Dêzza Roots

Compartilhe conhecimento

 

Dêzza Roots é mãe, cristã, regueira e guerreira, há mais de uma década mora em Bom Repouso – MG, segue atuando no serviço Público de Saúde local.

Ela está terminando especialização na Universidade Federal do Sul de Minas Gerais, atuando com cenário Reggae Gospel, com atuações em apresentações de shows, locuções, entrevistas, impulsionando essa fusão do Reggae e da Fé Cristã.

Os projetos são: em breve retomar os programas na rádio e TV, trazendo novidades do Reggae Mundial como sempre fez em suas atuações.

Segue abaixo entrevista exclusiva com para a www.ritmomelodia.mus.br, entrevistada por Antonio Carlos da Fonseca Barbosa em 16/02/2026:

01) Ritmo Melodia: Qual a sua data de nascimento e a sua cidade natal?

Dêzza Roots: Nasci no dia 30/12/1985 em Santo André – SP. Registrada como Andreza de Oliveira Silva.   

02) RM: Fale do seu primeiro contato com a música.

Dêzza Roots: Desde a infância tive contato e vivências com a música. Participando de projetos sociais que envolviam Arte, Música e Cultura. Na adolescência me descobri na identidade musical Reggae e iniciei alguns trabalhos diretos e indiretos no cenário reggae desde 2007.

03) RM: Qual a sua formação musical e/ou acadêmica fora da área musical?

Dêzza Roots: Formação acadêmica como Psico Pedagoga.

04) RM: Quais as suas influências musicais no passado e no presente. Quais deixaram de ter importância?

Dêzza Roots: Lembro que na infância o meu real contato com o Reggae foi através da abertura de um desenho animado “Nossa Turma”, nos anos 90, o Reggae vibrava alto no Brasil através de bandas como: Cidade Negra e Skank com maior repercussão nacional.

05) RM: Quando, como e onde você começou a sua carreira profissional?

Dêzza Roots: Sempre estive envolvida com a música, na adolescência (2007) tive algumas experiências com bandas de garagem no estilo Reggae. E através dessas experiências em contatos com produtores de eventos e bandas de Reggae atuantes no cenário musical paulistano. Iniciei atividades diretas com produções nos shows, progredindo para locuções de shows e eventos. E a ascensão como locutora e apresentadora na www.somjah.com e TV Comunidade com programas voltados para o cenário Reggae Mundial. 

06) RM: Quantos álbuns lançados?

Dêzza Roots: Ainda não lancei um trabalho autoral.

07) RM: Como você define seu estilo musical?

Dêzza Roots: Minha identidade musical é o Reggae. Creio que é uma latente que rege minha vida na melhor vibe. Independente dos tempos em que vivo. O Reggae me faz sentir a vida vibrando melhor.

08) RM: Você estudou técnica vocal?

Dêzza Roots: Sim. Em projetos sociais musicais estudei canto, trabalhei voz e comunicação.

09) RM: Qual a importância do estudo de técnica vocal e cuidado com a voz?

Dêzza Roots: De modo geral, cuidar da voz é necessário, pois quando você lida com situações em que interage com grande público, por exemplo, você tem uma emoção latente que sem técnica vocal, provavelmente, você não segura horas de evento se comunicando. Seja para cantar, para falar, entrevistar ou locução, técnica vocal sempre será necessário para poder sustentar melhor a comunicação com preservação da voz!

10) RM: Quais as cantoras (es) que você admira?

Dêzza Roots: Sou muito Fã de Dezarie (inclusive minha filha mais velha tem o nome dessa Diva em homenagem). Mas tenho uma estima muito grande pela banda Morgan Heritage (in memoriam Peetah) e os grandes ícones como Bob Marley, Steel Pulse, Tribo de Jah e toda a nata que rege a história e ascensão do Reggae no Mundo.

11) RM: Como é o seu processo de compor?

Dêzza Roots: Já compus algumas canções em tempos de banda independente e sempre deixei meu coração vibrar o que acabava escrevendo, seja por influência de algum sentimento maior (como o nascimento da minha filha, Dezarie) uma superação ou até mesmo um grito de protesto… 

12) RM: Quais são seus principais parceiros de composição?

Dêzza Roots: Eu e Deus…

13) RM: Quais os prós e contras de desenvolver uma carreira musical de forma independente?

Dêzza Roots: De modo geral ser atuante no cenário Reggae Nacional, e lutar bravamente por um mínimo espaço que infelizmente é desvalorizado… 

14) RM: Quais as estratégias de planejamento da sua carreira dentro e fora do palco?

Dêzza Roots: Ser sempre uma pessoa melhor a cada dia. Que foca num trabalho honesto e real, sempre com coração!

15) RM: Quais as ações empreendedoras que você pratica para desenvolver a sua carreira?

Dêzza Roots: Atualmente nenhuma.

16) RM: O que a internet ajuda e prejudica no desenvolvimento de sua carreira?

Dêzza Roots: A Internet é ajudadora para quem sabe usar em favor próprio, mas é a famosa terra sem lei. Então precisamos estar preparados para todo e qualquer julgamento.

17) RM: Quais as vantagens e desvantagens do acesso à tecnologia de gravação (home estúdio)?

Dêzza Roots: A vantagem do home estúdio é poder fazer produções com mais acessibilidade…

18) RM: Quais os músicos já conhecidos do público que você tem como exemplo de profissionalismo e qualidade artística?

Dêzza Roots: Atualmente tenho voltado meus olhos e ouvidos para os projetos Reggae Gospel. Neste momento é o foco impulsionar bandas que levam musicalidade e a palavra de Deus!

19) RM: Quais as situações mais inusitadas aconteceram na sua carreira musical (falta de condição técnica para show, brigas, gafes, show em ambiente ou público tosco, cantar e não receber, ser cantado e etc)?

Dêzza Roots: Sempre tem histórias e histórias…  desde ir à um evento que promete tudo e entrega nada, como não esperar nada de certos eventos e ele ser grande precursor de bons trabalhos é muito relativo. 

Mas já vivi alguns perrengues inusitados… como em trajeto de show lidar com “Carecas/Nazistas” que loucamente quase me atacaram simplesmente por eu ser requeira com cabelos dreads… Nunca pensei passar algo assim… no final deu Tudo Certo, mas foi inusitada a situação.

20) RM: O que te deixa mais feliz e mais triste na carreira musical?

Dêzza Roots: Deixa-me feliz ter memórias positivas sobre o Reggae. E deixa-me triste demais, saber que poderíamos desfrutar de um cenário aquecido do reggae nacional. Mas infelizmente não tem o apoio devido de todos os meios de comunicações.

21) RM: Você acredita que sem o pagamento do jabá as suas músicas tocarão nas rádios?

Dêzza Roots: Sendo realista, grandes veículos de comunicação geralmente tendem a ter a prática do “jabá”… infelizmente é uma realidade que ainda não mudou…  se quer ascensão, tem que investir…

22) RM: O que você diz para alguém que quer trilhar uma carreira musical?

Dêzza Roots: Digo que seja focado no que quer e tenha apenas a opção de seguir a avante até conquistar cada objetivo.

23) RM: Como você analisa a cobertura feita pela grande mídia da cena musical brasileira?

Dêzza Roots: O mundo midiático é cheio de influências gerais, então não tem como medir espaço, por exemplo, quando falamos de um momento bombardeado de holofotes da música “POP”.

24) RM: Qual a sua opinião sobre o espaço aberto pelo SESC, SESI e Itaú Cultural para cena musical?

Dêzza Roots: Vejo que é o único meio que ainda apoia de verdade a arte e a cultura reggae através de seus eventos e abertura de espaços reais para as bandas do Cenário Reggae.

25) RM: Como você analisa o cenário do reggae no Brasil. Em sua opinião quais foram as revelações musicais nas últimas décadas e quais permaneceram com obras consistentes e quais regrediram?

Dêzza Roots: Não gosto de julgar trabalhos classificando que regrediram… todos temos momentos e momentos. Mas o cenário Reggae é vasto falando nacionalmente. Banda como Ponto De Equilíbrio que fazia um reggae roots, gravando com Ivete Sangalo é um reconhecimento e tanto da amplitude do cenário reggae e que por sua vez flexibilizou as vertentes do reggae com bandas que são consideradas como reggae pop se mantendo em ascensão, por exemplo, Maneva

26) RM: Você é Rastafári?

Dêzza Roots: Não sou rastafári. Mas respeito muito a cultura religiosa. 

27) RM: Alguns adeptos da religião Rastafári afirmam que só eles fazem o reggae verdadeiro. Como você analisa tal afirmação?

Dêzza Roots: Tudo o que vem do seu coração é a sua verdade, porém, é sua verdade. Pode não ser a verdade de todos. 

28) RM: Na sua opinião quais os motivos da cena reggae no Brasil não ter o mesmo prestígio que tem na Europa, nos EUA e no exterior em geral?

Dêzza Roots: A cultura brasileira é bombardeada de muitos conteúdos fúteis e junto com eles vêm vertentes musicais que condiz com isso, o que se torna um problema quando tem uma grande massa de manobra vangloriando o fútil. Aí dificulta quem faz um trabalho diferenciado ter tanto apoio e repercussão como esses que estão no topo. A originalidade acaba sendo dispensada porque a prateleira cultural está recheada de mais do mesmo.

29) RM: Quais os prós e contras de se apresentar com o formato Sound System?

Dêzza Roots: O formato Sound System arrasta multidões em eventos originais dos guetos, é pesado demais esse formato quando bem-feito. O Sound System abrem um leque de opções para as múltiplas vertentes do reggae para serem apreciadas, seja ela roots, sounds, ska, rosckstad, dub, entre outros. O reggae traz a luz da cultura, da arte, da espiritualidade, da consciência, do sentimento, da originalidade de uma identidade única. 

30) RM: Quais as diferenças de se apresentar com banda em relação ao formato com Sound System?

Dêzza Roots: Banda bem alinhada é um show à parte. Isso não tem como não reconhecermos!

31) RM: Como você analisa a relação que se faz do reggae e o uso da maconha?

Dêzza Roots: Apesar de muitos olhares, verem essa ligação do reggae com a cannabis sativa. Ouvir ou “fazer” o reggae não necessariamente está ligado ao uso da maconha.  Usar a erva é uma escolha independente do reggae!

32) RM: Como você analisa a relação que se faz do reggae com a cultura Rastafári?

Dêzza Roots: Não tenho propriedade para falar sobre. Mas penso. Que se tratando de uma religião RESPEITADA e que, sim, influência o Reggae Roots. Já que a marcação do reggae na religião rastafári é conhecida como as batidas do coração. O Rastafári tem grande influência no reggae, porém é uma religião, creio que para os adeptos é um linear espiritual que se fundi com o musical brilhantemente. Máximo respeito, sempre!

33) RM: Quais os seus projetos futuros?

Dêzza Roots: Continuar levando comigo vestígios de arte, música e cultura, se possível de forma intencional em pró do Reggae.

34) RM: Quais seus contatos?

Dêzza Roots: (35) 99927 – 7467 | [email protected] | https://www.instagram.com/dezzarootsoficial | https://www.facebook.com/dezza.roots

Canal: https://www.youtube.com/@TheDezzaRoots

DEZZA ROOTS – POSITIVE REGGAE MUSIC: https://www.youtube.com/watch?v=B_o0PocMjzA


Compartilhe conhecimento

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Related Post

Revista Ritmo Melodia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.