More Banda Professor Doidão e os Aloprados »"/>More Banda Professor Doidão e os Aloprados »" /> Banda Professor Doidão e os Aloprados - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Banda Professor Doidão e os Aloprados

Compartilhe conhecimento

A banda Professor Doidão e os Aloprados se propõe, desde 2013, a fazer um trabalho unindo diversas linguagens, da música ao teatro, passeando com desenvoltura pelo rock, blues, mpb e afins, aliados a uma presença explosiva no palco.

Formada por Isaac Fiterman (vocalista), Juliana Rosa (baixo e back vocal), Lucas Kelsch (guitarra e back vocal) e Cícero Dias (bateria). A Professor Doidão e os Aloprados toca as suas próprias canções com a marca aloprada da banda. O primeiro EP da banda foi gravado em janeiro de 2014, ao vivo, no estúdio Caverna do Som e o segundo em 2018 no estúdio Plutão.

Em 2019, lançou o single “Eu e você no Vale do Capão” gravado no estúdio WR Bahia e em 2023 foi a vez da música “Toca Raul”. Já em 2024, foi recentemente lançada o nosso novo single “Vamos pra Arembepe” gravado também no estúdio WR. Assim como todas as nossas músicas gravadas já estão disponíveis nas plataformas digitais intergalácticas os nossos vídeos clipes oficiais estão disponíveis no nosso canal do YouTube.

Atualmente, além da realização de shows, estamos gravando um novo vídeo clipe e músicas inéditas que serão lançadas em breve. Junte-se ao Professor Doidão e os Aloprados! Estamos prontos para “Reunir os mundos” e levar você “Pela estrada” musical intergaláctica.

Segue abaixo entrevista exclusiva com Isaac Fiterman da Professor Doidão e os Aloprados para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 11.11.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Isaac Fiterman: Nasci no dia 12/06/62 em Itabuna – BA e criado em Porto Seguro – BA. Sou vocalista da Professor Doidão e os Aloprados, formada por Isaac Fiterman (vocalista), Juliana Rosa (baixo e back vocal, nasceu no dia 19/09/1985 em Vitória da Conquista – BA), Lucas Kelsch (guitarra e back vocal, nasceu no dia 12/04/1979 em Salvador – BA), Cícero Dias (bateria, nasceu no dia 22/10/1979 em Santo Antônio da Platina – PR).

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Isaac Fiterman: Faz tempo (risos), foi com meu papai (Simão Lecht Fiterman) escutando músicas clássicas.

03) RM: Qual sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Isaac Fiterman: Sou graduado em Psicologia e Educação Física UFBA – Universidade Federal da Bahia. E tenho o DRT de ator.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Isaac Fiterman: Minha principal influência foi Raul Seixas, depois Os Mutantes, Cazuza, Legião Urbana, Zé Ramalho, Alceu Valença, Secos e Molhados, dentre outros que também me influenciaram. Artista gringos posso citar Bob Dylan, Bruce Springsteen, Nirvana, Pink Floyd, Queen, … etc. Todos continuam exercendo suas influências.

05) RM: Quando, como e onde você começou sua carreira musical?

Isaac Fiterman: Comecei em 2007 quando estava na Faculdade cursando Psicologia, com a criação da primeira formação da banda Professor Doidão e os Aloprados, com estudantes de Psicologia, dentre estes Juliana Rosa que está comigo nessa jornada musical até os dias atuais. Em 2013 veio a profissionalização do trabalho que hoje conta também com Lucas Kelsch e Cícero Dias.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Isaac Fiterman: Dois EPs: Quero reunir os meus mundos (2014) e A vida é uma doideira (2018) e três singles: Eu e você no Vale do Capão (2019), Toca Raul (2023), Vamos pra Arembepe (2024), disponíveis em todas as plataformas digitais. Também temos seis videoclipes disponíveis no YouTube da banda.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Isaac Fiterman: Hippie Rock.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Isaac Fiterman: Estudei no curso de teatro da UFBA – Universidade Federal da Bahia.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Isaac Fiterman: São muito importantes, mas confesso que sou meio relaxado (risos).

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Isaac Fiterman: Admiro Raul Seixas, Rita Lee, Ney Matogrosso, Renato Russo, Janis Joplin, Amy Winehouse, Tim Maia, Nat King Cole, Bob Dylan, Fred Mercury e Mercedes Sosa. Devo ter esquecido de alguns, pois são muitos e já estou velhinho (risos).

11) RM: Como é seu processo de compor?

Isaac Fiterman: Vem na cabeça o pensamento, normalmente sobre algo vivenciado. Começo a cantarolar e depois escrevo. No começo fazia as composições sozinho. Com a chegada de Lucas Kelsch na banda Professor Doidão e os Aloprados, compomos juntos.

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Isaac Fiterman: Atualmente componho com Lucas Kelsch, que é o guitarrista da banda.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Isaac Fiterman: Compomos e cantamos o que queremos e gostamos sem a preocupação com o comercial. O contra é a falta de investimento por parte dos grandes produtores que não querem apostar no novo e diferente.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Isaac Fiterman: Não me envolvo muito. Fazer arte e administrar ao mesmo tempo é “barril dobrado”.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira musical?

Isaac Fiterman: Investindo em gravação das músicas e dos videoclipes, participando de festivais de música e fazendo shows em novas praças. Também buscando espaço na grande mídia.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira musical?

Isaac Fiterman: A internet é importante para a divulgação do nosso trabalho, mas o bom seria todo o pessoal assistir nossos shows. As músicas gravadas e os clipes não reproduzem fidedignamente o nosso trabalho, pois nosso show é extremamente performático. É ver pra crer e sentir a energia da banda Professor Doidão e os Aloprados!

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Isaac Fiterman: Hoje gravar em home estúdio está mais prático, simples e com muita qualidade.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Isaac Fiterman: A diferença da banda Professor Doidão e os Aloprados

é ter uma identidade única. Fazemos o nosso som sem estar preso a convenções.

19) RM: Como você analisa o cenário da Música Popular Brasileira. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas? Quais artistas permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Isaac Fiterman: O cenário atual é de muita apelação! Não vejo uma grande revelação musical, dentro daquilo que entendo e curto. Sem citar nomes, as obras que continuam consistentes são os dos artistas que já morreram e os dos antigos que ainda sobrevivem.

20) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?

Isaac Fiterman: Já aconteceu de tudo que se possa imaginar, desde o esquecimento de letras das músicas (que são nossas, risos), arremesso de andador, casa superlotada que rolou bafafá, hospedagem em casa sem telhado, portas e janelas.

E viagem para show em outro estado que foi cancelado na hora e que se transformaram em dois no dia seguinte, show cancelado pela polícia com tudo armado para tocarmos na AV. Paulista em Sampa, cantar e não ter o cachê recebido ou receber só uma parte do combinado, etc.

21) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Isaac Fiterman: Felicidade é poder cantar e levar nossa mensagem de alegria para afastar a tristeza para bem longe das criaturas.

22) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?

Isaac Fiterman: Creio que deva existir o dom para as artes. Dom é acreditar em você mesmo e seguir em frente.

23) RM: Qual é o seu conceito de Improvisação Musical?

Isaac Fiterman: É ter jogo de cintura para o show sempre continuar, mesmo que aconteça algo inesperado.

24) RM: Existe improvisação musical de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?

Isaac Fiterman: Se for planejado e ensaiado não é improviso.

25) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?

Isaac Fiterman: Na minha concepção, improvisar na arte não tem método. Basta estar ligado e ter o tempo certo e a atitude necessária para a improvisação.

26) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?

Isaac Fiterman: Nada a favor e nem contra estudar Harmonia Funiconal.

27) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Isaac Fiterman: Sabemos o quão é difícil, mas nesse ano de 2024 conseguimos colocar duas músicas tocando nas rádios sem pagar o danado do jabá. A música “Eu e você no Vale do Capão” toca na Rádio Educadora da Bahia e a música “Toca Raul”, na Rádio A Tarde FM de Salvador – BA.

28) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Isaac Fiterman: Acredita e se joga. Seja feliz e deixe o outro ser feliz!

29) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Isaac Fiterman: Infelizmente, a grande mídia só tem interesse em cobrir o que dá ibope, ou seja, retorno comercial/financeiro imediato.

30) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Isaac Fiterman: São espaços interessantes e oportunos, mas ainda de acesso limitado. Precisamos de muito mais apoio.

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

Isaac Fiterman: Finalizar até o início de 2025 nosso terceiro EP “Sujeito na contramão”, além da gravação e lançamento de mais dois singles e um videoclipe. Também desejamos alcançar novas praças e públicos e quiçá, viver só de arte! Uhuuuuuuuu

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Isaac Fiterman: (71) 98770 – 2397 e através do Instagram: https://www.instagram.com/professordoidaoeosaloprados

| https://www.instagram.com/isaacfiterman

| https://www.instagram.com/julianarosass

| https://www.instagram.com/kelsch.lucas

| https://www.instagram.com/cicero.pda

canal: https://www.youtube.com/@professordoidaoeosaloprados

Professor Doidão e os Aloprados – TOCA RAUL!: https://www.youtube.com/watch?v=4FOW-CR9q28

Professor Doidão e os Aloprados – FAKE: https://www.youtube.com/watch?v=xLl7WhL0sRY

Professor Doidão e os Aloprados – Eu e você no Vale do Capão: https://www.youtube.com/watch?v=FU8E44t4Pg0

Professor Doidão e os Aloprados – A Vida é uma Doideira: https://www.youtube.com/watch?v=wVnWvYx6LLA

banda Professor Doidão e os Aloprados: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0efFupXdRyZ7aYtrhRfMh8?si=Qfmu8MAMSi66K4DrsGHUSQ&utm_source=copy-link&utm_medium=copy-link&_branch_match_id=1369619550076984001&_branch_referrer=H4sIAAAAAAAAA8soKSkottLXLy7IL8lMq9TLyczL1g%2BNCPJM90orNHJJsq8rSk1LLSrKzEuPTyrKLy9OLbJ1zijKz00FABvFjXw6AAAA&nd=1&dlsi=8463c79cfe6c4d00


Compartilhe conhecimento

Comments · 1

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.