Adylson Godoy, maestro, pianista, compositor e cantor, nasceu em Bauru, São Paulo. Formado pela Escola Superior de Piano Magda Tagliaferro na classe de alta interpretação.
Cursou também Direito pela Faculdade de Direito de Bauru – SP. Foi Diretor Musical dos programas “Fino da Bossa”, “Corte Rayol Show” e “Programa Hebe Camargo”. Comandou o programa “Boa Tarde Cartaz”, na TV Excelsior. Fez os arranjos do disco, “Dois na Bossa Volume Dois”, de Elis Regina e Jair Rodrigues, entre outros, tendo inúmeras composições gravadas por estes dois ícones brasileiros.
Obteve dezessete prêmios em Festivais (FIC Maracanãzinho, TV Excelsior, TV Record). Encerrou suas participações em Festivais após obter primeiro lugar no Festival Mundial da Venezuela, “Onda Nueva”, em 1972 com a música “Heróica” tocada por Zimbo Trio, interpretada por Sílvia Maria com arranjo do maestro Ciro Pereira. Dezesseis países concorreram, bem como músicos de alta importância como Astor Piazzola e Dave Grusin. O júri era composto por nomes internacionais como Franc Purcel, Elmer Bernestain e Charlie Bird. De 1998 a 2003 apresentou e dirigiu o “Programa Adylson Godoy – Vida e Arte” na Rede Vida de Televisão apresentando compositores, intérpretes e instrumentistas da música brasileira, levando mais de 200 artistas em rede nacional.
Possui mais de 250 músicas gravadas por nomes como Elizete Cardoso, Taiguara, Rosa Maria, Alaíde Costa, Silvia Maria, Maria Odete, Claudya, Walter Wanderley, Zimbo Trio, Bossa Jazz Trio, Elis Regina, Jair Rodrigues, Agnaldo Raiol, Márcia, Ronie Von, Leni Groves, Joe Pass, Nicolletta , Clara Nunes que se lançou em São Paulo no festival de TV Excelsior em 1966 com a música “Perdão” e Adriana Godoy.
No direito autoral, foi fundador do ECAD—Escritório Central de Arrecadação e Distribuição e na qualidade de Presidente da SICAM – Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais, liderou e venceu a luta contra a estatização dos direitos autorais no Brasil. Na década de 90 assumiu a Presidência da ASSIM – Associação de Intérpretes e Músicos (fundada por Elis Regina). Atualmente é Presidente da UPARS – União Paulista de Artistas Seniores, que fundou com o objetivo de apoiar os artistas com mais de 50 anos de idade e 20 de carreira.
Desenvolveu e executou vários projetos culturais que está reapresentando agora na comemoração dos seus cinquenta e três anos de carreira como: “Um piano e sua história, seus estilos e seus mestres”, “Jazz Latino (Samba Jazz)”, “Eternos Festivais”, “Projeto Erudsom (Som erudito)”, “Adylson Godoy Piano e Orquestra”, “Trios Brasileiros” e “Canto, Piano e Canções”.
Em 2015 recebeu do Governo Federal a condecoração de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, pelos relevantes serviços prestados à arte e cultura do Brasil. Em 2016: “60 anos de Samba Jazz” no Teatro Olido; “O que a gente ouvia lá em casa” no Sesc Bauru, “60 anos de carreira de Claudya” (participação especial); “Virada Cultural SP”. Em 2017: “Adylson Godoy Trio” em Sesc Bauru; “Adylson Godoy Trio” no Sesc Campinas. Em 2018: “Adylson Godoy & Amigos” no Sesc Santana. Em 2019: “Adylson Godoy & Banda” no Bar Brahma em SP; “Adylson Godoy e Adriana Godoy” no Jazz B; “Adylson Godoy & Claudia Souza no Mundo da Bossa” no Círculo Militar SP e no Quinto Pecado em SP; “Adylson Godoy” na Fundação Astronauta Marcos Pontes. Em 2021: “Adylson Godoy” na Virada Cultural SP – Bauru. Em 2022: “Notas Brasileiras” no Sesc Vila Mariana e Sesc Santo André – SP; Show Manhã de Primavera no Instituto Sarath.
No dia 24/03/2023 Adriana Godoy e Adylson Godoy Show Clarear apresentam canções consagradas e inéditas do compositor Adylson Godoy que serão gravadas pelo duo em álbum inédito nesse semestre. Músicos Convidados: Nathanael Sousa, acordeon e Guegué Medeiros, percussão. Participação Especial: Lucka Gianvechio, pífe. Ingresso sugerido: R$40: https://www.sympla.com.br/evento/adriana-godoy-e-adylson-godoy-show-clarear/1924015
Segue abaixo entrevista exclusiva com Adylson Godoy para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 24.03.2023:
01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?
Adylson Godoy: Nasci no dia 10/10/1939 em Bauru, SP. Registrado como Adylson Teixeira de Godoy.
02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.
Adylson Godoy: Meu primeiro contato musical foi com a minha família, composta de músicos: minha mãe (regente de coral), meu pai (violinista e trompetista), meus tios, maestros e instrumentistas.
03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?
Adylson Godoy: Formei-me em Piano pelo Conservatório “Henrique Oswald” em São Paulo e pela Escola Superior de Piano de Alta Interpretação Magdalena Tagliaferro nos anos 60. Em 1964, me formei em Direito na Faculdade de Direito de Bauru – SP, com especialização na propriedade artística e literária (direito autoral).
04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?
Adylson Godoy: No início da minha educação musical foi a música Erudita para Piano, mais tarde estudei a arte jazzística de improvisação, através de informações obtidas com pesquisas das obras de músicos americanos como: Bob Timmons, Oscar Peterson, Bill Evans, Horace Silver, entre outros. Nenhuma delas deixou de ser fundamental no meu conhecimento como músico. Todas contribuíram muito para a minha formação musical.
05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira musical?
Adylson Godoy: Iniciei a minha carreira aos 14 anos de idade (1953) em Bauru – SP com um conjunto musical de músicos da cidade, com objetivo profissionalizante.
06) RM: Quantos CDs lançados? Cite os CDs que já participou como Tecladista / Pianista?
Adylson Godoy: Tenho vários álbuns lançados com obras de minha autoria e LPs lançados pela gravadora RGE. Todos os álbuns que eu gravei foi como pianista.
07) RM: Você estudou técnica vocal?
Adylson Godoy: Pratiquei respiração diafragmática e outras técnicas.
08) RM: Como é o seu processo de compor?
Adylson Godoy: Através da inspiração e intuição musical com conhecimento harmônico.
09) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?
Adylson Godoy: Tive alguns parceiros muito especiais, como: Eduardo Gudin, Vera Brasil, Marcio Borges, Dino Galvão Bueno, Saulo Gomes, Carlos Bandeira, que estão na minha discografia. Normalmente faço melodia e letra.
10) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?
Adylson Godoy: Prós: Para se desenvolver uma carreira independente é preciso foco e objetividade; Estudo, pesquisa e conhecimento musical; Preparação adequada do repertório; Independência e liberdade para escolher seu próprio repertório.
Contra: Falta de recursos financeiros para uma produção independente; Assessoria de uma equipe especializada em produção, promoção e marketing musical; Falta de fomento e espaços adequados com infraestrutura para apresentação do trabalho.
11) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?
Adylson Godoy: Considero o tempo que tenho disponível para os meus projetos. Escolho pessoas qualificadas entre técnicos e músicos para trabalharem comigo. Dedico horas do meu dia para contatos com empresários e agentes culturais.
12) RM: Quais as ações empreendedoras que você prática para desenvolver a sua carreira musical?
Adylson Godoy: Procuro divulgar dentro dos meios disponíveis, as minhas ideias e concepções, sempre me mantendo na liderança dos meus projetos.
13) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento da sua carreira musical?
Adylson Godoy: Acredito que a internet atualmente só tem ajudado a todos os artistas independentes. Antigamente se você quisesse mostrar o seu trabalho, além de procurar os locais para as apresentações, tinha que dispor de verbas gigantescas para anunciar em jornais e revistas de expressão. A TV sempre esteve disponível para os poucos eleitos ou através dos contratos com as grandes gravadoras. Hoje em dia, com a internet, todos os artistas das mais variadas expressões, possuem a possibilidade de deixarem registrado na história os seus trabalhos.
14) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?
Adylson Godoy: Só vejo vantagens. O home estúdio é essencial para as pré-produções principalmente para os compositores instrumentais.
15) RM: No passado a grande dificuldade era gravar um disco e desenvolver evolutivamente a carreira. Hoje gravar um disco não é mais o grande obstáculo. Mas, a concorrência de mercado se tornou o grande desafio. O que você faz efetivamente para se diferenciar dentro do seu nicho musical?
Adylson Godoy: Dentro do meu nicho musical eu procuro fazer uma música de qualidade para que ela possa ser diferente.
16) RM: Como você analisa o cenário musical brasileiro. Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?
Adylson Godoy: Analiso o cenário musical da seguinte forma: Depende do estilo e da composição. Vejo que o instrumental tem evoluído muito bem, entretanto o lítero musical depende do encaminhamento dado ao sentido das composições. Como sou muito apreciador do Piano, tenho acompanhado a carreira da pianista Silvia Molan. Sou suspeito, mas não posso deixar de citar a minha filha cantora Adriana Godoy que é uma das vozes mais bem trabalhadas que conheço. Para saber os compositores com obras consistentes, basta ligar o rádio e relembrar os sucessos antigos. Não acredito que os famosos das duas décadas tenham regredido, acho que perderam espaço para os interesses da grande mídia.
17) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?
Adylson Godoy: Nossa, tem tantos… é difícil citar sem cometer injustiças… pela aproximação, considero meus irmãos: Amilton Godoy e Amilson Godoy como modelos de profissionalismo, mas poderia ficar horas citando nomes de músicos que conheci e admiro profundamente.
18) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado etc)?
Adylson Godoy: No início da minha carreira o maior problema era o transporte e as estradas sem asfalto, então quando chovia, tudo virava barro… O empresário possuía uma Perua (VW Kombi) que sempre quebrava e que nós apelidamos de “perua morfética”. Certo dia… Quando toquei com o saxofonista Casé e seu grupo na década de 60, quando tinha 21 anos de idade (1960), resolvi o problema da Perua… uma noite fiquei com muita raiva e coloquei fogo no motor. Sei que é horrível, mas estava me sentindo com a tolerância zero… Acabou o problema. O empresário teve que se virar e arrumar outro carro melhor. Acho que esse episódio foi o pior… Afinal de contas, alguém precisava fazer alguma coisa… não aguentávamos mais ficar na mão e empurrar aquela geringonça…
19) RM: O que lhe deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?
Adylson Godoy: Feliz: Fazer um show com teatro lotado na mais perfeita harmonia. Triste: O que mais me constrange é quando você prepara um show com todo carinho, promove e não consegue o público suficiente nem sequer para pagar as despesas.
20) RM: Nos apresente a cena musical da cidade que você mora?
Adylson Godoy: São Paulo já foi uma cidade maravilhosa para a música, mas atualmente está em declínio. Existem ainda bons lugares para apresentações, mas pouco fomento para os artistas. Entristece-me quando vejo músicos com seus equipamentos caros e dotados de valioso conhecimento musical, tendo que tocar em trens, metrôs e ruas para conseguir o seu sustento. Também acredito que a falta de ensino de música teórica nas escolas públicas está impedindo o desenvolvimento musical das novas gerações.
21) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e o cuidado com a voz?
Adylson Godoy: A voz é um instrumento e deve ser educada e trabalhada constantemente para que desenvolva os recursos necessários à natural expressão.
22) RM: Você acredita que sem o pagamento do Jabá as suas músicas tocarão nas rádios?
Adylson Godoy: Sempre tocarão em rádio que tiverem uma programação de qualidade.
23) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Adylson Godoy: Tenha muita dedicação, estude, se aperfeiçoe ao máximo e conquiste o seu público e espaço.
24) RM: Quais os Pianistas e Tecladistas que você admira?
Adylson Godoy: Nelson Freire, Nelson Ayres, Wagner Tiso, Martha Argerich, João Carlos Martins, Amilton Godoy, Amilson Godoy, César Camargo Mariano, Gilson Peranzetta, Nathanael Sousa, Edu Toledo, Eliane Elias, Vânia Elias, Laércio de Freitas, Silvia Molan, Khatia Buniatishvili e para minha própria surpresa, sigo uma criança chinesa pré-adolescente chamado Jonah Ho que é surpreendente, entre outros.
25) RM: Quais os compositores eruditos que você admira?
Adylson Godoy: Chopin, Bach, Beethoven, Rachmaninoff, Brahms e outros.
26) RM: Quais os compositores populares que você admira?
Adylson Godoy: Milton Nascimento, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ivan Lins, Gilberto Gil, Guinga, Theo de Barros, Marcos Vale, Dino Galvão Bueno, Egberto Gismonti, Eduardo Gudin, Ciro Pereira, Dori Caymmi, Mário Albanese, Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga, Fátima Guedes, Adoniran Barbosa e muitos outros.
27) RM: Quais os compositores da Bossa Nova que você admira?
Adylson Godoy: Roberto Menescal, Tom Jobim, Tito Madi, Johny Alf, Carlos Lira, João Gilberto, Vinícius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, entre outros.
28) RM: Quais os compositores do Jazz que você admira?
Adylson Godoy: Dizzy Gillespie, Thelonious Monk, Erroll Garner, entre outros.
29) RM: Nos apresente seus métodos para Teclado/Piano?
Adylson Godoy: Não possuo métodos escritos. Minhas aulas são personalizadas.
30) RM: Quais as principais diferenças entre as técnicas de Piano e Teclado?
Adylson Godoy: A técnica de Piano é percussiva e necessita de fortalecimento básico da musculatura dos dedos com exercícios especiais, já o Teclado por ser digital não necessita dessa articulação específica.
31) RM: Quais as principais técnicas que o aluno deve dominar para se tornar um bom Pianista / Tecladista?
Adylson Godoy: Técnicas de oitavas, dedos conjuntos, dedilhados cromáticos, escalas, exercícios de velocidade e estudos eruditos específicos como os estudos de Chopin.
32) RM: Qual a importância dos conhecimentos tecnológicos para o Tecladista?
Adylson Godoy: É de suma importância o conhecimento tecnológico, pois se não explorar bem a potencialidade do seu Teclado ficará limitado.
33) RM: Você é adepto ao uso de VST e VSTI? Quais você indica para o Tecladista?
Adylson Godoy: Utilizo para compor para vários instrumentos a tecnologia acoplada ao meu Piano Digital Roland antigo KF90. Tenho tudo o que preciso lá, por isso não conheço os demais.
34) RM: Quais os Teclados que você indica atualmente?
Adylson Godoy: Tive boas experiências com o Roland e o Korg.
35) RM: Quais os Pianos Digitais que você indica atualmente?
Adylson Godoy: Tive boas experiências com o Roland e o Korg.
36) RM: Quais os principais vícios e erros que devem ser evitados pelo aluno de Piano / Teclado?
Adylson Godoy: Colocar corretamente as mãos evitando dedos mal posicionados e postura inadequada.
37) RM: Quais os principais erros na metodologia de ensino de música?
Adylson Godoy: Metodologia que não ensina conhecimentos básicos, são inadequados na minha opinião. Exemplo: falta de orientação sobre a divisão musical e formação de acordes e escalas como princípio fundamental na iniciação.
38) RM: Existe o Dom musical? Como você define o Dom musical?
Adylson Godoy: A genética ajuda muito. A precocidade abrange outros aspectos, incluindo dons espirituais. Esses dons especiais em idade precoce, como o caso do pianista Jonah Ho que citei anteriormente, entre outros, pode ser resultado de um processo almático evolutivo. O que explica uma pessoa conseguir executar um instrumento musical difícil como o Piano com tamanha virtuosidade com apenas cinco anos de idade? Tocando peças complexas decoradas, que devido a sua complexidade, pessoas comuns levariam muitos anos de estudo e prática para conseguir tocá-las? Mesmo assim, os dons devem ser sempre trabalhados para que sejam manifestados.
39) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre Improvisação musical?
Adylson Godoy: Não existe contras, todos os métodos se propõem a auxiliar. O que difere é o nível do aprendizado do aluno. Ex: Uma cartilha de alfabetização pode ser muito boa para um analfabeto, entretanto para os semianalfabetos será fraca. Quanto maior conhecimento o músico obtiver melhor será a sua qualidade como improvisador.
40) RM: Qual a definição de Improvisação para você?
Adylson Godoy: “Improvisação é aquilo que brota espontaneamente da imaginação diante de um momento no ato da execução. O seu desempenho qualitativo está diretamente ligado, além da imaginação, à sua assimilação de técnicas, que possam favorecer a sua expressão, determinando a sua qualidade interpretativa” – Adylson Godoy.
41) RM: Existe improvisação de fato, ou é algo estudado antes e aplicado depois?
Adylson Godoy: Existe a improvisação espontânea e natural de um músico que toca de ouvido e uma interpretação acadêmica voltada aos estudos específicos embasados em conhecimentos de escalas e progressões harmônicas, no entanto, um arranjador pode escrever uma improvisação autoral colocando numa partitura para que seja executada por um outro músico.
42) RM: Quais os prós e contras dos métodos sobre o Estudo de Harmonia musical?
Adylson Godoy: Eu não vejo nada contra métodos que ensinam Harmonia Musical. O conhecimento harmônico é básico até para os músicos que tocam de ouvido. Aprender a ler música, construir acordes, principalmente para quem toca instrumentos de harmonia é fundamental.
43) RM: Quais os seus projetos futuros?
Adylson Godoy: Atualmente estou no processo de compilação de toda a minha obra gravada nos meus 60 anos de carreira musical que somam mais de 300 músicas entre lítero musicais e instrumentais eruditas e populares. Também estou amadurecendo ideias para me comunicar melhor com meus fãs nas redes sociais, pois me considero um tanto analógico, embora me esforce para entender e aplicar essa nova tecnologia.
Pretendo me comunicar mais e mostrar para o público o meu trabalho contando a minha história. Grande parte dos meus vídeos com orquestras, intérpretes, shows e programas de televisão que apresentei, estão disponíveis em vários canais no Youtube. Agora começam a ser veiculados nas novas ferramentas como o Spotify.
O mais recente álbum “Notas Brasileiras” gravado junto com os compositores, meus amigos Theo de Barros (recém falecido), Dino Galvão Bueno e nossos filhos Adriana Godoy, Ricardo Barros e Anitta Galvão.
Fundei em 2014 a União Paulista dos Artistas Sêniores com o objetivo de ajudar músicos com mais de 50 anos de idade e 20 anos de carreira, pela qual a Orquestra Big Band Sênior se tornou realidade, porém como o projeto ficou parado durante a pandemia, agora com mais calma, pretendo retomá-lo.
Faz parte dos meus planos lançar futuramente meu songbook e métodos para ensino de piano e harmonia. Além dos meus shows leciono piano particular. Todos os dias acordo motivado para realizar cada vez mais. Ainda tenho muito a construir e não pretendo parar tão cedo…
44) RM: Quais seus contatos para show e para os fãs?
Adylson Godoy: www.adylsongodoy.com.br | [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/maestroadylsongodoy
Instagram: https://www.instagram.com/adylsongodoy.oficial
Canal: https://www.youtube.com/@adylsongodoytvvidaearte2129
Adylson Godoy 50 anos de carreira Sesc Vila Mariana – 11/02/2019: https://www.youtube.com/watch?v=phfgqkgx3vs
Sou Sem Paz (Adilson Godoy) – Elis Regina: https://www.youtube.com/watch?v=SjJXlIVgrVI
Tristeza Que Se Foi (Adilson Godoy) – Elis Regina: https://www.youtube.com/watch?v=MwPQBAk2OMg
Zero Hora (Adylson Godoy) Bossa Jazz Trio: https://www.youtube.com/watch?v=rpg6JFkw0kk
Meu Tamborim (Adylson Godoy e Carlos Bandeira) – Jair Rodrigues: https://www.youtube.com/watch?v=mGxwMsWyZfw
Flor da manhã (Adylson Godoy) – Taiguara: https://www.youtube.com/watch?v=ow6619dNz4Y
Zimbo Samba (Adylson Godoy) – Zimbo Trio: https://www.youtube.com/watch?v=RsRN6ZYL8Tk
Adylson Godoy, Adriana Godoy e Nathanael Sousa – Show Manhã de Primavera: https://www.youtube.com/watch?v=NBCENYdlUDU
ÁRIA – ADYLSON GODOY: https://www.youtube.com/watch?v=d7OG90kDAVE
RAPSÓDIA – 1º MOVIMENTO – ADYLSON GODOY: https://www.youtube.com/watch?v=KQGgffhMxeQ
Adylson Godoy e Adriana Godoy – Jazz B – Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=P6RCn_rJLFs
Adylson Godoy e Adriana Godoy no Jazz B: https://www.youtube.com/watch?v=aoY1bBHEXaU
Reino – Adylson Godoy e Silvia Maria: https://www.youtube.com/watch?v=bTamALRtVRU
Adylson Godoy e Luciano Boca: Turismo e Bate-Papo em Poços de Caldas: https://www.youtube.com/watch?v=S8Bft-aSryA
Discografia: https://immub.org/compositor/adilson-godoy
O primeiro capítulo do meu documentário biográfico: https://youtu.be/lvW7FNh2XxY
O segundo capítulo do meu documentário autobiográfico: https://youtu.be/nk_BpjdkUJk?si=uG_1Xd-5Hk5cluDW
O terceiro episódio do meu documentário autobiográfico: https://www.youtube.com/watch?v=jFR1KR65MNE
O quarto episódio do meu documentário autobiográfico: https://www.youtube.com/watch?v=EFT3LQUAcYQ
Só posso dizer: UAUUUUU!
Ótima, parabéns….
Maravilha de entrevista! Parabéns¹
Parabéns pela entrevista! Adylson Godoy é um dos poucos compositores contemporâneos da música erudita no Brasil. Suas peças como a Rapsódia e Fantasia Espanhola são lindas!