Em 2015 o Planta & Raiz completou 17 anos e lançou o seu décimo CD – “Segue em Frente” com sete músicas inéditas em parceria com artistas e amigos, como Ivo Mozart, Marcelo Mira, Marceleza e Tato Cruz do Falamansa.
O EP foi produzido pela própria banda e gravado no estúdio do baixista Samambaia em São Paulo, mixado por Miro Vaz, produtor brasileiro radicado em Portugal, e masterizado por Stefano Capelli no Creative Mastering, na Itália.
O primeiro single, “Desde as estrelas”, composta pelo Zeider, Ivo e Tato já está sendo distribuído nas rádios de todo Brasil e ganhou também uma versão acústica que está́ no CD.
“Free World” é uma faixa especial, já que conta com a participação de Champignon, que assinou a composição e os vocais da música antes de falecer, em setembro de 2013. O ex-baixista do Charlie Brown Jr. acreditava que a música seria um sucesso e o Planta & Raiz pretende levar o sonho do parceiro Champignon para frente.
Em 2013 a banda gravou um CD/DVD em comemoração aos 15 anos de carreira no mesmo local onde iniciou a carreira, na Vila Madalena em São Paulo.
O CD duplo – Bora Viver e De Sol a Sol que pela primeira vez foi todo produzido por Zeider, Samambaia e Franja no estúdio da própria banda em São Paulo, tem 14 músicas inéditas, a regravação de Telefone do Jorge Benjor e muitas participações como: Di Ferrero (NX Zero), Claudia Leitte, Tati Portela (Chimarruts), Helio Bentes (Ponto de Equilibrio), Sandrão (RZO), Sabotinha (filho Sabotage), Sombra (SNJ) e Rael da Rima.
Além de parceiros como Fernando Anitelli (Teatro Mágico) e Stereodubs na versão remix da faixa De Sol a Sol. O primeiro single desse trabalho foi Flores no Meu Jardim com participação da Claudia Leitte e o segundo é Linda com a participação de Tati Portella. Em 2012 foram percorridos 105 palcos diferentes incluindo palcos japonês e australiano, Festas de Cidades e Grandes Festivais.
Segue abaixo entrevista exclusiva com o Planta & Raiz para a www.ritmomelodia.mus.br , entrevistado por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 25/04/2016:
01) Ritmo Melodia: Qual a data de nascimento e cidade natal dos fundadores do Planta & Raiz?
Planta & Raiz: Zeider Pires, Fernando Cabral Chaves (Fernandinho), Thiago Zello (Samambaia) e Raphael Berlamino (Franja) são nascidos em São Paulo. Costumamos celebrar a data de nascimento junto com a primeira apresentação dia 02 de agosto de 1998.
02) RM: Conte como foi o primeiro contato com a música dos membros da banda Planta & Raiz.
Planta & Raiz: Em maio de 1998 foi quando nos reunimos pela primeira vez para dar vida à banda pelos ensaios. E tivemos a oportunidade de expor cada influência musical entre os fundadores do Planta & Raiz.
03) RM: Qual a formação musical e acadêmica fora música dos membros da banda?
Planta & Raiz: Todos com o ensino médio concluído. Largamos a Faculdade para nos dedicar exclusivamente ao grupo. Na formação musical começamos como autodidata, porém alguns mais tarde ingressaram cursos livres de músicas em Escola Particular e Conservatório.
04) RM: Quais as influências musicais no passado e no presente dos membros da banda? Quais deixaram de ter importância?
Planta & Raiz: A música não perde importância. Fiel às nossas primeiras influências, mas sempre pensando em música como evolução.
05) RM: Quando, como e onde vocês começaram a banda?
Planta & Raiz: No final de 1997, já tínhamos combinados de tocar reggae e cada função dos músicos entre amigos de colégio e bairro. Só faltava o lugar para o ensaio, que generosamente os pais do Zeider e Samambaia, permitiram que os ensaios fossem realizados na garagem de suas respectivas casas.
06) RM: Quantos álbuns lançados?
Planta & Raiz: Lançamos os álbuns: Que Brota da Terra (2000); “Esse é o remédio” (2002); “De Cara pro Mundo” (2004); “Qual é a Cara do Ladrão” (2007); “Manifestação do Amor” (2010); Planta aDUBada – Planta & Raiz + Buguinha Dub (2011); Álbum duplo “Bora Viver – De Sol a Sol” (2012); Segue em Frente (2015); Exército Delirante (2017). E três DVDs: “Gueto do Universo” (2005) e o “Planta & Raiz 15 Anos” (2013); Acústico (2022).
Os músicos que gravaram com o Planta & Raiz nos trabalhos: Lázaro Braga, Osvaldo Andrade, Rick Bonadio, Chorão, Rodrigo Castanho, Fernando Tristão, Markos Will, Marcelo Curumim, Kiko Tupinambá. Músicas que marcaram época: “Com Certeza”, “Gueto do Universo”, “Te Ver”, “Desde as Estrelas”.
07) RM: Como vocês definem o estilo da banda dentro da cena reggae?
Planta & Raiz: Franja trouxe o Blues, já o Samambaia veio do Rock. Zeider, Juliano e Fernandinho já escutavam reggae. Nós criamos um estilo próprio de fazer reggae, nossa proposta de reggae é muito simples é feito com amor.
Usamos a levada de bateria convencional do one drop. O reggae possui várias vertentes, tem o Ska, o pop reggae, Rockers, DUB e tentamos nos apropriar destas vertentes para o desenvolvimento da música.
08) RM: Planta & Raiz já participou do festival de reggae “Sunsplash Festival”, na Baía de Mondego, na Jamaica?
Planta & Raiz: Nunca estivemos na Jamaica, seria um sonho! Focamos o nosso trabalho aqui no Brasil, agora que conseguimos fazer excursões por alguns países (Austrália e Japão) quem sabe podemos vislumbrar uma viagem ao país de origem do reggae.
09) RM: Quem são os autores das canções da banda?
Planta & Raiz: Zeider Pires é o nosso letrista principal desde o início. Mas tem letras no qual todos os integrantes são compositores também.
10) RM: Quais bandas regravaram suas músicas?
Planta & Raiz: O Natiruts gravou um DVD em homenagem ao reggae nacional onde eles regravaram a “Com Certeza” e com a participação do Zeider em Salvador – BA.
11) RM: Quais as ações empreendedoras que vocês praticaram para desenvolvimento da carreira musical?
Planta & Raiz: Sempre nos lançamentos das músicas fazemos um trabalho de divulgação em programas de entrevistas. É fundamental ir às rádios e falar do trabalho que está sendo feito para não cair no ostracismo.
12) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento da carreira musical?
Planta & Raiz: Quando começou a internet as nossas músicas próprias começaram a se propagar pela internet. Tudo era novidade e o fato de poder fazer o download da música foi avassalador. Hoje já está democratizada e os direitos autorais das músicas também.
13) RM: Como vocês analisam o cenário reggae brasileiro? Em sua opinião quem foram às revelações musicais nas duas últimas décadas e quem permaneceu com obras consistentes e quem regrediu?
Planta & Raiz: A história do reggae que todos conhecem parou nos anos 90 e início dos 2000 em que éramos parte do pessoal e uma banda emergente. Quinze anos depois você vê o reggae na música e na grande mídia brasileira destaque para Onze:20.
14) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (Home Studio)?
Planta & Raiz: O home estúdio agregar bandas aspirantes fazendo com que tenham uma melhor oportunidade de mostrar o seu trabalho e isto faz com que tenhamos as ideias atualizadas.
15) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que vocês têm como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?
Planta & Raiz: O Rappa é um exemplo para nós.
16) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na carreira musical?
Planta & Raiz: O Festival Tributo ao Bob Marley, organizado pela banda Tribo de Jah no Anhembi em São Paulo em 19/05/2001 que reuniu 60 mil pessoas. E que contou com grandes nomes do reggae em que durante a nossa apresentação estourou uma enorme briga com bombas dispersando as pessoas que estavam entrando, além da invasão que tomou conta do Anhembi.
17) RM: O que deixam vocês mais felizes e mais tristes na carreira musical?
Planta & Raiz: O que nos deixa mais feliz é ao término dos shows todo mundo satisfeito. E o que nos deixa triste é a falta de condição de trabalho que encontramos nas estradas e temos que se adequar para fazer o melhor show para o público.
18) RM: Quais os músicos ou/e bandas que vocês recomendam ouvir?
Planta & Raiz: Hoje recomendamos ouvir Criolo, Edi Rock. Do reggae tem vários: Mato Seco, Ivo Mozart…
18) RM: Como surgiu o convite para a banda participar do Tributo ao Beatles tocando as músicas deles em reggae?
Planta & Raiz: Foi uma satisfação para nós, sabemos o quanto é difícil uma banda brasileira fazer carreira na América Latina e essa oportunidade veio nos abrir as portas para esse mercado.
19) RM: Vocês acham que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocaram nas rádios?
Planta & Raiz: Sim, começamos o trabalho nas rádios ainda como banda independente e continuamos no mesmo ritmo na época de gravadora. Pelo bom relacionamento colhemos bons frutos, sempre em parceria das rádios tanto que nas rádios em que não toca Planta & Raiz, nem com jabá vai fazer a música entrar na programação.
20) RM: O que vocês dizem para alguém que quer trilhar uma carreira musical?
Planta & Raiz: Tem que estar disposto e lutar realmente com todas as forças.
21) RM: Como vocês analisam a relação que se faz do reggae com o uso da maconha?
Planta & Raiz: Para os criadores do reggae, era através da erva que capturava o espírito do ditador etíope Haile Selassie I, cuja crença Rastafári, acredita ser ele a reencarnação de Jesus Cristo.
22) RM: Como vocês analisam a relação que se faz do reggae com a religião Rastafári?
Planta & Raiz: Então, essa é a religião Rastafári. Através dos tambores e em comunhão com a erva sagrada (Maconha) dos rastas eles cantam cânticos.
23) RM: Algum de vocês é adepto a religião Rastafari?
Planta & Raiz: Somos todos batizados em Jesus Cristo.
24) RM: Os adeptos a religião Rastafari afirmam que só eles fazem o reggae verdadeiro. Como vocês analisam essa afirmação?
Planta & Raiz: Cada um acredita no que quiser, estamos para celebrar 20 de reggae music feitos com muito amor e dedicação aos nossos fãs.
25) RM: Na sua opinião por que o reggae no Brasil não tem o mesmo prestígio que tem na Europa, nos EUA e no exterior em geral?
Planta & Raiz: O reggae sempre foi tido como um gênero muito underground, mas isto está mudando com o tempo.
26) RM: Quais as atitudes individuais que permitem manter uma banda por longos anos?
Planta & Raiz: Além da motivação, apresentar uma música nova sempre que a inspiração vier.
27) RM: Quais os projetos futuros da banda?
Planta & Raiz: Gravação de mais um DVD.
28) RM: Quais os seus contatos para show e para os fãs?
Planta & Raiz: [email protected] | https://www.instagram.com/plantaeraiz
Canal: https://www.youtube.com/@PlantaOficial
Playlist: https://www.youtube.com/@PlantaOficial/playlists