More Banda Filosofia Reggae »"/>More Banda Filosofia Reggae »" /> Banda Filosofia Reggae - Revista Ritmo Melodia
Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.

Banda Filosofia Reggae

Compartilhe conhecimento

A Filosofia Reggae é uma banda composta por um trio vocal feminino e também unida pelos laços familiares: Dana David, Nina Root’s e Dodô. Estão no mercado musical desde 2022 e com quatro álbuns gravados: Real situação, Real situação ao vivo, Tudo novo de novo, Você & Eu.

O recente álbum lançado e também gravado em formato de clipes, está composto por algumas regravações com uma nova roupagem como OLHOS COLORIDOS e GOSTAVA TANTO DE VOCÊ, além de músicas autorais, sendo uma delas SENTIMENTO BOM, que também vem em novo formato, sendo que ao longo desses 22 anos ainda segue atingindo uma boa numeração de views no youtube.

A banda participou em 2016 da primeira edição do Programa X-FACTOR BRASIL, apresentado pelas emissoras BANDEIRANTES e TNT. No canal no youtube da banda os fãs podem acessar todo o material, o recente álbum foi todo gravado em formato de clipes e vídeos de shows.

Depois de tanto tempo sem apresentar um novo trabalho, devido a todas as dificuldades enfrentadas e por sofrerem na pele os efeitos financeiros da pandemia do covid-19, com muito esforço, suor e dedicação a banda Filosofia Reggae ressurge com um EP com quatro músicas sendo três de autoria da banda e um presente dado pelo amigo Blukka Boraith (compositor da banda Acende).

A proposta deste EP é mostrar o crescimento e amadurecimento da Filosofia Reggae ao longo desses anos, mostrando a seu público fiel uma nova linguagem sem perder a essência. Músicas que falam de realidade, amor e esperança.

O EP nomeia o novo momento e também traz o nome de uma das músicas, “É O DOM”. Dom de encantar, Dom de emocionar, Dom de trazer a magia da música Reggae. Além dos trabalhos em áudio, o EP traz três visualizes e um clipe, um trabalho todo feito com muito amor e dedicação.

Segue abaixo entrevista exclusiva com a banda Filosofia Reggae para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 15.05.2024:

01) Ritmo Melodia: Qual a data de nascimento e cidade natal dos músicos da banda?

Banda Filosofia Reggae: Dana David (Danusa de Paula David), nasceu no dia 30/08, Nina Root’s (Daiane de Paula David) nasceu no dia 25/03, Dodô (Domênica de Paula David, nasceu no dia 31/07. Somos irmãs e nascidas em São Caetano do Sul no ABC Paulista.

02) RM: Fale do primeiro contato com a música dos músicos da banda.

Banda Filosofia Reggae: Cantávamos pela casa, mas nunca vimos isso de forma profissional, até que passamos a fazer parte de um Coral em uma igreja em São Caetano do Sul – SP, a partir daí a música foi ganhando grande destaque, até que então passamos a fazer parte da banda Filosofia Reggae.

03) RM: Qual a formação musical e/ou acadêmica fora da área musical dos músicos da banda?

Banda Filosofia Reggae: Temos dedicação total à banda desde nossa entrada, vivemos para a música até então. A Dana está cursando graduação em Produção Cultural, Dodô fora os palcos tem lecionado aulas de canto para alunos iniciantes e a Nina tem participação intensa em toda área administrativa junto a nossa produção.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Banda Filosofia Reggae: Nossas influências são as mesmas até certo ponto e sofrem influências das particularidades. Gostamos muito do que a música preta nos oferece, como: R&B, Black Música, Soul, MPB, Samba, Reggae e as particularidades nos trazem o Rock, Pop, Gospel. Toda e qualquer musicalidade é bem vinda e nos inspira.

05) RM: Quando, como e onde você começou a banda? Qual o significado do nome?

Banda Filosofia Reggae: A banda Filosofia Reggae já existia a cerca de dois anos antes de nossa entrada: Dana David, Nina Root’s, Dodô e Denise De Paula David que saiu da banda em 2009 para a carreira solo. A data inicial da formação feminina foi em 23/11/2003.

06) RM: Quantos CDs lançados?

Banda Filosofia Reggae: Ao longo desses 20 anos lançamos quatro álbuns, sendo um ao vivo e depois partimos para lançamentos de singles.

Em 2002 lançou o álbum – “Real Situação”. Em 2004 a banda gravou em Diadema – SP o segundo álbum – “Real Situação Ao Vivo”. Em 2013 lançou o terceiro álbum “Tudo novo de novo”. Em 2016 lançou o quarto álbum “Você & Eu”. Em 2024 lança o EP – “É o Dom”, com quatro músicas.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Banda Filosofia Reggae: Definimos de forma eclética, pois unificamos tudo aquilo que consumimos em termos de musicalidade e criamos nossa linguagem.

08) RM: O cantor da banda estudou técnica vocal?

Banda Filosofia Reggae: Fizemos aulas de canto, tivemos direcionamento vocal durante as gravações dos discos.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Banda Filosofia Reggae: É de extrema importância o estudo, para que se cante da forma correta e acima de tudo, com o fluxo de shows é necessário o cuidado para que todas as apresentações mantenham sua qualidade, evitando rouquidão.

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Banda Filosofia Reggae: Como se tratam de três vozes e de gostos particulares, são muitas as inspirações, nacionais e internacionais, alguns exemplos são Sandra de Sá, Betânia, Gal Costa, Mariza Monte, Nina Simone, Beyoncé, Bruno Mars, Dennis Brown, Alpha Blond, são muitos…

11) RM: Como é o processo de compor letra e melodia dentro da banda?

Banda Filosofia Reggae: Estamos vivendo um momento ímpar, onde estamos conseguindo imprimir sentimentos nas letras, estamos nós mesmas contando e cantando nossa história, a Dana tem se aprofundado nessa área para que as pessoas possam entender quem é a Filosofia Reggae.

12) RM: Quais são os compositores da banda?

Banda Filosofia Reggae: Das integrantes da banda são Dana David e Nina Root’s, mas contamos com composições de outros artistas ao longo de nossa carreira.

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Banda Filosofia Reggae: As dificuldades são muitas, é necessário fazer investimentos para que tudo aconteça e sem investidor surgem milhões de obstáculos para o trabalho, mas por outro lado é muito gratificante ver o resultado de um trabalho feito com muito suor, sentir o sabor de cada conquista.

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Banda Filosofia Reggae: Planejamento é a palavra, para tudo o que desejamos fazer, é preciso sentar, calcular, organizar de forma minuciosa para enfim realizar. Contamos também com ajuda de alguns parceiros para tudo.

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Banda Filosofia Reggae: A banda em si é nosso grande empreendimento, pois geramos emprego aos nossos músicos e equipe, todos contratados, temos essa maturidade em nossas ações pois geramos trabalho e renda.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Banda Filosofia Reggae: A era digital facilita a entrega do trabalho a milhares de pessoas em segundos, um trabalho de assessoria bem feito, eleva a carreira de um artista, assim como um artista mal assessorado, pode ver um trabalho bem feito ir ralo a baixo.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Banda Filosofia Reggae: Nos dá total autonomia do nosso trabalho, do processo de criação em si, é a junção entre inspiração e criação na verdade. Você mergulha de cabeça nas melodias sem ver o tempo passar.

18) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?

Banda Filosofia Reggae: Estamos apostando em mostrar nossa verdade, além de partirmos do princípio onde em nossos segmentos são pouquíssimas as bandas com mulheres a frente, arrisco em dizer que somos únicas, em se tratando de trio vocal.

19) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado, etc)?

Banda Filosofia Reggae: Já passamos por todas essas situações citadas na pergunta. Foram inúmeras as ciladas que a noite nos proporcionou, mas buscamos sempre a melhor forma de superar tudo isso para que hoje estejamos aqui pra contar essa história. Já tivemos documentos roubados em Porto Alegre – RS, transporte pegando fogo voltando de uma temporada no Sul, muitas situações.

20) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Banda Filosofia Reggae: A felicidade vem com a satisfação em realizarmos o show da forma que idealizamos, em receber o retorno carinhoso dos nossos fãs e por fazer o que gostamos. A infelicidade vem com algumas injustiças. Nosso cenário é totalmente formado por homens e isso nos coloca sempre um passo a trás, não somos respeitadas e nem mesmo tratadas como deveríamos.

21) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Banda Filosofia Reggae: Infelizmente ainda existe muito disso, temos apostado mais em colocar nosso trabalho com qualidade nas plataformas digitais, pois de forma independente, esse “jabá” torna-se um investimento alto.

22) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Banda Filosofia Reggae: Onde existe sonho, desejo de fazer acontecer e garra, tudo torna-se possível, desistir diante dos obstáculos não é uma opção. Basta acreditar e seguir.

23) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Banda Filosofia Reggae: é carente a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira. O público consome muita coisa de fora, seria muito melhor para a cena se o trabalho Brasileiro fosse tratado da mesma forma como um artista internacional tem espaço no Brasil.

24) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Banda Filosofia Reggae: Tem grande valia para nós artistas independentes, pode melhorar, mas vejo uma vitrine perfeita para novos artistas, uma vez que a agenda cultural desses palcos mantém uma dinâmica intensa de eventos, não só musicais, a cultura num todo se beneficia.

25) RM: Como você analisa o cenário do reggae no Brasil. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Banda Filosofia Reggae: A cena Reggae teve seu momento de ascensão, isso foi fundamental para o surgimento de muitos artistas, somos prova disso. Muitos festivais, programas destinados ao segmento nas rádios, as principais FM’s passaram a dar espaço a música Reggae em suas grades de programação. Os ouvintes passaram a consumir Filosofia Reggae, Maneva, Natiruts, Chimarruts e tantas outras bandas.

26) RM: Vocês são Rastafáris?

Banda Filosofia Reggae: Não fazemos parte da cultura Rastafári.

27) RM: Alguns adeptos da religião Rastafári afirmam que só eles fazem o reggae verdadeiro. Como vocês analisam tal afirmação?

Banda Filosofia Reggae: O Rastafári é um movimento, uma cultura e estilo de vida e não uma religião. E dentro dessa cultura nem todos são adeptos a música reggae que foi se desenvolvendo com o tempo. O Reggae também é muito plural em suas linguagens. E existe uma ligação inteiramente espiritual da música Reggae com a cultura e movimento Rastafári que sempre será parte disso! Não seguimos essa religiosidade, somos adeptas da música Reggae.

28) RM: Na sua opinião quais os motivos da cena reggae no Brasil não ter o mesmo prestígio que tem na Europa, nos EUA e no exterior em geral?

Banda Filosofia Reggae: O Reggae não tem muito prestígio, pois se ressignificou no Brasil, ganhou um novo sentido e só tem um caminho diferente quem fortaleceu suas próprias estruturas de forma independente ou quem se rendeu à discursos mais vendáveis, sem comprometimentos profundos em suas letras.

E por fim, criminalização da Maconha (cannabis sativa) ainda faz com que o Reggae seja mal visto, pois culturalmente limitam o gênero ao uso da erva e não veem o Reggae como música, cultura, protesto e espiritualidade.

29) RM: Como você analisa a relação que se faz do reggae e o uso da maconha?

Banda Filosofia Reggae: O Reggae traz consigo a herança da cultura Rastafári que tem a erva cannabis sativa como algo sagrado e de conexão espiritual. É respeitável e legítimo.

30) RM: Como você analisa a relação que se faz do reggae com a cultura Rastafári?

Banda Filosofia Reggae: A relação do Reggae com a cultura Rastafári é necessária para que não se esqueça as raízes do povo preto. Musical e espiritualmente falando!

31) RM: Quais os seus projetos futuros?

Banda Filosofia Reggae: No momento estamos em fase de lançamento de novos singles, ainda a muito a mostrar e futuramente a gravação de um DVD contando toda essa nossa história.

32) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?

Banda Filosofia Reggae: Para levar a Filosofia Reggae para sua cidade o contato da nossa produção é (11) 96300 – 9220 | [email protected] falar com Nair.

E para nossos fãs temos nossas páginas nas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/filosofiareggae

Facebook: https://www.facebook.com/bandafilosofiareggae

Canal: https://www.youtube.com/@filosofiareggaeoficial

Filosofia Reggae – Dom: https://www.youtube.com/watch?v=B2cdE3la0QE

LIVE FILOSOFIA REGGAE: https://www.youtube.com/watch?v=S95LEeSXkPs

Filosofia Reggae no Estúdio Showlivre 2011 – Apresentação ao vivo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=yLCI_f08mao

Filosofia Reggae Ao Vivo no Estúdio Showlivre 2019 – Álbum Completo: https://www.youtube.com/watch?v=kDHFOmivKMs

Filosofia Reggae – ÁLBUM VOCÊ & EU: https://www.youtube.com/watch?v=S5_Bz4xxgDw&list=PLnZAABi1jTYzRzEKMS2Owy06QZWrcTqiZ

Filosofia Reggae – CD Completo 2013 (Tudo novo de novo): https://www.youtube.com/watch?v=ni5YuXOGN6I

Filosofia Reggae – Real Situação [2003]: https://www.youtube.com/watch?v=S1CT-r6k3zo

Dom – Single: https://music.apple.com/br/album/dom-single/1714759019

Álbum Você e Eu: https://music.apple.com/br/album/vc-eu/1096882450

Álbum Você e Eu: https://www.letras.mus.br/filosofia-reggae/discografia

https://www.palcomp3.com.br/bandafilosofiareggae


Compartilhe conhecimento

Deixe um comentário

*

Uma Revista criada em 2001 pelo jornalista, músico e poeta paraibano Antonio Carlos da Fonseca Barbosa.