminho das pedras não é fácil pode ser um pouco desanimador. No entanto, sempre fui ciente da escolha que fiz e luto para conseguir meu lugar no mercado musical.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Brenda Umbelino: Acredito que exista afinidade com a música, mas ela é de todo mundo. Existem pessoas que nascem com ouvido absoluto, acredito que isso possa ser sim um talento nato, mas eu por exemplo tenho um ouvido relativo e uma percepção musical boa que foi conquistada através de treino, dedicação e estudo.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Brenda Umbelino: Improvisar é entender a música e depois brincar com ela, colocando um pouco de você no som

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Brenda Umbelino: Existe. A improvisação vem a partir das nossas referências, então quando mais referenciais, mais rica sua improvisação será. É necessário estudar e entender o música para saber o chão que se está pisando, ter referências para adquirir repertório musical interno, mas na hora de improvisar é tudo feito ali, na vasão do momento, de forma que nunca se repete uma mesma improvisação duas vezes. Uma criação efêmera, original e identirária.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Brenda Umbelino: O estudo da harmonia é essencial pra que o artista do som possa entender, moldar e criar música. É isso que nos faz ter liberdade musical para criar músicas incríveis: Saber o chão que estamos pisando. Acredito que o contra seria o contrário disso… Ficar tão preso na harmonia tradicional a ponto de criar barreiras ao invés de dar liberdade pro artista.

26) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Brenda Umbelino: Eu trabalhei em uma rádio uma época e as músicas que tocam nas grandes rádios são músicas que já estão famosas ou de artistas já consagrados no mercado.

27) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Brenda Umbelino: Não desista, existe espaço pra você nesse mercado também. Busque estudar música com afinco, colocando ela como prioridade na sua vida e os frutos virão. Existem muitos projetos sociais gratuitos de ensino de música e muitos lugares onde é possível consumir música de graça também. Encontre esses lugares e os frequente!

28) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Brenda Umbelino: A cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira é seletiva, o tipo de música que irá para o mainstream, hoje em dia, é um recorte muito específico do que é feito hoje em dia. O resultado é que muitos artistas incríveis ficam sem visbilidade por não se encaixarem no que a grande mídia tem interesse em cobrir.

29) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Brenda Umbelino: São essenciais pra democratização do acesso a cultura a população, além de pagarem os artistas de maneira justa e digna.

30) RM: Quais seus projetos futuros?

Brenda Umbelino: No dia 16 de janeiro 2026 lancei meu primeiro videoclipe em parceria com a Trinart produções. Em 2026 pretendo circular com o show do álbum Âmago por diversas partes do Brasil.

31) RM: Quais seus contatos?

Brenda Umbelino: [email protected] | https://www.instagram.com/brendaumbelino

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCnIZXNmashR171mfcFT-OQQ

Débora Venturini – Assessoria de Comunicação
Tel.: (11) 98326.3851 – [email protected]


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.